9 receitas de saltenha para lanches rápidos, nutritivos e deliciosos

Escrito por                          

À primeira vista a saltenha pode parecer um pastel assado ou uma empanada, mas ela tem seu encanto próprio. Típica da Bolívia, é consumida nas casas, ruas e praças, no café da manhã, almoço e lanche, e é uma ótima opção para uma refeição rápida, mas bastante nutritiva e saborosa. Abaixo listamos receitas que te ensinam a preparar a massa e alguns recheios. Conheça, prepare e se encante!

1. Saltenha de massa simples

Para começar, vamos aprender a preparar a massa da forma mais simples. Você precisa de farinha, margarina, água morna e sal, só isso. Aí é só misturar tudo, com as mãos mesmo, e depois abrir a massa com um rolo para rechear e assar.

2. Saltenha com fermento na massa

Essa massa precisa ser sovada por uns minutos, mas vale a pena porque ela fica bem macia e gostosa. Os ingredientes são aqueles que temos em casa: farinha de trigo, açúcar, fermento para pão, ovo, sal, óleo e água morna.

3. Saltenha com colorau na massa

Uma saltenha bem dourada e corada dá água na boca, né? Para conseguir esse tom, você deve acrescentar colorau aos ingredientes da massa. Se quiser inovar, para além da cor, pode acrescentar sabor usando páprica doce ou picante.

4. Saltenha com creme de leite na massa

Essa receita tem uma dica para deixar a massa ainda mais leve e macia: creme de leite. Além dele, os outros ingredientes são os esperados: farinha de trigo, ovo, margarina, sal, açúcar e colorau.

5. Saltenha com recheio de carne moída

Nessa versão, a banha de porco substitui a margarina no papel de dar gordura para a massa, dando um sabor a mais. No recheio, carne moída suculenta e temperada acompanhada de batata, azeitona, ovo cozido e uva-passa. Um lanche completo!

6. Saltenha com sabor brasileiro

A receita da massa é boliviana, mas os sabores do recheio são bem brasileiros. Carne moída, cheiro verde, milho… Uma mistura bem sucedida de cozinhas vizinhas num salgado simples e delicioso.

7. Saltenha com recheio de frango

Salgado de frango é um recheio clássico para o lanche em casa, em reuniões e festinhas. Com esse vídeo você aprende a preparar uma massa bem fácil de trabalhar (modelar, rechear e fechar) e ganha uma dica: para dar mais cor à sua saltenha, pincele o salgado com uma mistura de gema de ovo com óleo de dendê.

8. Saltenha com recheio de frango e batata

Para incrementar a saltenha de frango, deixá-la mais saborosa, nutritiva e macia, adicione cubinhos de batata cozida ao recheio. Um acréscimo simples e que não dificulta nem aumenta o tempo de preparo da receita, já que você pode cozinhar a batata enquanto prepara o frango.

9. Saltenha com recheio de filé mignon

Filé mignon é um corte muito macio e tem sabor próprio, dentro da saltenha ele empresta essas características para o recheio. O resultado é um salgado de carne, mas com mais sabor que o tradicional de carne moída.

Saltenhas não são as únicas delícias salgadas que nossos irmãos da América Latina têm a oferecer. Conheça as receitas de arepas e as de empanada e inspire-se no que há de melhor em nosso continente!

PARA VOCÊ