5 receitas de torta capixaba que deveriam ser famosas no mundo todo

Escrito por                          

A torta capixaba é um prato característico da culinária do estado do Espírito Santo e é feita com bacalhau, palmito e frutos do mar. Ela faz sucesso principalmente na Semana Santa, onde evita-se o consumo de carne, mas pode ser saboreada o ano todo.

Essa regalia conta com uma seleção de temperos marcantes e tem um sabor inconfundível. É um prato que não passa despercebido em todos os sentidos da palavra: além do sabor, ele chama atenção na mesa por conta de sua combinação de cores e texturas. Confira as receitas a seguir e aprenda a prepará-lo em casa:

1. Torta capixaba tradicional

A primeira sugestão da lista é também a mais fiel ao preparo original. Entre os sabores principais estão o bacalhau, o camarão fresco, a carne de siri, o mexilhão, o palmito pupunha, a cebola e o tomate – e não acaba por aí. Sim, a lista de ingredientes é grandinha, mas a receita rende bastante e compensa muito em sabor. Não deixe de experimentar!

2. Torta capixaba simples

Uma versão simplificada, que não perde nada em sabor e serve até quatro pessoas. Para prepará-la você deve cozinhar os ingredientes separadamente e juntá-los apenas quando estiverem sequinhos e bem temperados. Confira o passo a passo completo e fique por dentro de todas as dicas. Ah! Não se esqueça de enfeitar a torta com ovo, azeitona e cebola.

3. Torta capixaba adaptada

iStock

Aqui está outra opção diferenciada para deixar o preparo mais simples e acessível. Bem menor, a lista de ingredientes só pede bacalhau, peixe namorado, ovo, azeitona, cebola, alho, azeite de oliva e sal. Cozinhe e tempere os frutos do mar, misture tudo formando a massa e leve para assar. É fácil assim mesmo!

4. Torta capixaba com nuvem de ovos

Uma torta que surpreende os convidados e faz sucesso na mesa. Se você quer demonstrar os seus dotes culinários e colecionar elogios, aqui está a escolha perfeita. E o melhor é que o passo a passo é mais simples do que parece: basta refogar os ingredientes da massa, cobrir com ovos batidos e levar ao forno. Acesse para saber tudo direitinho.

5. Torta capixaba low carb

Bacalhau, sardinha enlatada, ovo, palmito, repolho, azeitona, cebola, alho, azeite de oliva, pimenta, colorau, coentro e cebolinha são os ingredientes utilizados para compor essa torta. Uma versão low carb para servir uma jantinha mais leve ou para saborear durante o dia sem peso na consciência. Que tal?

Agora que você já sabe todos os passos para preparar uma torta capixaba no capricho, é só colocar a mão na massa. Aproveite para experimentar também uma deliciosa torta de camarão e aumentar os seus conhecimentos sobre frutos do mar!

PARA VOCÊ