23 receitas de torta de ricota cheias de sabor para agradar toda família

Escrito por                          

A ricota é um laticínio que é produzido a partir do soro do leite. Sua textura é macia e seu sabor é bem suave, por isso, pode ser usada no preparo de pratos variados, desde os doces até os salgados. Além disso, é um alimento com baixo teor de gorduras e rico em proteínas, assim, seu consumo está liberado para quem busca uma alimentação saudável.

É grande a variedade de tortas que podem ser feitas usando esse ingrediente, sabia? Você pode escolher usar o queijo na massa, no recheio ou até mesmo na cobertura. A farinha pode entrar em cena ou não, tudo depende da textura e sabor que você espera obter.

Para que você conheça algumas das possibilidades que pode preparar em casa, montamos uma lista que conta com as melhores receitas de torta de ricota. Confira abaixo:

Torta de ricota com legumes

Foto: Reprodução / Na minha panela

1. Torta de ricota e alho-poró: se você quer uma torta bem simples de ser feita e que tenha um sabor bem suave, essa pode ser uma ótima pedida. Como a ricota é um queijo com um sabor bem leve, o alho-poró entra em cena para deixar o seu gostinho.

2. Torta de escarola com ricota: e que tal preparar uma torta que o recheio, além de combinar ricota com escarola, também leva cebolas caramelizadas? O resultado é um prato leve, cheio de sabor e que não dá muito trabalho na cozinha.

3. Torta de ricota e milho: se você gosta de praticidade, uma torta de liquidificador pode ser uma excelente pedida. Além disso, o salgado fica com uma casquinha crocante por fora e molhadinho por dentro. É de dar água na boca só de imaginar, não é mesmo?

4. Torta de ricota e abobrinha: tá sem muito tempo para cozinhar? Então essa torta pode ser uma boa opção para você. Como ela leva massa folhada, que pode ser comprada pronta, você só vai precisar se preocupar com o preparo do recheio. O resultado é um sabor suave e uma textura leve.

5. Torta de ricota e espinafre: sabia que a ricota e o espinafre combinam super bem? Ainda mais acompanhados de uma massa bem crocante como a dessa torta. Além disso, ela leva um toque de farinha de aveia para ser um pouco mais saudável.

6. Torta de tomate e ricota: nessa receita, os tomates não são misturados com a ricota. O queijo é esfarelado e espalhado pela massa, enquanto a fruta entra em cena em fatias e como cobertura da torta. Para completar o sabor, você vai precisar de um toque de manjericão.

7. Torta de ricota de liquidificador: essa é uma torta que não leva farinha, por isso, fica com uma textura muito leve. Além da ricota você vai precisar apenas de ovos, iogurte, farelo de aveia apenas para untar a forma e alguns temperos. Com tanta praticidade vale a pena experimentar.

8. Torta de abóbora com ricota: essa é uma torta que tem uma casquinha bem crocante e um recheio cremoso. Para que o sabor fique incrível, a dica aqui é usar uma grande quantidade de temperos. Você pode optar pelos listados na receita ou escolher seus favoritos.

Torta de ricota com carne

Foto: Reprodução / Pimenta do reino

9. Torta de frango com massa de ricota: e que tal preparar uma torta em que a massa é feita com ricota e o recheio é de frango? Essa é uma maneira diferente de usar esse queijo e ainda garante uma refeição muito saborosa. O tempo na cozinha não é tão curtinho, já que é preciso cozinhar e desfiar a carne, mas a espera vale a pena.

10. Torta de ricota com frango: essa é outra receita em que a ricota é usada para preparar a massa da torta, mas como essa opção não leva farinha, o resultado é uma torta pra lá de leve e com um gostinho de dar água na boca.

11. Torta de ricota com calabresa: se você gosta de um sabor marcante, que tal usar a calabresa para incrementar o gostinho da sua torta? Além disso, o preparo dessa receita não é nada complicado e leva pouquíssimo tempo, por isso, que tal experimentar?

12. Torta de carne com ricota: essa é a receita de uma torta falsa. Aqui uma camada de carne moída temperada e refogada é colocada em um refratário e depois coberta por ricota. Essa combinação vai ao forno e depois está pronta para ser saboreada.

13. Torta omelete de ricota com camarão: essa é outra receita de torta falsa, já que você vai precisar de omeletes para montar as camadas do prato que é recheado com um delicioso creme de camarão. Se você gosta de frutos do mar, não deixe de experimentar.

Torta de ricota doce

Foto: Reprodução / Panelaterapia

14. Torta com ricota de damasco: se você quer uma torta doce que não seja muito calórica essa receita pode ser uma ótima pedida. Como ela não leva farinha, a base é feita com um creme de ricota. Para incrementar o sabor basta cobrir o doce com uma camada de geleia de damasco.

15. Torta de ricota com granola: e que tal preparar uma torta que tem a base feita com granola e manteiga? A cobertura fica por conta de um creme feito com leite condensado, creme de leite, ricota e gelatina sem sabor. Mesmo sendo uma sobremesa simples, ela é cheia de sabor.

16. Torta de ricota com limão e goiabada: essa é uma receita que tem uma massa crocante, um recheio cremoso com toque de limão e uma cobertura de goiabada. A combinação de sabores fica incrível e é difícil comer apenas um pedaço. Para melhorar ainda mais, o preparo não é nada trabalhoso.

17. Torta de ricota com maçã: já essa é uma receita de torta que tem uma massa bem macia e a cobertura é feita com fatias de maçãs. Para incrementar ainda mais o sabor, a dica é acrescentar um toque de canela ao doce.

18. Torta de ricota com geleia de morango: essa é uma receita que é muito parecida com um cheesecake, só que com bem menos calorias. Por isso, se você quer uma torta bem gostosa, mas que possa comer sem peso na consciência, essa é uma ótima pedida.

19. Torta de maracujá com ricota: e que tal preparar uma torta que conta com três camadas? A base é bem crocante, o recheio de ricota é cremoso e a cobertura fica por conta de uma geleia de maracujá. Para quem gosta de um toque azedinho na sobremesa, essa pode ser a opção ideal.

20. Torta de ricota com morango: essa é uma torta que tem uma base feita com biscoitos de maisena, o recheio é bem cremoso e feito com ricota e para completar a cobertura leva uma geleia de morangos caseira. O resultado fica lindo e é de dar água na boca.

21. Torta de ricota e passas: e que tal preparar uma massa doce de empadão para sua torta? O recheio é feito com ricota e uvas passas e fica delicioso. O resultado é uma combinação de texturas incrível, por isso, vale a pena experimentar.

22. Torta de ricota com chocolate: já para quem gosta de uma torta com massa macia, essa pode ser uma ótima pedida. O chocolate é usado em pequenos pedaços e dá um toque especial ao doce que tem uma textura incrível e um sabor suave.

23. Torta de arroz doce e ricota: já pensou em combinar uma massa folhada com arroz doce e ricota? Se você está procurando uma receita que fuja do tradicional e que pode surpreender quem provar, essa pode pode ser uma boa opção. Além disso, o trabalho não é muito grande.

A torta de ricota pode ser servida em vários momentos do seu dia, seja no café da manhã, almoço, sobremesa ou lanche da tarde. Agora basta escolher qual receita você vai preparar na sua cozinha e depois escolher o melhor horário para servir.

PARA VOCÊ