17 receitas de sopa de carne que são perfeitas para os dias mais frios

Escrito por Luiz Filipe Santos

A sopa é uma opção de refeição deliciosa e ótima pedida para os dias mais frios. O preparo da sopa de carne é prático e pode ser feito de diversas maneiras. Os ingredientes geralmente utilizados para compor o prato são, além da carne, os legumes e o macarrão.

As carnes utilizadas também podem variar e ir do músculo até o charque. É um prato que funciona bem tanto para as refeições cotidianas quanto para as ocasiões especiais, e harmoniza bem com queijos e pães. Confira uma seleção simplesmente irresistível de receitas de sopa de carne:

Receitas de sopa de carne simples

Foto: Reprodução / A CASA ENCANTADA

1. Sopa de carne com macarrão padre nosso: essa sopa de carne é feita na panela de pressão e possui um sabor muito gostoso. O primeiro passo é refogar a carne com azeite, cebola, alho-poró, salsão, alho e cubos de tomate. A água é, então, acrescentada ao preparo, que fica cozinhando na pressão. O prato ainda leva ingredientes como batata, cenoura, vagem, macarrão, sal e pimenta. A finalização fica por conta do cheiro-verde.

2. Sopa de carne moída, batata, abóbora e cenoura: essa sopa possui um preparo prático e é composta por carne moída, batata, cenoura, abóbora, alho, cebola, água e macarrão parafuso. O tempero marcante é feito com sal, pimenta e folhas de louro. A sugestão é servir com queijo ralado.

3. Sopa de carne moída e tomate: essa receita traz uma combinação deliciosa de carne moída, bacon e macarrão caracol. O preparo também leva ingredientes como tomate, pimentão, cebola e alho. Para temperar deve-se utilizar orégano, pimenta-do-reino, sal e pimenta chilli. O amido de milho dá uma textura cremosa para o prato, que vai te deixar com água na boca!

4. Sopa de carne moída e fubá: o preparo dessa sopa começa no liquidificador, batendo alho, cebola, tomate e água. A carne é refogada com sal até dourar e, então, deve-se acrescentar a mistura batida, a cenoura, a batata e o milho. Depois, o fubá é dissolvido em água e adicionado à sopa. A salsinha e a cebolinha são utilizadas para finalizar o prato.

5. Sopa de carne de músculo com macarrão: o caldo dessa sopa é composto por carne de músculo, bacon, azeite, louro, tomate e sal. Os demais ingredientes utilizados no preparo são: alho, cebola, mandioquinha, batata e cenoura. O tempero é feito com colorau em pó e o macarrão utilizado é o pipe rigate. A finalização é feita com sal rosa, pimenta-do-reino e azeite.

6. Sopa de carne e mandioca: essa receita traz uma mandioca cozida com caldo de carne e batida no liquidificador. A carne é refogada com óleo, alho e cebola. Então, todos ingredientes são misturados na panela e deve-se acrescentar sal. A sugestão é servir com salsinha, torradas e queijo ralado.

7. Sopa de carne com legumes: aqui o preparo da sopa começa refogando a carne com sal, pimenta, cebola e alho. Deve-se acrescentar, então, a água, o repolho, a cenoura, o chuchu, a vagem, a couve-flor, o brócolis e a abóbora. O resultado é um prato de sabor inconfundível e perfeito para servir para a família toda!

8. Sopa de carne, molho de tomate e legumes: a carne dessa sopa é cozida com azeite, alho, cebola, polpa de tomate e água. Depois, são acrescentados o macarrão, a ervilha, a mandioquinha, a cenoura e a beterraba. A água e o sal são adicionados por último e o cozimento deve acontecer até os legumes ficarem moles. É uma versão gostosa e prática!

9. Sopa de carne com tomate na pressão : essa sopa é feita na panela de pressão e é composta por músculo, azeite, sal, pimenta, vinho branco, cebola, cenoura, alho, talo de salsinha, noz-moscada, tomate pelado, batata, tomilho e louro. A finalização fica por conta das ervas frescas e o vinho também pode ser substituído por cerveja ou cachaça.

Receitas de sopa de carne especiais

10. Sopa de carne, legumes e parmesão: essa receita é prática e resulta em uma sopa apetitosa. A carne é salteada no azeite com alho, cebola, sal e pimenta. A mistura é coberta por água e, então, deve-se adicionar a casca do parmesão. Os legumes são acrescentados ao preparo e o manjericão e as lascas de parmesão finalizam o prato. É uma opção de gostinho irresistível e que vai te conquistar!

11. Sopa de carne seca, pinhão e cachaça: nessa receita o pinhão cozido é batido no liquidificador com um litro de caldo de carne. O bacon é frito em uma panela até ficar bem torradinho e, então, deve-se acrescentar a carne seca, a cachaça e a mistura batida. O preparo deve cozinhar por dez minutos e a finalização é feita com sal, creme de leite e salsinha picada. É um prato de textura inconfundível e que precisa entrar para o seu menu!

12. Sopa de carne, abóbora e cebola frita: essa sopa é feita com abóbora, cebola, tomate, óleo, alho, caldo de legumes, salsa, cebolinha, pimenta e sal. A carne moída é refogada e adicionada ao servir, juntamente da cebola frita e das ervas frescas. Uma sugestão é finalizar o prato com um fio de azeite.

13. Sopa de carne seca, mandioca e couve crisp: essa receita traz uma sopa composta por mandioca, caldo de legumes caseiro, cúrcuma, cebola, alho e sal. A carne seca é preparada com azeite, salsão e cebola roxa. O prato é montado com o creme da raiz por baixo, a carne no meio e o crisp por cima de tudo. É a pedida ideal para uma refeição que precisa de uma atenção especial.

14. Sopa de carne e capeletti: essa sopa traz uma combinação de capeletti, carne bovina e frango. O preparo também leva água, cebola e sal. O cozimento deve acontecer por até três horas. A massa deve ser acrescentada por último e a sugestão é servir com pão e queijo ralado.

15. Sopa de carne de charque com legumes: esse preparo de sopa vai te deixar salivando. O prato é composto por carne de charque cozida, tomate, cebola, pimentão, alho, arroz integral, legumes e macarrão. O tempero é feito com colorau e pimenta-do-reino. É uma versão nutritiva e de sabor marcante!

16. Sopa de carne moída e mandioquinha: essa sopa é feita de mandioquinha, cenoura, vagem, salsão, manteiga e cúrcuma. A carne é adicionada ao servir e é preparada com azeite, sal, pimenta, alho e tomate pelado. O prato deve ser acompanhado por cheiro-verde e possui um gostinho delicioso. É uma opção agradável e que fará sucesso na sua cozinha!

17. Sopa de carne e ervilha: essa receita traz uma sopa composta por ervilha seca, alcatra picada, cebola, alho, arroz, caldo de legumes e água. O preparo é feito na panela de pressão e o cozimento dura cerca de quinze minutos. A dica é servir com queijo parmesão ralado, que combina bem com o prato.

A sopa de carne é um prato gostoso e que pode ser feito de várias maneiras. As carnes e ingredientes utilizados são diversos e as combinações são de dar água na boca. É um prato que funciona bem para as mais diversas ocasiões. Confira também receitas de sopa de batata e espinafre!

PARA VOCÊ