14 receitas de torta de cebola para aproveitar todo o sabor do alimento

Escrito por Vanessa Herrmann

Nada melhor do que ter algo prático para comer quando bate aquela fome, certo? Seja para um lanchinho ou até mesmo refeição principal. A torta de cebola se encaixa em todas essas situações. Além de versátil, ela conta com um preparo que não é complicado.

Dá pra fazer torta simples e incrementada com queijo ou bacon. Você também pode usar ingredientes como creme de leite e requeijão para dar cremosidade. A massa pode ser podre ou de liquidificador. As possibilidades são variadas, mas o sabor é sempre incrível.

1. Torta de cebola simples

Se é simplicidade e sabor que você busca em uma receita, essa pode ser a opção ideal. A massa leva farinha, manteiga e gemas. Já o recheio, é feito com leite, ovos, queijo e cebola. Mesmo com poucos itens, o resultado é incrível e pode te surpreender. Uma dica importante é usar um queijo com sabor suave ou em pouca quantidade. Afinal, a torta tem como sabor principal a cebola.

2. Torta de cebola cremosa

Essa é uma receita parecida com a opção anterior. Porém, a massa é composta apenas por farinha, manteiga e sal. Para o recheio, além da cebola, você vai precisar ter em mãos azeite, sal, pimenta-do-reino, creme de leite, ricota ou requeijão, mussarela, cheiro-verde e parmesão ralado. O passo a passo não é nada complicado e o sabor é divino.

3. Torta de cebola caramelizada

Massa crocante e recheio cremoso? Esse é o resultado dessa torta. Aqui, a massa mescla farinha integral e branca, o que faz com que seja um pouco mais saudável. Para o recheio, as cebolas caramelizadas ainda são combinadas com creme de leite, ovo e sal. Com um modo de preparo tão simples, difícil vai ser resistir ao sabor desse prato.

4. Torta invertida de cebola caramelizada

Para quem quer investir na aparência da torta de cebola, vale testar essa receita invertida. As cebolas ficam bem visíveis, o que dá um charme total ao prato. A lista de ingredientes não é das mais curtas, mas o modo de preparo é bem simples. Então, que tal apostar e se deliciar com o resultado?

5. Torta de abóbora com cebola e gorgonzola

Com uma cara rústica, você vai ficar com vontade de comer essa torta de cebola só de olhar para ela. Mas não é só o visual que surpreende. A combinação de abóbora, cebola caramelizada e gorgonzola é bem interessante. Isso porque o contraste de sabores é bem marcante.

6. Torta de queijo com creme de cebola

Diferente das opções anteriores, nessa receita, o sabor da cebola entra em cena no preparo da massa. O recheio é feito com mussarela, peito de peru e tomate. Esse é um prato de liquidificador. Isso faz com que até quem não tenha muita experiência na cozinha consiga um resultado de sucesso.

7. Torta de cebola com bacon

iStock

Já pensou em preparar uma torta de cebola sem massa? É isso que você aprende nessa receita. Anote os ingredientes necessários: manteiga, cebolas, farinha de trigo, ovos, leite, orégano, sal e pimenta-do-reino. A quantidade de itens é curta, assim como o tempo na cozinha.

8. Torta de cebola e cheddar

Cheddar e cebola combinam? Opa! Essa é uma receita cheia de sabor e cremosidade. Sem contar na massa crocante. Aqui, ela é usada como fundo e cobertura. Para quem gosta de tortas fechadas, essa pode ser uma excelente escolha. Não deixe de experimentar.

9. Torta de cebola caramelizada e tomate

Essa é outra combinação que fica interessante: cebola caramelizada e tomate. Esse é um prato com aparência rústica, megasaboroso e que ainda deixa sua casa aromatizada. Com um toque de salsinha na massa, ela fica verde e o gostinho surpreende.

10. Torta de cebola e requeijão

Para quem curte uma torta bem cremosa, vale a pena conferir essa receita. Isso acontece pois o recheio combina as cebolas não só com requeijão, mas também com creme de leite. Para deixar o sabor ainda mais especial, mussarela também é usada. Confira a lista completa de ingredientes e o passo a passo.

11. Torta de cebola e queijo de cabra

iStock

Quer praticidade? Aqui, a massa usada é a folhada, que pode ser comprada pronta em supermercados. Assim, só é preciso se preocupar com o preparo do recheio. Ele leva cebolas, queijo de cabra, ovos, creme de leite, açúcar, azeite de oliva, sal e pimenta-do-reino.

12. Torta de batata doce e cebola

Quer uma torta saudável, sem glúten e livre de ingredientes de origem animal? Então, essa é a receita certa. Uma dica importante antes de testar essa opção, é saber que há a sugestão de deixar a batata de molho por 8 horas. Só depois disso que se inicia o preparo de fato.

13. Torta de cebola com queijo e requeijão

O primeiro passo dessa receita é fazer o recheio de cebola, queijo e requeijão. O motivo é que ele deve estar frio na hora de montar a torta. Depois, você deve seguir para a massa. Ela também deve descansar um pouco antes de ser esticada. O tempo no forno é de aproximadamente 35 minutos.

14. Torta de cebola com parmesão

Para fechar a lista, uma receita de torta que combina cebola com parmesão. Para que o recheio fique bem cremoso, leite e creme de leite entram em cena. Lista de ingredientes simples, passo a passo rápido e um sabor incrível. Não há razão para não testar essa opção.

Fazer uma torta de cebola em casa não precisa ser uma tarefa complicada. Principalmente depois de conhecer tantas dicas interessantes, não é mesmo? Se você gosta de colocar as mãos na massa, confira também receitas de pão de batata doce.

PARA VOCÊ