31 receitas de salmão grelhado que são a pedida perfeita para o jantar

Por
Atualizado em 23.01.20

O salmão é um peixe com sabor delicado e sofisticado que muita gente adora comer. No entanto, seu preparo parece difícil e assusta cozinheiros iniciantes.

Publicidade

Escolher os melhores temperos e o modo de fazer pode ser um desafio. Com medo de perder o sabor do peixe, muita gente não arrisca levá-lo para a própria cozinha e acaba fazendo o mesmo cardápio.

Mas não é preciso ficar na mesmice! Aqui, você encontra 31 formas diferentes de incrementar o salmão. Aproveite o melhor desse prato saudável sem perder nada em sabor. Confira:

Receitas de salmão grelhado

1. Salmão grelhado simples: essa receita clássica e supersimples ensina como deixar o salmão douradinho na hora de grelhar. O tempero com limão, pimenta e azeite de oliva é garantia de um prato que ressalta o sabor do peixe.

2. Salmão grelhado com gergelim: o gergelim é uma ótima forma de deixar o salmão mais elaborado sem perder a simplicidade. Essa receita fica pronta em menos de dez minutinhos, é supersaudável e pensada especialmente para que o salmão seja a estrela do prato.

Publicidade

3. Salmão grelhado com gengibre: preparado com gengibre, molho de soja, mel, alho em pó e laranja, esse é um exemplo perfeito de como é possível combinar sabores mais fortes sem perder o charme e a delicadeza do salmão. O preparo é supersimples e rápido, mas lembre-se que o tempero precisa marinar por 30 minutos.

4. Salmão grelhado com shoyu e mel: esse método de preparo com shoyu e mel deixa o filé de salmão com um aspecto brilhante e uma cor muito bonita! Essa receita também pode ser feita na churrasqueira e inclui sugestões de acompanhamentos.

5. Salmão grelhado teppan: o teppan é o salmão grelhado no estilo japonês. O destaque vai para o mix de cogumelos e o hondashi, tempero com sabor de frutos do mar que ressalta os aromas do salmão. O agridoce também marca presença no prato, dando mais dimensões para o sabor.

Publicidade

6. Salmão grelhado com alecrim e limão siciliano: com temperos simples, mas muito marcantes, esse prato aromatizado com alecrim, pimenta e limão siciliano é preparado na brasa aberta para conseguir o máximo de sabor.

Receitas de salmão grelhado com crostas

7. Salmão grelhado com crosta de castanha e alcaparras: preparar esse prato sofisticado e saudável é muito fácil. Basta triturar castanhas-de-caju, alcaparras e temperos e colocar delicadamente no filé de salmão enquanto ele grelha.

8. Salmão semicru com crosta de gergelim: quem é fã do sabor do salmão cru, precisa experimentar essa receita. O peixe é apenas levemente selado na grelha e coberto com uma crosta de gergelim, shoyu e mel.

9. Salmão grelhado em crosta de quinoa: se tem algo que pode deixar o salmão ainda mais saudável, é uma crosta de quinoa. Essa receita simples temperada apenas com limão, sal e pimenta é perfeita para uma refeição leve, rápida e cheia de nutrientes.

10. Salmão grelhado com crosta crocante de castanha-de-caju: essa crosta é preparada com panko, castanha-de-caju triturada e ervas secas. O resultado é um prato aromático, com sabor original e superfácil de preparar.

11. Salmão grelhado com crosta de ervas: essa crosta cremosa preparada com manteiga e uma combinação perfeita de ervas e castanhas dá um toque superespecial ao salmão. Manjericão, alecrim e tomilho deixam o prato aromático e muito saboroso. A receita também inclui sugestões de acompanhamentos.

12. Salmão grelhado na crosta de gergelim: com apenas cinco ingredientes, esse salmão selado na frigideira é um prato sofisticado, cheio de cores e muito saudável. O gergelim é grelhado junto com os filés de salmão, o que confere um sabor tostado que combina perfeitamente com o peixe.

13. Salmão grelhado com erva doce em crosta de castanha: a erva-doce é a estrela desse prato, ressaltando o sabor do salmão. A receita ainda conta com outros temperos para deixar tudo ainda mais especial, como castanha-de-caju, pimenta cumari, mel e gengibre em pó.

Receitas de salmão grelhado com molhos

14. Salmão grelhado com molho cremoso: esse molho preparado à base de ricota e creme de leite conta com temperos como mostarda e endro para um toque aromático. Perfeito para destacar o sabor do salmão, esse molho é fácil de preparar e também pode ser usado com outros peixes.

Publicidade

15. Salmão ao molho de mostarda e mel: apenas com mostarda, mel e creme de leite é possível criar esse molho clássico e agridoce. A harmonização com o salmão grelhado é perfeita e o preparo é muito simples: basta misturar os três ingredientes para um molho cremoso e saboroso.

16. Salmão grelhado com molho cremoso de limão e mostarda: o molho é preparado à base de creme de leite, além de ser superfácil de fazer. A receita também ensina a preparar um suflê de cenoura que complementa muito bem o salmão grelhado com esse molho cremoso.

17. Salmão grelhado com molho de iogurte: substituindo o creme de leite pelo iogurte natural, esse molho é uma opção menos calórica. Além disso, o azedinho combina muito bem com o resto dos temperos, como a mostarda e o limão. O sabor do iogurte ressalta a delicadeza do peixe.

18. Salmão grelhado com molho de cogumelos: marinado por uma hora no whiskey com azeite, esse salmão grelhado sozinho já tem um sabor surpreendente. Para complementar, o molho de cogumelos paris e shoyu deixam esse prato verdadeiramente único.

19. Salmão grelhado com molho de mostarda dijon: mostarda dijon, manteiga e creme de leite é tudo que você precisa para preparar esse molho mais do que incrível. A receita inclui dicas para ajustar a consistência do molho de acordo com a sua preferência e sobre como grelhar o salmão com perfeição.

20. Salmão grelhado com molho de ricota: esse molho de ricota com iogurte é perfeito para realçar os sabores do salmão feito na brasa. O peixe é grelhado com manteiga, limão, cebolas e pimentão, tornando essa receita diferente e muito especial. As instruções também ensinam a fazer siri grelhado para acompanhar.

Receitas de salmão grelhado com acompanhamentos

21. Salmão grelhado com risoto de ervas: nada melhor para acompanhar um filé de salmão grelhado do que um risoto bem aromático. É o caso dessa receita com manjericão, salsinha, tomilho e alecrim, que compõem um risoto cremoso e muito saboroso.

22. Salmão grelhado com purê de beterraba e salsa criola: a salsa criola é um mix delicioso de cebola roxa, alcaparras e pimentas, já o purê de beterrabas com cardamomo traz um toque adocicado e colorido para esses acompanhamentos que incrementam o salmão com perfeição.

23. Salmão grelhado com pepino, abacate e iogurte: a salada de pepino, abacate e iogurte é um acompanhamento leve, saudável e sofisticado para o salmão grelhado. Como é servida crua, é fácil de preparar e conserva todos os seus nutrientes.

Publicidade

24. Salmão grelhado com risoto de limão siciliano: o risoto de limão siciliano é uma das variações mais aromáticas e fáceis de preparar desse prato. Esse é um sabor que harmoniza muito bem com o salmão, deixando que o peixe seja o destaque do prato. O risoto fica muito cremoso e é fácil de preparar!

25. Salmão grelhado com manga, salsa e purê de batata baroa: o purê de batata baroa é muito bem complementado pela salsa feita com pedaços da manga e pimenta. Esses acompanhamentos fáceis de fazer ficam perfeitos com o salmão grelhado com shoyu.

26. Salmão grelhado ao creme de espinafre: a receita desse creme de espinafre supernutritivo à base de creme de leite é muito simples de preparar. Basta adicionar os ingredientes em uma panela e mexer até engrossar. Fica pronto rapidinho, além de ser bem cremoso e cheio de sabor.

27. Salmão grelhado com molho de cream cheese e cuscuz de legumes: o cuscuz marroquino com alho-poró, abobrinha e cenoura fica delicioso! O curry é responsável por dar o toque exótico desse prato, que também acompanha um molho simples de cream cheese e pimenta rosa para o filé de salmão grelhado.

28. Salmão grelhado com arroz de amêndoas e nozes: com ingredientes aromáticos como alecrim e limão siciliano, esse salmão grelhado fica perfeito com o arroz especial. Preparado com amêndoas e nozes, ele realça o sabor do peixe, além de ficar com uma cor linda!

29. Salmão grelhado e legumes na manteiga: cenoura, abobrinha e alho-poró refogados na manteiga são a opção ideal para acompanhar esse salmão grelhado. Temperado com mostarda e mel, o peixe harmoniza muito bem com o sabor da manteiga e dos legumes.

30. Salmão grelhado e legumes gratinados: o salmão temperado com mel e shoyu casa muito bem com o sabor dos legumes gratinados no forno. Com creme de leite, queijo meia cura e mostarda dijon, para criar uma camada douradinha em cima dos legumes, esse prato é saudável, saboroso e fácil de preparar.

31. Salmão grelhado com pimentos: os medalhões de salmão são grelhados junto com pimentos, charlotas e limão siciliano. É uma receita de preparo simples e rápido, que também pode ser acompanhada com cuscuz marroquino. Apesar da simplicidade, os sabores são marcantes e a combinação é única.

O salmão grelhado é uma das carnes favoritas daqueles que se preocupam com a saúde, mas não abrem mão de uma refeição saborosa. Com essas 31 novas opções, você pode reinventar esse prato, experimentar com ingredientes diversos e descobrir todos as possibilidades que o salmão grelhado pode ter!