43 receitas de saladas de Natal para deixar seus convidados com água na boca

Escrito por                          

O Natal é a ocasião ideal para reunir toda a família na mesa e aproveitar para preparar receitas diferentes que não são costumam ser feitas no cotidiano. É uma celebração agradável e que merece uma atenção especial tantos nos pratos principais como nos acompanhamentos.

Um acompanhamento que agrada a todos e não pode faltar na ceia é a salada. Ela pode ser feita de maneira mais tradicional, com folhas, mas também com ingredientes mais variados, como carnes e frutos do mar. O mais importante é não deixar de compor uma versão gostosa e bem equilibrada.

Confira uma seleção de receitas de saladas de Natal para deixar seus convidados para a ceia pedindo mais:

Saladas natalinas com maçã

Foto: Reprodução / PIMENTA NO REINO

1. Salada de repolho, maçã verde e frutas secas ao molho de iogurte: essa versão de sala é feita com repolho branco e roxo, cenoura ralada, maçãs verdes picadas, nozes e uvas passas. O preparo consiste em reunir os ingredientes em uma tigela e regar com um molho a base de iogurte sem lactose, suco de limão, azeite, sal, pimenta e folhas de hortelã. É uma opção leve e que conta com o sabor fresquinho do limão e da hortelã, uma boa pedida para servir nas festas de final de ano!

2. Salada de maionese com passas e maçã: essa receita conta com o sabor da cenoura e da batata cozidas, que são combinadas com milho verde, ervilha, passas, maçã picada, cebola ralada e maionese light. É uma opção diferente de maionese que funciona bem para ocasiões especiais como o Natal. A dica é decorar com alface, que dá um toque especial na apresentação da salada!

3. Salada de maçã verde, erva doce e avelãs: essa opção de salada para o Natal leva bulbo e folhas de erva doce, maçã verde, avelãs e folhas de hortelã. O preparo é prático e feito tostando as avelãs e picando os demais ingredientes, que são todos combinados depois. O molho que tempera a salada é feito com suco de limão, vinagre branco, azeite, sal e pimenta-do-reino. É uma boa pedida para servir no Natal, pois conta com ingredientes saborosos e que vão agradar a todos!

4. Salada de maionese com maçã: aqui, a maçã é combinada na salada de maionese com azeitonas, cenoura, batata, milho e ervilha. O molho do preparo é delicioso e feito com creme de leite, maionese, sal e pimenta-do-reino. A salsinha entra na receita para dar um toque especial e diferente para a salada, que vai fazer sucesso com seus convidados na ceia!

5. Salada com frango defumado, maçã e milho verde: o diferencial dessa receita de salada natalina é a sua forma de apresentação, já que ela é montada em forma de guirlanda. Os ingredientes que compõem esse preparo são maçãs verdes, frango defumado, milho, ervilha e abacaxi em calda, que são combinados com maionese e creme de leite. Para ajudar na decoração do prato, a dica é utilizar cerejas em calda, flores feitas com beterraba e cenoura, folhas de alface e tomate cereja!

Saladas natalinas com frutas diversas

Foto: Reprodução / FIGOS & FUNGHIS

6. Salada de agrião, abóbora, cereja fresca e queijo brie: essa é uma receita especial de salada que conta com ingredientes de sabor irresistível como presunto cru, cerejas frescas, amêndoas e queijo brie. O preparo consiste em assar a abóbora, reuni-la com os outros ingredientes e finalizar com o crocante de presunto cru. O molho que tempera a salada é feito com vinagre balsâmico, azeite, geleia de frutas vermelhas e sal. É uma opção bem completa e que vai deixar a sua ceia ainda mais gostosa!

7. Salada com espinafres, tomates e morangos: essa salada de Natal é feita com espinafre, tomate picado, queijo parmesão ralado, morangos picados e queijo mussarela e cheddar cortados em cubos. Os ingredientes são todos misturados e temperados com um molho a base de vinagre balsâmico, azeite e sal. A receita é uma versão gostosa e prática de salada que conta com sabores diversos e que harmonizam bem entre si!

8. Salada de folhas, peras grelhadas, gorgonzola e nozes: essa receita conta com a combinação clássica e saborosa da pera com o queijo gorgonzola. O preparo é feito grelhando as peras com azeite, mel, suco de limão e sal, que depois são misturadas com as folhas, as nozes e o queijo picado. Para finalizar, a sugestão é utilizar vinagre balsâmico e azeite, que dão um gostinho ainda mais saboroso para a salada!

9. Salada de folhas com damasco: essa receita de salada para o Natal leva alface, rúcula, queijo gorgonzola esfarelado, damascos picados e nozes pecãs. Para preparar, basta combinar todos os ingredientes e misturar com o molho feito com mostarda, mel, azeite, sal e algumas gotas de molho inglês. É uma opção gostosa, que resulta em uma verdadeira explosão de sabores e vai surpreender seus convidados!

10. Salada de melão: aqui, a salada de Natal é feita com melão maduro, mussarela de búfala e folhas de hortelã. A receita funciona como uma opção prática e fresquinha, sendo necessário apenas cortar o melão e o queijo, juntando com a hortelã. O preparo é temperado com um molho de suco de limão, azeite, pimenta e sal. Essa versão funciona bem para a ceia pois é leve e conta com um sabor agridoce agradável.

11. Salada verde com manga e queijo de cabra: essa opção de salada leva alface, radicchio, manga palmer e queijo de cabra. As folhas são misturadas com a fruta e o queijo e o preparo é finalizado com vinagre balsâmico e gergelim preto. É uma receita que é bem equilibrada e gostosa, perfeita para complementar a sua ceia de Natal!

12. Salada com arroz, abobrinha e manga: aqui, a salada para o Natal é feita com arroz 7 grãos, abobrinha italiana, manga cortada em cubinhos, miniagrião e salsinha. O arroz é cozido e misturado com os outros ingredientes da salada. O preparo é regado com um molho gostoso feito com mostarda, limão, azeite, sal e pimenta. É uma opção simples e que vai te deixar com água na boca!

13. Salada com presunto parma, queijo brie e pêssegos: essa receita traz uma salada rápida e deliciosa para ajudar a compor sua mesa no Natal. O preparo leva rúcula, pêssegos picados, fatias de presunto parma, queijo brie e lâminas de amêndoa, que são misturados e temperados com vinagre balsâmico e açúcar demerara. O sabor e a textura dessa salada ficam surpreendente e agradam a todos!

Saladas natalinas com peixes e frutos do mar

Foto: Reprodução / COZINHA A DOIS

14. Salada de polvo e batatas: essa salada de Natal é feita com polvo, tomate concentrado, salsão, cebola roxa e batatas. O polvo é preparado com vinho branco e depois combinado com as batatas cozidas e os outros ingredientes. O tempero da salada leva suco de limão, azeite e sal. É uma opção bem composta e gostosa, que funciona bem para a ceia natalina, pois alia sabor com aroma marcante!

15. Salada de feijão fradinho com bacalhau: aqui, a receita de salada para o Natal leva feijão fradinho, bacalhau cozido desfiado, pimentão, cenoura e tomates sem semente. Além dos ingredientes deliciosos e que combinam entre si, o preparo ainda conta com um tempero de sabor marcante feito com louro, vinagre, alho, cebola, salsa fresca, azeite, coentro em grão e noz moscada. É uma versão completa de salada, que vai deixar os seus convidados com água na boa pelo gostinho saboroso!

16. Salada de lulas e linguiça: essa é uma versão deliciosa de salada que combina a lula com linguiças finas. O preparo também conta com o sabor do tomate e do grão de bico, que são misturados com as carnes e harmonizam bem entre si. O tempero é feito com suco de limão, vinagre de vinho tinto, azeite, salsinha, alho, cebola e páprica. A receita funciona como uma versão bem autêntica e que é ideal para quem quer inovar nesse Natal!

17. Salada de bacalhau: essa receita de salada de bacalhau é feita com uma mistura do peixe com batatas, azeitonas pretas, ervilhas e ovos cozidos. Para preparar, é preciso cozinhar as batatas e refogar o peixe, combinando-os com os outros ingredientes. A manteiga, a salsa, a cebola, o azeite, o sal e a pimenta entram para temperar a salada, que fica com um sabor marcante. É uma boa opção para quem quer servir bacalhau no Natal, já que traz misturas harmônicas e gostosas!

18. Salada de arroz negro com camarões e aspargos: essa opção de salada para o Natal é feita com arroz negro cozido com tomilho, camarões, molho de laranja, coco e limão siciliano. A salada é preparada reunindo os ingredientes e servindo com os aspargos e pimenta biquinho. O preparo é uma versão completa de salada, uma boa pedida para as festas no final do ano!

19. Salada de folhas com kani e gengibre: essa receita traz uma salada de folhas com kani e um toque de gengibre. A salada conta com um mix de alfaces americana, roxa e mimosa, tomates secos, azeitonas e os tubetes de kani. O molho que rega o preparo é feito com suco de limão, gengibre em pó, azeite e sal. É uma opção fresquinha e que vai fazer sucesso na sua ceia pelo sabor leve e surpreendente!

Saladas natalinas com carnes variadas

Foto: Reprodução / figos e funghis

20. Salada Caesar: essa é uma opção de salada clássica e que agrada a todos os gostos. Os ingredientes para preparar são alface americana, croutons, peito de frango grelhado e picado, alface romana e queijo parmesão ralado, que são todos combinados e regados com o molho. Para compor o molho característico da salada caesar, é só misturar maionese light, azeite, suco de limão tahiti e sal. É uma versão que vai deixar a sua ceia com uma cara mais leve e saudável!

21. Salada de frango agridoce: essa salada de Natal é feita com frango desfiado, abacaxi picado, uvas passas, milho, maionese, creme de leite e nozes. O preparo consiste em juntar todos os ingredientes e temperar com salsinha, sal e pimenta-do-reino. A sugestão é servir a salada gelada!

22. Salada de quinoa com peito de peru e nozes: essa receita traz uma salada para o Natal feita de quinoa, cenoura, peito de peru, nozes e cranberries. A quinoa e a cenoura são cozidas, combinadas com os outros ingredientes e regadas com um molho que leva azeite, vinagre, mostarda, salsinha, sal e pimenta. A salada tem um gostinho bem equilibrado, gostoso e que vai ser o toque especial da sua ceia!

23. Salada de macarrão de queijo e presunto: a salada de macarrão é uma opção prática e que funciona bem para servir no Natal. O preparo dessa receita conta com macarrão parafuso, queijo e presunto cortados em cubos, maionese, manteiga e salsinha desidratada. O macarrão é cozido, misturado com a manteiga e depois combinado com os outros ingredientes. É uma versão de salada que deve ser servida gelada, fácil de fazer e vai ser um sucesso na sua mesa!

24. Salada de frango defumado: essa salada leva frango defumado desfiado, maionese, nozes, milho e abacaxi em conserva em seu preparo. Os ingredientes são todos misturados e depois de pronta, a salada é levada para a geladeira. A receita é uma boa pedida para servir no Natal pois é gostosa e não demanda muito trabalho.

25. Salada com peito de peru, milho, ervilhas e batata palha: aqui, a salada para o Natal é feita com peito de peru, pepino em conserva, pimentão amarelo, iogurte natural, milho, uvas passas brancas, maionese, batata palha e ervilhas. O preparo é simples e consiste em misturar todos os ingredientes, adicionando por último a batata palha para ela ficar crocante. É uma opção deliciosa e ótima para servir como acompanhamento das carnes da ceia!

26. Salada de peito de peru defumado: essa receita de salada traz como ingredientes principais peito de peru defumado e abacaxi em calda. Para complementar o preparo são adicionados iogurte natural, uvas verdes cortadas, nozes tostadas, maionese e casca de limão ralada. A dica é servir com folhas de alface, que deixam a salada ainda mais fresquinha e gostosa!

27. Salada de rosbife com gorgonzola: o rosbife é o ingrediente que dá o toque especial dessa receita de salada. O preparo é feito com a carne, alface crespa, queijo gorgonzola em pedaços e cebola em tiras. O molho que tempera a salada leva shoyu, azeite, mostarda e alho. É uma versão mais elaborada que combina com a ocasião do Natal!

Saladas natalinas com legumes

Foto: Reprodução / figos e funghis

28. Salada de soja com cenoura e vinagrete: aqui, a salada para o Natal é feita com soja em grãos cozida, tomates picados e cenoura. Os ingredientes são combinados e o tempero fica por conta da cebola, do suco de limão, da salsa fresca, da pimenta e do sal. A sugestão é servir o preparo gelado e essa é uma opção prática e deliciosa!

29. Salada com abobrinhas, tomates e aspargos: a apresentação dessa salada é o ponto alto da receita. Os ingredientes que compõem o preparo são abobrinha italiana, tomate cereja e aspargos, que são regados com um molho feito com suco de limão tahiti, sal, pimenta rosa, filé de anchova, hortelã, azeite e pimenta-dedo-de-moça. Para a decoração são utilizadas folhas de manjericão que dão um toque especial para a salada.

30. Salada de cuscuz marroquino com vagem: essa salada é feita com cuscuz marroquino, um ingrediente nutritivo e gostoso. O preparo é feito hidratando os grãos e combinando-os com vagem francesa cozida, tomates secos e amêndoas picadas. O tempero fica por conta do alho, do sal e da pimenta-do-reino. É uma opção versátil e que agrada a todos!

31. Salada de batata alemã: essa receita de salada de batatas vai fazer você se sentir na Alemanha, já que ela conta com um preparo bem tradicional do país. A batata asterix, os ovos cozidos, a mostarda clara e o picles de pepino são os ingredientes utilizados para compor o prato. Para temperar a salada são usados vinagre branco, sal, cebolinha, pimenta do reino e cebola. A sua ceia vai ficar com um toque europeu delicioso com essa opção!

32. Salada de abobrinha e aspargos: essa é uma receita ideal para os dias quentes do final do ano já que é leve e nutritiva. Os ingredientes usados para preparar a salada são os aspargos e a abobrinha, que são combinados e temperados com suco de limão, azeite, sal e pimenta-do-reino. É uma versão gostosa e a dica aqui é servir com lascas de parmesão e folhas de manjericão!

33. Salada de batata fácil: essa é uma versão de salada para o Natal que é fácil de preparar e feita com batatas cozidas, maionese e creme de leite. Para temperar são utilizados ingredientes como salsinha, suco de limão, pimenta e sal. A salada conta com um sabor delicioso que vai deixar todos na sua ceia com gostinho de quero mais!

34. Salada de grão de bico, cogumelos e batatas: essa salada de grão de bico leva também batatas inglesas cozidas, cogumelos paris fatiados, azeitonas pretas, ervilhas e cebola roxa. O preparo é feito combinando os ingredientes e temperando a mistura com suco de limão, azeite, sal, pimenta do reino e salsinha. A salada deve ir para a geladeira por quatro horas e então está pronta para ser servida!

35. Salada com brocólis e cenoura: aqui, a salada para o Natal tem sabor agridoce e é feita com nozes, cenoura, brócolis, maçã e salsinha. O molho que acompanha o preparo conta com iogurte natural, maionese e suco de limão, ingredientes que harmonizam bem e deixam no prato um gostinho especial. É uma versão gostosa e que pode ser feita rapidamente.

Saladas de Natal variadas

Foto: Reprodução / figos e funghis

36. Salada de soja Thai: essa salada é composta por proteína de soja, cenoura ralada, milho verde e cebola roxa picada em cubinhos. O diferencial da receita é que os ingredientes são combinados com uma mistura de azeite, suco de limão, pasta de amendoim, coentro, salsa, pimenta e sal. A inspiração do prato é a culinária Thai e essa é uma opção que ajuda a inovar na ceia de Natal!

37. Salada de repolho roxo agridoce: essa receita de salada traz o repolho roxo combinado com cenoura ralada, uvas passas, maionese light e maçã. O resultado é um preparo de sabor agridoce gostoso e que é fácil de fazer, já que só é preciso misturar todos os ingredientes e colocar para gelar. É uma opção deliciosa e que vai agradar seus convidados!

38. Salada de grão de bico com tomate e pimentão: essa é uma versão de salada que é uma boa opção para quem é vegano, pois é deliciosa e prática. O preparo leva grão de bico cozido, pimentões vermelhos e amarelos, tomates picados e cebola. O tempero é muito saboroso e feito com azeite, suco de limão, salsinha, cebolinha, pimenta-do-reino e sal.

39. Salada de bifum: essa receita de salada vai agradar quem quer dar um toque oriental para a ceia. Os ingredientes que compõem o preparo são bifum, pepino cortado, cenoura ralada e gergelim preto. Para temperar são utilizados sal, vinagre de arroz, óleo de gergelim e açúcar cristal refinado. É uma opção gostosa e que também pode ser consumida por quem é vegano.

40. Salada de ovos: essa é uma versão simples de salada e que é uma boa pedida para quem quer inovar na ceia. Aqui, os ovos cozidos são o ingrediente principal do preparo e são acompanhados por maionese e salsinha. O tempero é feito com sal e pimenta-do-reino. A dica é servir a salada com torradas, que funcionam bem com o preparo já que dão um toque crocante.

41. Salada de quinoa com hortelã: essa é uma receita de salada rápida e nutritiva, que vai te ajudar a compor uma refeição natalina ainda mais saudável. Aqui, os ingredientes que são utilizados no preparo são quinoa real, tomate e cebola, que são temperados com hortelã, sal, suco de limão, azeite e salsinha. A dica é servir a salada gelada. Essa opção vai te surpreender pelo sabor e pela textura agradáveis!

42. Salada de feijão branco: o feijão branco é o ingrediente principal dessa receita de salada. O grão é acompanhado por paio, tomate, cebola e azeitonas verdes e pretas. O tempero fica por conta do cheiro verde, do vinagre, do azeite, da pimenta-do-reino e do sal, que dão um gostinho inconfundível ao preparo. A sugestão é servir com molho de pimenta e essa receita vai deixar todos na sua ceia com água na boca!

43. Salada de grão de bico: essa salada é feita com a combinação do grão de bico cozido com abobrinha brasileira, cenoura ralada, cebola picada e ervilhas frescas. Para deixar o preparo ainda mais gostoso são utilizados como tempero azeite, suco de limão tahiti, salsinha, mostarda, pimenta-do-reino e sal. É uma opção deliciosa e que você vai ter que experimentar nas festas de fim de ano.

Depois de ver todas essas opções de saladas para servir no Natal, fica difícil não estar salivando. A ceia natalina é uma ocasião que pede por preparos especiais e gostosos, então, experimente essas receitas e também as de bebidas e tortas!

PARA VOCÊ