7 receitas de vatapá arretados que te farão se sentir na Bahia

Escrito por    

O vatapá é um alimento que gera algumas controvérsias sobre a sua origem, enquanto alguns historiadores afirmam que esse é um prato afro-brasileiro, outros dizem que ele foi criado por aqui – pois, além de fazer muito sucesso na Bahia, também é bastante consumido em outros locais, como Pará e Amapá, mas com algumas variações de ingredientes. Independente do local em que o prato foi criado, não podemos negar que ele faz parte do cotidiano dos baianos e, por isso, da culinária brasileira.

Continua após o anúncio

Como as variações de itens que podem ser usados no preparo são grandes, você pode conferir receitas que usam como ingredientes principais camarão, pão, azeite de dendê e óleo de coco. Mas o pão pode ser substituído por farinha de trigo, o fruto do mar pode ser deixado de lado, enfim, as variações podem agradar os mais variados paladares.

1. Bolinho de vatapá

Foto: Reprodução / Gastrolândia

Essa é uma receita que conta com duas etapas: a primeira é a do preparo do vatapá; já a segunda, do bolinho frito. Essa é uma ótima opção para um petisco cheio de sabor e que não dá muito trabalho para ser feito. Por isso, que tal testar esse item para seu próximo petisco?

2. Vatapá com gengibre

Foto: Reprodução / Aqui na cozinha

Se você pensa que o vatapá é um alimento difícil de ser preparado, vai se surpreender com essa receita, pois ela é super simples. Além disso, o gengibre, que é um ingrediente termogênico entra em cena para dar um toque extra de sabor o alimento.

3. Vatapá bem temperado

Foto: Reprodução / Pitadinha

Para quem busca uma receita que tenha um super gostinho de temperos, essa pode ser uma ótima opção para testar em casa. Coentro e cebola, por exemplo, são dois itens que são usados para incrementar o sabor do creme.

4. Vatapá simples

Continua após o anúncio

Foto: Reprodução / Cozinha a dois

Essa é uma receita que tem um preparo bem simples, porém, requer um pouco de paciência, já que a combinação de ingredientes deve ficar no fogo por 45 minutos, e nesse tempo, é preciso ficar mexendo o conteúdo da panela. Mas olha, o resultado é tão saboroso que a espera super vale a pena.

5. Vatapá com farinha

Foto: Reprodução / Aqui na cozinha

Nessa receita, o pão é deixado de lado e quem entra em cena para engrossar o creme é a farinha de trigo. O resultado é um sabor diferente das outras opções, mas que pode agradar os mais variados paladares. Além disso, amendoim e castanhas entram em cena para dar um toque crocante a receita.

6. Vatapá delicioso

Foto: Reprodução / Gordice

A dica dessa receita é que um bom vatapá não pode ser feito sem camarão, pão, azeite de dendê e óleo de coco. Porém, você também vai precisar de outros ingredientes para incrementar o sabor, como tomate e temperos, por exemplo.

7. Vatapá colorido

Foto: Reprodução / Chef Taico

Pimenta picada, salsinha, coentro e tomate são usados para deixar esse vatapá com um gostinho incrível e com uma aparência de dar água na boca. O preparo não é mais complicado do que as opções anteriores, mas o sabor pode agradar bastante quem gosta de um prato cheio de cores.

Depois de conhecer essas receitas não é preciso viajar até a Bahia para saborear um delicioso vatapá, já que agora você pode preparar esse alimento em casa mesmo. O importante é escolher uma receita que usa os ingredientes que mais te agradam e depois partir para a cozinha.

Continua após o anúncio

PARA VOCÊ