5 receitas de salame caseiro que você precisa aprender a fazer

Escrito por    

Existe petisco mais gostoso que salame para comer acompanhado de uma cervejinha gelada ou de um bom vinho? É claro que não!

Continua após o anúncio

O salame é um enchido perfeito para comer em casa e servir em uma reunião de amigos e família, afinal, quem é que não gosta de salame?

Normalmente, compramos essa delícia em mercados ou lojas especializadas, mas você sabia que pode preparar seu salame de forma totalmente caseira?

Confira cinco opções de receitas de salame para você fazer em casa!

1. Salame achatado e fino com copa

Retire as gorduras do músculo da carne, deixando-a mais magra e corte-a em cubinhos. Use cominho, noz moscada, sal, sal de cura e pimenta-do-reino para temperar e dar bastante sabor ao seu salame. Essa receita é ideal para quem quer otimizar o preparo, já que garante maior rapidez na fermentação e fica pronta num período menor de tempo!

2. Salame com lombo e banha de porco

Use uma peça grande de lombo e banha de porco para preparar este salame! Você ainda vai precisar de sal, alho em pó, sal de cura, açúcar e cultura para fermentação, páprica e pimenta vermelha. Tenha esses ingredientes em mãos e siga o passo a passo para um resultado de sucesso.

3. Salame com carne de porco e de boi

Continua após o anúncio

Aqui, você vai precisar de copa ou pernil de porco magro moído, carne de boi magra moída e gordura de porco moída, além dos condimentos – açúcar, alho em pó, noz moscada ralada, orégano, pimenta-do-reino inteira e moída, sal de cura e sal grosso. A receita ainda leva um pouco de leite fermentado, acredita?

4. Salame de barriga e paleta de porco

Foto: iStock

É isso mesmo: este salame é feito com a barriga e com o ombro do porco! Ainda, os temperos que vão dar sabor ao enchido são sal, açúcar, salitre e dentes de alho amassados. O salame vai demorar de três à seis semanas para maturar, então tenha paciência.

5. Salame de carne e toucinho de porco

Foto: iStock

Essa receita apresenta uma passo a passo detalhado (e com imagens!) do processo de preparação do salame. A tarefa pode ser cansativa, mas o resultado vale muito à pena, já que você vai poder experimentar um salame macio e saboroso como nunca antes.

Conseguiu decidir qual dessas receitas você vai testar? Ótimo! Não se esqueça de levar as mãos muito bem e limpar suas ferramentas culinárias antes de começar o preparo.

PARA VOCÊ