13 receitas de sopa de inhame que vão aquecer o seu coração

O inhame é um tubérculo rico em fibras e proteínas e surpreende por sua versatilidade. É possível preparar pratos doces e salgados com essa delícia. Queridinho de quem está de dieta, o alimento é perfeito para quem quer emagrecer, pois proporciona mais saciedade.

Publicidade

Nesses dias mais fresquinhos, nada mais gotoso do que preparar uma sopa quentinha e saborosa. Para quem gosta de sopas mais encorpadas, a sopa de inhame pode ser a opção ideal. Cenoura, batata-doce, ervilha e abobrinha são alguns dos ingredientes que podem ajudar a compor essa delícia.

Se você quer preparar uma janta no capricho, então confira essa seleção de 13 receitas de sopa de inhame e se delicie!

1. Sopa de inhame simples

Para começar do básico você vai precisar de inhame, cebola, cenoura, azeite, sal e água. O primeiro passo é juntar a cebola, o azeite e o sal e levar à uma panela. Refogue até que fique mole. Em outra panela, cozinhe a cenoura e o inhame até que fiquem bem macios. Por último, bata tudo em um liquidificador para obter um creme bem bonito. Volte à panela, esquente e aproveite!

Publicidade

2. Sopa de mandioquinha com inhame

Inhame com mandioquinha é a uma combinação perfeita! Aqui, esses dois tubérculos são usados para fazer uma deliciosa sopa que vai fazer um carinho no seu estômago. A dica para deixar tudo bem uniforme é usar um mixer para triturar todos os ingredientes.

3. Sopa de espinafre com inhame

Publicidade

Além de ser muito gostosa, essa receita é supersimples de fazer. Atenção para os ingredientes: inhame, alho, cebola, espinafre, água, sal, pimenta do reino, ovo e azeite. Se quiser, você também pode congelar esse creme. Ele dura até três meses no congelador!

4. Sopa de inhame com cenoura

Você pode ter uma janta completa, balanceada e deliciosa em menos de 20 minutos. Aqui, tudo o que você precisa fazer é bater muito bem os ingredientes no liquidificador e depois levar para a panela para esquentar. Está pronto!

5. Sopa de inhame com cardomomo

Inhame descascado, água, azeite, alho, cápsulas de cardamomo, cebolinha, sal, pimenta e castanha do Brasil são os ingredientes necessários para preparar essa delícia. Mas atenção: o cardomomo tem um sabor bem forte, então cuidado na hora de misturar com os outros ingredientes.

6. Sopa de inhame, abóbora e batata doce

Aqui, os sabores ficam bem balanceados: a abóbora e a batata-doce dão um sabor mais adocicado para a receita. Já o inhame não tem um sabor muito intenso, mas confere uma cremosidade especial à receita.

7. Sopa de inhame com agrião

Quem gosta de agrião vai se deliciar com essa sopinha. Nessa receita, ele é o ingrediente que dá o sabor único para a sopa. Tenha em mãos também alho picado, cebola picada, manteiga, caldo de legumes, inhame, sal e pimenta!

Publicidade

8. Sopa de inhame com alface

Para começar, você precisa refogar o alho, a cebola e o inhame no azeite por aproximadamente três minutos. Depois, acrescente o caldo de legumes e o alface e cozinhe em fogo baixo até que o inhame fique macio. Deixe essa mistura esfriar um pouco e bata no liquidificador. Volte para a panela e aqueça mais um pouco. Tempere da maneira que preferir e está pronto para servir!

9. Sopa de inhame com hortelã e ervilha

Aqui, a combinação de ervilha com hortelã provoca uma explosão de sabores que irá surpreender o seu paladar. O sabor adocicado da ervilha é um casamento perfeito com o frescor da hortelã. Uma dica é adicionar as ervilhas no final do cozimento, pois elas cozinham bem mais rápido que o inhame.

10. Sopa de inhame com curry

Muito rápida e prática, essa receita leva apenas manteiga, cebola, curry em pó, inhame e caldo de legumes. Uma dica é acrescentar mais água ou caldo caso você queira uma consistência mais líquida. Agora, se você quiser uma sopinha mais cremosa, deixe ferver por um tempo maior.

11. Sopa de inhame, abobrinha e cebola

Essa receita de sopa de inhame é um verdadeiro carinho no seu estômago. Em uma panela, refogue a cebola e junte as abobrinhas, o inhame e o caldo de frango. Cozinhe até que fique tudo bem macio. Transfira para o liquidificador e bata tudo muito bem. Volte essa mistura para a panela, tempere e deixa cozinhar mais um pouco. Está pronto!

12. Sopa detox de inhame

Publicidade

Para quem adora uma sopinha, mas está de dieta, essa pode ser a opção ideal. Feita com ingredientes saudáveis e que garantem uma refeição balanceada, essa sopa é simplesmente deliciosa. O melhor de tudo é que além de ser detox, ela também é anti-inflamatória.

13. Sopa de inhame com agrião e gergelim branco:

Para quem procura algo mais sofisticado, essa receita é perfeita. Feita com inhame, gergelim branco, agrião, azeite e sal, essa sopa é saudável, gostosa e muito cremosa. O melhor é que ela é vegana, ou seja, quem não come nada que tenha origem animal pode aproveitar!

Aproveite para deliciar a sopa de inhame nos dias mais friozinhos ou em qualquer ocasião que queira comer algo mais quentinho. Veja também dezenas de receitas de sopa de batata para aproveitar o que esse prato tem de melhor.