50 receitas funcionais deliciosas para não furar a dieta

Escrito por                          

Para ser considerada funcional, uma receita precisa ter ingredientes saudáveis, antioxidantes ou nutritivos. Quando essas características se combinam, o resultado é ainda melhor!

Se você quer manter um cardápio funcional, é importante que sua alimentação seja focada em gerar benefícios à saúde, mas isso não quer dizer que ela não possa ser gostosa e muito prazerosa.

Para que você conheça algumas opções de receitas funcionais para testar em casa, basta conferir a lista abaixo.

Pratos salgados funcionais

Foto: Reprodução / cozinha travessa

1. Tabule de quinoa funcional: o tabule tradicional é feito com farinha para trigo, mas, aqui, a quinoa é a protagonista do prato. Além de ser um superalimento, ela é bem gostosa e pode te surpreender. Então, se você quer inovar, não deixe de testar essa opção em casa.

2. Hambúrguer funcional: para fazer um hambúrguer funcional em casa, além de escolher um corte de carne magra, como o patinho, por exemplo, é preciso usar alguns itens no preparo – são eles a chia e a farinha de linhaça. Além disso, temperos também entram em cena para deixar o gostinho do prato melhor. Ah, não se esqueça de usar pão integral e acrescentar alface, tomate e cream cheese light.

3. Canja funcional: para fazer a canja de galinha funcional, é preciso substituir o arroz pela quinoa. Esse é um passo simples, mas que deixará seu prato muito mais saudável e com uma menor quantidade de calorias. Mesmo assim, o resultado é extremamente saboroso e pode deixar qualquer um com água na boca.

4. Farofa funcional: uma boa farofinha combina com os mais variados pratos, não é mesmo? Se for funcional, melhor ainda! Essa é uma receita que requer uma boa quantidade de ingredientes, mas o resultado é tão gostoso, que vale a pena investir em todos eles.

5. Panquelete funcional: essa é uma receita que é feita com ovos, queijo cottage, farinha de linhaça ou chia, fermento em pó e orégano. É uma ótima pedida para o café da manhã, um almoço rápido ou até mesmo para aquele jantar levinho. Além de uma lista de ingredientes curtinha, o modo de preparo é pra lá de rápido.

6. Lasanha de berinjela funcional: é difícil encontrar alguém que não ame lasanha, não é mesmo? Mas, se você está fugindo da versão tradicional, pode testar essa receita em casa, que é bem saborosa e pode surpreender qualquer um que experimentar. Aqui, a massa é deixada de lado e dá lugar para a berinjela, enquanto o recheio fica por conta de uma bolonhesa bem caprichada.

7. Suflê funcional: essa é uma receita de suflê de legumes que leva mandioca salsa, cenoura e abobrinha, mas você pode usar outras opções de sua preferência. Como é uma opção sem lactose, está liberada aos intolerantes e alérgicos à substância. Sua textura é bem leve e seu sabor, delicioso!

8. Sopa de abóbora e chia: essa é uma receita de sopa que dá agua na boca só de olhar, devido a sua cor alaranjada marcante. Além da abóbora e da chia, você também irá precisar de cebola, cúrcuma e azeite para testar o prato em casa e se deliciar com seu sabor.

9. Caldo de abóbora e gengibre: se você quer um caldo de abóbora com um sabor mais intenso e que ainda ajude a acelerar seu metabolismo, essa pode ser a opção ideal para ser testada na sua cozinha. Aqui, a abóbora é combinada com gengibre e cúrcuma, o que faz com que seu sabor seja único.

10. Strogonoff funcional: o strogonoff é um prato clássico na mesa dos brasileiros, mas conta com muitas calorias, não é mesmo? Essa versão funcional deixa o creme de leite de lado e dá lugar para a biomassa de banana verde, que é misturada com água para não ficar com uma textura tão densa.

11. Tempero funcional: se você adora pratos bem temperadinhos, precisa parar para conhecer essa opção. Aqui, 12 especiarias são batidas no liquidificador, o que resulta em um sabor incrível. O bom é que você pode usar esse mix para o preparo das mais variadas refeições.

12. Crispy de frango funcional: se você acha que um frango crocante precisa ser cheio de gordura, é porque ainda não conhece essa receita. Aqui, o filé é cortado em tirinhas e é empanado com farinha de aveia. De quebra, você ainda confere como fazer uma saladinha de folhas verdes para servir como acompanhamento.

13. Quiche de espinafre funcional: a quiche é uma torta com uma massa crocante e um recheio extremamente cremoso, por isso, muita gente passa longe desse prato quando está buscando uma alimentação mais saudável, mas, com essa receita, é possível saborear essa delícia de uma maneira saudável.

Lanches funcionais

Foto: Reprodução / sabor sonoro

14. Panqueca de banana funcional: se você está procurando por um lanche que dê sustância, essa pode ser a receita ideal. Aqui, a massa é feita com a combinação de banana, aveia em flocos finos, farinha de linhaça dourada, ovo, cacau e fermento. Essa é uma lista de ingredientes simples, mas que resulta em um prato magnífico. Além disso, você pode usar outros itens para incrementar o sabor, como frutas vermelhas, por exemplo.

15. Waffle funcional: essa receita de waffle é outra opção para quem quer um lanchinho que não seja tão básico. A quantidade de ingredientes não é das menores, mas o resultado fica bem saboroso e ainda é uma pedida livre de glúten, leva leite desnatado e conta com especiarias para deixar seu gostinho melhor.

16. Granola funcional: é muito fácil encontrar diversos tipos de granola em casas de produtos naturais e até mesmo em supermercados, mas você já pensou em fazer a sua própria em casa? Assim, você pode usar seus ingredientes favoritos para que a granola fique com a sua cara! E o melhor de tudo é que o trabalho não é grande!

17. Petiscos funcionais: aqui, você confere como fazer dois tipos de petiscos funcionais: quadradinhos de frango com gergelim e chutney de manga e bolinhos de tofu assado. Essas são uma ótima pedida para aquele lanche com mais tempo ou até mesmo para um aperitivo em uma reunião entre amigos.

18. Pão funcional: essa é uma receita barata, simples e fácil de ser reproduzida em casa, mas que conta com um gostinho que pode deixar qualquer um com água na boca. Tem muita gente que quando começa a manter um cardápio mais saudável, pensa que tem que deixar o pão de lado, mas, com essa receita, isso não será preciso.

19. Cookie de cacau funcional: para quem curte um petisco docinho, essa receita de cookie de cacau e aveia pode ser uma excelente escolha. Aqui, a lista de ingredientes não é extensa e o modo de preparo é prático, por isso, vale a pena testar em casa e se deliciar com o resultado final.

20. Biscoito de chocolate funcional: essa é uma opção que aparentemente é parecida com a anterior, porém, aqui, o gostinho de especiarias fica de fora, o que faz com que essa receita seja um pouco mais simples. Mesmo assim, o gostinho é incrível e pode agradar aos mais variados paladares.

21. Pasta de amendoim funcional: para fazer a sua própria pasta de amendoim em casa só é preciso bater o grão no processador ou no liquidificador e depois acrescentar um pouco de açúcar e óleo de coco. O processo é simples, mas o resultado pode deixar qualquer um com água na boca.

22. Crepioca: a crepioca é a combinação do omelete com a tapioca. Essa é uma mistura simples, mas que faz um grande sucesso entre quem busca alimentação saudável. Isso acontece porque o gostinho é bom e o preparo muito simples.

23. Biscoito de polvilho: o biscoito de polvilho funcional é livre de lactose e ainda ganha um toque de chia. Essa é uma opção de receita que conta com uma lista de ingredientes bem curtinha, mas que pode deixar o momento do seu lanche muito mais gostoso.

24. Coxinha funcional: coxinha funcional? É isso mesmo! Aqui, você aprende a fazer esse quitute tão amado pelos brasileiros com ingredientes saudáveis e ainda confere opções de substituições para alguns itens, o que torna o seu preparo ainda mais acessível Além disso, essa é uma receita assada.

25. Guacamole funcional: a guacamole é um prato feito com a combinação de abacate, tomate, limão, sal e pimenta e, aqui, ainda ganha um toque de chia. Essa é uma ótima pedida para um lanche saudável e cheio de benefícios para o seu organismo.

26. Chips de batata doce funcional: o chips de batata doce é uma ótima pedida para quem quer um lanchinho bem leve, prático e que não deixa o sabor de lado. Seu preparo é extremamente simples e rápido, mas pode deixar seu dia muito mais gostoso.

Bolos funcionais

Foto: Reprodução / cozinha travessa

27. Bolo de banana funcional: essa é uma receita de bolo de banana bem funcional, que leva apenas seis ingredientes e é bem fácil de ser seguida em casa. Mesmo assim, o resultado pode deixar qualquer um com água na boca.

28. Bolo funcional de frutas: se você quer um bolo funcional de frutas que conte com uma textura bem molhadinha, não pode deixar de conferir as dicas dessa receita. Aqui, banana, maçã e uvas passas são combinadas para impressionar.

29. Bolo funcional de banana e canela: essa é uma receita de bolo de banana com um toque aromatizado, já que leva canela. Além disso, as farinha de amêndoas e linhaça são usadas para deixar a trigo de lado. Para melhorar ainda mais, você confere como fazer uma deliciosa cobertura de chocolate.

30. Bolo de banana funcional: para testar essa receita em casa, você vai precisar apenas de banana, uva passa, ovos, óleo de coco, aveia em flocos e fermento em pó. Mesmo com uma lista de ingredientes tão curtinha, você pode se surpreender positivamente com o resultado final.

31. Bolo de maçã funcional: a combinação de maçã com canela fica uma delícia no preparo das mais variadas sobremesas, não é mesmo? Então, que tal testar um bolo funcional que usa esses ingredientes? Além disso, essa é uma receita que deixa o trigo e o leite de fora.

32. Bolo de chocolate funcional: quem olha pra esse bolo de chocolate fofinho e com cobertura nem diz que ele é funcional, já que seu sabor também é bem gostoso! A lista de ingredientes não é das mais curtas, mas para quem adora esse quitute, vale a pena testar em casa e se deliciar com cada mordida dessa gostosura.

33. Bolo de fubá funcional: o bolo de fubá é bem simples, mas combina muito bem com aquele café da tarde descompromissado, sem pressa para se deliciar com um quitute e uma bebida quentinha, não é mesmo? Se você quer uma receita funcional e que deixa de lado o glúten e a lactose, pode apostar nesta daqui.

34. Bolo de milho funcional: outra opção simples, mas cheia de sabor é essa de bolo de milho funcional. A lista de ingredientes até pode parecer extensa, mas não se assuste, pois seu tempo na cozinha será bem curtinho.

Doces funcionais

Foto: Reprodução / dani noce

35. Trufa funcional: essa é uma receita de trufa que, além de funcional, também é vegana, ou seja, não usa ingredientes de origem animal no seu preparo. Ela é feita combinando abacate, chocolate amargo, açúcar demerara e cacau em pó. Opcionalmente, você ainda pode fazer uma decoração com nibs de cacau ou framboesas.

36. Tortinha funcional: essa não é uma das receitas mais simples de serem feitas, já que a massa, que tem como principal item a amêndoa, leva uma grande quantidade de ingredientes. O recheio fica por conta de uma manteiga de amendoim caseira. Se você quiser, ainda pode usar frutas vermelhas como cobertura.

37. Beijinho funcional: o beijinho é um clássico de festas infantis, mas não precisa ser saboreado apenas nessa ocasião. Naquele momento que bate uma vontade de comer um docinho e você está em casa, é possível testar essa versão funcional.

38. Brigadeiro funcional: essa é uma receita que deixa o leite condensado de lado e dá lugar para a biomassa de banana verde. Além dela, você vai precisar de cacau em pó, chocolate amargo e manteiga ghee.

39. Chocotone funcional: essa é uma receita de chocotone que, mesmo deixando o glúten e a lactose de lado, conta com uma textura bem fofinha. Como a versão tradicional é uma bomba calórica e nada saudável, você pode fazer essa substituição incrível no próximo Natal ou quando sentir vontade de comer esse doce em casa.

40. Tortinha de pêssego funcional: se você quer fazer um doce funcional que deixe qualquer um babando só de olhar pra ele, essa pode ser a receita ideal. Aqui, a tortinha fica com o formato de flor e leva uma boa quantidade de canela, além de deixar o glúten e a lactose de lado.

41. Canjica vegana funcional: por mais que seja um doce simples, a canjica agrada os mais variados paladares. Nessa versão funcional ela é feita com milho para canjica, água, leite de coco, açúcar demerara, canela cravo e, opcionalmente, biomassa de banana verde. Esse último ingrediente, se usado, deixará seu doce mais cremoso.

42. Biscoito de canela funcional: essa é uma receita de biscoitinho funcional que combina o sabor do chocolate com o da canela. O resultado é um docinho pra lá de aromatizado e que pode surpreender. A lista de ingredientes é extensa, mas o passo a passo é bem fácil de ser reproduzido em casa.

43. Sorvete funcional: um sorvete de frutas é uma ótima pedida para refrescar os dias quentes de verão, não é mesmo? Aqui, o doce é feito com a combinação de banana, maracujá e manga. Além disso, você ainda confere como fazer uma calda de chocolate funcional. Para o resultado ficar ainda melhor, a sugestão é servir o sorvete na casca do maracujá.

44. Mousse de chocolate funcional: o mousse de chocolate é uma sobremesa clássica na mesa de muitos brasileiros, mas você já pensou em fazer uma versão funcional do doce? Aqui, o abacate é combinado com cacau em pó, óleo de coco, mel, açúcar de coco, clara em neve e pistache. O passo a passo é simples, mas o resultado é muito gostoso.

45. Sorvete de frutas funcional: se você quer uma opção de sorvete mais simples, pode conferir essa receita que mistura apenas banana, manga e maracujá. O passo a passo é bem básico, mas você pode se deliciar com um docinho refrescante.

46. Ganache funcional: a ganache pode ser usada para incrementar o sabor das mais variadas sobremesas, por isso, vale a pena anotar essa versão funcional do doce para usar sempre que precisar.

Bebidas funcionais

Foto: Reprodução / dani noce

47. Milkshake funcional: pode até parecer estranho, mas é possível, sim, fazer um milkshake funcional. Para isso, você vai precisar ter em mãos leite de coco, tofu orgânico, coco ralado, mel e extrato de baunilha. Caso você queira uma opção vegana, basta substituir o mel pelo agave. Além disso, a decoração fica por conta de morangos e nibs de cacau.

48. Suco de melancia e beterraba: para testar essa receita em casa, você vai precisar apenas de melancia, beterraba, chia e água. Para o preparo, basta bater todos os ingredientes no liquidificador e seu suco estará prontinho para consumo.

49. Smoothie de mamão: o smoothie é uma bebida densa, por isso, cai muito bem como café da manhã ou lanche intermediário entre as principais refeições. Essa receita ensina a fazer a bebida combinando mamão, iogurte natural desnatado, gergelim e mel.

50. Suco de cenoura e abacaxi: se você está procurando por uma receita de suco que além de funcional, também seja refrescante, essa pode ser a opção ideal para ser testada na sua cozinha. Aqui, além da cenoura e do abacaxi, chia, quinoa e amaranto também entram em cena

Seguindo um cardápio com receitas funcionais, além de perder peso, é possível melhorar a qualidade de vida, pois o principal objetivo é combinar ingredientes que fazem bem ao organismo. Se quer emagrecer, ainda pode conferir algumas receitas low carb para testar!

PARA VOCÊ