20 receitas de salada de repolho para refeições nutritivas e refrescantes

Escrito por Heloisa Keiko

Com a chegada da primavera e o aumento das temperaturas, nada melhor do que uma salada para refrescar suas refeições. Além de leve e saboroso, o repolho é um vegetal que pode ser temperado de inúmeras maneiras, assim, é possível consumi-lo diariamente sem enjoar!

Caso você esteja de dieta, o vegetal pode ser um ótimo aliado na perda de peso: a quantidade de calorias presente nas folhas é muito pequena, além de ser rico em fibras e em vitamina E. Para adotar uma rotina saudável, adicionar o repolho em seu cardápio pode ser um ótimo começo!

Por isso, escolha sua receita de salada de repolho favorita e aproveite os benefícios que o vegetal pode trazer:

Saladas simples com repolho branco

Foto: Reprodução / Brisando na Cozinha

1. Salada Coleslaw: muito popular nos Estados Unidos, esta receita de salada de repolho leva maionese e mostarda em seu preparo, trazendo um sabor delicioso ao prato. Uma opção para quem não gosta de comer salada pura é colocar o repolho em sanduíches ou cachorros-quentes, por exemplo. Uma escolha perfeita para os dias quentes!

2. Salada de repolho com passas e maionese: para os amantes de fruta seca, este prato é uma ótima ideia para inserir o repolho no dia a dia. A dica é temperar a salada com cebola, maionese e passas e servi-la junto de outros vegetais, como alface, pepino e tomate, por exemplo. Dessa forma, é possível diversificar as opções para uma vida saudável!

3. Salada de repolho com beterraba: além do sabor adocicado, que deixa a salada ainda mais deliciosa, a beterraba tem uma cor que vai deixar o seu prato ainda mais colorido e apetitoso! Esta receita ensina a preparar uma marinada com vinagre, azeite, açúcar e sal. Depois, é só regar os vegetais com o líquido e refrigerar. O melhor desta salada é que, depois de pronta, ela pode ser consumida em até 7 dias – perfeita para quem quer comer uma salada bem temperada e não tem tempo de preparar a mistura todos os dias!

4. Salada de repolho com gengibre e shoyu: esta salada é um clássico dos restaurantes asiáticos, mas você também pode prepará-la em casa. Basta fritar o gengibre com cebola e alho e, em seguida, adicionar a mistura ao repolho picado. Depois, é só regar com o molho de soja e refrigerar. O sabor é incrível!

5. Vinagrete com repolho: uma das saladas mais tradicionais no Brasil, o vinagrete é incrivelmente simples de preparar e vai trazer um sabor delicioso as suas refeições! Basta misturar o repolho a outros vegetais de sua preferência, como tomate e cenoura, por exemplo, e depois temperar com cheiro verde, vinagre e azeite. Simples, prática e deliciosa.

Saladas especiais com repolho branco

Foto: Reprodução / la cucinetta

6. Salada de repolho com laranja: para quem gosta de criatividade na cozinha, esta receita é perfeita! Quem diria que a união de repolho, cenoura, laranja, queijo e nozes poderia resultar em uma salada deliciosa? Confira o passo a passo supersimples deste prato e descubra uma forma diferente e saborosa de preparar sua salada de repolho!

7. Salada de repolho com molho de amêndoas e pera: esta combinação inusitada vai te deixar com água na boca! Aprenda a preparar um molho vegano à base de amêndoas e com diversas especiarias, que vai transformar sua salada de repolho em um prato delicioso. Para completar o sabor, adicione peras, cenouras e salsinha ao preparo. Assim, além de leve, sua salada ficará ainda mais saudável e nutritiva.

8. Salada de repolho com gergelim e sementes de girassol: esta receita é tão simples de preparar que até mesmo os cozinheiros mais amadores vão achar fácil! Tudo o que você precisa fazer é misturar as verduras, as sementes e os temperos e pronto: você terá uma salada deliciosa e nutritiva para acompanhar suas refeições.

9. Salada de repolho com bifum e amendoim: para uma salada leve e saborosa, esta receita é uma ótima opção. O bifum, um macarrão à base de arroz, é um alimento asiático que tem se popularizado no Brasil. Por ser uma massa neutra, o sabor predominante é o do tempero da salada, por isso, aprenda a preparar este prato delicioso com esta receita e inove em suas refeições!

10. Salada de repolho com molho de mostarda: muitas vezes, na correria do dia a dia, preparamos a salada apenas com temperos prontos. No entanto, além de deixar os vegetais pouco saborosos, esse hábito pode desestimular o consumo desses alimentos. Por isso, uma sugestão é preparar molhos diferentes para trazer um sabor mais agradável ao prato. Confira o passo a passo de um molho de mostarda simples e delicioso que vai te fazer amar saladas!

11. Salada de repolho com óleo de gergelim torrado: esta receita da culinária oriental vai te deixar com água na boca! A combinação da crocância do gergelim torrado com a acidez da manga, misturados a vegetais como repolho, cenoura e aspargos, vai deixar sua refeição ainda mais saborosa. E o melhor: tudo o que você precisa fazer é refogar os ingredientes. Simples, prática e deliciosa!

12. Salada de repolho com cenoura e molho de gergelim: utilizando temperos asiáticos, como shoyu, vinagre de arroz e sementes de gergelim, esta salada vai te fazer se sentir em um restaurante de comida oriental. Além de ser muito simples de preparar, este prato leva poucos ingredientes, mas que, juntos, vão trazer um sabor delicioso para as suas refeições!

Saladas com repolho roxo

Foto: Reprodução / cozinha vibrante

13. Salada de repolho roxo com molho picante: nada melhor para os amantes de pimenta do que utilizar a especiaria em todas as refeições. Por isso, esta receita pode ser uma alternativa para incluir o sabor picante à salada: aprenda a preparar um molho com as pimentas tabasco e dente-de-moça, deixando os vegetais com um sabor intenso e delicioso!

14. Salada de repolho com manteiga e amêndoas: esta receita possui apenas três passos incrivelmente fáceis de fazer e que resultam em uma salada deliciosa. Tudo o que você precisa fazer é fatiar os ingredientes, fritar o gergelim na manteiga e misturar os vegetais e os temperos na panela. E o melhor de tudo é que o visual desta salada é incrível! Uma ótima ideia para servir como prato de entrada para visitas, por exemplo.

15. Salada de repolho roxo agridoce: para esta salada, tudo o que você precisa é de repolho, cenoura, uvas passas, maçã, maionese e sal. É só cortar os vegetais, misturar tudo e refrigerar. O resultado é um prato colorido, saboroso e apetitoso, que vai deixar suas refeições mais saudáveis e deliciosas. Na hora de servir, experimente empratar a salada com lascas de maçã para decorar, deixando tudo ainda mais bonito!

16. Salada de repolho roxo com maçã e amendoim: com um pouco de criatividade, tudo na cozinha é possível. Experimente unir a crocância do amendoim e do milho com a acidez do molho, que leva suco de laranja, vinagre de maçã, shoyu e gengibre em pó. Repleta de temperos e ingredientes diferentes, esta salada une sabores que vão te deixar com água na boca!

17. Salada de repolho, maçã e frutas secas com iogurte: além de deliciosa, esta receita vai deixar seu prato ainda mais bonito e apetitoso! A combinação do repolho roxo com maçã verde, frutas secas e cenoura deixa a salada supercolorida e saborosa, além de ser rica em nutrientes que podem te ajudar a levar uma vida mais saudável.

18. Salada de repolho roxo, abacaxi e rúcula: aprenda a unir a crocância do repolho, a acidez do abacaxi e o sabor picante da rúcula com esta salada deliciosa! Além de ser muito simples de fazer, este prato vai deixar suas refeições mais leves e refrescantes e sua rotina muito mais saudável. Experimente preparar esta salada e adote uma dieta repleta de nutrientes e sabores diferentes!

19. Salada de repolho roxo com quinoa: estas sementinhas estão fazendo sucesso entre aqueles que estão de dieta, já que ajudam a dar saciedade e são ricas em fibras, vitaminas e nutrientes. Por isso, utilizar a quinoa no preparo da salada pode ser uma opção para quem quer emagrecer! Aprenda a preparar este prato simples e rápido, mas muito saboroso e saudável, que vai te ajudar a manter a dieta com gosto!

20. Salada de repolho roxo com pinoli e cranberry: experimente unir a cranberry seca, uma frutinha ácida cheia de nutrientes, com o pinoli, uma semente extraída dos pinheiros rica em minerais e vitaminas. Além de bonita e colorida, esta salada possui um sabor exótico que vai conquistar o seu paladar. E o melhor é que é muito fácil de fazer. Experimente!

Para continuar seguindo uma dieta saudável e nutritiva, experimente preparar outras receitas com repolho também, incremente suas refeições com receitas de salada primavera, ou até mesmo aprenda a preparar molhos para deixar suas saladas de repolho ainda mais deliciosas!

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS