34 receitas gratinadas que vão deixar você com água na boca

Escrito por                          

Receitas gratinadas são sempre uma ótima pedida! Democráticas, elas agradam todos os gostos: tem opção com carne, sem carne e com os mais variados ingredientes. Pensando nisso, separamos uma lista com as melhores opções possíveis! Essa seleção traz desde receitas simples, até as mais sofisticadas, com ostras e camarão. Não deixe de testar aí na sua casa.

Continua após o anúncio

Gratinados de legumes

iStock

1. Couve-flor gratinada ao molho branco: na correria do dia a dia, às vezes fica difícil preparar algo gostoso e mais elaborado. Se você quer saborear um prato delicioso sem ter muito trabalho, então aposte nesse gratinado de couve-flor simplesmente incrível. Fácil de fazer, ele leva poucos ingredientes e fica pronto bem rapidinho.

2. Couve-flor gratinada low carb: quem segue uma dieta low carb vai se apaixonar por essa opção. Aqui, o molho branco é feito com creme de leite e, para dar aquele gostinho a mais, bastante cebola e alho. Rende para até quatro pessoas e fica uma delícia!

3. Brócolis gratinado com requeijão: rico em cálcio, ferro, potássio, zinco e vitaminas A, B, C e K, o brócolis é a estrela principal dessa receita. Com todos esses nutrientes, ele precisa estar incluso na sua alimentação, certo? Comece por esse gratinado cremoso e muito gostoso! Você vai amar.

4. Repolho cremoso gratinado: sinônimo de economia, esse prato é uma ótima opção para o final de mês, quando a geladeira já não está muito cheia. Feito com ingredientes que, com certeza, você tem ai na sua casa, ele pode ser a refeição principal de um jantar gostoso com a família!

5. Legumes cremosos gratinados: aqui, um mix delicioso de legumes entra em cena e ajuda a compor um gratinado pra lá de especial. Olha só o que você precisa ter em mãos: cenoura, batata, berinjela, chuchu, brócolis japonês, creme de leite, requeijão, sal e pimenta-do-reino.

6. Abobrinhas gratinadas com milho: está sentindo falta de uma carninha no seu prato? Então, você vai adorar essa receita! Feita com abobrinhas e milho, ela também leva um ingrediente muito saboroso e que dá um toque especial para a refeição: bacon frito.

7. Abobrinha gratinada recheada com queijo: se você prefere uma receita mais simples, essa abobrinha gratinada vai conquistar o seu coração e, claro, paladar! Um pouco diferente, o creme branco dessa versão é feito com creme de leite, queijo ralado e ovos, que ajudam a incorporar ainda mais o molho. Não deixe de testar aí na sua casa.

Continua após o anúncio

8. Berinjela gratinada com carne moída: além de ser deliciosa, a berinjela também é uma excelente fonte de sais minerais como cálcio, fósforo e ferro, além de fibra solúvel e vitamina B5 . Se você quer incluir esse legume maravilhoso na sua alimentação do dia a dia, então experimente essa versão gratinada muito fácil de fazer.

9. Purê de legumes gratinado: para uma refeição completa e mega saborosa, você precisa apostar nessa receita. A lista de ingredientes é longa e o modo de preparo é um pouco mais trabalhoso, mas acredite: cada minuto gasto na cozinha vale a pena. Sirva no almoço de domingo e esteja pronto para receber muitos elogios!

10. Mandioca gratinada de forno: quem é fã de mandioca precisa conhecer essa versão incrível! E não tem segredos: você só precisa cozinhar o tubérculo, fazer um molho branco bem caprichado, fritar uns pedacinhos de bacon e depois montar em uma travessa de vidro. Deixe assar até tudo ficar douradinho e, por fim, é só aproveitar.

11. Mandioca gratinada com molho de queijo e bacon: para uma opção mais complexa e saborosa, invista nessa receita! Feita em três etapas – cozimento da mandioca, molho branco prático e decoração com queijo e bacon -, ela é ótima para servir em um almoço ou jantar especial com quem você ama. Confira o vídeo e corra para a cozinha para testar.

12. Batata gratinada simples: um dos alimentos mais democráticos do mundo, a batata agrada diferentes gostoso e paladares. Super prática, ela pode ser usada em diversas receitas e, aqui, ela é o ingrediente principal de um prato incrível e que todos os seus convidados vão amar.

13. Gratinado de batatas com presunto: com gostinho de comida de mãe, esse gratinado vai fazer aquele carinho gostoso no seu estômago. Você só precisa preparar um molho branco bem cremoso, cozinhar as batatas e ter em mãos queijo e presunto. Tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada ralada na hora e sirva bem quentinho!

14. Gratinado de batata e milho: uma combinação simples, mas muito gostosa, a batata com milho verde é perfeita para quem quer cozinhar algo diferente, mas sem gastar muito no mercado. Para deixar tudo ainda mais barato, opte pelo queijo parmesão ralado já pronto.

15. Batata gratinada à portuguesa: vai receber os amigos em casa e ainda não sabe o que preparar para servir? Então, você precisa conferir essa receita de batata gratinada à portuguesa super simples e fácil de fazer. Além de prática, ela também é muito gostosa e vai deixar todo mundo feliz e satisfeito!

16. Batata gratinada ao molho branco: ótima para quem quer inovar no almoço, essa opção é feita com ingredientes que você consegue encontrar em qualquer mercado. Anote aí o que você precisa ter em mãos: leite, farinha de trigo, manteiga, sal, batatas, creme de leite, queijo, requeijão, bacon, pimenta-do-reino e noz-moscada.

Continua após o anúncio

17. Batata gratinada com queijo e bacon: quem gosta de bacon com batatas vai ficar encantado com essa receita. Coberta com um delicioso molho pronto de quatro queijos, ela fica muito cremosa e com aquele efeito puxa-puxa que todo mundo adora. Deixe gratinar por pelo menos meia hora e sirva em seguida, ainda quente.

18. Batatas recheadas gratinadas: vai receber os amigos em casa para uma reunião gostosa no final de semana e ainda não sabe o que cozinhar? Que tal servir uma comidinha deliciosa e muito diferente? Sem carne, essas batatas recheadas são bem democráticas e agradam quem é vegetariano e quem não é. O sucesso é garantido!

Gratinados de carnes e massas

19. Macarrão de forno simples gratinado: macarrão talharim, molho de tomate, requeijão, presunto, queijo, orégano e sal são os ingredientes que compõem esse prato maravilhoso. Apesar de ser simples, ele é uma explosão de sabores que vai deixar a sua família inteira mega feliz!

20. Penne gratinado ao molho branco: uma maneira simples, mas super incrível de repaginar aquele macarrão penne sem graça é preparar um molho branco delicioso, cobrir tudo com queijo ralado na hora e levar para gratinar. Para dicar e sugestões bem gostosas, assista ao vídeo!

21. Macarrão de forno gratinado com bacon: o almoço de domingo nunca mais será o mesmo depois que você experimentar esse macarrão de forno suculento e que ainda leva um ingrediente que todo mundo gosta: o bacon fritinho. E sabe o que combina perfeitamente com massas? Manjericão fresco! Prepare aí na sua casa e aproveite cada garfada.

22. Ostras gratinadas: quem gosta de receitas mais refinadas vai se apaixonar por essas ostras gratinadas. Feita com apenas quatro ingredientes – catupiry, queijo parmesão, creme de leite e, claro, ostras -, ela é ideal para servir em um almoço ou jantar mais especial.

23. Siri na manga gratinado: quer sentir aquele gostinho maravilhoso de mar sem sair de casa? Então, prepare esse siri na manga refinadíssimo e mega refrescante. Lembre-se de comprar ingredientes frescos e de boa qualidade, ok? Isso faz toda a diferença no resultado final!

24. Gratinado de carne moída: para repaginar aquela carne moída simples, você precisa apostar nessa receita deliciosa de gratinado. Os outros ingredientes usados são: cebola, alho, batatas, cebolinha, pimenta-do-reino, sal e noz-mocada para dar um gostinho mais refinado!

25. Pescada gratinada com batata: o peixe escolhido para preparar esse gratinado pra lá de gostoso é a pescada! Com um sabor bem marcante, ele combina perfeitamente com pimenta-do-reino e bastante azeite. Sirva com uma taça de vinho e se delicie!

26. Bacalhau gratinado com natas: quer surpreender os seus convidados no almoço de domingo? Com essa receita, você deixa todo mundo com água na boca e pedindo bis! Aqui, uma combinação maravilhosa de bacalhau com nata entra em cena, deixando o seu prato cremoso e simplesmente maravilhoso.

27. Camarão cremoso gratinado: outra receita que vai te levar direto para a praia, essa versão de camarão cremoso gratinado é simples, mas muito refinada. O que ajuda a dar uma cremosidade extra é o catupiry, que deve ser usado sem restrições, então capriche, ok? Nada de economia!

28. Gratinado de carne moída super-recheado: capaz de alimentar toda a família, essa receita vai dar o que falar na reunião de final de semana aí na sua casa. Aqui, meio quilo de carne moída é usado! E para dar um saborzinho todo especial, a dica é usar bastante tempero baiano, orégano, pimenta-do-reino e noz-moscada.

29. Frango cremoso gratinado: sobrou frango assado do almoço de domingo? Então, que tal aproveitar essa carne para fazer um prato que pode ser saboreado ao longo da semana? Muito fácil de preparar, esse gratinado ainda leva presunto e muito queijo!

30. Frango gratinado com maionese: está com saudades da comida da vovó? Essa receita vai te transportar direito pra infância! Com aquele sabor único e delicioso de pratos caseiros, ela é prática de preparar e leva poucos ingredientes. Capriche nos temperos e aproveite cada mordida!

31. Filé de frango gratinado com molho especial: o molho especial dessa receita tem um ingrediente muito simples, mas que dá um sabor super interessante para o prato: o cheiro-verde. Já para o peito de frango (use o corte do tipo sassami), coloque meio pacote de creme de cebola. Fica simplesmente incrível!

32. Frango gratinado com alho-poró: uma explosão de sabores, essa receita combina três ingredientes super especiais: alho-poró, vinagre branco e queijo provolone. Para dar aquela gratinada gostosa, deixe no forno preaquecido por meia hora a 180°C.

33. Gratinado de frango com legumes: o mix de legumes desse prato fica por conta de batatas, cenoura e ervilhas. Se preferir, desfie o frango ao invés de fazer aos cubos – fica mais leve e gostoso. Dica: coloque uma colher de sopa de extrato de tomate na carne, fica bem mais saboroso!

34. Gratinado de frango com molho de ricota: básico, esse molho de ricota é feito com leite, caldo de legumes, amido de milho e noz-mocada. Importante: depois de ir ao forno, o creme vai ficar com um aspecto de talhado, mas é a granulação da própria ricota, ok?

É uma receita melhor do que a outra, não é? Se você gostou dessas opções, veja também incríveis receitas de batata gratinada que vão deixar a sua refeição ainda mais gostosa!

PARA VOCÊ