16 receitas de tortilha que vão te fazer esquecer do pão de tão deliciosas

Por
Atualizado em 25.02.21

Muito mais do que comidas típicas de alguns países hispânicos, as tortilhas são alternativas práticas aos pães e sanduíches. Mas não se confunda! Existem dois principais tipos de tortilhas, que, apesar de dividirem o nome, são feitas com ingredientes diferentes.

Publicidade

As tortilhas espanholas se assemelham ao omelete, combinando batatas, ovos e outros ingredientes que enchem o preparo de sabor e autenticidade.

Já as tortilhas mexicanas são a base para burritos, quesadillas e tacos. O formato achatado, que lembra o pão pita, é bastante versátil e serve de acompanhamento em refeições rústicas ou elaboradas.

Espanhola ou mexicana, não importa. Confira receitas de tortilha para refeições simples, mas que darão um toque diferente ao seu dia a dia.

Receitas de tortilha mexicana

1. Tortilha de trigo: para essa receita você só precisa de três ingredientes: farinha, margarina e água. Todo preparo pode ser feito em cerca de 20 minutos e combina com qualquer recheio ou cobertura!

Publicidade

2. Tortilha rústica: essa receita está aqui para provar que não precisa de uma massa fina nem de círculos perfeitos para fazer uma tortilha saborosa. Basta abrir a massa e dourar na frigideira antiaderente e você terá um acompanhamento perfeito para servir com pastinhas e geleias.

3. Tortilha de milho rápida: em alguns países da América do Sul, a tortilha de milho é a mais comum. Além da farinha de milho não ter glúten, ela também é a melhor alternativa para fazer as conchas de taco, já que a massa é mais fácil de modelar.

4. Tortilha de milho com masa harina: a tortilha de masa harina é uma das mais tradicionais do México. Mas não se preocupe, você pode substituir essa farinha especial pelo fubá de canjica e conseguir toda a autenticidade desta receita.

Publicidade

5. Tortilha de milho sem glúten e sem lactose: as tortilhas são tão versáteis que podem se adaptar a qualquer tipo de dieta. Essa versão atende a veganos e celíacos, mas é tão gostosa que irá agradar a qualquer paladar. Você vai precisar de farinha de milho, farinha de linhaça, azeite, água e sal.

6. Chips de tortilha: nem toda tortilha precisa ter formato esférico. Você pode cortá-las em pequenos triângulos e terá um salgadinho caseiro e saboroso. Perfeito para servir como petisco com guacamole!

Receitas de tortilha espanhola

7. Tortilha espanhola tradicional: essa receita está aqui para provar que é possível fazer um jantar maravilhoso com apenas 4 ingredientes. Batata, ovos, sal, óleo e, voilá, você tem um prato para nenhum restaurante espanhol colocar defeito.

8. Tortilha espanhola com cebola: para alguns, a cebola é essencial nas tortilhas espanholas. Esse ingrediente dá um toque todo especial ao preparo e confere um sabor agridoce ao prato.

9. Tortilha espanhola com pimentão: assim como na receita anterior, essa tortilha ganha um toque especial incluindo ingredientes simples. Aqui, além da cebola, pedacinhos de pimentão vermelho e amarelo completam o sabor!

10. Tortilha espanhola com bacon: essa é uma opção para quem não abre mão de muito sabor. Além do bacon, o prato também leva batata, ovos e outros ingredientes que garantem um resultado delicioso – como alho, cebola e cebolinha.

11. Tortilha de carne: essa receita é uma ótimo opção para aquela carne assada que sobrou do almoço de domingo. É a versão ideal para economizar e comer bem! Você só precisa de batatas, ovo, carne, azeite, sal e cheiro-verde.

Receitas de tortilhas diferentes

iStock

12. Tortilha de batata-doce: batata-doce e ovo já fazem parte das dietas fitness. Que tal dar uma nova roupagem à mistura com essa receita deliciosa?

13. Tortilha de cenoura: o diferencial dessa receita fica na combinação deliciosa do sabor suave da cenoura com o marcante do ovo. Finalize com salsinha e terá um prato maravilhoso e colorido!

Publicidade

14. Tortilha de batata frita: batata frita e ovo é uma mistura que não tem como dar errado. Nessa receita, esses ingredientes ainda são complementados com queijo coalho, que dá uma textura toda especial ao prato.

15. Tortilha no micro-ondas: tortilha já é uma receita simples, feita no micro-ondas então? Moleza! Leva só batatas, ovo e cebola, e fica pronta em 20 minutos!

16. Tortilha vegana com farinha de grão-de-bico: você não precisa de ovos para fazer massas de tortilhas, e essa versão vegana está aqui para mostrar isso. Além da farinha de grão-de-bico, você também vai precisar de batata cozida, tofu, cebola, pimentão, salsinha e condimentos que garantem muito sabor.

As tortilhas são uma ótima opção para economizar tempo na cozinha. Seja como pão ou como omelete, elas podem incrementar qualquer refeição. Dá para perceber na lista acima que elas cabem nos mais variados paladares e bolsos. Você ainda pode conferir 15 receitas de tacos para viajar ao México sem sair de casa!