8 receitas de sunomono que farão você incorporar esse aperitivo ao seu menu

O sunomono é uma entrada que tem origem na culinária oriental. Os ingredientes que compõem o prato geralmente são: pepino japonês, vinagre, açúcar e gergelim. O preparo é muito prático e rápido de fazer.

Publicidade

A combinação dos sabores é harmônica e as receitas de sunomono vão te conquistar pelo sabor marcante e gostoso. É uma opção fresquinha, que funciona bem para servir nos dias quentes!

Confira uma seleção de receitas de sunomono deliciosas e que te deixarão com água na boca:

1. Sunomono simples

Essa receita traz o sunomono feito de uma forma muito simples. O pepino é cortado em rodelas finas e combinado com sal. Então, deve-se esquentar, em uma panela, vinagre de arroz e açúcar. A mistura é combinada com o pepino e o preparo é levado para a geladeira. Na hora de servir, adiciona-se o gergelim preto e branco.

Publicidade

2. Sunomono com óleo de gergelim

Aqui, o pepino japonês é cortado em lâminas bem fininhas. O molho agridoce é feito em uma panela com vinagre de arroz e açúcar. Então, o legume é combinado com sal e levado para escorrer. A finalização é feita regando o preparo com o molho e adicionando o gergelim tostado e seu óleo.

3. Sunomono com gergelim torrado

Publicidade

O preparo fácil dessa receita de sunomono leva pepino japonês, sal, açúcar, água, vinagre branco e gergelim. O legume é cortado e regado com o molho. A finalização fica por conta do gergelim torrado. É uma boa pedida para comer no verão e pode ser servido por vários dias, se conservado na geladeira.

4. Sunomono com kani

Essa receita traz um ingrediente delicioso para compor também o sunomono, o kani. O pepino é cortado e deve descansar na água com sal. O vinagre de arroz é levado para uma panela com açúcar. Então, deve-se misturar o vegetal com o molho, gergelim e o bastão de peixe cortado. A sugestão é servir com shoyu.

5. Sunomono com gergelim preto e branco

Aqui, o preparo do sunomono é feito fatiando o pepino japonês e combinando-o com uma mistura de vinagre branco, sal e açúcar. A finalização fica por conta do gergelim preto e branco. O prato deve ser mantido na geladeira até a hora de servir. É uma versão saborosa e que vai te deixar salivando!

6. Sunomono com limão siciliano

O limão siciliano é o ingrediente que deixa essa receita com um sabor bem especial. O preparo também leva: pepino japonês, vinagre de arroz, sal e açúcar. O molho é fervido em uma panela. O prato pode ser consumido por até cinco dias, quando conservado na geladeira.

Publicidade

7. Sunomono com vinagre de maçã

Aqui, o prato da culinária japonesa conta com um diferencial, o uso de vinagre de maçã. O pepino é desidratado com sal, lavado e combinado com o vinagre e o açúcar. A mistura vai para a geladeira e, depois, o preparo é finalizado com gergelim. O resultado é supreendente e muito gostoso!

8. Conserva de sunomono

Essa é uma receita de conserva de sunomono. Os ingredientes utilizados para compor a versão são pepino japonês, gergelim, vinagre de arroz, sal e açúcar. O legume é desidratado e combinado em um pote com a mistura dos outros ingredientes fervidos. Deve-se esperar doze horas para consumir a conserva, que conta com um gostinho delicioso!

O preparo do sunomono é fácil e saboroso e, além disso, o pepino é um ingrediente que funciona bem quando combinado com o vinagre e o açúcar. Experimente essa entrada gostosa e adicione-a ao seu cardápio culinário!