15 receitas de suflê de chocolate para deixar a sua vida mais leve e doce

Por
Atualizado em 17.09.21

Tradicional da cozinha francesa, o suflê significa “sopro”, em referência à sua leveza. Muito popular no mundo todo, esse prato tanto pode ser doce quanto salgado.

Publicidade

A versão de chocolate é muito gostosa e uma opção perfeita para quem quer uma sobremesa mais refinada e diferente. A base, feita com claras, açúcar e manteiga, é o que dá a leveza dessa receita.

Se você quer se aprofundar um pouco mais na culinária francesa, então confira essa seleção de 15 receitas de suflê de chocolate e aproveite!

1. Suflê de chocolate simples

Que tal começar do básico? Essa receita te ensina o passo a passo de como preparar um delicioso suflê de chocolate que leva poucos ingredientes e é muito simples de se fazer. Tudo o que você vai precisar é chocolate meio amargo em barra, manteiga, chocolate em pó, ovos e açúcar.

Publicidade

2. Suflê de chocolate com dois ingredientes

O preparo dessa receita é extremamente simples. O primeiro passo é bater a clara em neve até que fique bem fofinha e aerada. Depois, basta misturar as gemas com o chocolate 70% derretido até que se incorporem bem. Por último, junte essa mistura com as claras batidas e leve ao forno a 190° por 15 minutos. Está pronto!

Publicidade

3. Suflê de chocolate com chocolate amargo

Para preparar essa delícia você vai precisar de creme de leite fresco, maisena, cacau em pó, chocolate amargo, ovos, açúcar refinado e açúcar de confeiteiro. Algumas dicas para o seu suflê ficar perfeito: untar muito bem os potes, incorporar as claras delicadamente, não abrir a porta do forno durante o cozimento e quando estiverem prontos, servir imediatamente.

4. Suflê de chocolate com extrato de café

É praticamente impossível não ficar com água na boca com essa receita de suflê de chocolate. Aqui, o extrato de baunilha e o extrato de café dão um sabor todo especial para o doce, intensificando o seu sabor e o deixando ainda mais gotoso. Para finalizar, sirva com chantilly ou uma bola de sorvete.

5. Suflê de chocolate com licor

Essa receita é muito mais simples do que as tradicionais e promete ficar tão gostosa quanto. Atenção para os ingredientes: ovos, manteiga sem sal, licor ou vinho do porto, leite, chocolate amargo ou meio amargo, chocolate em pó e açúcar.

6. Suflê de chocolate light

Para quem está seguindo alguma dieta para emagrecer, essa receita é uma ótima opção para aproveitar um doce muito gostoso e com baixa caloria. Aqui, o leite de coco substitui o leite normal dando um sabor ainda mais especial para a receita. Vale a pena experimentar!

7. Suflê de chocolate low carb

Publicidade

Se você é adepto de dietas low carb, esse suflê de chocolate é uma sobremesa maravilhosa para aproveitar o que o prato francês de melhor para oferecer. Feito apenas com três ingredientes (ovos, adoçante culinário e chocolate 70%), esse suflê fica pronto em menos de meia hora e vai agradar todo mundo!

8. Suflê de chocolate parisiense

Quer cozinhar como um verdadeiro francês? Então confira o passo a passo desse suflê de chocolate parisiense que vai te deixar com água na boca. Uma dica de ouro: é muito importante pré-aquecer o forno antes de levar os potinhos com o suflê para assar. Sirva assim que ficarem prontos e bom appétit!

9. Suflê de chocolate branco

Para quem gosta mais de chocolate branco, essa receita de suflê é a opção ideal de sobremesa. Além do chocolate branco, a baunilha dá um sabor a mais para a receita, resultado em um suflê muito fofinho e saboroso. Vale a pena tentar ai na sua casa.

10. Suflê de chocolate sem leite

Publicidade

Quem tem intolerância a lactose vai amar essa receita. Aqui, o leite de vaca é substituído pelo leite vegetal e pode ter certeza, isso não interfere nem um pouco no sabor final do suflê! E atenção: o tempo de forno depende muito do tamanho do seu ramequim, se for pequeno, menos tempo, se for grande, mais tempo!

11. Suflê de petit gâteau

Essa combinação de receitas é uma explosão de sabores que vai conquistar o seu paladar. Aqui, é preciso de um pouco mais de paciência e tempo, pois o preparo não é dos mais fáceis, mas acredite: cada minuto vale a pena!

12. Suflê de chocolate com calda de caramelo

Se apenas o suflê de chocolate já é uma delícia, imagina com uma calda de caramelo para complementar? Para a calda você vai precisar de manteiga com sal, açúcar refinado, creme de leite fresco, essência de baunilha e flor de sal.

13. Suflê de chocolate com molho de baunilha

Essa receita não tem como dar errado. Aqui, o suflê de chocolate ganha um acompanhamento especial: um delicioso molho de baunilha. Para o molho, você precisa ter em mãos creme de leite, favas de baunilha, ovos e açúcar.

14. Suflê de chocolate com creme anglaise

Um pouco mais sofisticada, essa receita de suflê de chocolate com creme anglaise é simplesmente irresistível e vai deixar todo mundo com água na boca. Atenção para o preparo do creme: em uma panela adicione o leite, creme de leite, avelã e baunilha e cozinhe até levantar fervura. Depois, bata as gemas e açúcar até esbranquiçarem, tempere com creme quente e volte tudo pra panela. Cozinhe, mexendo sem parar, até dar o ponto desejado.

15. Suflê de chocolate com creme de avelã

Adicionar creme de avelã ao suflê de chocolate não tem erro. Essa combinação de delícias provoca uma explosão de sabores que vai te deixar pedindo bis. Uma dica importante para o seu suflê ficar perfeito é esperar alguns minutos depois de pronto antes de tirá-lo do forno. Deixar a porta semiaberta, presa com um pano de prato, durante esse tempo é uma boa ideia.

E aí, ficou com vontade de preparar alguma dessas delícias? Então escolha a sua preferida e teste aí na sua casa. Você não vai se arrepender! Aprenda também a versão salgada desse prato com a nossa lista de receitas de suflê de queijo.