27 receitas de strogonoff de carne que vão surpreender sua família

Escrito por                          

O strogonoff é um prato originário da Rússia do século 19 e dizem que seu nome é uma homenagem a uma família desse país, os Stroganovs. Há também uma teoria que diz que o nome pode ter vindo do verbo strogat, que quer dizer algo parecido com “cortar em pedaços” em russo. Independente de onde surgiu o termo que denomina o prato, essa é uma receita de sucesso e muito comum nas cozinhas brasileiras.

Sua fama é tão grande que existem muitas maneiras diferentes de fazer esse prato e ingredientes distintos também são usados para que vários paladares sejam contemplados com o seu preparo e com o seu sabor. Porém, o strogonoff com carne de boi é uma das variações mais tradicionais.

Se você adora um bom strogonoff de carne e quer conhecer novas maneiras de apreciar esse prato em casa, confira as receitas a baixo.

Receitas simples de strogonoff de carne

Foto: Reprodução / panelaterapia

1. Strogonoff de carne rápido: essa é uma receita para quando você quer se deliciar com um strogonoff, mas não tem muito tempo para ficar na cozinha. Por isso, com essa opção, você aprende como preparar o prato em menos de meia hora.

2. Strogonoff de carne muito prático: essa é outra receita de strogonoff bem rápida de ser preparada, e, além disso, a lista de ingredientes é mais curtinha do que a opção anterior. Para melhorar ainda mais, o prato leva requeijão, o que faz com que a textura também fique muito mais cremosa e com um gostinho de dar água na boca.

3. Strogonoff básico de carne: essa é uma receita que pede o uso do champignon fresco para o seu preparo, esse item faz com que o gostinho do strogonoff fique muito mais gostoso e ainda mais saudável. Mas nem por isso o modo de preparo é complicado e a lista de ingredientes também não é nada extensa. Por isso, vale a pena testar em casa.

4. Strogonoff de carne com pouco molho: se você está procurando por uma receita de strogonoff mais sequinha, em que a carne seja a protagonista do prato, que tal conferir essa opção? Ela é ideal para quem não quer um prato muito molhado, mas ainda sim quer sentir o gostinho de um bom strogonoff.

5. Strogonoff de carne sem tomate e com conhaque: já pensou em deixar o tomate de lado no preparo do seu strogonofff? Essa é a sugestão dessa receita, que fica com um molho marrom clarinho e com um sabor delicioso. Para que a carne fique ainda mais gostosa, a dica é usar conhaque ou whisky no seu preparo.

6. Strogonoff de filé mignon: essa é uma receita que leva mostarda, o que faz com que a cor do prato fique bem amarelada. Além disso, a carne é flambada com conhaque, o que dá um gostinho especial ao strogonoff. É uma pedida com poucos ingredientes, mas que pode surpreender na sua mesa.

7. Strogonoff de carne com muito molho: se você adora um strogonoff com bastante molho, deve conhecer essa receita. Aqui, até o leite entra em cena para que o caldo seja abundante e seu prato fique bem molhadinho.

8. Strogonoff de carne simples: quer preparar um strogonoff de carne que só precisa de cinco ingredientes? Então, essa é a opção ideal para você. Mesmo com uma lista de itens bem curtinha, essa receita fica com um sabor super especial e pode fazer o maior sucesso!

9. Strogonoff de carne sem tomate simples: essa é outra receita em que o tomate é deixado de lado, mas que também fica com um gostinho irresistível. Então, se você não quer usar muitos ingredientes e nem passar muito tempo na cozinha, pode experimentar essa opção.

Receitas mais elaboradas de strogonoff de carne

Foto: Reprodução / na minha panela

10. Strogonoff de carne com shoyu: essa é uma receita que usa pouquíssimos ingredientes, mas que fica com um sabor muito bom. Aqui, a carne é refogada apenas com azeite, cebola e azeite, e depois é combinada com shoyu e creme de leite. Com um passo a passo simples e uma lista de itens curtinha, é possível preparar um prato muito gostoso.

11. Strogonoff com picles: já pensou em preparar um strgonoff com um sabor bem diferente? Que tal conhecer essa receita que deixa o tomate de lado, usa iogurte desnatado no lugar de creme de leite e ainda leva picles? É uma ótima pedida para sair da rotina sem ter muito trabalho extra.

12. Strogonoff com vinho: que tal usar vinho do Porto para deixar seu strogonoff de carne ainda mais gostoso? Essa é a sugestão dessa receita, que fica tão gostosa que dificilmente sobrará algo na panela.

13. Strogonoff de carne com batata palha caseira: além de conferir como fazer um strogonoff bem gostoso, nessa receita você também pode aprender a preparar uma batata palha caseira deliciosa. Como esse é um item queridinho por muita gente, vale muito a pena saber como fazer em casa, para que assim, nunca falte nas suas refeições.

14. Strogonoff de carne com vinho branco e conhaque: outras receitas dessa lista usam o vinho branco, mas essa daqui combina a bebida com o conhaque, por isso, o sabor da sua carne ficará muito mais gostoso. Além disso, temperos diferentes são usados para dar um toque extra de sabor, como as pápricas doce e picante, por exemplo.

15. Strogonoff de carne com vinho e sour cream: na receita original de strogonoff, o creme de leite não é usado, por isso, essa daqui usa o sour cream, com a ideia de deixar o prato mais parecido possível com a receita russa. O legal é que você aprende a fazer o creme azedo em casa mesmo, sem muito trabalho

16. Strogonoff sem creme de leite: aqui, a sugestão é deixar o creme de leite de lado e dar espaço para o creme de ricota. Então, se você quer dar uma leve adaptada ao prato, confira essa receita e depois compartilhe o resultado.

Receitas restritivas de strogonoff de carne

Foto: Reprodução / frufruta

18. Strogonoff de carne sem lactose: já pensou em preparar um strogonoff que usa a biomassa de banana verde? Essa é a proposta dessa receita que é rica em nutrientes e ainda é livre de lactose. O resultado é um prato super gostoso e com uma textura extremamente cremosa.

19. Strogonoff de carne com iogurte natural: se você está de dieta, mas não quer deixar de comer um strogonoff bem gostoso, deve parar para ler essa receita. Aqui, o creme de leite é deixado de lado e dá espaço para o iogurte natural. O bom é que a lista de ingredientes é bem curtinha.

20. Strogonoff de carne com leite desnatado: essa é uma receita que usa leite desnatado para deixar o prato menos calórico. Mas como essa é uma receita bem temperadinha, seu sabor fica incrível, mesmo sem o creme de leite./p>

21. Strogonoff de carne simples sem lactose: que tal preparar uma receita que leva castanha no preparo do molho? Esse ingrediente é usado para deixar o prato super gostoso sem o uso de lactose. O resultado é tão gostoso, que será difícil não comer tudo de uma vez.

22. Strogonoff de carne funcional e sem lactose : já pensou em preparar um strogonoff funcional? Essa é a proposta dessa receita, que também leva biomassa de banana verde. É ideal para quem busca uma alimentação mais saudável, mas com pratos extremamente saborosos.

Pratos com strogonoff de carne

Foto: Reprodução / na minha panela

23. Escondidinho de strogonoff: o escondidinho é um prato que faz muito sucesso na mesa dos brasileiros e é ideal para aquele almoço ou jantar especial, com gostinho de quero mais. Aqui, o recheio do purê de batata fica por conta de um delicioso strogonoff de carne. O preparo não é dos mais rápidos, mas o sabor compensa a espera.

24. Strogonoff de carne na cestinha: que tal conferir uma receita em que cestinhas de pão de forma são recheadas com strogonoff? Essa é uma ótima receita para uma refeição mais descontraída, em que cada um vai se servindo e comendo aos poucos.

25. Waffle de arroz com strogonoff de carne: já pensou em cobrir uma waffle salgada de arroz com um strogonoff de carne moída? Essa é a proposta dessa receita que é feita em pouquíssimo tempo, mas que pode surpreender quem experimentar.

26. Strogonoff de carne na cesta de batata: nessa receita você confere como preparar uma cestinha de batata palha e queijo parmesão, que depois é recheada com um delicioso strogonoff de carne. O resultado é uma combinação de sabores incrível e uma apresentação super charmosa para a sua próxima refeição.

27. Pizza de strogonoff de carne: que os brasileiros adoram uma pizza com um recheio bem suculento e gordinho não é nenhum segredo, não é mesmo? Por isso, que tal conferir essa receita em que a massa da piza é recheada com strogonoff e batata Pringles.

O strogonoff de carne é um prato delicioso e que agrada os mais variados paladares, por isso, merece um espacinho no seu caderno de receitas. Se você adora um bom strogonoff, que tal conhecer outras receitas de strogonoff, que podem ser feitas com frango, cogumelos ou outros ingredientes?

PARA VOCÊ