6 receitas de torresmo para apreciar o melhor da comida mineira

Escrito por Giovanna Pedrosa

O torresmo é um aperitivo muito utilizado na culinária mineira, mas que é incorporado em várias receitas por todo o país. Ele combina muito bem com uma feijoada, com o clássico arroz e feijão e fica ótimo até mesmo sozinho, acompanhado de uma cervejinha.

O primeiro passo para preparar um torresmo excelente é a escolha da carne, que deve ser bem suculenta e com bastante carne. O restante do processo pode ser feito conforme o gosto de cada um: mais crocante, com pururuca, mais molinho ou mais sequinho.

Confira 6 receitas maravilhosas de torresmo que vão agradar até os paladares mais exigentes.

1. Torresmo frito

Essa receita ensina a preparar a versão mais comum de torresmo, que é aquela bem fritinha. A carne utilizada é a barrica de porco, também conhecida como panceta. Você também vai precisar de óleo ou banha de porco para fritar e um pouquinho de sal, para temperar.

2. Torresmo crocante

Se você prefere o seu torresmo mais crocante, aposte nessa opção. Para alcançar o resultado perfeito, comece cortando a carne em cubinhos e levando ao fogo em uma panela grande. Não acrescente outros ingredientes nesse primeiro momento. Depois que a carne estiver mais douradinha, é hora de temperar e mexer bem, até fritar por completo.

3. Torresmo a pururuca

O primeiro passo para fazer essa receita é retirar toda a gordura da carne, pois só a pele será utilizada no preparo do torresmo. Cozinhe bem e corte em tirinhas, levando para fritar em uma panela grande. Mexa a cada cinco minutos, sempre mantendo a panela fechada.

4. Torresmo com cachaça

Foto: Reprodução / Bebida liberada

Aqui, a sugestão é acrescentar uma dose de cachaça no torresmo, que já deve estar frito. Isso vai fazer com que haja um choque térmico, deixando o torresmo com uma pururuca deliciosa e com um sabor superdiferente. Saia da sua zona de conforto e se surpreenda com o resultado!

5. Torresmo na panela de pressão

Essa opção é ideal para quem preza pela facilidade na hora de preparar as refeições. O torresmo é feito na panela de pressão, o que agiliza muito o processo e ainda não suja o fogão. Uma dica importante e que não deve ser esquecida é retirar toda a borrachinha da panela.

6. Torresmo na air fryer

A air fryer é uma fritadeira elétrica que facilita muito o preparo das refeições e ainda leva pouco óleo. Nessa receita, a carne utilizada é a panceta, que deve ser mantida na air fryer por 40 minutos, para cozinhar bem. Se você quiser pururucar o torresmo, é só deixar mais 10 minutinhos.

O torresmo é um prato extremamente prático, que funciona bem tanto em refeições do dia a dia quanto em ocasiões especiais. O seu sabor é único e inconfundível, por isso, vale a pena prepará-lo e fazer um agrado para quem você ama. Outra opção de acompanhamento que também é certeira e que não pode ficar de fora do seu cardápio é a batata rústica.

PARA VOCÊ