4 receitas de xinxim para se aventurar pela culinária nordestina

Escrito por                          

Típico da Bahia, o xinxim é um prato que tem origem africana e é comumente feito com carne de galinha ou carne do pulmão de boi, também conhecida como bofe. A primeira opção é a mais popular, mas a segunda também tem os seus fãs e para quem gosta de comer ingredientes ousados, pode ser uma ótima aposta.

Se você gosta da culinária nordestina, saiba que esse prato pode ser servido simplesmente com arroz, mas também cai muito bem com outros pratos típicos da região, como o vatapá ou o caruru, por exemplo. Na lista abaixo, você pode conferir algumas receitas para testar essa iguaria em casa.

1. Xinxim de galinha

Essa receita de xinxim é feita com frango, camarão seco, caldo de frango, amendoim, castanha, leite de coco, azeite de dendê, suco de limão e alguns temperos. A carne deve marinar por 30 minutos para que fique com um sabor marcante. Além disso, no preparo, você só vai precisar sujar uma panela e um liquidificador, que é usado para triturar os temperos e o amendoim.

2. Xinxim de frango

Essa é outra opção de xinxim feita com galinha, mas que conta com uma lista de ingredientes mais curtinha, além disso, aqui, a sugestão é usar a asinha do frango. Camarão, azeite de dendê, amendoim, castanha e temperos também entram em cena.

3. Xinxim de frango com camarão

Essa é outra receita que combina frango com camarão e que os temperos são batidos no liquidificador. Para o caldo, leite de coco é usado. Além disso, o azeite de dendê também entra em cena para dar um sabor especial ao prato.

4. Xinxim de bofe

A receita de xinxim feita com o estômago bovino também leva uma quantidade de temperos caprichados, além de azeite de dendê e leite de coco. Para quem gosta de se aventurar com ingredientes ousados, essa pode ser uma ótima escolha para ser testada em casa.

Feito com carne de frango ou pulmão bovino, o xinxim é um prato que pode ser apreciado por quem quer conhecer um pouco mais da culinária típica do Nordeste brasileiro. E se você adora os pratos desta região do Brasil, ainda pode conferir uma lista de receitas nordestinas.

PARA VOCÊ