7 receitas de tacacá que vão trazer o sabor do Pará à sua cozinha

Escrito por                          

O tacacá é um prato supersaboroso que teve origem no estado do Pará e é muito comum em toda a região Norte do nosso país.

A receita tradicional leva, obrigatoriamente, camarões, tucupi, jambu e goma de tapioca, mas alguns outros ingredientes também são presença confirmada em um tacacá de respeito, como pimenta-de-cheiro, chicória ou alfavaca.

Confira uma seleção de receitas que ensinam a preparar o tacacá em casa ou a incorporá-lo em outros pratos!

1. Tacacá simples

Essa é uma versão bem simples do famoso tacacá, já que, além do camarão, do tucupi, do jambu e da goma de tapioca, você vai precisar apenas de alho, cebola, cebolinha, salsinha, sal e água para o caldo. A montagem do prato é feita quando todos os ingredientes já estão separadamente prontos.

2. Tacacá com camarão fresco

Normalmente, o tacacá é servido em uma tijela com a goma de tapioca no fundo, o tucupi bem temperadinho por cima e os camarões boiando ao lado das folhas de jambu. Aqui, pimenta-de-cheiro, alho, chicória do Pará, alfavaca e sal entram em cena para dar todo o sabor do prato.

3. Tacacá com camarão seco

Tempere bem o tucupi com alho amassado, sal, chicória e pimenta. Cozinhe o jambu enquanto prepara o camarão. Faça a goma de tapioca na água utilizada para dessalgar o camarão. Por último, é hora de montar o prato bem quentinho e saboroso e servir para seus convidados.

4. Tacacá com dois tipos de camarão

Foto: Reprodução / cozinha da matilde

O tacacá original é feito com camarão seco e salgado, mas existem algumas receitas que o substituem pelo fresco. Aqui, a sugestão é utilizar os dois tipos! Na hora de montar, coloque a goma no fundinho, o jambu, os camarões frescos, os secos e regue tudo com tucupi fervendo.

5. Arroz de tacacá

Foto: Reprodução / sem medida

Aqui, você vai preparar os passos do tacacá separadamente. O tucupi temperadinho é usado para cozinhar o arroz e, depois, o jambu e os camarões são acrescentados. Para acompanhar, prepare peixe pintado empanado na tapioca e na farinha de água.

6. Risoto de tacacá

Preparar esse risoto de tacacá parece complicado e caro, mas, na verdade, é relativamente simples e custa em torno de 35 reais. Você vai precisar apenas de jambu, tucupi, cheiro-verde, chicória, camarão descascado, arroz, alho e azeite.

7. Pastel de tacacá

Na verdade, esse pastel de tacacá não leva nem tucupi e nem goma de tapioca, mas a presença do camarão e do jambu é suficiente para podermos chamá-lo assim. Anote os outros ingredientes: farinha de trigo, ovo, manteiga, fermento, queijo ralado e azeite.

O tucupi é um liquido amarelo e muito saboroso extraído da mandioca brava. Ele é usado no preparo de alguns pratos especiais que você precisa conhecer! Confira, então, receitas que levam tucupi e aprenda a prepará-las.

PARA VOCÊ