8 receitas de sururu que vão fazer você se sentir nas praias do Nordeste

Escrito por                          

O sururu – também chamado de mexilhão – é um molusco que vive dentro de conchas e pode ser encontrado em lagoas de água doce. No Brasil, a região com maior incidência desse molusco é a costa do Nordeste, especialmente entre os estados da Bahia e de Alagoas.

Continua após o anúncio

Por causa disso, os pratos com sururu se tornaram um ícone na região e qualquer turista precisa experimentar pelo menos os caldinhos desse molusco, que são feitos à base de leite de coco e servidos com limão ou farinha.

Se você não tem previsão para visitar o Nordeste, mas está curioso para experimentar essa iguaria, confira abaixo 8 receitas de sururu para fazer em casa!

1. Moqueca de sururu

Foto: Reprodução / Aqui na Cozinha

Esta é uma das receitas de sururu mais tradicionais. Ela é mais comum na Bahia, onde se utiliza o azeite de dendê para dar sabor ao prato. Além do ingrediente principal, você só precisa de itens muito fáceis de encontrar. O preparo leva menos de 20 minutos e você vai amar o resultado final.

2. Caldinho de sururu

Foto: Reprodução / Cozinha da Matilde

Confira uma receita que pode ser utilizada para fazer caldo de camarão ou de maçunim (mais conhecido como “marisco” em alguns locais). Ela é uma das poucas receitas de sururu que não utilizam leite de coco. Em vez disso, um molho de tomate artesanal e vários temperos dão o toque especial.

3. Caldo de sururu e peixe

Foto: iStock

Esta é uma receita que aproveita as sobras de uma moqueca de peixe para fazer um caldo de sururu. Basta temperar e ferver o sururu e depois incorporar a moqueca. Para finalizar, use cebolinhas ou coentro, que dão um sabor forte e contrastante.

Continua após o anúncio

4. Caldo de sururu com camarão

Foto: iStock


Em menos de meia hora, você pode preparar um delicioso caldo de sururu. Basta bater os temperos no liquidificador com leite de coco e azeite de dendê. Em seguida, cozinhe o sururu na pasta formada e inclua batatas para engrossar. Se quiser, você pode bater tudo novamente no liquidificador para obter um creme.

5. Arroz de sururu

Foto: Reprodução / Aqui na Cozinha

Esta receita também poderia ser chamada de risoto nordestino. O resultado é delicioso e a consistência fica muito cremosa. Para dar um quê a mais, você pode apostar em pimenta de cheiro, que harmoniza perfeitamente com o sabor do sururu.

6. Casquinha de siri com farofa de sururu

Foto: Reprodução / Gastrolândia

A casquinha de siri é muito apreciada Brasil afora e, nesta receita, ganha o maravilhoso acompanhamento da farofa de sururu. O preparo é um pouco mais complicado do que o das outras receitas. Apesar disso, o resultado é tão bonito e delicioso, que faz valer a pena cada minuto gasto.

7. Risoto de sururu enrolado na banana comprida

Foto: Reprodução / Pitadinha

Se você está procurando uma receita elaborada para servir em uma ocasião especial, acabou de encontrar. Este risoto é delicioso e ainda tem uma apresentação linda. O melhor de tudo é que o modo de preparo parece difícil, mas é muito simples. Para arrematar, use a banana da terra frita para fazer um pacotinho.

8. Caldo de sururu cremoso

Continua após o anúncio

Este caldo de sururu, que também pode ser chamado de creme, vai encantar seu paladar. Entre seus ingredientes, ele incorpora diversos temperos que dão um gostinho inigualável. Você ainda pode acrescentar camarão seco para enriquecer o sabor. O preparo é simples e muito rápido.

Com todas essas receitas de sururu, você tem condições de preparar pratos deliciosos para se sentir nas praias paradisíacas do Nordeste. Aproveite!

PARA VOCÊ