10 receitas de tapenade para se deliciar com o sabor das azeitonas

Escrito por Vanessa Herrmann

A tapenade é uma pastinha de azeitonas rústica de origem francesa. As combinações para o sabor desse prato são bem variadas, pois você pode misturar o fruto das oliveiras apenas com azeite e alguns temperos, ou incrementar com alcaparras e anchovas, por exemplo. Tudo depende do sabor que você está procurando para a sua refeição!

Esse é patê é ótimo para acompanhar pães e torradas, mas também cai muito bem com carnes e até mesmo como molho para massas. Como a variedade é grande e o tempo na cozinha é curto, vale a pena conhecer algumas receitas para testar em casa.

Para isso, basta conferir a lista abaixo e escolher quais opções mais te agradam:

1. Tapenade prática

Foto: Reprodução / na minha panela

Para preparar essa receita você vai precisar apenas de azeitonas pretas, manjericão, queijo parmesão, alho e azeite. O resultado é super leve e ainda possui um toque refrescante. Para melhorar ainda mais, o tempo na cozinha é bem curtinho. Então, que tal experimentar?

2. Tapenade de azeitona verde

Foto: Reprodução / gourmandise brasil

Que tal usar azeitonas verdes para o preparo de uma tapenade bem gostosa? Aqui, alcaparras e alguns temperos entram em cena para deixar o sabor da sua pastinha ainda mais gostoso. A dica aqui, é usar esse item para acompanhar peixes, além de pães.

3. Tapenade com aliche

Se você está procurando por uma receita de tapenade com um sabor mais marcante, essa receita pode ser uma excelente escolha. Aqui, as azeitonas pretas são combinadas com alcaparras, aliche, alho e azeite. Na hora de servir, corte alguns pedaços de laranja para uma combinação super inovadora e que pode surpreender quem experimentar.

4. Tapenade simples

Foto: Reprodução / reino veggie

Essa é outra opção em que a tapenade é feita com azeitonas verdes, porém, aqui, a lista de ingredientes é bem curtinha. Isso faz com que o tempo na cozinha seja menor e o passo a passo seja mais prático. Então, se você não quiser ficar muito tempo preparando a receita, pode testar essa daqui!

5. Tapenade deliciosa

Foto: Reprodução / gordelícias

Se você quer conhecer mais uma opção de tapenade de azeitonas verdes, dê um tempinho para essa receita. Aqui, alguns itens, como o molho de soja e o suco de limão, entram em cena para dar um toque extra de sabor e deixar sua refeição com uma cara nova.

6. Tapenade com figo

Foto: Reprodução / simplesmente delícia

Que tal combinar azeitonas pretas com figos para o preparo da sua tapenade? Essa é a proposta dessa receita que conta com uma combinação de sabores tão diferente, que pode deixar qualquer um com água na boca. Se você quer inovar na cozinha com um prato simples, não deixe de conhecer essa opção.

7. Tapenade com figo diferente

Foto: Reprodução / gourmet a dois

O que faz essa receita ser diferente da opção anterior é a escolha de temperos usados para incrementar o sabor do prato. Então, se você quer testar uma combinação de azeitonas com figos, veja qual delas usa uma maior quantidade de itens do seu agrado.

8. Tapenade básica

Foto: Reprodução / plat du jour

Que tal preparar uma receita de tapenade que leva apenas quatro ingredientes? Essa é a proposta dessa receita, que é feita apenas com azeitonas pretas, alcaparras, alho e azeite. Mesmo assim, o resultado é tão saboroso, que todo mundo que experimentar pode se deliciar com o resultado.

9. Tapenade com berinjela

Foto: Reprodução / veganana

Essa é uma receita que combina azeitonas pretas, verdes, berinjela e uma grande quantidade de temperos. É ideal para quem busca por um sabor novo em um prato que não dê muito trabalho para ser preparado. Uma dica é deixar a tapenade descansar por 20 minutos antes de ser servida, isso fará com que seu gostinho fique mais intenso.

10. Tapenade incrível

Foto: Reprodução / cinco quartos de laranja

Essa é outra opção de tapenade de azeitonas pretas que pode fazer um grande sucesso na sua mesa. Aqui, a lista de ingredientes é bem curtinha, pois você só vai precisar das azeitonas, anchovas, alho, alcaparras, azeite, sal e pimenta. O resultado é um sabor super marcante e que pode encantar os mais variados paladares!

A tapenade cai muito bem para ser servida como entrada para sua refeição principal, no café da manhã e no lanche da tarde. Por isso, vale a pena testar alguma receita da lista e ter esse item super versátil na sua geladeira. Além disso, se você é fã de pastinhas cremosas, aqui no Receiteria você também pode conferir outras receitas de patês para testar em casa.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS