36 receitas de sopa de abóbora para esquentar o corpo

Escrito por    

A sopa de abóbora é uma delícia saudável que pode ser tomada nas mais diversas horas do dia. Você pode, por exemplo, fazer uma receita para o almoço em um dia, outra para o jantar e até mesmo para o lanche da tarde. As sopas são excelentes para melhorar a atuação do seu metabolismo pela quantidade de vitaminas e minerais que estão nelas.

Continua após o anúncio

Por isso, além de ser gostosa e simples de ser feita, a sopa melhora a saúde e ainda te ajuda a emagrecer. Quer coisa melhor? Meio difícil, né? Confira abaixo receitas deliciosas de sopa de abóbora para você mandar ver na cozinha e deixar todo mundo com água na boca.

Sopa de abóbora tradicional

Foto: Reprodução / Receitas da Tia Emilia

Foto: Reprodução / Receitas da Tia Emilia

1. Sopa de abóbora e cenoura: uma combinação monocromática ótima para desintoxicar e perder aqueles quilinhos é essa receita de abóbora com cenoura. Fica deliciosa, é super fácil de ser feita, além de ser extremamente saudável. O grão de bico e a páprica dão um toque especial na textura e no sabor do prato.

2. Sopa de abóbora: aquela sopa bem tradicional e rápida de ser feita para um lanche da tarde esperto e cheio de saúde. Você vai usar somente alho, cebola, água, abóbora, óleo, manteiga e sal. Depois de dourar os temperos é só cozinhar a abóbora e encher de água para virar aquela sopa deliciosa.

3. Sopa de abóbora assada: receitinha bem simples, mas também diferente daquelas mais tradicionais. No lugar de cozinhar a abóbora, você vai assá-la. Isso mesmo, não leu errado. Ela assada vai trazer uma textura e também um sabor bem diferente para a sopa. Fica ótimo e só tem cinco ou seis ingredientes.

4. Creme de abóbora e gengibre: receita bem saborosa para quem gosta da forte presença do gengibre. Além dele, o prato é feito com abóbora, cebola, salsinha, pimenta, sal e água, claro. O modo de preparo é bem simples, só colocar tudo na panela e depois bater no liquidificador. Fica uma delícia.

5. Sopa cremosa de abóbora com frango: para quem gosta de colocar carne em tudo, está aí a oportunidade de fazer isso em uma deliciosa sopa de abóbora. Receita mais complexa, com mais ingredientes, mas que você vai fazer com aquela facilidade de quem entende mesmo de cozinha.

6. Sopa de abóbora e batata doce: uma receita bem saudável de sopa de abóbora que além de trazer a sensação de saciedade, vai te dar força, energia e até mesmo massa magra para poder treinar bastante na academia e ir em busca do corpo dos sonhos. Ela ainda vai com uma pimenta calabresa para dar aquele sabor picante inesquecível.

7. Sopa de abóbora com hortelã: uma combinação que não é muito utilizada, mas que harmoniza super bem. O doce da abóbora combina muito com o frescor da hortelã, ainda mais em uma sopa que é quente e precisa de algo para dar um contraste legal. O gengibre também é muito importante nesse papel.

Continua após o anúncio

8. Sopa de abóbora com carne e cebola frita: delícia bem tradicional na mesa das famílias brasileiras é misturar a abóbora com uma carne de boi daquelas. No caso dessa receita, ela vai moída e junto com os diversos temperos que vão ser adicionados, fica simplesmente sensacional.

9. Sopa de abóbora e tomate: receita bem apetitosa e também simples de ser feita. Você vai usar os tomates, abóbora, cebola, alho, azeite, caldo de legumes, manjericão, sal e pimenta preta para dar aquele sabor especial ao prato. O preparo é fácil de aprender e o resultado não podia ser melhor.

10. Sopa de abóbora e coco: uma receita um pouco diferente, mas que também traz um sabor sensacional, principalmente para quem não tem medo de misturas exóticas. Além do coco e da abóbora, ela também leva camarões, pimentas diversas e até molho de peixe. É praticamente uma moqueca.

Sopa de abóbora com queijos

Foto: Reprodução / Cinco Quartos de Laranja

Foto: Reprodução / Cinco Quartos de Laranja

11. Sopa de abóbora com queijo de cabra: receitinha rápida com o sabor espetacular do queijo de cabra que vai fazer você repetir esse prato de sopa de abóbora algumas vezes. Vai usar poucos ingredientes, só cebola, alho, azeite, caldo de legumes e temperos junto com a abóbora. No fim, adiciona o queijo e pode correr pro abraço.

12. Sopa de abóbora com gorgonzola: receita deliciosa com queijo gorgonzola, o mestre dentre todos os queijos, o mais forte, nobre e praticamente perfeito. Além dele, você vai usar aipo, cebola roxa, alho, louro, pimenta do reino, pimenta da Jamaica e abóbora, claro. É simples de ser feito e o sabor é para os paladares mais refinados.

13. Sopa de abóbora com mascarpone: o bom dessa sopa é que ela dá uma textura e consistência bem diferente das demais que você viu até aqui. Por conta do mascarpone, o caldo fica bem grosso, mais parece um mingau do que uma sopa em si, mas o sabor fica bom. Vale muito a pena experimentar.

14. Sopa de abóbora assada com castanhas e queijo: combinação deliciosa e que se harmoniza perfeitamente. Abóbora, castanhas e queijo é um trio de deixar qualquer um com a boca aberta por bastante tempo. Além disso, o tempero do tomilho, do vinho branco, da pimenta-de-caiena e do caldo de legumes deixa tudo melhor ainda.

15. Sopa de abóbora com pêra e queijo Roquefort: receita bem exótica para aqueles que gostam de um paladar mais diferente e rebuscado. Nessa opção, você vai usar a abóbora, pera, o queijo Roquefort, canela, gengibre, cebola, alho, noz moscada e outros ingredientes que vão deixar o seu prato delicioso.

Sopa de abóbora com temperos marcantes

Foto: Reprodução / Veganana

Foto: Reprodução / Veganana

16. Sopa de abóbora com especiarias: essa deliciosa sopa de abóbora é recheada com especiarias que vão deixar o sabor dela mais especial ainda. Você vai usar anis estrelado, cravos, canela, alecrim fresco, caldo de frango, sal, pimenta e cebola. Tudo isso vai se juntar ao sabor do fruto e essa mistura vai fazer você repetir o prato algumas vezes.

Continua após o anúncio

17. Sopa de abóbora com curry: o curry é uma excelente especiaria que é muito utilizada em países orientais, que é de onde esse tempero veio. Na sopa de abóbora, ele traz um sabor forte e uma cor muito viva e bonita para a apresentação do prato. Na receita também vai o gengibre e o leite de coco que também ajudam no sabor.

18. Sopa de abóbora com pesto e tortellini: receita bem simples de ser feita e com um sabor fora do comum de tão gostoso. Primeiro porque você vai fazer uma maravilhoso molho pesto, além de tortellini de ricota e espinafres. As cenouras, a cebola e o alho dão o toque especial necessário ao prato.

19. Sopa de abóbora com tomilho: receita vegana e com muito sabor, já que o tomilho é praticamente um personagem principal nesse quesito dentro do prato. Além dele, você vai cozinhar a abóbora com abobrinha, tomate, cebola, pimentão vermelho, cheiro verde, sal e pimenta do reino.

20. Sopa de abóbora com gengibre: mais uma possibilidade para fazer uma deliciosa e forte sopa de abóbora com gengibre. Você vai usar cebola, alho, azeite, gengibre em pó, alho francês, caldo de vegetais, leite de coco, semente de abóbora, a própria abóbora, chá de páprica e um pouco de sal para finalizar o sabor.

21. Sopa de abóbora com capim limão e gengibre: o capim limão é uma especiaria muito especial, porque tem um sabor delicioso e combina muito com receitas salgadas como esta. Principalmente pelo fato de ela estar combinando com o também forte e refrescante gengibre. O que deixa o prato delicioso.

22. Sopa de abóbora com maçã e caril: prato com textura incrível, que com certeza vai te tomar pelo sabor e pela mistura de ingredientes diferentes, porém deliciosos quando se encontram. A maçã combinada com o caril vermelho e a abóbora é uma coisa de deixar qualquer um de boca aberta.

23. Sopa de abóbora com azeite de coentros: o coentro é um tempero bem forte que vai ajudar na presença do sabor desse prato que é simplesmente delicioso. Além dele, você vai usar muita abóbora, um pouco de chuchu ou batata, cebola, sal e azeite. É super simples de ser feito e fica muito apetitoso.

24. Sopa de abóbora com espinafres e gengibre: para terminar essa parte da lista, outra receita que mistura dois ingredientes pouco usuais, mas que nesse prato de sopa de abóbora ficam muito gostosos. Você vai usar a a raiz do gengibre descascada na preparação do prato e o espinafre vai no final, já na finalização.

Sopa de abóbora com combinações saborosas

Foto: Reprodução / Cinco Quartos de Laranja

Foto: Reprodução / Cinco Quartos de Laranja

25. Sopa de abóbora assada com tomilho e bacon: que bacon é vida todo mundo já sabe, mas o que poucos conhecem é essa receita maravilhosa que mistura bacon, abóbora assada e o tomilho para dar aquele sabor especial ao prato. Pra ficar ainda melhor, pimenta preta, cebola e alho.

26. Sopa de abóbora com shitake: para quem gosta de cogumelos, essa é uma combinação muito apetitosa. Você vai usar além da abóbora e dos shitakes, cebola, gengibre, caldo de legumes, folhas de louro, molho shoyu, óleo de gergelim, sal e pimenta do reino. Fica simplesmente sensacional .

27. Sopa cremosa de abóbora e leite de coco: o leite de coco é uma opção de textura e sabor que fica muito bom em praticamente qualquer sopa. Na de abóbora não seria diferente, já que ele combina muito com esse fruto. Você vai utilizá-lo no lugar da água e a cremosidade vai ser de ficar com água na boca.

28. Sopa de abóbora com granola salgada: receita bem gostosa feita com granola salgada que além do sabor forte também dá uma crocância e melhora a textura e a apresentação do prato que, normalmente, é muito linear. Você vai usar amêndoas, aveia e algumas sementes para preparar a granola.

29. Sopa de abóbora, quinoa e gengibre: receita super saudável para você tomar no almoço ou até mesmo no jantar. Vai usar a abóbora, quinoa, gengibre, azeite, água, sal, salsinha, cúrcuma, pimenta do reino fresca e a semente de abóbora na finalização. Fica uma delícia de sabor.

30. Sopa de abóbora e maçã verde: outra receita com maçã para provar que essa mistura é tendência e fica muito gostosa de verdade. Ela vai com alho, cebola, maçã verde, abóbora, suco de limão, gengibre, cebolinha, sal, pimenta, salsinha, leite de coco e azeite. É daquelas que você vai querer tomar enquanto estiver aguentando.

31. Sopa de abóbora com castanha-de-caju: uma mistura muito boa que garante o sabor forte da castanha junto com a sua própria natureza crocante. O que também melhora a apresentação do prato que pode ser servido em um almoço com amigos, por exemplo. É simples e rápida de ser feita.

32. Sopa de abóbora com espinafres e feijão: uma sopa com bastante sustância, como dizem por aí. Além da abóbora, ela vai com feijão cozido e folhas de espinafre. É para ter muita força e energia para poder pegar no pesado depois. O tempero fica por conta do azeite, da cebola do alho e do caldo de legumes.

33. Sopa de abóbora, alho-poró e feijão branco: alho-poró fica bom com praticamente qualquer coisa e nessa receita de sopa de abóbora não poderia ser diferente. Você vai fazer três processos, um primeiro para o feijão, depois para o caldo da abóbora e por fim a sopa com o delicioso e incrível alho-poró.

34. Sopa de abóbora com camarão picante: abóbora e camarão são dois produtos que juntos parecem ser melhores amigos de tanto que essa combinação dá certo. Nessa receita, eles ainda têm a companhia da cenoura, do alho francês, da cebola, do azeite e da cebolinha. Fica sensacional.

35. Sopa de abóbora com cação: receita bem gostosa e também super simples de ser feita, ótima para um almoço ou até mesmo um jantar em casa. Você vai usar o cação, a abóbora, folha de louro, cenoura, curgetes, cebola, alho, azeite, caldo de peixe, sal, coentro e até uma salsinha se quiser dar um sabor a mais.

36. Sopa de abóbora assada com vieiras: por fim, mas não menos melhor, essa deliciosa sopa de abóbora assada com as delicadas vieiras. Para dar certo, essa receita precisa ser bastante temperada. Por isso, ela vai com alho francês, cebola, gengibre, tomilho fresco, pimenta-de-caiena, manteiga e sal.

Agora que você já aprendeu dezenas de receitas diferentes de sopa de abóbora, é hora de colocar os seus conhecimentos em prática e mostrar que é uma excelente cozinheira amadora. Convide familiares e amigos e faça um prato daqueles para que eles vejam todo o seu poder na cozinha. Além disso, também prepare essas receitas para as suas refeições, elas vão ficar cada vez mais gostosas e saudáveis.

PARA VOCÊ