5 receitas de sukiyaki para reunir os amigos e fortalecer os laços

Escrito por                          

O sukiyaki é uma espécie de ensopado, típico da gastronomia japonesa, que costuma ser consumido ao mesmo tempo em que é preparado. Uma panela de ferro é colocada no centro da mesa e as pessoas se posicionam ao redor, saboreando e confraternizando juntas.

Sua receita original leva carne cozida em fatias bem finas, verduras, legumes e alguns ingredientes japoneses. Há a possibilidade, também, de substituir alguns alimentos por opções mais fáceis de encontrar, o que deixa o preparo desse prato bem mais acessível e simples.

Confira 5 receitas certeiras de sukiyaki que vão te conquistar pelo estômago.

1. Sukiyaki tradicional

Essa receita reproduz a versão mais tradicional de sukiyaki, que leva filé mignon e uma quantidade considerável de vegetais. O passo a passo também ensina a preparar um molho levemente adocicado, feito com shoyu, açúcar, sal e hondashi, que é um peixe em pó.

2. Sukiyaki simples

Se você não tem muito tempo disponível para passar na cozinha, aposte nessa opção, pois ela te ensina a preparar uma versão bem mais simplificada de sukiyaki. Tenha em mãos filé mignon, cebola, brócolis, couve-flor, acelga, agrião, shoyu, caldo de carne e manteiga.

3. Sukiyaki na panela elétrica

Foto: Reprodução / Cozinha dal bó

Nessa receita, você confere dicas para servir o sukiyaki da maneira original e com perfeição. A principal dica é colocar primeiro, na panela, os ingredientes que demoram mais para cozinhar, como a cebola, a cebolinha e os cogumelos. Os ingredientes mais rápidos, como a acelga e o tofu, podem ser colocados por último. Capriche sempre no molho.

4. Sukiyaki de camarão

Foto: Reprodução / Lazz gourmet

Aqui, o passo a passo leva alguns ingredientes diferentes e inusitados, que dão uma nova cara ao prato. Para preparar essa receita incrível, separe camarão, acelga, cebola, brócolis e shitake. Faça também um molho para acompanhar, utilizando limão, sake, conhaque e shoyu.

5. Sukiyaki adaptado

Essa receita é a prova de que dá para adaptar um prato sem perder sua essência. Ela sugere o uso de alguns ingredientes como a acelga, a cenoura e o brócolis, mas você pode variar e acrescentar os alimentos de sua preferência. O resultado é incrível de qualquer maneira!

O sukiyaki é uma ótima pedida para surpreender e agradar seus convidados. Ele é fácil de preparar e utiliza apenas uma panela, o que deixa tudo ainda mais descomplicado. Se você ama a culinária oriental, confira também algumas receitas de rolinho primavera para fazer em casa.

PARA VOCÊ