42 receitas de saladas rápidas ou criativas para variar no dia a dia

Escrito por                                                              

A salada faz parte das refeições da maioria das pessoas, e não é por acaso! As folhas e os vegetais em geral são muito importantes na alimentação. São alimentos ricos em fibras, fundamentais para o bom funcionamento do intestino, e também proporcionam sensação de saciedade. São ainda fontes de vitaminas e sais minerais que ajudam nas funções do organismo, proporcionando melhorias à saúde como um todo.

Engana-se, porém, quem diz que “toda salada é sem graça”. Há, sim, as mais simples, como as feitas somente com alface e tomate, por exemplo, que nem sempre agradam a todos. Mas, sempre é possível inovar, acrescentando ingredientes e fazendo versões mais sofisticadas!

Abaixo você confere receitas de saladas deliciosas – das mais simples às mais elaboradas – e que podem, em alguns casos, tornar-se, inclusive, uma refeição completa!

Saladas rápidas

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

1. Salada roxa: além de saborosa e refrescante, é bonita, dá cor e alegria à refeição. Pode servir de entrada ou combinar com algum grelhado. Você só vai usar repolho roxo, cenoura, manga, salsinha, limão, azeite, sal e pimenta-do-reino.

2. Salada de folhas e gengibre: a utilização de gengibre fresco e aceto balsâmico dá um toque mais sofisticado à salada, apesar de ela ser preparada de forma simples. Você vai utilizar folhas diversas, tomatinhos, gengibre fresco, sal e pimenta, aceto balsâmico e azeite.

3. Salada de tomate cereja: uma saladinha rápida para comer de entrada ou acompanhamento. E tem um segredo especial pra não deixar a cebola ardida, basta colocá-la em um recipiente com água e gelo e esperar cerca de 20 minutos.

4. Salada de tomate amarelo: receita simples, mas diferente. Você vai usar alface friseé, alface roxa, rúcula, tomatinho amarelo, parmesão, vinagre balsâmico, azeite, mel, sal e pimenta-do-reino.

5. Salada de brócolis e couve-flor: uma receita rápida, saborosa e saudável, boa dica para um almoço de domingo, por exemplo. Você só precisa de brócolis, couve-flor, sal, limão, azeite, pimenta-do-reino e cebolinha.

6. Salada de repolho e beterraba: colorida e saborosa. Pode ser servida como salada, antes do prato principal, mas também pode ser colocada em sanduíches ou em hambúrgueres. O repolho é “tingido” pela beterraba, e a mistura de vinagre com açúcar confere um sabor perfeito, ácido na medida certa, leve e cheio de frescor.

7. Salada de cenoura e uva-passa: uma salada diferente e rápida, para dias em que você não está com muita vontade de comer folhas, por exemplo. Você só precisa de cenouras, uva-passa preta, coentro, salsinha, sal, pimenta, limão e azeite.

Saladas com frutas

Foto: Reprodução / Segredos da Tia Emília

Foto: Reprodução / Segredos da Tia Emília

8. Salada verde com pera: deliciosa, ideal para quando quer se comer algo diferente, que misture sabores doces e salgados. Você vai precisar de rúcula, alface, pera, nozes, gorgonzola, azeite extravirgem, limão, mostarda e mel.

9. Salada de repolho e maçã: combinação perfeita do doce com o salgado, é bem leve e refrescante. Você vai precisar de repolho, cebola, maçã, maionese, orégano, passas, vinagre e sal.

10. Salada de mexerica e folhas: receita diferente e gostosa. Combina perfeitamente com os croutons, feitos com pão sírio, azeite e sal. Para o molho, você usará vinagre balsâmico, azeite, mel, sal e pimenta-do-reino.

11. Salada de laranja, manga e amora: as frutas são as protagonistas e conferem cor, sabor e aroma refrescante à salada. Além delas, você precisará de alface, passas, vinho branco, açúcar, hortelã e maionese.

12. Salada de cenoura e abacaxi: combinação diferente, saudável e saborosa. Além da cenoura e do abacaxi, você precisará de passas, limão tahiti, azeite, sal, pimenta, gergelim branco e preto.

13. Salada de morango: elegante, diferente e saborosa. Para o molho, você usará azeite, geleia de morango e vinagre balsâmico. Para a salada, folhas verdes variadas, gorgonzola, mussarela de búfala, morangos, tomates cereja e amêndoas em lascas para polvilhar.

14. Salada de repolho, maçã e amendoim: o repolho roxo é saudável e uma ótima opção para quem quer emagrecer, pois possui poucas calorias. Além disso, dá muita cor à salada. O amendoim, apesar de ser calórico, é rico nutricionalmente. Já a maçã, dá um sabor levemente adocicado à combinação.

Saladas com carne, frango ou peixe

Foto: Reprodução / Cozinha Dal Bó

Foto: Reprodução / Cozinha Dal Bó

15. Salada de tomate e bacon: boa dica para quando você quer preparar uma salada diferente, para um jantar rápido no meio da semana, por exemplo. Você usará tomates de cores diferentes, rúcula, picles de pepino, bacon, sal, azeite, aceto balsâmico e manjericão.

16. Salada de frango e batata doce: a quantidade da receita serve três ou quatro pessoas. Pode ser acompanhada simplesmente de uma saladinha de folhas, transformando-se numa refeição completa e saudável.

17. Salada com salmão: é feita com macarrão integral, fria, fresquinha, ideal para dias de calor. Se desejar, você pode trocar o salmão por atum, peito de frango ou peru defumado.

18. Salada de bacalhau: elegante, ótima para ocasiões especiais, para servir toda a família. Mas, pode virar, inclusive, prato principal no dia a dia, já que conta com todos os tipos de alimentos indicados para uma refeição saudável.

19. Salada de brócolis e bacon: a combinação de açúcar e vinagre cria um gostinho agridoce, que casa muito bem com o bacon e o brócolis. Já as amêndoas e pistaches, deixam a salada bem crocante.

20. Salada de frango e papaia: combina bem com os dias mais quentes. Tem um toque exótico e um contraste entre o frescor e o sabor picante, devido à utilização do mamão papaia e dos flocos de malagueta.

21. Salada de bacalhau e lentilha: ideal para um almoço em família, por exemplo. É uma combinação diferente e bem saborosa. Você utilizará, além do bacalhau e lentilha, basicamente, alho, cebola, tomatinhos, salsinha, cebolinha, hortelã, manjericão e vinagre. Esta salada pode ser servida com folhas (rúcula, alface) ou acompanhar o bom e velho arroz.

22. Salada de filé e castanha: leve, ideal para dias quentes. É inspirada em sabores asiáticos tailandeses. O molho thai é uma mistura doce, azeda e salgada, e fica sensacional tanto temperando o bife quanto jogado por cima da salada.

23. Salada verde com presunto cru: preparação simples, mas muito saborosa. Você precisará de folhas, queijo, presunto cru, tomate cereja, palmito, sal, pimenta e azeite.

Saladas com queijo

Foto: Reprodução / Blog da Mimis

Foto: Reprodução / Blog da Mimis

24. Salada de manga e queijo coalho: fácil de preparar, mas diferente. Bonita, colorida e saborosa. Quanto às folhas, você pode usar só alface, ou misturar outros tipos, como rúcula e agrião.

25. Salada de melancia e ricota: receita fácil, saborosa e saudável, que alia os carboidratos da fruta e a proteína do queijo. Pode servir como entrada, acompanhamento ou até um lanchinho.

26. Salada com espinafre, pistache e queijo feta: você utilizará, além dos ingredientes principais, azeite, limão, sal, pimenta-do-reino e geleia de damasco para fazer um vinagrete de damasco. Diferente e saborosa.

27. Salada de legumes e ricota: receita leve, saudável, rápida, mas elegante. A ricota é fonte de proteína magra e combina perfeitamente com a cenoura e a abobrinha cortadas em tiras bem finas.

28. Salada com tangerina e gorgonzola: para quem curte sabores mais exóticos, é a combinação perfeita! Se não gostar de gorgonzola, pode optar por outro tipo de queijo, mas o ideal é que seja um de sabor forte, para contrastar.

Saladas criativas

Foto: Reprodução / Pitadinha

Foto: Reprodução / Pitadinha

29. Salada com ovos: diferente, de preparo fácil e rende seis porções. Você usará alho, tomate, alface, feijão verde, cebola roxa, pepino japonês, batata, azeitona preta, ovos, azeite extravirgem, manjericão, pimenta-do-reino, atum ou anchova em conserva (opcional).

30. Salada de macarrão: opção leve e deliciosa. Ótima para servir em dias mais quentes. Você pode adaptar a receita e usar os ingredientes que preferir. O macarrão, por exemplo, pode ser o integral ou o tradicional, no formato que você quiser.

31. Salada de legumes cozidos: leva batata inglesa, vagem, cenoura e azeitonas pretas. O segredo é não cozinhar demais os legumes, pois eles precisam ficar meio duros, o que faz toda a diferença. É uma salada simples, saudável e bonita.

32. Salada rústica colorida: mistura diversos ingredientes e cores, resultando numa salada saudável, bonita e saborosa. O molho é feito com pimenta, gengibre, azeite, limão siciliano, cebolinha, hortelã, óleo de gergelim e shoyu.

33. Salada verde com damasco e chia: receita funcional e simples. Ideal para comer sempre que der vontade de uma saladinha diferente! Você só utilizará alface, rúcula, damascos, palmito, chia, gergelim branco, sal, azeite e limão.

34. Salada com grão de bico: colorida e deliciosa. Você pode adicionar os temperos e ingredientes que preferir. Por exemplo, pode colocar palmito ou maçã verde no lugar da abobrinha; adicionar milho; temperar com orégano e manjericão frescos etc. Para armazenar, guarde na geladeira em uma vasilha fechada por até três dias.

35. Salada de macarrão de arroz: receita diferente, fácil e refrescante. Você só utilizará o macarrão de arroz, cenoura, pepino japonês, cebolinha e Kani Kama (bastão feito com carne de peixe).

36. Salada de forno: quem diz que salada é “sem graça” ainda não foi apresentado a uma bela salada de abobrinha e berinjela! Esta receita serve bem quatro pessoas e não dá trabalho nenhum: é cortar, arrumar no refratário, investir nos temperinhos e ligar o forno.

37. Salada oriental de acelga: receita que rende bastante, é sem glúten e demora cerca de 30 minutos para ficar pronta. A sugestão é usar o pimentão vermelho ou o amarelo, pois são mais suaves que o verde. Se não gostar, pode tirar o pimentão da receita.

38. Salada de folhas com kani: fresca, colorida, deliciosa e leve. Combina muito bem com os dias quentes. O molho (à base de gengibre, limão, azeite e sal) deve ser colocado na salada só na hora de servir.

39. Salada com palmito e batata palha: você vai usar alface, tomate, cenoura, palmito, batata palha, queijo parmesão ralado grosso e bacon. O molho é feito com azeite, mostarda, vinagre, mel e sal. Na hora de servir a salada, misture todos os ingredientes e por último a batata palha.

40. Salada de feijão branco: vale a pena acrescentar na alimentação. O feijão branco é rico em potássio, fósforo, zinco, ferro além de ser um bloqueador natural de gorduras. Além dele, você só utilizará paio (ou calabresa), tomate, cebola, azeitona verde e preta, cheiro verde, vinagre, azeite, pimenta-do-reino e sal.

41. Salada de lentilha e legumes: uma salada elaborada, embora não seja difícil de fazer. Você utilizará lentilha verde, azeite extravirgem, abobrinha italiana, berinjela, castanha do Pará, sal, pimenta-do-reino e queijo de cabra cremoso. E, por fim, o pesto de hortelã, que dá um toque especial à salada.

42. Salada com passas e maionese: diferente, rende cinco porções e o preparo é bem simples. Você utilizará aipo (salsão), maçãs, passas, nozes e maionese.

Se você ainda não tem o hábito de comer saladas no dia a dia, agora tem boas receitas para incluir nas suas refeições diárias! Sempre que puder, use a criatividade, misturando vários tipos de alimentos, fazendo uma salada diferente e completa.

PARA VOCÊ