16 receitas de tomate recheado que vão compor refeições saudáveis e deliciosas

Escrito por                          

O tomate é muito utilizado pela culinária em todo mundo e, embora trate-se de uma fruta, seu consumo é mais versátil que qualquer outro alimento desta categoria, compondo saladas, molhos, suflês, e claro, sendo o prato principal.

Continua após o anúncio

Ele tem ação antioxidante, ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e a proteger contra doenças cardiovasculares e ainda possui diversas vitaminas em sua composição. E o melhor: diferente de outras frutas, o tomate é muito mais nutritivo quando cozido do que quando consumido in natura.

Confira abaixo 16 receitas simples e saborosas de tomate recheado que vão agradar amantes de carnes e vegetarianos também, transformando essa fruta na estrela das suas refeições!

Receitas de tomate recheado sem carnes

Foto: Reprodução / lazz gourmet

1. Tomate cereja recheado com emmental: esta é uma receitinha de entrada ou aperitivo que é sucesso total! Recheados com queijo emmental e finalizados com orégano, os tomatinhos ficam com uma aparência delicada e supersaborosos. Com certeza, vão impressionar seus convidados.

2. Tomate recheado com espinafre, parmesão e cream cheese: nesta receita, o recheio é feito com espinafre que, combinado com a acidez e doçura do tomate e a cremosidade do cream cheese, causa uma explosão de sabores na boca.

3. Tomate recheado com ovo: rápida e prática, nesta receita, você só precisa abrir o tomate, temperá-lo, colocar o ovo dentro e levar ao forno. Irresistível, não é mesmo?

4. Tomate recheado com brócolis e queijo branco: brócolis e queijo nasceram um para o outro, então, não poderia faltar uma receita que contemplasse esse casamento perfeito! Em menos de uma hora, você consegue cozinhar o brócolis, rechear o tomate e levar tudo ao forno para gratinar.

5. Tomate recheado com creme de queijo: nesta versão, o recheio é feito com queijo gorgonzola, creme de ricota, parmesão e ovo. Com todos estes ingredientes de sabores únicos e incríveis, o sucesso é garantido. É de comer rezando!

6. Tomate recheado com quinoa: neste passo a passo, você aprende a cozinhar e a temperar a quinoa para que o recheio do tomate tenha um sabor marcante e gostoso. Depois, é só levar ao forno por alguns minutinhos e pronto!

Continua após o anúncio

7. Tomate recheados à provençal: você que ama preparações simples e rápidas, vai se apaixonar por esta receita. A receita leva apenas pão e temperos frescos, além do tomate. Sem dúvidas, é uma excelente opção de entrada ou prato principal para uma refeição leve!

8. Tomate recheado com lentilha e soja: utilizando soja, a queridinha dos vegetarianos, lentilha e temperos selecionados, você prepara um recheio maravilhoso para seus tomates. Embora seu preparo seja um pouco mais demorado devido ao tempo de molho da lentilha crua, o resultado final é incrível e faz valer cada minuto de espera!

9. Tomate recheado com 2 queijos light: quem está de dieta e é apaixonado por queijo, não pode deixar de testar esta receita. O recheio é montado a partir de queijo branco, requeijão e tempero a gosto. Uma receita rápida, fácil e deliciosa!

10. Tomate recheado com cuscuz: receita com cuscuz não tem erro, não é? Tudo que você precisa fazer é hidratar os grãos e refogar com cebola, champignons e temperos. Depois, é só rechear os tomates e levá-los ao forno para dar aquele toque especial. Irresistível!

Receitas de tomate recheado com carnes

Foto: Reprodução / andrea quitutes

11. Tomate recheado com carne seca e queijo: para reproduzir esta versão, você só precisa refogar a carne seca com cebola, alho e azeite, rechear os tomates e levar ao fogo por 25 minutos. Rápida e saborosa!

12. Tomate recheado com brandade de bacalhau: quando juntamos bacalhau, batata, creme de leite e temperos frescos como recheio de tomates suculentos, já dá pra imaginar o resultado, não é? Espetacular! Essa é a receita que faltava pra deixar as refeições da sua casa com cara dos pratos de um restaurante 5 estrelas.

13. Tomate recheado com sardinha gratinado: com um molho com sardinha, polpa de tomate e temperos frescos, você prepara o recheio dos tomates desta receita. Para dar um toque super especial, os tomates são cobertos por uma farofa deliciosa e rápida de fazer! Depois é só levar ao forno e pronto: vai ser amor à primeira garfada.

14. Tomate recheado com atum e requeijão sem lactose: esta receita incrível fica pronta em menos de 10 minutos! Aqui, é necessário misturar todos os ingredientes, rechear os tomates e levá-los ao micro-ondas por alguns minutinhos e pronto. Nem precisa ligar o forno!

15. Tomate recheado com bacon e maionese: bacon tem o dom de deixar tudo com um sabor incrível, não é? Nesta receita não é diferente! Após juntá-lo com especiarias, é só rechear os tomates e servir com uma maionese especial do lado.

Continua após o anúncio

16. Tomate recheado com frango e requeijão: nesta receita, o tomate é recheado com uma deliciosa pasta feita com frango desfiado e requeijão. Essa combinação não tem erro, você precisa experimentar!

Se você adora compor refeições saudáveis e não perde a chance de rechear vegetais com ingredientes supersaborosos, confira também receitas de pimentão recheado, abobrinha recheada e berinjela recheada.

PARA VOCÊ