8 receitas de torta de banana caramelizada para se lambuzar de sabor

A torta de banana caramelizada é uma daquelas receitas que toda família sabe preparar, cada uma do seu jeitinho. Além de ter presença garantida no almoço de domingo, ela é uma sobremesa fácil, prática e pra lá de gostosa. Resumindo: não tem como deixar essa gostosura de fora do seu cardápio!

Publicidade

A lista de ingredientes é pequena e acessível, afinal, todo mundo tem banana e açúcar sobrando em casa. Algumas receitas são mais incrementadas e combinam outros sabores, mas nada que seja muito complicado. Confira sugestões deliciosas para todos os gostos e bolsos:

1. Torta de banana caramelizada básica

Essa receita te ensina a fazer uma massa fofinha, que lembra a textura de um bolo, e uma calda caramelizada irresistível. Antes de qualquer coisa, anote os ingredientes que serão utilizados no preparo: banana nanica, açúcar, ovo, margarina, leite, farinha de trigo, fermento em pó e essência de baunilha.

2. Torta de banana-da-terra caramelizada

A sugestão, aqui, é optar pela banana-da-terra na hora de preparar a torta. Embora seja um mero detalhe, essa mudança faz toda a diferença no resultado final. Na hora de servir a receita, você tem duas opções: manter o doce em temperatura ambiente ou levá-lo para gelar – o que é perfeito para os dias mais quentes.

3. Torta de banana caramelizada com suco de laranja

Publicidade

Outra dica que vale ouro para incrementar a sua torta: acrescentar um pouco de suco de laranja – de preferência o natural – na massa. A combinação de sabores vai deixar a sua receita mais interessante e especial, por isso, confira o passo a passo completo e corra experimentar.

4. Torta de banana caramelizada com requeijão

Diferentemente das demais opções da lista, essa torta de banana conta com uma camada de creme branco cremoso. Ele é feito com requeijão, catupiry e creme de leite e tem um gostinho bem ameno, harmonizando perfeitamente com o sabor forte do caramelo. A receita também dá a sugestão maravilhosa de acrescentar goiabada na torta.

Publicidade

5. Torta de banana caramelizada com massa de biscoito

Utilizar a massa de biscoito (ou bolacha) é uma das maneiras mais fáceis de preparar uma torta doce. Basta escolher o seu sabor preferido, triturar a bolacha e incrementá-la com alguns ingredientes para que fique mais encorpada. Moleza, né? O recheio, nesse caso, é feito com bananas caramelizadas e ameixas.

6. Torta de banana caramelizada com merengue

Merengue nada mais é do que um creminho branco feito com amido de milho, leite, ovo, leite condensado e creme de leite. Ele é usado para compor a última camada da torta e dá um sabor deliciosamente diferente para o doce. Para reproduzir essa divindade na sua casa, você também vai precisar de banana, açúcar e água gelada.

7. Torta de banana caramelizada tipo pavê

O que acha de uma proposta especial para o almoço de domingo ou para receber os amigos em casa? O preparo, aqui, consiste em montar três camadas: uma de banana caramelizada, outra de creme de confeiteiro e a última – e não menos importante – de merengue. Finalize a sobremesa com uma boa e infalível calda de chocolate.

8. Torta invertida de banana caramelizada

Essa receita é chamada de invertida porque leva as bananas caramelizadas no topo da torta, e não o contrário, como acontece nas demais sugestões da lista. Para obter esse resultado o segredo é colocar a fruta no fundo da forma e, na hora de desenformar, virar o utensílio de ponta cabeça. É uma ótima opção para dar uma variada no cardápio sem perder o sabor!

Agora que já você como explorar o potencial dessa fruta, suas compras no mercado vão render muito mais – e proporcionarão experiências gastronômicas deliciosas! Para continuar aproveitando o ingrediente, invista no preparo de uma saborosa mousse de banana.

Publicidade