27 receitas de sorvete de chocolate para se lambuzar e querer mais

Escrito por    

Se fosse possível misturar o calor e a festa do Carnaval com a doçura da Páscoa, acrescentar a alegria do Dia das Crianças, juntar os sorrisos do Natal e salpicar com a felicidade de comemorações de aniversário, com certeza teríamos sorvete de chocolate.

Continua após o anúncio

Essa sobremesa acaba tendo um conceito amplo, cabem muitas receitas nessa categoria. Listamos algumas aqui para você se deliciar e as opções vão desde as mais simples, passando pelas veganas e chegando às incrementadas com biscoito e outros ingredientes. A festa é sua, comemore, saboreie e comece de novo!

Sorvetes simples à base de creme de leite

1. Sorvete de chocolate caseiro: a receita começa com uma gemada com chocolate em pó e açúcar, que é misturada a uma ganache de chocolate com creme de leite e leite. Depois de cozinhar essa mistura até engrossar, é hora de levar para gelar e, quando começar a congelar, bater mais um pouco para deixar a massa bem aerada. Você deve repetir esse procedimento duas vezes e depois deixar congelar totalmente até a textura estar certa.

2. Sorvete de chocolate de 3 ingredientes: leite condensado e creme de leite, bem gelados, cacau em pó e uma batedeira é tudo o que você precisa para poder fazer um sorvete de chocolate cremoso. E, se quiser deixar a receita ainda mais gostosa, pode acrescentar pedacinhos ou gotas de chocolate para dar textura e deixar o sorvete ainda mais chocolatudo.

3. Sorvete mousse de chocolate: como o nome anuncia, esse sorvete fica bem cremoso. O segredo está em usar claras em neve, com picos bem firmes. Além delas, creme de leite, chocolate meio amargo e açúcar. Só isso, e paciência para esperar no mínimo três horas até o creme congelar e atingir o ponto de sorvete. Mas, claro, a espera vale muito a pena!

4. Sorvete de chocolate meio amargo: doce sem ser excessivamente doce, essa receita é ótima para quem gosta do sabor do chocolate amargo e do cacau. E pode ser feita sem sorveteira nem batedeira. Você cozinha um creme com cacau, leite, açúcar, amido de milho e chocolate amargo, e depois leva ao congelador e mistura bem até que chegue à consistência ideal. É daquelas receitas que se tornam a favorita rapidinho.

5. Sorvete de chocolate com glicose líquida: sorvete de chocolate básico, simples. E, exatamente por isso, delicioso. O preparo também é simples e com um pequeno segredo: o uso de glicose líquida para ajudar a dar textura para a massa.

6. Gelato de chocolate: outra receita com ingrediente “secreto” com função especial. Nesse caso, o sal entre para impedir que cristais de gelo se formem no sorvete. Assim, ele mantém a cremosidade e você não precisa tirar do congelador com antecedência na hora de servir e comer. Um sorvete pronto para todas as horas.

Continua após o anúncio

Sorvetes simples com bases variadas

7. Sorvete de chocolate à base de banana: fazer sorvete usando banana já é receita conhecida. A novidade aqui é acrescentar leite condensado e um pouco de leite para deixar o sorvete mais cremoso e gostoso. É só bater banana, leite condensado, leite, chocolate em pó e essência de baunilha e deixar congelar por, pelo menos, 4 horas. Fácil, fácil.

8. Sorvete de chocolate à base de doce de leite: muitas receitas de sorvete caseiro são feitas com creme de leite e leite condensado, essa receita aqui substitui o leite condensado por doce de leite, dando um toque caramelado ao sabor. Se você tiver emulsificante, a textura do sorvete ficará ainda melhor, mas se não tiver dá certo do mesmo jeito.

9. Sorvete de chocolate com biomassa de banana verde: receita com ingredientes saudáveis, ideal para quem quer curtir um doce gostoso sem abrir mão da vida fit. Além da biomassa de banana verde, o sorvete é feito com leite integral, ameixas, cacau, baunilha, chocolate meio amargo e melado. E você só precisa bater os ingredientes no liquidificador, nada de cozinhar.

10. Sorvete de chocolate vegano: tão cremoso e gostoso que até quem torce o nariz para comidas veganas vai adorar! E nada de ingredientes difíceis, caros, estranhos. Só leite de coco, chocolate, óleo de coco, açúcar, baunilha e sal. Ah, uma dica importante, que vale para a vida toda e não só essa receita: quando for bater o creme quente no liquidificador, coloque a tampa e, se possível, segure a tampa usando um pano. Líquidos quentes, quando batidos, podem “pular” para fora do liquidificador e causar queimaduras.

11. Sorvete de chocolate vegano com batata doce: não pode comer leite, leite condensado nem creme de leite? Sem problemas, vamos de purê de batata doce. Sério. Purê de batata doce, leite de coco, chocolate amargo, essência de baunilha e uma pitada de sal. Fica delicioso e… deve contar como dieta da maromba, né? É saudável e muito nutritivo!

12. Sorvete funcional de chocolate: só ingredientes saudáveis e nutritivos: banana, cacau, biomassa de banana verde e leite de coco para a massa do sorvete, sementes de chia e nibs de cacau para decorar. Opção perfeita para quem quer se jogar numa sobremesa, mas sem perder o controle da alimentação saudável.

Sorvetes especiais

13. Sorvete de Ovomaltine: milkshake de Ovomaltine a gente já sabe que é uma delícia, então que tal um sorvete desse sabor que é mania nacional? A lista de ingredientes é um pouco maior do que as que vimos até aqui, mas cada um deles tem papel importante no resultado final – que é apenas divino.

14. Sorvete de Chicabon: sabor que é presença constante no topo da preferência nacional, Chicabon tem um quê a mais de sabor que os sorvetes simples, mas sem exigir mais no seu preparo. A única parte difícil em relação a ele é resistir.

15. Sorvete de brigadeiro bem cremoso: você está com vontade de comer brigadeiro e está muito calor? Sorvete de brigadeiro é a solução para os seus problemas! Uma parte do brigadeiro, ainda em ponto de comer de colher, é misturado com creme de leite fresco batido para formar o sorvete e a outra parte é distribuída na massa do sorvete. Assim, o resultado é um sorvete cremoso com bocaditos de brigadeiro. É de atualizar as definições de paraíso!

Continua após o anúncio

16. Sorvete de chocolate crocante: sorvete de chocolate com pedacinhos de biscoito! Essa receita vai despertar – e agradar muito! – a criança que há em você. E é tão simples de fazer que até criança consegue. Você só precisa fazer um creme de chocolate com leite condensado, leite, amido de milho e chocolate em pó, misturá-lo com creme de leite e um merengue (claras batidas com açúcar) e levar ao congelador para chegar à textura correta. Depois, é servir com pedaços de biscoito e se deliciar!

17. Sorvete de chocolate com café: um cafezinho depois do almoço é indispensável. Que tal juntá-lo à sobremesa? A base leva leite, leite condensado, chocolate amargo, chocolate em pó e, claro, café. Para deixar o sorvete com ainda mais cara de sobremesa, sirva com calda de chocolate.

18. Sorvete de chocolate com leite em pó: acrescentar leite em pó à receita básica de sorvete: sim ou muito sim? Pois é, você bate os ingredientes no liquidificador por 2 minutos, leva ao congelador por 4 horas, bate por mais 2 minutos e devolve ao congelador por 10 horas até atingir a textura correta. Na hora de servir, colheradas de leite em pó dão ainda mais sabor ao sorvete.

19. Sorvete de Kit Kat: até tem versão industrializada no mercado, mas, além de ser mais barato fazer em casa, o sabor fica ainda mais intenso. E é fácil de fazer! São poucos ingredientes (além, claro, de Kit Kat, chocolate em pó, água quente, leite condensado, chocolate ao leite e creme de leite fresco) e poucas etapas de preparo. Você nunca mais vai querer a versão do mercado!

20. Sorvete chocolatudo de Kit Kat: ingredientes diferentes, preparos diferentes, resultado também diferente, claro. O que não muda é o sabor de Kit Kat, presente, intenso. Nessa versão, o sorvete é feito com creme de leite, gemas, açúcar, chocolate meio amargo e Kit Kat, e finalizado com muitos pedaços do chocolate, o que faz de cada colherada uma porção chocolatuda de pura delícia.

Sorvetes feitos na sorveteira

21. Sorvete de chocolate com whisky: o contraste do doce do chocolate com o amargo do whisky traz um sabor incomum, um gosto de novidade que combina tanto com dias quentes quanto com dias mais frios. Por ter álcool, o sorvete fica menos firme, duro, mas ainda consistente e bastante cremoso.

22. Sorvete trufado de chocolate: a base dessa receita é a mesma de outras: cozinhar leite e chocolate em pó e jogar esse creme numa mistura de gemas com açúcar, acrescentar chocolate amargo derretido e cozinhar mais um pouco. O que torna essa receita especial é o caramelo que é misturado à massa antes que ela seja transferida para a sorveteira. Chocolate com caramelo não tem como dar errado, né?

23. Sorbet de chocolate: sorbet é um sorvete à base de água, isto é, sem gordura. Normalmente é feito com frutas, mas essa receita é mais um exemplo de que com chocolate tudo sempre fica melhor. Além de água e chocolate, a receita leva açúcar cristal, cacau em pó, uma pitada de sal e amêndoas de cacau (opcional). E você só precisa cozinhar os ingredientes, bater o creme resultante e o gelar por 4 horas. Depois é hora da sorveteira trabalhar.

24. Sorvete de chocolate intenso: a base dessa receita é um creme cozido de creme de leite, leite, açúcar, mel e baunilha. A esse creme são acrescentados gemas e chocolate meio amargo derretido. Simples de fazer e, com baunilha e mel, o chocolate meio amargo ganha destaque, intensificando seu sabor.

25. Sorvete de chocolate com cerveja stout: cerveja stout e chocolate harmonizam bem quando consumidos juntos e, nesse caso, essa harmonização é explorada ao máximo. Se você acha que quanto mais doce melhor, essa receita não é para você; mas se você gosta das possibilidades que um pouco de amargor pode trazer a uma sobremesa, prepara a panela porque você precisa experimentar esse sorvete!

26. Sorvete de chocolate com água de flor de laranjeira: outra combinação que nunca falha é chocolate com laranja. A receita parte de um creme inglês, o chocolate amargo e a água de flor de laranjeira dão o sabor e os cubinhos de laranja cristalizada reforçam o sabor e dão textura. Doce na medida certa e refrescante.

27. Sorvete de chocolate com violeta: um sabor incomum para fechar nossa lista. Partindo da mesma base da receita anterior, o creme inglês, essa receita inova ao acrescentar essência de violeta ao sorvete. Não é um ingrediente comum, então, caso você não o encontre, pode se inspirar no sabor floral e criar outras combinações!

Essas receitas despertaram seu apetite para outras possibilidades, outros sabores, outras combinações, certo? Então não deixe de conferir as receitas de sorvete de morango (outro sabor clássico) ou, se preferir receitas ainda mais fáceis de fazer, as de sorvete de gelatina. Vai ser difícil escolher uma só – felizmente, não precisamos nos contentar só com uma!

PARA VOCÊ