11 receitas de vichyssoise para saborear uma sopa tipicamente francesa

Escrito por    
Em 24.01.20

Quem gosta da culinária francesa vai se apaixonar pela vichyssoise! Muito leve e saborosa, ela é feita com base de alho-poró e creme de leite. O seu grande diferencial é que ela pode ser saboreada tanto quente quanto fria. Ficou curioso e com vontade de experimentar? Então, escolha a sua versão preferida na lista abaixo e aproveite:

Continua após o anúncio

1. Vichyssoise simples

Para começar com uma receita mais simples, a dica é experimentar essa versão que é bem fácil. Você só precisa ter na cozinha cebolinha francesa, talos de alho, batatas, manteiga, sal, pimenta, azeite, ervas aromáticas e creme de leite. Fica uma delícia!

2. Vichyssoise no liquidificador

Se você não tem um mixer em casa, pode bater a sua sopinha no liquidificador mesmo. É bem simples, basta cozinhar o alho-poró com a batata, o caldo de galinha, o sal, a pimenta e a manteiga e em seguida transferir para o liquidificador. Assim que estiver tudo bem homogêneo, volte para a panela, acrescente o creme de leite e misture até engrossar. Está pronto!

3. Vichyssoise com vinho branco

Sexta-feira chegou e tudo o que você quer é saborear uma comidinha no estilo comfort food? Pois então, invista nessa receita maravilhosa que leva vinho branco na sua composição. O toque final e que faz toda a diferença é a noz-moscada, que deve ser salpicada por cima antes de servir.

4. Vichyssoise com leite

Cremosa, essa versão é feita com leite ao invés de água, o que deixa a textura superconsistente e o sabor ainda mais intenso e gostoso. O preparo é semelhante às outras receitas que você já viu: cozinhar, bater até virar um creme e aproveitar!

Continua após o anúncio

5. Vichyssoise com fundo de legumes

Perfeita para servir como entrada ou prato principal de um jantar refinado, essa vichyssoise leva um ingrediente pra lá de especial: o fundo de legumes. Feito com cascas de legumes, ele consegue dar um sabor suave e gostoso para a sua sopa.

6. Vichyssoise com caldo de frango

Esqueça aqueles caldos industrializados cheios de conservantes! Aqui, a versão usada é totalmente caseira. Então, se você tem uma água de cozimento de frango aí na sua casa, pode preparar essa deliciosa receita. Muito fácil de fazer, ela fica pronta em menos de uma hora. Veja a receita aqui.

7. Vichyssoise com cenoura

Outra receita feita com caldo caseiro, essa opção é bem levinha e ideal para saborear naqueles dias cansativos, quando você está com preguiça de cozinhar. Um bônus bem legal deste vídeo é que você aprende a preparar uma espécie de pãozinho para acompanhar a sua sopa!

8. Vichyssoise com torradas

A cara de dias chuvosos, esse prato é tão gostoso que parece um abraço quentinho e apertado! E o que combina perfeitamente com sopa? Isso mesmo, torrada! Aqui, além de aprender a fazer a tradicional vichyssoise, você também fica sabendo como aproveitar aquele pão amanhecido que está aí na sua geladeira.

9. Vichyssoise com torradas integrais e cebolinha

Mais uma opção com torradinhas, essa receita é um pouco mais leve e saudável, já que aqui o pão usado é o integral. Para deixar tudo ainda mais balanceado, use azeite para fazer as sua torradas, ok? Na hora de servir, coloque um pouco de cebolinha picada por cima e voilá!

Continua após o anúncio

10. Vichyssoise com chalotas

Também conhecida como échalote, a chalota é uma hortaliça parecida com a cebola e muito utilizada na França. Supergostosa e diferente, ela ajuda a compor essa sopa quentinha e perfeita para saborear acompanhada de um bom vinho. Prepare aí na sua casa e esteja pronto para receber muitos elogios.

11. Vichyssoise com bacon

Quem não dispensa um toque de carne nas receitas vai se apaixonar por essa versão. O legal é que o bacon não é colocado direto na sopa, mas sim servido ao lado do prato. Para deixar ele bem crocantinho, asse em uma forma coberta com papel manteiga.

É fã de sopas? Então, dá só uma olhadinha nessas receitas de sopa eslava, sopa de couve-flor, sopa de legumes com carne e sopa de grão-de-bico.

PARA VOCÊ