10 receitas de strogonoff vegano para um prato sem carne delicioso

Escrito por    

Um prato salgado simples e muito gostoso é sempre uma ótima pedida para servir na janta ou no almoço. O strogonoff agrada todo mundo pela sua cremosidade e sabor inigualável. De origem russa (o nome vem da família Stroganov, cuja origem é anterior ao ano 1500), este prato é tradicionalmente feito com carne, mas graças a sua versatilidade, ele pode ganhar a versão totalmente vegana.

Continua após o anúncio

Assim, ele recebe diferentes ingredientes para substituir a proteína animal, como palmito, proteína de soja, cogumelo, entre outras delícias. As opções são inúmeras e você pode escolher os ingredientes que mais te agradam e o resultado sai do jeitinho que você mais gosta.

Confira a lista abaixo de 10 receitas de strogonoff vegano e aproveite!

1. Strogonoff vegano de palmito

Perfeito para acompanhar um arroz branco fresquinho com uma batata palha bem crocante, esse strogonoff vegano de palmito é simples e muito rápido de fazer. Aqui, o creme de leite é substituído pelo leite de aveia, que tem uma consistência maravilhosa e deixa a sua receita supercremosa!

2. Strogonoff de palmito com cogumelos

Impossível resistir a esse strogonoff vegano. Feito com cogumelos paris e palmito, ele é uma opção perfeita para quem não come carne! O tempero fica por conta do molho inglês e do curry, que dão um sabor todo especial para a receita.

Continua após o anúncio

3. Strogonoff vegano de berinjela

Muito fácil de fazer, essa receita é extremamente acessível, pois leva ingredientes que com certeza você tem aí na sua casa. Tudo o que você vai precisar é: alho, cebola, berinjela, molho de tomate, leite de aveia, água, mostarda, óleo, cheiro-verde, sal e azeite.

4. Strogonoff vegano de proteína de soja

Foto: Reprodução / Presunto Vegetariano

Até quem torce o nariz para receitas veganas vai gostar dessa versão de strogonoff sem produtos de origem animal. Aqui, a carne é substituída pela proteína texturizada de soja grossa, que dá um aspecto muito semelhante à carne de boi. O segredo de um strogonoff vegano está no tempero, então capriche no seu!

5. Strogonoff vegano de cogumelos com creme de inhame

Essa receita vai deixar todo mundo da sua casa babando. Nela, o segredo da cremosidade está no creme de inhame, que além de dar um sabor muito gostoso ainda é supernutritivo e fácil de fazer. Para deixar o prato mais saboroso e fresquinho, adicione um raminho de manjericão fresco. Aproveite!

6. Strogonoff vegano com cogumelo paris

Continua após o anúncio

Foto: iStock

Preparar um prato simples pode ser uma boa pedida para quem quer algo diferente, mas muito gostoso. Esse strogonoff veagano com cogumelos paris fica pronto em menos de meia hora e é supersaboroso e nutritivo. Mas atenção: é preciso usar cogumelos frescos, nada de conserva, hein!

7. Strogonoff vegano de grão-de-bico

Para quem procura uma versão mais substanciosa de strogonoff vegano, essa receita pode ser uma excelente escolha! Atenção para os ingredientes: alho, cebola, grão de bico, molho de tomate, leite de amêndoas, mostarda, amido de milho, manjericão, salsinha, cebolinha, pimenta-do-reino e sal.

8. Strogonoff vegano de carne de jaca

Foto: Reprodução / Jornada Vegana

Essa receita leva apenas seis ingredientes e, acredite, ela vai surpreender todo mundo! Feito com carne de jaca desfiada, esse strogonoff vegano é muito gostoso e perfeito para servir como prato principal de um jantar mais elaborado. Experimente!

9. Strogonoff vegano de pinhão

Foto: Reprodução / Frufruta

Muito popular nos dias mais frios, o pinhão é um alimento superversátil e gostoso. Aqui, ele ajuda a compor um delicioso strogonoff vegano que também leva azeite, cebola, alho, tomate pelado, mostarda dijon, melado de cana, castanha de caju, sal, pimenta-do-reino, cogumelos frescos e azeite.

10. Strogonoff vegano com tofu

Conhecido como o queijo dos veganos, o tofu é feito com soja e é supercremoso! Aqui, ele é usado para substituir o creme de leite, dando uma textura irresistível ao strogonoff. No lugar da carne entra o shimeji branco, que tem um sabor todo especial. Vale a pena testar aí na sua casa!

Com cogumelos, palmito, proteína de soja e berinjela. São inúmeras as opções de strogonoffs veganos pra carnívoro nenhum botar defeito! Escolha o seu preferido e aproveite.

E para um lanchinho da tarde, conheça essas receitas de pão de queijo vegano.

PARA VOCÊ