75 receitas de salgados para festas deliciosos para fazer em casa

Escrito por                                                              

É praticamente impossível falarmos de festas – principalmente as infantis – sem pensarmos nos deliciosos comes e bebes que encontraremos pela frente. Além dos muitos docinhos, o que realmente não pode faltar são os bons e velhos salgados, capazes de deixar qualquer pessoa com água na boca.

Entre os mais tradicionais e preferidos estão a coxinha, o risole, a bolinha de queijo, os croquetes, o cachorro quente, o pastel e o mini hambúrguer. Porém, para a felicidade de muitos que estão tentando levar uma vida mais saudável longe das frituras, tem sido cada vez mais comum as pessoas apostarem também em opções mais saudáveis, como os salgados assados no forno ou em versões integrais, sem glúten/lactose e veganas.

Se você tem uma festinha por vir, não perca tempo e confira abaixo essas incríveis receitas variadas para fazer em casa, que com certeza deixarão o seu evento muito mais especial.

Salgados com queijo para sua festa

Foto: Reprodução / Segredos da Tia Emília

Foto: Reprodução / Segredos da Tia Emília

1. Bolinha de quatro queijos: aprenda a fazer essa receita de bolinha de queijo sem massa usando gorgonzola, provolone, parmesão e mussarela. Fácil e delicioso clássico das festinhas infantis em uma versão aprimorada!

2. Bolinha de queijo super crocante: para preparar aquela suculenta bolinha de queijo super crocante por fora e derretida e molinha por dentro você precisará de poucos ingredientes: parmesão ralado, mussarela ralada, ovos, amido de milho, requeijão cremoso e orégano.

3. Bolinha de queijo simples: apesar de “simples”, essa bolinha de queijo é extremamente deliciosa, já que leva uma mistura de parmesão com mussarela e é incrementada com um toque especial de orégano, que garante ainda mais sabor ao salgado.

4. Bolinho de batata com queijo e bacon: que tal aprender a preparar em casa um incrível bolinho de batata empanado com bacon e recheado com queijo? Para deixar a receita ainda mais saborosa, aposte também no pimentão vermelho misturado no recheio. É uma explosão de sabores!

5. Croquete de ricota: essa receita de croquete é ideal para quem não gosta muito do sabor forte de queijo, pois mistura a ricota, com sabor suave, ao queijo parmesão ralado, que conta com sabor mais acentuado. Dessa forma, o salgado fica bem equilibrado e delicioso.

6. Risoles de queijo: super fácil e rápido de preparar, esse risole de queijo não poderia ser mais simples. Basta um pedacinho de mussarela acompanhado de uma pitada de orégano, que deixa o sabor muito mais apaixonante.

7. Palitos salgados de queijo: esses palitinhos de queijo são perfeitos para petiscar e comer antes da refeição principal. São crocantes, sequinhos e contam com um sabor de outro mundo. Entre os ingredientes, estão farinha de trigo, manteiga, leite, sal, fermento em pó, queijo mussarela e queijo provolone.

Festinha tem que ter coxinha

Foto: Reprodução / Vai Comer O Quê?

Foto: Reprodução / Vai Comer O Quê?

8. Coxinha de frango com massa de batata: essa coxinha é suculenta, macia e crocante. Uma massa com batatas que fica super bem temperada e um recheio de frango com requeijão super saboroso.

9. Coxinha cremosa: não existe nada melhor do que uma boa coxinha cremosa, né? Agora já imaginou você aprender a preparar essa delícia em casa? Para um recheio bem suculento, misture requeijão cremoso ao frango e garanta um salgado inesquecível.

10. Coxinha crocante: depois de aprender a fazer um recheio bem cremoso, que tal apostar em uma casquinha crocante e saborosa? A dica aqui é passar o salgado no ovo batido antes de empanar na farinha de rosca. Isso irá garantir que ela fique bastante crocante após a fritura.

11. Coxinha de frango com catupiry: para deixar o resultado final da sua coxinha de frango com catupiry ainda melhor, deixe de lado a ideia de passar a coxinha no ovo na hora de empanar e passe o salgado somente na água fria, que deixará a coxinha muito mais leve.

12. Coxinha de batata baroa: essa receita de coxinha substitui a batata tradicional pela batata baroa, que além de trazer mais cor, garante um sabor super delicioso e marcante ao salgado. Além disso, seus ingredientes proporcionam uma explosão de sabores e sua textura é bem levinha.

Salgados com carne, frango ou linguiça

Foto: Reprodução / Cozinha a Dois

Foto: Reprodução / Cozinha a Dois

13. Croquete de carne: um dos principais ícones de comidas de boteco, o croquete de carne é outro salgado indispensável em festas de aniversário. Feita com coxão duro, a receita pode ser preparada em 40 minutos e é super gostosa, apesar de um pouquinho trabalhosa. Dica: para deixar o gosto ainda melhor na hora de comer, pingue gotas de limão ou pimenta.

14. Croquete de linguiça toscana: ideal para acompanhar cervejas, caipirinhas e uma boa conversa entre amigos, esse croquete de linguiça toscana é feito com mostarda, cebola, manteiga, farinha de trigo, farinha de rosca, ovos e creme de leite. Sirva com o molho de mostarda.

15. Bolinho de carne moída fácil: para os amantes dos salgados de carne, esse é um bolinho feito com carne moída super prático e fácil de preparar, que leva entre seus ingredientes cebola, alho, farinha de trigo, salsinha, pimenta do reino, sal e óleo. Porém, você pode alterar os temperos de acordo com o seu gosto.

16. Bolinho de mandioca com carne seca: que tal um bolinho de mandioca com carne seca super saboroso e tradicional do nordeste? A dica aqui para garantir que o recheio fique bem mais suculento e molhadinho é refogar a carne seca junto com tomates picados.

17. Mini quibe: esse mini quibe é delicioso, simples, fácil de fazer e sempre um grande sucesso em festas ou ocasiões especiais. Você irá precisar de ingredietes como o trigo para quibe, carne moída (pode ser patinho ou coxão mole) e temperos como folhas de hortelã e canela.

18. Nuggets de frango: essa receita de nuggets de frango pode ser preparada de formas variadas: você pode empanar no ovo e farinha para ter um franguinho frito extremamente incrível e crocante, mas pode também assar no forno e comer sem culpa!

19. Pastel de carne seca: entre os ingredientes desse delicioso pastelzinho de carne seca, estão a massa de pastel, carne seca desfiada, alho, cebola, óleo, sal, pimenta e molho de tomate, que complementa a receita e deixa o salgado irresistível.

20. Risoles de carne: aqui você aprende a preparar um risole de carne bem crocante e saboroso recheado com carne moída, ovos cozidos e picados, temperos variados e pimentões amarelo e vermelho. E o melhor: você pode congelar ele pronto só para fritar no momento que bater vontade.

21. Risoles de frango: já se você prefere risoles com frango em vez da carne, não pode deixar de conhecer essa receita fácil de preparar, que conta com uma massa super simples feita com apenas três ingredientes: leite, manteiga e farinha de trigo.

22. Pãozinho recheado de carne moída: essa receita é uma daquelas bem básicas que todo mundo deveria ter em casa, na qual você pode fazer pães recheados ou não. Aqui, você aprende a fazer um pãozinho recheado com carne moída, que quando consumido quentinho fica maravilhoso.

Salgados assados para festinhas

Foto: Reprodução / Marola com Carambola

Foto: Reprodução / Marola com Carambola

23. Croissant de queijo: o recheio escolhido para preparar este incrível croissant de queijo foi o gorgonzola, que conta com um sabor mais acentuado e marcante, combinado com o gouda e o tipo reino. Porém, você pode escolher o da sua preferência e alterar o sabor. Para agilizar o preparo da receita, compre uma massa pronta.

24. Croissant de presunto e queijo: outro salgado clássico muito encontrado em padarias e festas é o croissant. Essa receita ensina a preparar a versão mais básica e tradicional, feita com presunto e queijo. Além deles, você precisará de outros ingredientes como farinha de trigo, margarina, leite, fermento, sal, açúcar e gema.

25. Bolinho de brócolis: aprenda a fazer um aperitivo delicioso e super nutritivo: o bolinho de brócolis! É uma receita perfeita para servir para as crianças sem que elas façam cara feia, já que o salgado é preparado com uma mistura de queijo parmesão e cheddar, que garantem um sabor muito gostoso.

26. Coxinha assada de batata doce: receita perfeita para quem está em uma pegada fitness, já que essa coxinha de batata doce com frango desfiado e requeijão light é assada no forno, saborosa e super saudável.

27. Bolinha de pizza com bacon e queijo: essa bolinha de pizza com bacon e queijo é uma receita simples e bastante prática de preparar. Para a massa, tenha em mãos ingredientes como iogurte natural integral, farinha de trigo, fermento em pó, sal, ovos e queijo parmesão ralado. Já o recheio leva queijo mussarela ralado, bacon picado e molho de tomate.

28. Brusqueta marguerita: sabe aqueles pãezinhos que sempre sobram na sua casa? Aproveite eles para preparar essa receita tradicional italiana de brusqueta marguerita, coberta com tomates, queijo mussarela, manjericão e temperos como azeite de oliva, sal e pimenta do reino.

29. Aperitivos de hot dog: aqui você confere o passo a passo de como preparar aperitivos de hot dog ao forno, receita que pode ser chamada também de “doguitos”. Fica bonito, crocante e delicioso quando combinado com o queijo cheddar.

30. Enroladinho de presunto e queijo: sabe aquela deliciosa massa de pão em formato de rocambole? Esse enroladinho segue o mesmo esquema e é super simples de preparar. Para o recheio, aposte em presunto (ou peito de peru), queijo mussarela e orégano.

31. Empadinha de frango: para quem não dispensa uma boa empadinha, essa maravilhosa receita ensina a fazer desde a massa até o recheio feito com frango desfiado, azeitonas sem caroço, tomate picado, uvas passas e outros temperos como sal e pimenta.

32. Empadinha de palmito: para preparar a massa dessa empadinha de palmito, você precisará de poucos ingredientes: farinha de trigo, gordura hidrogenada, sal e ovos. Já o recheio ajuda a incrementar o salgado simples e fica por conta de ervilhas, palmito picado, azeitonas, ovo cozido, salsinha, pimenta do reino, entre outros.

33. Enroladinho de salsicha: essa é uma receita perfeita para quem adora os salgadinhos feitos com salsicha. A massa é bastante versátil e pode ser utilizada tanto para o enroladinho quanto para fazer pães. Você vai precisar de farinha de trigo, óleo, açúcar, sal, orégano, salsinha, fermento e ovos.

34. Folhado de calabresa: folhado de calabresa delicioso com uma pegada gourmet, que é fácil de fazer e conta com um agradável recheio feito com pimentão verde, vermelho e amarelo, queijo mussarela, além de temperos como salsinha, tomilho e páprica.

35. Esfiha de carne: essa é uma receita incrível daquelas que todo mundo ama. Uma massinha que fica bem macia, e um recheio com limão, carne moída, salsinha e um pouco de hortelã que traz um toque todo especial para o salgado.

36. Esfiha de carne aberta: seguindo a mesma linha da receita acima, essa também é muito gostosa e leva ingredientes super saborosos, além de ser super simples de preparar. Porém, que tal experimentar a variação e fazer uma versão aberta?

37. Mini hambúrguer: o mini hambúrguer é outro salgado que sempre faz muito sucesso em qualquer festa ou evento. Essa receita é feita com alcatra moída e sopa de cebola e ainda leva gergelim em cima na hora de dourar no forno.

38. Rolinho de misto quente: receita especial para quem não tem nenhuma habilidade na cozinha, já que pode ser preparada em poucos minutos, com poucos ingredientes e não precisa nem de fogão. Tudo simples e bem rápido feito somente com pão de forma sem casca amassado e enrolado com presunto e queijo.

39. Mini quiche de bacon, queijo e cebola: que tal aprender a fazer esses mini quiches deliciosos recheados com queijo gruyère ralado, bacon em cubos, cebola e outros temperos que deixam o salgado ainda mais saboroso?

40. Mini quiche de alho poró: essa é uma receita de mini quiche de alho-poró vegana, que não leva leite entre seus ingredientes e é preparada com um requeijão feito à base de mandioca cozida, que dá todo um toque de sabor e cremosidade ao salgado.

41. Mini quiche de queijo e bacon: essa quiche de queijo gruyère e bacon picado fica pronta bem rápido devido à sua massa folhada já pronta, e seu resultado é super macio e delicioso. Utilize formas de cupcakes untadas para garantir o formato tradicional da quiche.

42. Pastel de carne seca: o pastel assado é uma boa sugestão para quem não pode ou não gosta de comer frituras. Além da massa ficar mais leve e muito macia, você pode incrementar o recheio de carne seca com pedaços de queijo mussarela. Fica delicioso!

43. Trouxinha de presunto e queijo: a trouxinha é outro salgadinho de aniversário maravilhoso que agrada a todos os gostos e idades, pois é gostosa, fácil e prática de fazer. Elas podem ser recheadas presunto e queijo, ou até mesmo com bacon.

Salgados de festa que podem na dieta

Foto: Reprodução / Tempero Alternativo

Foto: Reprodução / Tempero Alternativo

44. Pastel de palmito integral: que tal se deliciar com um pastel assado de palmito sem culpa e sem escapar da dieta? É uma receita saudável e vegana feita com farinha integral, água, óleo vegetal e sal com recheio de palmito em conserva. Para temperar, aposte na cebola e orégano.

45. Dadinhos de tapioca: esse é um perfeito petisco para receber os amigos e também para a hora do lanche, pois os dadinhos são muito saborosos e ficam lindamente dourados. Você pode abusar da criatividade e fazer com o sabor que desejar, pode ser apenas com orégano, com tomates secos, páprica, entre outros.

46. Bolinho de batata e cenoura: essa é uma deliciosa versão vegana de um bolinho assado de batata e cenoura temperado com sal, pimenta e salsinha. A receita é fácil de fazer, rende 14 unidades e fica pronta em uma hora.

47. Enroladinho de salsicha vegano: já pensou em fazer um enroladinho de salsicha, porém que no lugar do embutido você pode utilizar cenoura temperada e caramelizada? É um salgado feito com massa folhada super gostoso e bom para comer a qualquer hora do dia.

48. Coxinha sem glúten, sem lactose e sem ovos: essa é uma receita de coxinha para os intolerantes comerem sem medo de ser feliz. Apesar de não ter glúten, lactose e nem ovos, a coxinha fica com um sabor idêntico ao salgado original, além de ser extremamente crocante.

49. Coxinha vegana: aprenda a fazer uma receita muito fácil de coxinhas veganas com uma sugestão de recheio de palmito. A massa é deliciosa e muito bem temperada, e fica pronta em menos de uma hora. Faça a massa, escolha o seu recheio favorito e se delicie!

50. Pizza enrolada sem glúten: essa é uma pizza enrolada sem glúten que conta com uma massa sem lactose, e pode ser transformada em um delicioso e saudável enroladinho. Aqui, o recheio utilizado é de molho de tomate, presunto e queijo.

51. Esfiha aberta vegana: essa é uma receita de esfiha aberta vegana e saudável feita com tofu amassado e maionese de soja que simulam o recheio tradicional de queijo ricota. Além de super gostosa, seu sabor fica bem parecido com o das esfihas tradicionais.

52. Esfiha de berinjela: e por que não experimentar uma incrível receita de esfiha fechada recheada com berinjela, azeitonas verdes, pimentões e temperos variados? O sabor foge das receitas tradicionais e é de dar água na boca.

53. Esfiha de carne sem lactose e sem ovos: essa esfiha de carne é um tanto quanto inovadora, já que não leva leite e derivados, não precisa de ovos, não precisa sovar e não precisa esperar crescer. Além disso, com a receita dessa massa você consegue preparar uma boa variedade de salgados assados.

54. Nuggets de grão de bico e legumes: estes nuggets de grão de bico são uma opção mais saudável e nutritiva que a receita original, são muito fáceis de fazer e ficam crocantes e saborosos. A dica aqui é que você tome cuidado para os legumes não ficarem muito moles e molhados.

55. Esfiha fechada vegana: essa receita de esfiha vegana conta com uma massa deliciosa e bem fácil de fazer. Aqui, em vez da carne moída, o recheio é feito com berinjela acompanhada de tomate, azeitonas e pimentão picado.

56. Mini hambúrguer sem glúten: que tal uma versão de mini hambúrguer adaptada para os intolerantes à glúten? Para substituir a farinha de trigo, utilize uma mistura feita com farinha de arroz, goma xantana e polvilho doce.

57. Quibe falso: apesar do visual e do sabor serem bem parecidos com a receita tradicional devido aos temperos e ao trigo, esse quibe falso substitui a carne moída pela proteína de soja, o que torna essa receita uma opção perfeita para vegetarianos ou veganos.

58. Pastel vegano de legumes: esse pastel vegano de legumes é macio, saboroso e fica bem douradinho devido às pinceladas de molho de soja. Para rechear, aposte em vagem picadinha, pimentão, cenoura ralada e repolho em tiras.

59. Pastel com massa de ricota: estes pasteis de ricota são ótimos aperitivos e lanchinhos, pois além de saborosos são muito fáceis de fazer! É uma receita excelente para você servir um grupo de amigos ou para consumir ao longo da semana.

60. Pastel sem glúten e sem lactose: essa é uma receita muito gostosa de um pastelzinho sem glúten, sem leite e sem ovos, que fica bem parecida com a de um pastel original. Faça a massa com uma mistura de amido de milho, goma xantana e farinha de arroz e recheie o salgado com os seus ingredientes preferidos.

61. Pastel de forno integral com shimeji: além de ser vegano e preparado com uma massa de farinha integral, essa pastel de forno pode ser preparado com qualquer recheio. Nesta receita, foram utilizados ingredientes como o cogumelo shimeji, cenoura ralada e molho de soja.

62. Pastel de forno integral vegano: para deixar o salgado ainda mais nutritivo, a massa desse delicioso pastel de forno vegano foi feita somente com farinha integral e, além disso, ele conta com recheios saborosos e saudáveis, como tomates picados, palmito, azeite de oliva, coentro, pimenta e sal a gosto.

63. Risoles de carne sem glúten: nessa receita de risoles de carne a farinha de trigo é substituída por farinha de arroz e o recheio do salgado – sem glúten – é feito com uma deliciosa mistura de carne moída, polpa de tomates e temperos como cebola, alho e sal.

64. Massa para salgados sem ovos e sem leite: que tal aprender o passo a passo de como fazer uma massa coringa sem ovos e sem leite perfeita para preparar uma enorme variedade de salgados assados? Além de fácil de fazer, é uma receita ideal para os veganos, já que não conta com ingredientes de origem animal.

65. Salgadinhos sem glúten e sem lactose: aqui você confere duas receitas diferentes: uma de bolinhas de frango sem glúten e sem lactose feita com farinha de linhaça, batata doce e biomassa de banana verde, e outra de croquete de atum feito com grão de bico cozido, azeite de oliva e gengibre.

Salgados de festas super saborosos

Foto: Reprodução / Segredos da Tia Emília

Foto: Reprodução / Segredos da Tia Emília

66. Croquete de batata: esse croquete é uma verdadeira delícia! Fica super crocante por fora e cremoso por dentro e sem dúvidas vai fazer o maior sucesso se quiser servir de entrada ou no almoço de final de semana para a criançada. A receita rende de 35 a 40 croquetes.

67. Bolinho de feijoada: se você preparou uma saborosa feijoada no final de semana e sobrou um pouco na geladeira, saiba que ela pode ser combinada com uma farinha de rosca e muito bem reutilizada virando a base da massa desse bolinho. Seguindo a mesma linha dos alimentos do prato tradicional, o recheio do salgado é composto por couve refogada no alho.

68. Canudinho de maionese: os canudinhos de maionese são um dos maiores clássicos de festas infantis e você com certeza vai adorar aprender o passo a passo da receita dessa massa, que poderá servir também para fazer pasteis.

69. Croquete de mortadela com queijo: petisco super tradicional em qualquer bar ou boteco, o croquete de mortadela com queijo é feito com ingredientes como parmesão, mostarda, cebola, alho, ovos, suco de limão, farinha de rosca e orégano, que juntos garantem um sabor incrível ao salgado.

70. Croquete de palmito pupunha: além do delicioso palmito pupunha fresco, a receita desse croquete leva ingredientes básicos como manjericão, requeijão e creme de leite, que deixam o salgado com uma textura bem cremosa. Para incrementar, sirva com um molho de limão cravo.

71. Pastel de feira: para não comprar uma massa pronta no supermercado e sempre ter em mãos ingredientes frescos, confira como preparar uma tradicional massa de pastel de feira, aqui recheado com queijo mussarela, tomate e orégano. Dica: para ele ficar com aquelas bolhas ao ser frito, adicione um pouco de cachaça na massa.

72. Risoles de milho: os apaixonados por receitas com milho não podem deixar de conhecer esse risole feito sem leite e sem ovos, ideal para os veganos. Apesar de ser recheado somente com milho verde, é um pastel muito cremoso, crocante e saboroso.

73. Cachorro quente: o cachorro-quente é outro item indispensável em festinhas de aniversário, pois é fácil de fazer e agrada a todos os gostos. Para o molho, frite uma cebola com azeite de oliva e adicione o extrato de tomate pronto, sal e pimenta a gosto. Depois, basta adicionar a salsicha cortada em fatias finas e deixar refogando por um tempo.

74. Hot dog no palito: esse hot dog no palito é excelente para servir de petisco em festas e pode ser facilmente preparado, pois nada mais é do que um enroladinho de salsicha feito com tiras de massa assada.

75. Bombons salgados: para quem pensava que os bombons só existem na versão doce, essa receita prova que é possível preparar um bombom salgado tão gostoso quanto. Eles podem ser feitos com vários recheios: presunto com ameixa, azeitonas com pasta de pimentão, peito de frango defumado com maionese, damasco seco, entre outros.

São salgados fritos, tradicionais, assados, integrais, sem glúten, veganos, entre outras diversas opções para você escolher as preferidas e fazer do cardápio da sua festa um sucesso.

PARA VOCÊ