6 receitas de sopa paraguaia para ter uma surpresa boa e saborosa

Apesar do nome, a sopa paraguaia não tem nada de sopa! Ela é, basicamente, uma torta salgada feita com fubá, cebola e leite. Muito famosa na região do Mato Grosso do Sul, essa receita costuma ser consumida no café da tarde e nos demais lanchinhos entre as refeições.

Publicidade

Sua textura é leve e contrasta com o gosto marcante da cebola, o que resulta em uma explosão de sabores única. Para potencializar ainda mais a torta, escolha o seu queijo favorito e utilize-o para compor a massa. A seguir, você aprende a preparar uma sopa paraguaia no capricho.

1. Sopa paraguaia tradicional

Reproduzindo as receitas mais clássicas, essa opção é composta por flocos de milho, queijo minas, leite, cebola, óleo, ovo, fermento em pó, sal e pimenta. Prepare a massa misturando todos os ingredientes, leve-a para assar por cinquenta minutos e pronto – é só aproveitar!

2. Sopa paraguaia com milho-verde

Publicidade

Essa opção é a prova de que pode ser muito simples potencializar as suas receitas. Aqui, o fubá é substituído pelo milho-verde, o que acentua significativamente o sabor da torta. O preparo também leva farinha de milho, leite integral, cebola, manteiga e queijo mussarela.

3. Sopa paraguaia com cebola roxa

Se você é mais ousado(a) e não gosta de se prender ao tradicional, vale a pena direcionar a sua atenção para essa opção. O ingrediente de destaque, aqui, é a cebola roxa, mas o preparo também pede flocos de milho, fermento em pó, ovo, leite, óleo, mussarela, orégano e pimenta.

Publicidade

4. Sopa paraguaia com queijo gratinado

Além de deixar qualquer prato mais gostoso, o queijo gratinado dá um conforto ao coração de quem saboreia a receita. Para ter esse resultado maravilhoso em casa, separe fubá, leite, ovo, cebola, fermento em pó, queijo branco e parmesão. Aí é só colocar a mão na massa e arrasar!

5. Sopa paraguaia com queijo colonial

Misture, em uma panela grande, todos os ingredientes da massa. Mexa constantemente até que o queijo colonial derreta e alcance uma consistência mais grossinha. Disponha a massa em uma forma de sua preferência e, para finalizar, leve a sopa ao forno por quarenta minutos.

6. Sopa paraguaia com tomates

Foto: iStock

Essa versão te ensina a preparar uma saladinha de tomates para acompanhar a sopa paraguaia. A massa da receita, por sua vez, é feita com farinha de milho, leite integral, fermento em pó, manteiga, ovo, cebola e queijo meia cura. Não perca a chance de provar!

Se você realmente gosta de receitas que levam milho ou fubá, outra sugestão incrível para o seu café da tarde é o bolo de Milharina. Saiba como prepará-lo e dê um show na cozinha!