9 receitas de sarapatel que vão te surpreender com o sabor

O Nordeste possui uma culinária muito rica em sabor, aroma e variedade pois é resultado da influência e da fusão de diferentes povos: portugueses, índios e escravos africanos colaboraram com a mistura existente não só na comida, mas em toda a cultura da região.

Foi através dos portugueses que o sarapatel chegou ao nosso país e se tornou um dos símbolos da gastronomia nordestina. Muito bem temperado e com muito sabor, o sarapatel é um ensopado consistente que surgiu em Portugal, mas que foi adaptado aos ingredientes brasileiros. Esse prato é feito principalmente com as vísceras do porco, mas também pode ser feito com outros animais, como o cabrito ou o borrego, por exemplo.

Se você é fã de comidas com sabor nordestino, confira 9 receitas especiais de sarapatel para reproduzir em qualquer lugar do país.

Publicidade

1. Sarapatel fácil e rápido

Foto: Reprodução / Receiteria

Aprenda a preparar a receita especial de sarapatel do Receiteria! Você vai precisar apenas de cinco ingredientes: miúdos de porco, tomates, cebolas, limões, dentes de alho. Além disso, você pode adicionar os temperos que preferir, como, por exemplo, coentro, cebolinha, pimenta-do-reino, folhas de louro, etc.

2. Sarapatel com vinho tinto

Foto: Reprodução / Le Fouet

Esse sarapatel é bem simples de ser feito, você vai cortar os miúdos do porco e espremer limão sobre eles. Deixe descansar por 10 minutos antes de escaldar com água fervente. Depois, refogue na panela junto com os temperos e acrescente o vinho tinto para trazer um sabor especial ao prato.

3. Sarapatel com bacon, chili e vermute

Foto: Reprodução / Esperienze Di Tadini

O destaque dessa receita vai pra combinação dos miúdos do porco com uma das partes mais saborosas do animal: o bacon. Além disso, você vai usar a pimenta chili, sem sementes, e vermute, uma bebida alcoólica à base de vinho, para criar um sarapatel delicioso.

Publicidade

4. Sarapatel combinado com vinagrete

Foto: iStock

A receita que você vai aprender a fazer agora é super simples e tradicional, mas o que ela tem de diferente é o preparo de um vinagrete para ser servido ao lado do prato principal. Você também pode colocar farinha e pimenta no seu prato, junto ao sarapatel e ao vinagrete.

5. Sarapatel muito bem temperado

Foto: Reprodução / Outras Comidas

Apesar dessa receita vir diretamente de Portugal, o sabor do prato ainda é muito brasileiro. Você vai lavar os miúdos do porco com sumo de limão e reservá-los enquanto faz um caldo no liquidificador com uma lista extensa de temperos. Depois disso, vai misturar as partes do porco com o caldo e deixar marinar. Esse sarapatel deve ser servido apenas no dia seguinte.

6. Sopa de sarapatel

Foto: Reprodução / Outras Comidas

É hora de fugir do tradicional e aprender a fazer uma sopa de sarapatel. Refogue em uma panela os pedaços do porco (ou do animal que você decidir usar) e os temperos, acrescente água e deixe cozinhar por aproximadamente duas horas. Sirva sobre pão duro e coloque hortelã e rodelas de laranja no prato.

7. Sarapatel com colorau e tempero baiano

É hora de aprender uma receita muito simples de sarapatel, mas que ganha destaque pelo seu tempero. O colorau, responsável por trazer cor e sabor ao prato, e o tempero baiano, uma mistura típica da culinária nordestina, são os ingredientes de maior destaque na receita depois do porco.

8. Sarapatel com tempero batido

Publicidade

Para fazer essa receita, enquanto os miúdos do porco estiverem escaldando, você vai bater no liquidificador a cebola, o pimentão, o alho, o tomate, as folhas de louro, a cebolinha e a salsinha, criando um molho super saboroso. Coloque os pedaços do porco no molho e deixe marinar de um dia pro outro antes de finalizar o prato.

9. Sarapatel de carneiro

Os processos de preparo dessa receita não são muito diferentes dos que você já viu, o diferencial do prato está nos miúdos de carneiro que são utilizados aqui, substituindo os de porco. Mesmo sem o porco, o sarapatel de carneiro fica tão gostoso quanto o tradicional.

O sarapatel é um prato tipicamente nordestino e a culinária dessa parte do país é conhecida pelo tempero, pela ousadia e pela tradição. Se você é um apreciador das comidas do Nordeste, confira também receitas de acarajé e receitas de bobó de camarão para testar em casa.