27 receitas de sopa de ervilha que você vai ter que experimentar

A ervilha é um legume saudável, nutritivo e muito cultivado em todo o mundo. Ela possui benefícios para a saúde que vão desde o anti-envelhecimento até o fortalecimento do sistema imunológico.

O legume também é utilizado como ingrediente de muitos pratos, mas um de seus destaques é a sopa. As sopas feitas com ervilha podem ser as mais variadas, contando com opções com bacon, linguiça e também com cogumelos e ervas. Todas as opções são ótimas e não dão muito trabalho!

Confira uma seleção de receitas de sopas de ervilha que você vai ter que experimentar:

Sopas de ervilha com carnes variadas

Foto: Reprodução / COZINHA DAL BÓ

1. Sopa de ervilha com bacon: essa é uma receita irresistível e que conta com a combinação deliciosa da ervilha com o bacon. É um preparo simples, que consiste em cozinhar a ervilha com o tempero e acrescentar o creme de leite e o bacon. É o prato perfeito para os dias mais frios, pois essa sopa quando servida quentinha e com pães fica ainda mais gostosa.

2. Sopa de ervilha com alcatra: essa receita é prática e tem um sabor inconfundível devido a ótima combinação da carne bovina com a ervilha. O arroz é um ingrediente que entra no preparo para deixar a sopa com uma textura consistente e gostosa. O preparo é bem fácil pois só é preciso reunir os ingredientes em uma panela de pressão e esperar uns minutinhos.

Publicidade

3. Sopa de ervilha com bacon e mussarela de búfala: a praticidade dessa receita vai fazer você querer experimenta-la. É uma opção cremosa e que, combinada com os quadradinhos de bacon crocantes, fica com uma textura irresistível. Os pedaços de mussarela de búfala finalizam muito bem o prato, que vai ser uma ótima pedida na sua cozinha!

4. Sopa-creme de ervilha com linguiça defumada: a linguiça defumada e o azeite dão um toque especial a essa sopa de ervilha que tem um sabor delicioso. O preparo é feito no liquidificador e o creme de leite deixa a sopa mais cremosa e consistente. A pimenta calabresa dá um toque quente ao prato e é uma boa opção para aqueles dias em que o frio chega de repente.

5. Sopa de ervilha com bacon e alho poró: essa receita traz uma combinação de ervilhas secas e frescas, que são um diferencial pra o prato. O bacon e o alho poró são os acompanhamentos dessa sopa que é gostosa e fácil de fazer. O resultado é surpreendente e a dica aqui é servir com torradas.

6. Sopa de ervilha torta, lentilha, couve, risoni (orzo) e linguiça: essa opção de sopa de ervilha combina vários ingredientes deliciosos e vai te deixar com água na boca. A ervilha torta é preparada com risoni – que é uma massa supergostosa em formato de arroz – linguiça, lentilha e couve. O resultado é um prato delicioso e muito bem equilibrado.

7. Sopa de ervilha, bacon e frango: o diferencial dessa receita fica por conta do frango e da batata doce utilizados. Para deixar a sopa mais consistente e gostosa a dica é adicionar iogurte natural e requeijão. O prato tem um sabor gostoso e vai fazer sucesso na sua cozinha, deixando todo mundo salivando!

Publicidade

8. Sopa de ervilha com costelinha: a costelinha dá um sabor marcante a esse prato, que é bem fácil de fazer. O preparo consiste em cozinhar os ingredientes primeiro em uma panela e depois colocá-los no liquidificador. É uma boa opção para os dias friozinhos e para acompanhar um bom vinho!

9. Sopa de ervilha com bacon e croutons de abóbora: essa receita traz a ervilha acompanhada de cenoura e bacon, dois ingredientes que combinam muito bem com o legume. O tempero é inconfundível e leva alecrim seco, cebola, alho, azeite e tomilho. O prato tem um sabor singular e os croutons de abóbora entram para dar um toque final de crocância.

10. Sopa de ervilha com chouriço crocante: essa saborosa receita reúne o gostinho delicioso da ervilha com o marcante do chouriço. A sopa é temperada com caldo de legumes e alho, que harmonizam bem com a ervilha e o chouriço é servido como acompanhamento da sopa na forma de topping crocante.

Publicidade

11. Sopa de ervilha e bacon com vinho branco: a explosão de sabores proporcionada pela junção da ervilha com bacon, vinho branco e alho poró é o ponto alto dessa receita. O prato tem um preparo simples e surpreende pelo gosto singular. Os ingredientes harmonizam muito bem entre si e essa é uma ótima opção para o dia em que se quer fazer uma sopa diferente e gostosa!

12. Sopa de ervilha com camarão : essa receita é uma ótima opção para o final daquele dia cansativo e chuvoso, pois mistura ingredientes que combinam entre si e resultam em um delicioso prato. Aqui, a ervilha é combinada com o camarão e a ricota, que dão um toque saboroso ao preparo. A dica é servir com uma torradinha superespecial feita de massa de pastel!

13. Sopa de ervilha com bacon e linguiça : essa sopa de ervilha tem como ingredientes fundamentais o bacon e a linguiça calabresa, que formam uma dupla deliciosa. A receita resulta em um prato gostoso que consegue realçar o gosto nutritivo da ervilha. O louro utilizado dá um toque especial ao preparo.

Sopas de ervilha sem carne

Foto: Reprodução / TEMPERO ALTERNATIVO

14. Sopa de ervilha com hortelã e inhame: essa receita é bem rápida e combina a ervilha com inhame e hortelã. O prato fica com uma textura cremosa por causa do inhame e do azeite. A hortelã finaliza o prato deixando um sabor refrescante e que vai fazer sucesso naquele jantarzinho com os amigos.

Publicidade

15. Sopa de ervilha com creme de leite: essa receita tem uma consistência incrível que se deve a combinação do creme de leite com a ervilha. O tempero fica por conta do louro, do caldo de legumes, da cebola e do alho, que deixam a sopa com gostinho de quero mais. É uma opção ótima para o inverno e que merece entrar para seu cardápio culinário.

16. Sopa de ervilha com alho poró e coalhada seca: além da ervilha, o alho poró funciona como ingrediente chave dessa sopa. Combinado com a manteiga, ele dá o sabor marcante do preparo. A coalhada seca, servida como acompanhamento, finaliza o prato deixando-o com um gostinho especial.

17. Creme de ervilha com alho poró e pesto: essa receita combina muito bem os sabores variados dos ingredientes. A ervilha, aqui, é acompanhada do suco de limão siciliano, do alho poró e do molho pesto, resultando em sabor e textura singulares. O preparo é bem simples pois basta cozinhar tudo e bater no liquidificador, é uma ótima opção para quando não se tem muito tempo.

18. Sopa de ervilha com sorbet de aipo:essa é com certeza uma receita que vai te surpreender e te deixar com vontade de experimentá-la. Aqui, a sopa de ervilha também conta com espinafre e é servida com um sorbet feito de aipo. Isso mesmo, o preparo combina o quente com o gelado! É um prato diferente e que pode ser servido em uma ocasião especial.

19. Sopa de ervilha simples: o caldo de legumes concentrado é o tempero principal dessa sopa e dá a ela um gostinho ótimo. A receita é bem fácil e consiste em cozinhar os ingredientes na pressão e depois finalizar com um mixer. Para servir, a dica é salpicar com salsinha e comer com croutons.

20. Sopa de ervilha com cenoura: essa versão de sopa de ervilha conta com a cenoura como acompanhamento principal. O tomate também entra para dar um toque especial ao preparo e o cheiro verde deixa aquele gostinho inconfundível. É uma boa opção para quem quer dar uma diversificada na sopa do dia a dia.

21. Sopa de ervilha vegana com castanha de caju: uma boa opção para os veganos, essa sopa combina o sabor da ervilha com a crocância da castanha de caju. O tempero fica por conta da cebolinha e do manjericão, que funcionam bem juntos, deixando o prato harmônico e delicioso.

22. Sopa de ervilha com pesto: essa receita reúne o sabor marcante do molho pesto com o da ervilha. É uma opção boa pra quando não se tem muito tempo, pois é rápida, leva por volta de 15 min, leve e gostosa. Esse é um preparo que precisa entrar paro o seu menu!

23. Sopa-creme de ervilha com bouquet garni: o bouquet garni é um arranjo de ervas aromáticas, salsa, louro e tomilho, que auxilia no tempero dessa sopa deliciosa. Outro diferencial da receita são as batatas que são utilizadas junto com a ervilha, que ajudam a dar uma consistência mais cremosa. A dica é servir com queijo ralado e salsinha picada.

Publicidade

24. Sopa de ervilhas e açafrão e erva doce: essa sopa de ervilhas traz como acompanhamentos para o legume, açafrão, batata, manteiga, erva doce e queijo parmesão. O sabor que resulta da combinação desses ingredientes é ótimo e essa é uma receita que vai muito bem servida com croutons e um vinho.

25. Sopa de ervilha, courgette e hortelã: courgettes são comumente conhecidas como abobrinha italiana, e entram nessa sopa para dar um toque todo especial. Aqui, a ervilha é combinada com a abobrinha e o frescor da hortelã, resultando em um prato gostoso e nutritivo!

26. Sopa de ervilha com ovos escaldados: essa receita traz a sopa de ervilha muito bem temperada com alho-francês, azeite e cebola. O preparo é simples, cozinhando os legumes até chegarem no ponto de sopa e o complemento final do prato é um ovo escaldado, que deixa tudo ainda mais gostoso!

27. Sopa de ervilha com funghi: essa sopa de ervilha tem o cogumelo funghi como acompanhamento principal, que harmoniza muito bem o prato. É uma opção leve, prática e deliciosa, que vai fazer sucesso do seu dia-a-dia!

A ervilha é um legume que vai bem com ingredientes variados e é uma ótima opção para aquela sopinha dos dias mais frios. Depois de ver todas essas receitas, você vai ter que experimentar a sopa de ervilhas que mais te chamou atenção!