29 receitas de scone que te farão enlouquecer com tanto sabor

Escrito por    

Geralmente preparado com cevada, trigo ou aveia, o scone é um pãozinho inglês que também é conhecido como “quick bread”, expressão utilizada para diferenciar os pães que não levam fermento biológico na receita.

Continua após o anúncio

De preparo super-rápido e essenciais para um café da manhã ou brunch caprichados, os scones costumam ser feitos em porções individuais, assim como os cupcakes. E mais: outro motivo que faz o scone se diferenciar de um pão simples é que a manteiga adicionada deve ficar em pequenos pedaços, dando uma textura toda especial.

Além disso, eles aceitam diferentes combinações e podem ser preparados em versões salgadas ou doces, com frutas, chocolates e outros ingredientes repletos de sabor. Confira 28 receitas de scones para fazer em casa e deixar o seu dia a dia muito mais apaixonante!

Scones salgados

Foto: Reprodução / Trem Bom

1. Scones de queijo simples: o preparo desses scones de queijo é muito simples, leva pouquíssimos ingredientes e fica com um ótimo resultado. Para incrementar a receita e deixar o café da manhã ainda mais gostoso, combine-os com um bom chutney, que contrasta perfeitamente com o queijo.

2. Scones de queijo e sálvia: superfáceis, práticos e rápidos de preparar, esses “pãezinhos de minuto” com queijo minas padrão ralado (você pode optar por outro queijo) e sálvia fresca picada (ou erva seca) ficam muito saborosos e quando assam deixam um aroma delicioso na casa.

3. Scones de bacon e cheddar: o resultado dessa receita são scones de bacon e cheddar que ficam prontos rapidinho e são simplesmente deliciosos. Para deixá-los ainda mais gostosos, você pode cortá-los ao meio e servir com uma camada generosa de requeijão, cream cheese ou manteiga.

4. Scones de queijo e cebola: perfeitos para um café da manhã no final de semana ou até mesmo para servir como sanduíches de festas, esses scones temperados com queijo provolone e cebola tostada e desidratada são muito cheirosos e chegam a dar água na boca!

5. Scones de queijo e maçã: tem coisa melhor do que um scone bem quentinho recém saído do forno? Essa é uma versão salgada que combina o queijo cheddar maduro com a maçã, que contribui para o scone ficar mais úmido e também com uma melhor consistência. Além disso, você pode substituir o leite por creme de leite fresco.

6. Scones de páprica e parmesão: essa receita de scones salgados leva iogurte natural não adoçado na massa e aposta em ingredientes repletos de sabor, como queijo parmesão ralado, páprica espanhola doce defumada, salsinha ou manjericão picado, manteiga, farinha de trigo e sal. Asse por dez minutos ou até que fiquem dourados.

Continua após o anúncio

7. Scones de pimenta calabresa: para preparar esses deliciosos scones e servir em diferentes ocasiões bem quentinhos, você vai precisar dos seguintes ingredientes: linguiça portuguesa ralada, pimenta calabresa, ovo, buttermilk, manteiga, orégano, sal, farinha de trigo e cebola desidratada em pedacinhos.

Scones de frutas

Foto: Reprodução / Kitchenlicious

8. Scones de mirtilo: se o objetivo é preparar algo bem gostoso, simples e que não leve muito tempo na cozinha, aposte nessa receita de scones de mirtilos frescos, que conta com ingredientes como manteiga, ovo, buttermilk, açúcar cristal, farinha de trigo e sal. Você pode substituir a frutinha por morangos frescos ou até mesmo por uvas passas.

9. Scones veganos de pera e gengibre: que tal preparar em casa scones doces e saudáveis para comer sem culpa a qualquer hora do dia? Essa é uma receita vegana simples de preparar que aposta em ingredientes saborosos como pera, gengibre ralado, manteiga, leite de coco, suco de limão e creme de coco. Se preferir, você pode fazer a receita com farinha integral.

10. Scones de banana e aveia: esses scones de banana e aveia são opções gostosas e nutritivas para um café da manhã especial em família. Prontos em apenas 20 minutinhos, eles ficam com um interior bem macio e um exterior crocante maravilhoso. Além disso, são perfeitos para acompanhar um cappuccino.

11. Scones de banana simples: além da banana, que fica simplesmente deliciosa quando vai ao forno, esses scones levam também outros ingredientes especiais, como gengibre em pó e extrato de baunilha, que juntos fazem uma combinação perfeita e podem deixar qualquer refeição na sua casa muito mais gostosa.

12. Scones de maçã e canela: especial para um lanche no final da tarde ou um brunch de domingo, essa receita de scones vai surpreender toda a sua família! Entre os ingredientes estão maçã vermelha, leite, canela em pó, açúcar, manteiga sem sal, farinha e sal. Depois de pronta, leve ao forno por aproximadamente 25 minutos.

13. Scones com compota de morango e ruibarbo: já pensou em incrementar uma receita simples e tradicional de scones com uma incrível compota de morango e ruibarbo? É uma combinação de sabores excelente que conta também com outros ingredientes marcantes como mel, suco de laranja e pimenta preta.

14. Scones de tâmaras: essa receita ensina a preparar um scone simples, leve e absolutamente delicioso recheado com tâmaras medjool. Caso elas não estejam suculentas, você pode colocá-las de molho em um pouco de suco de laranja para deixá-las bem hidratadas, por cerca de 30 minutinhos. Dica: tenha cuidado ao adicionar a noz moscada, pois em grande quantidade ela pode estragar o sabor dos scones.

15. Scones de uva passa: os scones de uva passa são outra boa alternativa para fazer bonito no café da manhã e ficam supergostosos quando combinados com manteiga ou geleias caseiras. Tenha em mãos ingredientes como farinha de trigo, uvas passas, ovos, essência de baunilha, açúcar e creme de leite fresco.

Continua após o anúncio

16. Scones de mirtilos e cranberrys: para quem gosta de frutinhas secas como mirtilos e cranberrys, essa receita de scones vai fazer o maior sucesso! Você vai precisar também de fermento químico, iogurte natural, ovos, manteiga sem sal, farinha de trigo, suco de laranja, sal e açúcar demerara.

17. Scones de limão: esses scones de limão são ótimos para consumo imediato, são superfresquinhos e contam com uma camada cítrica deliciosa por cima, feita com sumo de limão e açúcar de confeteiro. Além disso, a textura deles fica perfeita e você pode recheá-los da forma que preferir.

18. Scones de amora: o resultado dessa receita são saborosos scones de amora pequenos, que podem ser ótimos lanchinhos para servir em festas ou ocasiões especiais. Anote os ingredientes: amoras frescas ou congeladas, água, creme de leite, manteiga, açúcar, sal, fermento, farinha de trigo, açúcar de confeiteiro e suco de limão.

Scones de chocolate

Foto: Reprodução / Pamela Brandão

19. Scones de chocolate branco e morango: essa é uma receita doce supersimples que resulta em scones macios e muito gostosos, perfeitos para a sobremesa do final de semana. Fácil e rápida de fazer, ela leva chocolate branco, morangos e outros ingredientes básicos como leite, açúcar, essência de baunilha e manteiga sem sal.

20. Scones de chocolate branco e limão: aprenda o passo a passo de como preparar scones macios, cheirosos e extremamente saborosos, que combinam o doce do chocolate branco com o azedo do limão na medida certa e ficam irresistíveis quando consumidos quentinhos e fresquinhos.

21. Scones de chocolate branco e mirtilo: apesar do scone ser conhecido como um pão, essa receita mais se parece com biscoitos, com uma textura bem macia e quebradiça, porém repleta de sabor. Para o recheio, tenha em mãos mirtilos-passa e chocolate branco picado, que ficam ainda mais gostosos quando combinados com manteiga e geleias.

22. Scones de creme e gotas de chocolate: com uma massa bem firme, esses scones doces resultam em um bolinho supermacio por dentro e com uma crosta crocante e deliciosa por fora. É uma receita fácil de fazer que leva ingredientes como gotas de chocolate branco e preto misturadas, creme de leite fresco, manteiga sem sal, fermento, açúcar, farinha de trigo e sal.

23. Scones de chocolate branco e iogurte: saborosos, fáceis de fazer e perfeitos para matar a vontade de doce a qualquer momento do dia, esses scones de chocolate branco e iogurte natural não vão deixar a desejar! Aposte também em cranberrys secas ou uvas passas para dar um toque mais especial à receita.

Scones variados

Foto: Reprodução / Trem Bom

24. Scones de gengibre com coalhada: que tal fugir dos sabores tradicionais e inovar na receita de scones? Essa leva os seguintes ingredientes: farinha de trigo com fermento, gengibre em pó, sal, manteiga, açúcar, coalhada, açúcar cristal e ovos. Acrescente-os exatamente nessa ordem, para que a consistência final fique perfeita.

25. Scones simples: esses scones simples são perfeitos para servir no café da manhã ou chá da tarde acompanhados de outros petiscos saborosos. Fáceis e rápidos de fazer, eles levam apenas ingredientes básicos como farinha de trigo, manteiga sem sal, açúcar, fermento e leite. Vale a pena experimentar!

26. Scones de fubá, banana e castanha do Brasil: para um brunch caprichado, festa ou qualquer outra ocasião especial, aposte nesses scones de fubá, banana e castanhas do Brasil, que quando acompanhados de geleia de morango caseira ficam simplesmente um arraso! Sirva quentinho!

27. Scones de abóboras: além de contribuir com uma cor amarelada clara superbonita, as abóboras são saborosas e influenciam no resultado final dessa receita, deixando os scones bem leves. Para um toque ainda mais especial, adicione canela em pó. Depois, sirva com manteiga ou geleia.

28. Scones de batata doce: se tem batatas doces sobrando na sua casa, que tal aproveitar para preparar uma deliciosa receita de scones? Você vai precisar também de manteiga, mel, ovo, fubá e flocos de aveia. Eles ficam ótimos com manteiga salgada e geleia de laranja no café da tarde.

29. Scones de uva passa e semente de papoula: para preparar essa inovadora e saborosa receita de scones de uva passa e semente de papoula, tenha em mãos os seguintes ingredientes: farinha de trigo, açúcar cristal, manteiga sem sal, fermento, ovos, sal de Guerande e kefir (ou iogurte natural).

Indispensáveis nas mesas inglesas, os scones também vão muito bem no cardápio brasileiro e ficam simplesmente irresistíveis quando estão bem quentinhos, recém saídos do forno. O ideal é que sejam consumidos na hora ou, no máximo, dentro de até dois dias.

PARA VOCÊ