35 receitas doces para festa junina que vão adoçar seu arraiá

Escrito por                          

Quando chega o inverno, as festividades de São João começam a ser comemoradas ao longo de toda a extensão do Brasil. Além de fogueiras, trajes caipiras, bandeirinhas, danças e muitas brincadeiras, os doces para festa junina não podem faltar para uma comemoração de sucesso.

Preparar as guloseimas de um arraiá não precisa ser uma tarefa difícil e grande parte dos itens usados contam com um valor baixo, já que essa é uma comemoração caipira. Milho e amendoim, por exemplo, fazem parte de uma grande quantidade de pratos doces.

Para que você conheça algumas receitas para testar em casa, basta conferir a lista abaixo, que conta com 35 opções diferentes.

Bolo para festa junina

Foto: Reprodução / the cookie shop

1. Bolo de maçã: essa é uma receita de bolo que fica com uma textura bem molhadinha devido ao acréscimo de pedaços de maçã na massa. Além disso, o sabor da canela faz toda a diferença no resultado final. Se você quer surpreender seus convidados, não deixe de testar essa opção.

2. Bolo de fubá: um clássico, o bolo de fubá é simples de ser feito, sendo uma ótima pedida para quem não tem muita experiência na cozinha. Como a massa é feita no liquidificador, o tempo de preparo é bem curtinho. Mesmo assim, o sabor é uma delícia.

3. Bolo de fubá com goiabada: incrementar um bolo de fubá é uma ótima ideia e um ingrediente que combina muito bem com esse objetivo é a goiabada. Se você quer mais sabor e um toque cremoso para a sua massa, essa pode ser a pedida ideal.

4. Bolo de milho: um dos ingredientes mais usados nas festas juninas, o milho, pode render uma grande quantidade de pratos. Aqui, ele é o protagonista de um bolo, que fica com uma textura bem fofinha e um sabor capaz de deixar qualquer um com água na boca.

5. Bolo de chocolate: é difícil encontrar alguém que não goste de um bom bolo de chocolate, certo? Por isso, conferir todas as dicas dessa receita pode ser uma ótima escolha. Com uma massa de liquidificador, o trabalho é simples, mas o resultado irresistível.

6. Bolo formigueiro: o bolo formigueiro é composto por uma massa branca simples, que é incrementada com chocolate granulado, o que faz com que a aparência seja parecida com a de um formigueiro. Para deixar o doce ainda mais gostoso, um glacê é usado como cobertura.

Doces com amendoim para festa junina

Foto: Reprodução / receitas de minuto

7. Pé de moça: o pé de moça é um doce feito com caramelo, amendoim e leite condensado. É uma versão mais macia do pé de moleque e ideal para quem quer inovar nos doces juninos. Para melhorar ainda mais, você só vai precisar sujar uma panela para preparar essa delícia em casa.

8. Paçoca: um dos doces mais tradicionais das festas juninas, a paçoca pode ser feita na sua cozinha tranquilamente. Para testar essa receita, você só vai precisar ter em mãos amendoim, açúcar mascavo, farinha de mandioca fina e uma pitada de sal.

9. Amendoim com chocolate: essa é uma receita daquele doce de amendoim que conta com uma casquinha crocante, mas, aqui, ela é feita com chocolate em pó, o que faz com que o resultado seja um pouco diferente do comum e que pode agradar os mais variados paladares.

10. Bombom de amendoim: o bombom de amendoim é feito com uma casquinha de chocolate e o recheio fica por conta de uma pasta feita com a oleaginosa. Como a pasta pode ser comprada pronta em supermercados, o passo a passo dessa receita é bem simples.

11. Pé de moleque: preparar seu próprio pé de moleque não é uma tarefa difícil e ainda requer uma lista de ingredientes curtinha. Esse é um dos doces que mais faz sucesso nas festas juninas, por isso, essa é uma ótima receita para ser testada na sua cozinha.

12. Pé de moleque com chocolate: para preparar essa opção em casa, você vai precisar apenas de chocolate meio amargo, leite condensado, açúcar, sal e amendoim torrado e sem casca. O doce é simples de ser feito e não requer muitas habilidades culinárias.

Canjica para festa junina

Foto: Reprodução / cozinha legal

13. Canjica com leite condensado: cremosa, macia, com gostinho de leite condensado, um toque crocante e um passo a passo simples, difícil vai ser resistir ao sabor dessa canjica. Para fazer, você vai precisar de canjica, leite, leite condensado, creme de leite, amendoim e canela em pau.

14. Canjica tradicional: milho branco para canjica, água, leite condensado, açúcar (opcional), cravo e canela são os únicos ingredientes que você vai precisar ter em mãos para preparar essa receita. A vantagem dessa opção é que você pode ajustar a quantidade de leite condensado dependendo do quão doce você deseja que sua canjica fique.

15. Canjica com coco: essa é uma receita de canjica que, além de contar com o gostinho incrível do coco, também tem um caldo mais ralo, ideal para quem não quer o doce muito cremoso. Para garantir elogios ao prato, a sugestão é caprichar nos temperos.

16. Canjica com canela: além da canela, que é usada para deixar o doce mais aromatizado, coco e amendoim entram em cena para dar um toque crocante para a textura dessa sobremesa. Com uma lista de ingredientes simples, é possível se surpreender.

17. Canjica brûlée: combinar um doce junino com outro francês pode parecer um pouco desafiador, mas não se assuste, essa não é uma receita complicada de fazer. Aqui, o resultado é um creme extremamente macio e uma casquinha crocante como cobertura. Com essa combinação, difícil vai ser não comer todo o doce de uma vez só.

18. Canjica de doce de leite: incrementar sua canjica não precisa ser algo complicado e essa receita está aqui para provar isso. O acréscimo do doce de leite é um passo bem simples, mas que faz toda a diferença no sabor final do prato. Se você gosta de se deliciar com sabores novos, não deixe de conferir todas as dicas desta receita.

Doces com milho para festa junina

Foto: Reprodução / tempero alternativo

19. Broa de milho: essa não é uma receita de broa tradicional, mas é uma ótima pedida para quem não quer perder muito tempo na cozinha. Para que o passo a passo seja mais rápido, o fermento químico é utilizado. Além disso, a farinha de trigo de lado é substituída pelo polvilho, o que faz com que essa versão seja uma ótima pedida para quem quer deixar o glúten de lado.

20. Bombocado: um bombocado cremoso já é uma ótima pedida, se for feito no liquidificador, melhor ainda! Mesmo com um passo a passo extremamente simples e usando ingredientes que são comuns no armário, é possível lamber os dedos depois de comer um pedaço.

21. Curau: essa receita é o puro creme do milho! Para testar essa opção, você vai precisar apenas de espigas de milho-verde, leite, açúcar e canela em pó. Como é preciso descascar as espigas, o passo a passo não é tão rápido, mas usar o alimento fresquinho faz toda a diferença no sabor final.

22. Pudim de milho: que o pudim é uma sobremesa queridinha entre os brasileiros não é nenhuma novidade, mas que tal usar o milho para inovar no seu sabor? Para o preparo, basta bater em um liquidificador o milho com o leite e, depois, acrescentar leite condensado, ovos e açúcar. Para finalizar, é só colocar a mistura em uma forma caramelizada e levar para assar.

23. Pamonha de forno: bater todos os ingredientes no liquidificador e levar ao forno para assar é uma ótima pedida para quem quer um doce bem prático de ser preparado. Para melhorar ainda mais, essa receita precisa de apenas seis ingredientes e você ainda pode fazer pequenas adaptações para alterar o sabor, como o uso de queijo ou especiarias, por exemplo.

24. Mousse de milho: essa é uma receita que é puro amor, já que conta com uma textura bem cremosa e um sabor que combina o gostinho de milho com o leite em pó. Como o preparo é feito no liquidificador, não é preciso ter experiência na cozinha para obter um resultado de sucesso. O maior problema é esperar que o doce esfrie na geladeira por 2 horas para degustar.

Pipoca para festa junina

Foto: Reprodução / flamboesa

25. Pipoca de churros: a pipoca de churros nada mais é do que a pipoca caramelizada comum, mas com o acréscimo de canela em pó. Com um passo simples é possível deixar seu doce com um sabor novo e surpreender os mais variados paladares.

26. Pipoca vermelha: pipoca vermelha tem sabor de infância, já que lembra o doce vendido pelos pipoqueiros na rua. Preparar essa delícia em casa e deixar seu arraiá mais colorido não é uma tarefa difícil e, por isso, vale a pena experimentar. Para obter esse resultado, só é preciso usar um corante alimentício. Além disso, essa receita suja apenas uma panela.

27. Pipoca de Ovomaltine: milho para pipoca, óleo, chocolate ao leite ou meio amargo e Ovomaltine são os únicos ingredientes que você vai precisar para testar essa receita. Para o preparo, primeiro é preciso estourar o milho e, depois, acrescentar o chocolate derretido e o Ovomaltine.

28. Pipoca de leite Ninho: para preparar essa receita em casa, é preciso ter uma pipoqueira em mãos, pois, assim, o trabalho fica muito mais simples. O resultado é uma pipoca bem crocante e que se for guardada corretamente, pode ser consumida ao longo de uma semana inteira.

29. Pipoca com leite condensado: pipoca doce feita na panela com um toque de pasta de amendoim e leite condensado é o tipo de receita simples, mas que pode conquistar qualquer um. Crianças e adultos ficam boquiabertos com o sabor dessa delícia!

30. Pipoca de micro-ondas: já pensou em saborear uma pipoca feita no micro-ondas, mas que conta com o sabor da groselha e ainda fica com uma cor vermelha? Essa é a proposta desta receita, que é vapt-vupt para ser preparada.

Doces variados para festa junina

Foto: Reprodução / na minha panela

31. Arroz doce: o arroz doce é aquele tipo de comida afetiva que faz com que muita gente lembre da infância. Pensando nisso, essa receita foi feita com todo o carinho, para que o resultado fique bem gostoso. Para testá-la, você vai precisar de arroz, leite, leite condensado e creme de leite. Se você gosta de canela, ainda pode polvilhar esse ingrediente na cobertura do doce.

32. Quindim: para fazer o seu próprio quindim, só é preciso ter em mãos coco, gemas e açúcar. Para o preparo, só é preciso misturar os três ingredientes e levar ao forno para assar. O resultado é uma parte de baixo levemente crocante, pois é onde o coco fica concentrado, e uma parte superior bem lisa e brilhante.

33. Maçã do amor: dar uma maçã para aquela pessoa que você paquera pode ser uma ótima maneira de engatar um romance nas comemorações juninas, não é mesmo? Preparar esse doce em casa não é complicado e sua mesa de guloseimas pode ficar muito mais bonita.

34. Queijadinha: para testar essa receita em casa, só é preciso misturar coco ralado, queijo parmesão, açúcar e ovos, colocar tudo em forminha e levar ao forno para assar. Para quem busca praticidade e muito sabor, essa pode ser uma ótima receita.

35. Doce de abóbora: o doce de abóbora é ótimo para ser saboreado quentinho, por isso, é uma boa pedida para esquentar os dias de junho/julho. O preparo não é dos mais rápidos, já que a abóbora deve cozinhar bastante, mas não é preciso ter grandes habilidades na cozinha para obter um resultado de sucesso.

A festa junina é um ótimo momento para se deliciar com diversas guloseimas que fazem parte dessa comemoração. Como você pode perceber na lista acima, a variedade de doces é bem grande e, por isso, pode agradar os mais variados paladares. Você ainda pode conferir receitas de festa junina variadas para um arraiá inesquecível!

PARA VOCÊ