100 receitas leves e rápidas para preparar um jantar delicioso em casa

Por
Atualizado em 20.08.21

Preparar refeições leves e rápidas pode parecer uma tarefa difícil, mas é possível fazer pratos bem gostosos mesmo sem muita experiência na cozinha. Você pode testar petiscos, saladas, carnes, acompanhamentos, sucos e muito mais. Assim, você pode se alimentar de maneira saudável sem ficar horas no fogão. Para isso, confira a lista abaixo, que traz 100 opções supervariadas!

Receitas com legumes práticas de preparar

Foto: Reprodução / blog da mimis

1. Berinjela recheada: nessa receita, a berinjela é recheada com um frango desfiado acompanhado de molho de tomate. O resultado é um prato bem suculento, extremamente leve e que ainda conta com poucas calorias. Para melhorar ainda mais, o passo a passo é simples de ser reproduzido em casa!

Publicidade

2. Suflê de cenoura: o suflê de cenoura é aquele prato que conta com uma textura extremamente leve e delicada. Por isso, você só pode levar o alimento ao forno pouco antes de servi-lo. Isso é necessário para que o seu prato não murche e fique com uma aparência bem tentadora.

3. Abobrinha recheada: que tal testar em casa uma receita funcional? Aqui, a abobrinha é recheada com carne moída e quinoa, o que resulta em um prato saudável, nutritivo e com poucas calorias. Para melhorar ainda mais, o passo a passo não é nada complicado e pode ser executado até mesmo por quem não tem muita experiência na cozinha.

4. Abobrinha grelhada: se você adora abobrinha, mas quer uma receita extremamente prática para ser testada em casa, essa pode ser a opção ideal. Aqui, o legume é cortado em rodelas, temperado, grelhado e depois incrementado com pedacinhos de tomate e queijo. O resultado é supersuculento, mesmo ficando pronto em apenas alguns minutos.

5. Quinoa com legumes: a quinoa é um superalimento, já que seu consumo gera diversos benefícios ao organismo. Aqui, ela é combinada com alguns legumes, como abobrinha e berinjela, por exemplo, resultando em um gostinho ainda mais incrível e em um prato colorido que pode fazer um grande sucesso na sua mesa.

6. Tomate recheado: a sugestão desta receita é temperar tomates com cuscuz marroquino, linguiça e alguns temperos. Mesmo sendo uma opção um pouco incrementada, o passo a passo não é nada complicado e o tempo na cozinha é bem curtinho. Para melhorar ainda mais, o sabor pode surpreender quem experimentar.

7. Gratinado light de legumes: essa é uma receita que combina brócolis, cenoura, abobrinha e couve-flor com um molho branco light. O prato é levado ao forno e fica pronto em pouquíssimo tempo! Além disso, o resultado é colorido e gostoso!

Publicidade

8. Palitos de legumes assados: nessa receita, você aprende a fazer palitos de cenoura, batata, mandioca salsa e batata-doce. Você pode ficar surpreso com o sabor final deste prato, pois o preparo é muito simples e rápido!

9. Canapés de legumes: nessa receita, são usados legumes como inhame, batata-doce, pepino e abobrinha. Já para a cobertura, você confere como fazer dois patês diferentes: tomate seco e cenoura. Com pouquíssimo tempo na cozinha é possível ter um petisco incrível e com um sabor bem variado!

10. Legumes na manteiga: preparar legumes refogados é uma ótima opção de acompanhamento para os mais variados pratos. O segredo aqui é usar a manteiga no lugar do azeite ou do óleo, pois o gostinho do prato ficará muito mais gostoso.

Saladas leves para acompanhar uma refeição

Foto: Reprodução / cozinha dal bó

11. Folhas verdes com carne: essa é uma salada em que o alface é combinado com tiras de filé mignon grelhadas e castanhas de caju. É uma excelente escolha para quem gosta de ter uma opção verde mais incrementada! Para melhorar ainda mais, você só vai precisar passar alguns minutinhos na cozinha para depois se deliciar com o prato.

12. Repolho com frutas: para quem gosta de uma salada agridoce e ao mesmo tempo cremosa, essa pode ser a opção ideal. Para fazer essa opção, é preciso usar os repolhos branco e roxo, cenoura, nozes, uvas passas, maçã verde e um molho de iogurte. O resultado é ao mesmo tempo levemente adocicado e refrescante.

13. Grão-de-bico colorido: essa é uma receita que combina grão-de-bico, abobrinha, cenoura, cebola, ervilha, limão e alguns outros temperos. Como resultado, você obterá um prato bem colorido e cheio de sabor para incrementar sua refeição.

14. Folhas verdes com damasco: para testar essa receita em casa você vai precisar de alface, rúcula, damasco, palmito, chia, gergelim branco, sal, azeite e limão. Mesmo com uma lista de ingredientes curtinha, você pode se surpreender com o sabor desse prato. Além disso, ele combina com os mais variados pratos e refeições, por isso, vale a pena testar.

15. Salada colorida: que tal preparar uma salada que combina alface, cenoura, rabanete, cebola, cogumelos e temperos? É uma excelente opção para quem quer um prato que conte com proteínas e que seja colorido e saboroso! Tudo isso passando apenas alguns minutos na cozinha, o que é incrível, não é mesmo?

16. Espinafre com nozes: se você está procurando uma opção de salada mais sofisticada, essa receita pode cair muito bem. Aqui, além do espinafre e das nozes, queijo, limão-siciliano, sal e azeite também entram em cena para incrementar o sabor do prato.

Publicidade

17. Folhas com morango: você gosta de acrescentar frutas a sua salada? Então, não deixe de conhecer essa opção, em que folhas verdes são misturadas com morango, queijo gorgonzola e mussarela de búfala e até um molho de geleia é usado para incrementar o sabor do prato. Se você gosta de inovar e quer conhecer um gostinho completamente diferente para incrementar a sua mesa, essa receita pode ser uma ótima escolha!

18. Tomate-cereja: o tomate é um alimento que é adorado pelos mais variados paladares, por isso, essa pode ser uma excelente escolha para servir em casa. Aqui, o fruto é combinado apenas com temperos, mas o resultado é muito gostoso e refrescante. Além disso, como essa é uma opção bem simples, é possível agradar bastante gente com seu sabor.

19. Salada oriental: essa salada oriental tem como principal ingrediente a acelga, mas também leva pepino, cenoura, pimentão vermelho. Além disso, um molho de shoyu também entra em cena para incrementar o gostinho do prato. Tudo isso com muita praticidade e com um sabor bem marcante.

20. Folhas com kani: para fazer essa salada em casa, você vai precisar de três tipos diferentes de alface, tomate seco, azeitonas e kani. Mesmo com uma lista curtinha de ingredientes e um passo a passo simples, você pode se surpreender com o resultado final.

Pastas e patês para incrementar os pratos

Foto: Reprodução / panelaterapia

21. Patê de atum: o patê de atum é extremamente básico, mas agrada os mais variados paladares, por isso, pode ser uma excelente escolha para você testar em casa. Para fazer essa receita, só é preciso ter em mãos atum enlatado, cenoura, cebola, salsinha, azeite, sal e maionese.

22. Pasta de casca de banana: já pensou em aproveitar cascas de bananas? Essa é uma excelente escolha para quem gosta de evitar o desperdício e usar tudo o que pode de um alimento. Para melhorar ainda mais, a lista de ingredientes é bem curtinha e o resultado pode te surpreender positivamente, por isso, vale a pena testar em casa.

23. Caponata de legumes: essa é uma receita de caponata que combina berinjela, abobrinha, pimentão, uvas passas brancas, azeite e temperos. Só é preciso picar e misturar os legumes e levá-los ao fogo em uma frigideira. Depois disso, basta acrescentar os outros ingredientes e esperar alguns minutos para servir. A praticidade é grande e o sabor intenso.

24. Patê de tomate seco e cenoura: que tal aprender a preparar dois patês bem diferentes, mas que podem ser um grande sucesso na sua mesa? Um tem como ingrediente principal o tomate seco e outro a cenoura! As duas opções ficam com sabores bem gostosos e podem agradar os mais variados paladares.

25. Patê de berinjela: essa é uma receita de patê funcional e que tem a berinjela combinada com o curry, um tempero de sabor bem marcante. O resultado é um alimento que pode surpreender pela textura e pelo gostinho exótico. Se você gosta de fazer misturas inusitadas na cozinha, não deixe de conhecer e testar essa opção na sua cozinha.

Publicidade

26. Patê de alho-poró: se você odeia não saber como utilizar ingredientes inteiros para o preparo de pratos, pode adorar essa receita. Isso porque, aqui, a parte verde do alho-poró, que normalmente é jogada fora, é usada para o preparo de um patê. Mesmo assim, o resultado final é incrivelmente saboroso e nada complicado.

27. Patê de ricota com azeitona: essa receita é uma excelente escolha para quem curte um sabor bem marcante. Aqui, a lista de ingredientes é bem curta e só é preciso misturar todos os itens. Além de ricota e azeitona, o patê só leva cebola, cebolinha, manjericão, sal e azeite.

28. Patê de tomate seco: para testar essa receita em casa, você vai precisar apenas de tomate seco, alho, ricota, manjericão, sal e pimenta. O preparo consiste em misturar todos os ingredientes com o auxílio de um mixer ou liquidificador. Depois disso, seu patê estará pronto para ser servido da maneira que você preferir.

29. Patê de nori: essa é uma receita de patê que está liberada para os veganos, pois não leva ingredientes de origem animal. Aqui, o tofupiry é combinado com nori – aquela alga usada em sushis -, cenoura, azeite e alguns temperos.

30. Patê de sardinha: para fechar as opções de patê, a receita é uma opção feita com sardinha. Essa é uma ótima pedida para quem quer ter um baixo custo, um tempo curtinho na cozinha e, ainda assim, agradar os mais variados paladares.

Massas leves e rápidas para o jantar

Foto: Reprodução / panelaterapia

31. Macarrão integral: essa é uma receita em que a massa de macarrão integral é combinada com tomate, manjericão e mussarela de búfala. Esse é um prato que conta com uma lista de ingredientes bem curtinha, mas que tem o gostinho da massa misturado com o da famosa salada caprese. É uma ótima pedida para quem quer inovar na cozinha, mas sem ter muito trabalho.

32. Panini low carb: para testar essa receita de panini em casa, você vai precisar apenas de ovo, requeijão, fermento e sal. O preparo consiste em misturar todos os ingredientes e depois levar a combinação ao micro-ondas por 3 minutos. Para incrementar o sabor da sua massa, você pode usar recheios como queijo, presunto e tomate, por exemplo.

33. Panqueca de aveia: que tal fazer em casa uma panqueca que combina os farelos de trigo e aveia, requeijão e ovo? Essa é uma ótima pedida de refeição para qualquer momento do dia, já que cai muito bem como café da manhã, lanche ou até mesmo refeição principal. Tudo só depende do recheio que você escolher para a massa.

34. Pão de micro-ondas Dukan: o pão é um alimento superversátil e adorado pela maioria dos brasileiros, não é mesmo? Mas não é todo mundo que sabe preparar uma massa caseira! Para resolver seu problema, essa receita, que faz parte da dieta Dukan, pode ser um excelente escolha. Como essa é uma opção de micro-ondas, em apenas 3 minutos seu pão estará prontinho.

35. Espaguete de abobrinha caprese: deixar uma massa tradicional de lado e dar espaço para a abobrinha pode ser uma ótima maneira de deixar sua refeição mais leve, saudável e com um gostinho novo. Aqui, o legume é fatiado e combinado com um molho que leva tomates-cereja, tomate seco, mussarela de búfala, manjericão, azeite, sal e pimenta-do-reino.

36. Panqueca proteica: essa é uma receita de panqueca um pouco diferente, já que o principal ingrediente aqui é a abobrinha. Tirando o legume, você também vai precisar de farinha de linhaça, farinha de amêndoas, cacau em pó, claras, fermento e adoçante.

Sopas leves e muito saborosas

Foto: Reprodução / cinco quartos de laranja

37. Sopa de couve-flor: que tal preparar em casa uma sopinha que mescla couve-flor, alho-poró, coentro e outros temperos? Essa é a sugestão dessa receita, que conta com uma lista de ingredientes curta, mas que pode te surpreender pelo sabor.

38. Caldo verde fit: essa é uma receita de caldo verde que combina dois tipos de batata: a doce e a inglesa. Além disso, outros itens comuns ao prato também entram em cena, como a couve, por exemplo. Essa é uma boa pedida para quem quer um prato com um menor índice glicêmico e que ao mesmo tempo seja supersuculento!

39. Sopa de legumes: que tal combinar seus legumes preferidos para o preparo de uma sopinha deliciosa? Para incrementar ainda mais o sabor, a sugestão é também usar pedacinhos de carne e diversos temperos. O tempo na cozinha pode ser bem curtinho, mas o gosto desta receita fica incrível, pode apostar!

40. Sopa de abóbora: o principal ingrediente usado para o preparo dessa sopa é a abóbora, mas outros itens entram em cena para deixar o prato funcional, como a chia e a cúrcuma, por exemplo. O tempo na cozinha é supercurto, mas o sabor é intenso e a textura fica densa e ao mesmo tempo bem cremosa.

41. Sopa de lentilha com cenoura: se você gosta de pratos bem temperados, vai adorar essa sopa que combina lentilha com cenoura, tomate, cebola, alho, salsinha, açafrão, azeite e sal. Ótima opção de preparo leve, mas muito nutritivo, para o seu jantar.

42. Creme espinafre e inhame: essa é uma receita que tem como principais ingredientes o espinafre e o inhame, mas outros itens também entram em cena para incrementar o sabor do prato, como ovo cozido e temperos. Mesmo sem passar muito tempo na cozinha, você pode obter um prato que nutritivo e saboroso.

43. Sopa de cenoura com leite de coco: essa é uma receita que tem como principal ingrediente a cenoura, mas para incrementar o gostinho do prato, outros itens também entram em cena, como o leite de coco, batata e alguns temperos. Essa é uma ótima opção para entrada ou até mesmo para uma refeição principal!

44. Sopa de brócolis e couve-flor: já pensou em comer uma sopa detox supersaborosa? Essa é a proposta desta receita, que combina apenas brócolis, couve-flor, biomassa de banana verde, óleo de coco e alguns temperos. É uma ótima escolha para quem, além de buscar por uma refeição leve, também deseja limpar o organismo.

45. Sopa fria de pepino: a sopa fria de pepino além de ser uma opção leve, também é refrescante, conta com uma baixa quantidade de calorias e é diurética. Por isso, essa é uma ótima pedida tanto para uma refeição principal, como para uma entrada. Tudo vai depender do tamanho da sua fome!

46. Sopa de aspargos: quer fazer uma sopa em casa que conte com uma lista bem curtinha de ingredientes? Então, essa pode ser a opção ideal! Para testar esse prato em casa, você vai precisar apenas de aspargos, inhame, água e poucos temperos. Mesmo com uma lista de itens tão curtinha e um preparo extremamente simples, você pode se surpreender positivamente com o resultado final.

Receitas com ovos para um jantar nutritivo

Foto: Reprodução / panelaterapia

47. Ovo frito sem óleo: o principal passo para preparar um ovo frito sem óleo, é usar uma frigideira antiaderente. Além disso, depois que o ovo já estiver na panela, é preciso jogar um pouco de água sobre o alimento. Com um passo a passo supersimples, você pode obter um prato mais saudável do que o comum, mas ao mesmo tempo muito saboroso.

48. Ovos mexidos: essa é uma receita em que os ovos mexidos ficam cremosos. O segredo para obter essa textura é usar um pouco de manteiga e leite no preparo do prato. Com ingredientes simples e um passo a passo extremamente simples, você pode deixar sua refeição muito mais gostosa e com uma cara diferente!

49. Omelete de forno: se você quer uma receita que pareça ser um pouco mais incrementada, mas que é muito simples de ser preparada, essa pode ser uma ótima pedida! Aqui, os ovos são combinados com queijo branco, tomate, cream cheese e alguns temperos. Todos os itens são misturados e depois levados ao forno para assar.

50. Panqueca de omelete: essa é uma receita de omelete comum, porém, com um toque extra: um recheio de presunto e queijo entra em cena para incrementar o sabor do prato. Com o acréscimo de apenas dois ingredientes, sua refeição ficará muito mais gostosa! Além disso, você ainda pode variar nos itens usados no recheio para não cair na rotina.

51. Crostini de ovos: essa é uma receita de ovos mexidos com o acréscimo de chia. Ela pode ser usada para cobrir pães e torradas! É uma refeição supersimples de ser feita, mas que pode cair muito bem em diversos momentos do seu dia. Para melhorar ainda mais, a lista de ingredientes é bem curtinha e o tempo na cozinha também.

52. Ovo cozido: fazer ovo cozido é uma tarefa simples, mas você sabe como executar esse preparo perfeitamente? Nessa receita, você confere dicas para que o resultado fique bem suculento! Além disso, essa é uma opção versátil, que pode cair muito bem combinada apenas com uma salada ou com outros pratos também, se você preferir.

53. Ovo pochê: se você quer deixar a fritura de lado e comer ovo de maneira diferente, essa receita pode cair muito bem! Como esse é um modo de preparo francês, muita gente pensa que é difícil fazer em casa. Seguindo as dicas atentamente, você vai obter um resultado de sucesso.

54. Ovo cocotte: essa é uma receita em que os ovos são assados lentamente em banho-maria, com um creme de leite temperado com alho, sal, pimenta, noz-moscada, parmesão e cebolinha. Com um passo a passo supersimples, você obtém um prato extremamente charmoso e que vai agradar aos mais variados paladares.

55. Ovos mexidos na água: se você quer uma opção de ovos mexidos que seja cremosa, mas ao mesmo tempo sem muitas calorias, essa receita pode ser uma excelente escolha. Aqui, o modo de preparo não foge do tradicional, mas o resultado pode te surpreender!

56. Omelete com ricota: que tal preparar em casa uma omelete que é incrementada com creme de leite e ricota? Essa é uma ótima pedida para quem quer dar um sabor diferente aos ovos, mas sem ter trabalho extra na cozinha. O resultado final é uma textura extremamente cremosa e um gostinho que pode conquistar seu paladar.

Carnes leves e práticas para o jantar

Foto: Reprodução / pimenta no reino

57. Atum com crosta de quinoa: para testar essa receita em casa, você só precisa temperar o atum, acrescentar uma crosta de quinoa nas bordas do peixe e depois levar a carne para ser selada em uma frigideira. O processo é bem curto e, como o resultado é uma carne ligeiramente crua, o resultado é ótimo para dias refrescantes de verão. Para incrementar o prato, a sugestão é servir uma saladinha como acompanhamento.

58. Espetinho de frango: o espetinho de frango é uma ótima pedida para incrementar suas refeições ou até mesmo para um petisco mais descontraído. Além disso, aqui, você aprende a fazer um delicioso molho que leva mostarda como ingrediente principal, ideal para deixar sua carne ainda mais gostosa sem ter muito trabalho.

59. Ceviche: o ceviche é um prato peruano feito com peixe marinado, que é refrescante e ao mesmo tempo levinho. Aqui, ele pode ser feito com o filé de peixe branco de sua preferência: pescada, tilápia, corvina e outros. Além disso, leva suco de limão, cebola roxa, pimenta, coentro, sal, milho verde e batata-doce. O tempo na cozinha é bem curtinho, mas a combinação de sabores pode te surpreender positivamente.

60. Filé de frango: como o filé de frango é um prato muito comum na mesa dos brasileiros, é interessante conhecer algumas maneiras de variar em seu sabor, não é mesmo? Aqui, a carne é incrementada com pedacinhos de tomate e hortelã. A combinação pode até soar estranha, mas se você gosta de inovar na cozinha, não deixe de experimentar.

61. Frango xadrez: o frango xadrez combina pedacinhos da carne com cebola, cenoura, brócolis, abobrinha, broto de feijão e ainda leva um molho feito à base de shoyu. Essa é uma versão light do prato, por isso, pode ser consumida até mesmo por quem está de dieta.

62. Peixe ao vinagrete: quer testar uma receita em casa que além de leve e prática, ainda precisa de poucos ingredientes? Então, essa pode ser a opção ideal para você testar em casa. Aqui, o peixe é incrementado apenas com cebola, tomate, pimentão amarelo e salsinha. Mesmo com uma lista curtinha de itens, você pode amar o resultado!

63. Carne moída com abóbora: combinar carne moída com abóbora pode ser uma ótima pedida para quem quer inovar no preparo dessa carne tão comum na casa de muitos brasileiros. Além de ser uma opção fácil de ser feita, o resultado é supernutritivo.

64. Salmão com castanha: já pensou em incrementar filés de salmão com uma crosta feita com castanhas, manjericão, alho, farinha de trigo e sal? Essa é a proposta desta receita, em que a carne também é temperada e depois levada ao forno para assar por aproximadamente 25 minutos.

65. Bife com coentro: já pensou em deixar seu bife com um sabor mais intenso, mas sem ter muito trabalho na cozinha? Nessa receita, a carne é incrementada com coentro e alho, o que faz com que o gostinho fique incrível, além disso, ela é grelhada, por isso, seu tempo na cozinha será bem curtinho.

66. Kafta: quer testar em casa um prato árabe que não dê muito trabalho para ser feito? Então, confira as dicas dessa receita para preparar uma deliciosa kafta. Aqui, a carne moída é combinada com diversos temperos, o que faz com que o resultado seja um gostinho incrível e que pode surpreender quem experimentar. E tudo isso com pouquíssimo tempo na cozinha!

67. Steak tartare: para preparar esse prato em casa, é preciso comprar uma carne moída de ótima qualidade, já que ela será servida crua, por isso, vá até o lugar em que você mais confia. Depois disso, basta seguir as dicas simples dessa receita para se deliciar com um steak tartare caseiro.

68. Atum grelhado: o atum é um peixe supersaboroso e apreciado pelos mais variados paladares, por isso, vale a pena testar essa receita em casa. Aqui, a carne é apenas temperada e grelhada, então, esse é um prato que pode ser feito até mesmo por quem não tem muita experiência na cozinha.

69. Carpaccio: preparar um carpaccio caseiro pode até parecer uma missão impossível, mas com uma faca bem afiada e as dicas certas, você terá menos trabalho do que imagina. A carne pedida para essa receita é uma peça de lagarto fresco, e para incrementar o sabor da carne, você irá precisar de alcaparras, azeite, mostarda, mel, queijo parmesão, sal, pimenta e manjericão.

70. Bife acebolado: o bife acebolado é um clássico na mesa dos brasileiros e combina muito bem com aquele arroz, feijão e batata frita, não é mesmo? Mas você sabe preparar essa carne em casa? Por mais que seja uma opção simples, algumas dicas podem fazer com que seu prato fique muito mais saboroso e suculento.

Receitas de tapiocas simples de fazer

Foto: Reprodução / vai comer o quê?

71. Tapioca com cogumelos: nessa receita, o recheio para a tapioca é feito com cogumelos, manteiga, cebola e alguns outros temperos. Além disso, o prato é coberto com um ovo frito. Essa é uma excelente escolha para quem quer uma refeição cheia de proteínas e que fica pronta em apenas alguns minutos. O resultado ainda é supercharmoso e pode surpreender quem experimentar.

72. Dadinho de tapioca: já pensou em preparar um petisco megaprático usando a tapioca? Essa é a proposta dessa receita, que leva apenas tapioca granulada, queijo coalho, leite, sal, pimenta e orégano.

73. Crepioca: também conhecida como pão de queijo de frigideira, a crepioca combina ovos com tapioca. Esse prato é uma ótima pedida para a primeira refeição do dia ou até mesmo para um jantar mais levinho. Aqui, para incrementar o sabor, a sugestão é usar queijo branco como recheio, mas você também pode usar outros itens de sua preferência ou até mesmo deixar o recheio de lado.

74. Pãozinho de tapioca: essa é uma receita muito parecida com o pão de queijo, tanto, que leva polvilho doce, porém, a tapioca granulada também entra em cena para incrementar o sabor do petisco. Se você adora esse quitute, não pode deixar de conhecer essa opção que conta com um gostinho diferente, mas que pode te surpreender positivamente.

75. Empada de tapioca: essa é uma receita de empada em que a massa tradicional é deixada de lado e dá lugar para a crepioca, combinação de tapioca com ovos. Além disso, você confere uma grande quantidade de opções de recheio, como, por exemplo, alho-poró, cogumelos, abobrinha e mais!

76. Suflê de tapioca: o suflê é um prato extremamente leve e delicado, e, por isso, muita gente pensa que seu preparo é muito difícil, mas, na verdade, não é. Além disso, a lista de ingredientes é supercurtinha, assim como o seu tempo na cozinha será!

77. Mingau de tapioca: que tal testar em casa uma receita que é bem comum na Bahia? Essa é uma receita de mingau que deixa a aveia de lado e dá lugar para a farinha de tapioca, além disso, você também vai precisar de leite de coco, açúcar, cravo, canela e uma pitadinha de sal. Essa é uma opção supersimples, mas que pode te surpreender!

78. Cuscuz de tapioca: para testar essa receita em casa, você vai precisar apenas de leite de coco, leite de arroz, tapioca granulada, adoçante e coco ralado fresco. Essa é uma opção de sobremesa diet, mas que pode agradar até mesmo quem gosta de doces mais gordinhos.

79. Sopa de tapioca: já pensou em usar a tapioca para preparar uma sopa? Essa pode ser uma proposta inovadora e ideal para quem não tem medo de testar novos pratos na cozinha. Aqui, carne, batata e diversos temperos também entram em cena para deixar o prato suculento e ao mesmo tempo nutritivo.

80. Tapioca rendada: quer uma receita de tapioca bem simples e rapidinha para fazer naquele momento em que a fome aperta? Então, essa pode ser a opção ideal. Aqui, a tapioca é rendada com queijo coalho, item que além de incrementar o sabor, ainda faz com que o prato fique mais charmoso.

Pratos variados leves e rápidos para o jantar

Foto: Reprodução / panelaterapia

81. Bolinho de arroz e frango: essa é uma receita de bolinho feito com arroz, frango e aveia. É uma ótima pedida tanto para incrementar sua refeição principal como para um lanche prático ou até mesmo para um jantar bem levinho. Para melhorar ainda mais, seu tempo na cozinha será bem curtinho.

82. Charuto de couve: nessa receita, folhas e couve são recheadas com arroz, carne moída e tomate, tudo isso bem temperadinho. Depois, as folhas são moldadas no formato de um charuto.

83. Arroz integral com cenoura: deixar o arroz comum de lado e dar lugar para o integral pode ser uma ótima maneira de deixar suas refeições mais saudáveis, mas não é todo mundo que gosta desse tipo de grão, por isso, é interessante conhecer algumas maneiras que possam deixar o prato mais atrativo, como o acréscimo de cenoura!

84. Fricassê de frango: o fricassê de frango é um prato que combina frango, creme de milho e batata palha, por isso, é ideal para uma refeição bem gostosa e que não dá trabalho para ser feita. Nessa receita, você confere como fazer uma versão light do prato.

85. Purê de batata-doce: que tal fazer um purê que foge um pouco do comum? Como o de batata inglesa é o mais comum, você pode usar a batata-doce. Além disso, essa é uma receita que ainda é incrementada com cebolas douradas, o que dá um toque de sabor incrível ao prato.

86. Hambúrguer funcional: um hambúrguer não precisa ser necessariamente sinônimo de prato pesado e gorduroso, e essa receita está aqui para provar isso. Aqui, a carne usada é o patinho, uma opção magra. Além disso, ingredientes como a linhaça também entram em cena para deixar sua refeição mais saudável.

87. Wrap de rúcula e tomate seco: a combinação de rúcula com tomate seco faz sucesso entre os mais variados paladares, por isso, essa pode ser uma excelente escolha para um lanche delicioso. Além disso, o recheio do wrap também ganha uma boa quantidade de cream cheese, o que faz com que o prato fique ainda mais gostoso.

88. Arroz de couve-flor: já pensou em fazer um arroz falso com couve-flor? Essa é a proposta desta receita, que fica pronta em apenas alguns minutos, mas pode te surpreender pelo sabor. Ela é uma ótima escolha para quem quer um prato leve e com um gostinho diferente.

89. Strogonoff light: o strogonoff de carne é um prato superapreciado pelos brasileiros, mas já pensou em preparar uma versão light? Essa é a proposta desta receita, que fica bem levinha, mas também conta com um sabor supergostoso.

90. Quibe cru: o quibe cru é um prato extremamente simples de ser preparado, leva poucos ingredientes e ainda cai muito bem em diversos momentos do dia. Pode incrementar sua refeição principal ou até mesmo ser servido como petisco!

Sucos refrescantes, nutritivos e saborosos

Foto: Reprodução / tempero alternativo

91. Suco de maracujá com menta: já pensou em combinar o sabor azedinho do maracujá com o frescor da menta? Essa é uma combinação ousada, mas que é simples de ser feita em casa e pode conquistar os mais variados paladares.

92. Suco de couve com laranja: essa é uma receita de suco desintoxicante, que é feito com a combinação de couve, laranja, água e adoçante ou açúcar. Mesmo sendo uma opção detox, o sabor pode te conquistar!

93. Suco detox de couve com abacaxi: já pensou em preparar um suco supergostoso e que, ao mesmo tempo, é detox? Essa é a proposta dessa receita feita com couve, abacaxi, gengibre, chia, água e suco de limão. Além de gostoso, o resultado também é supernutritivo.

94. Suco de abacaxi e hortelã: essa é uma receita de suco de abacaxi com hortelã que foge um pouco do comum. Isso acontece porque a água usada é a de coco. Para sua bebida ficar ainda mais referscante, adicione pedras de gelo.

95. Suco de laranja com morango: essa é uma receita simples, já que combina apenas laranja, morango, água e açúcar. Mesmo assim, o resultado tem um sabor incrível e uma cor bem intensa. É ideal para quem está procurando por uma bebida refrescante e ao mesmo tempo com um gostinho diferente.

96. Suco de uva: comprar um suco de uva integral em mercados pode ser um pouco caro, mas sabia que você pode preparar essa bebida em casa sem muito trabalho? Com as dicas dessa receita, o resultado será um sabor incrível, pode apostar.

97. Suco de caju: essa é uma receita de suco de caju que ganha um leve toque de limão. O resultado é um gostinho incrível e uma bebida refrescante para os dias de calor intenso. Para melhorar ainda mais, o preparo é extremamente simples.

98. Suco de maçã: já pensou em fazer um suco de maçã caseiro? Essa é uma fruta com baixo custo e muito apreciada, por isso, o resultado final pode ser um grande sucesso na sua mesa. Para isso, você só precisa conferir as dicas desta receita, como cozinhar a fruta antes de colocá-la no liquidificador, por exemplo.

99. Suco de frutas vermelhas: essa é uma receita que combina melancia, cereja, amora, framboesa, mirtilo, açaí e melancia! A lista de frutas é extensa, mas o resultado é tão gostoso, que vale a pena comprar todos os itens. Além disso, essa é uma pedida rica em antioxidantes, o que é ótimo para o organismo.

100. Suco de limão-siciliano: se você está procurando por uma receita de suco extramemente refrescante, essa pode ser a opção ideal, pois a combinação de limão-siciliano com hortelã fica assim. Além disso, o preparo vai levar apenas alguns minutos do seu tempo.

Receitas leves e rápidas para o jantar são uma ótima pedida para os dias quentes de verão, para quem quer perder peso ou simplesmente não gosta de comer coisas pesadas à noite. Se você adora praticidade, que tal também conferir também receitas para airfryer?