62 receitas com marisco para trazer o gostinho da praia à sua mesa

Escrito por Luiz Filipe Santos

Os mariscos são encontrados de diversas formas e podem ser preparados de muitos jeitos diferentes. Os mais utilizados na culinária são o camarão, a lula e o polvo. Esses ingredientes ajudam a compor pratos deliciosos e que fazem sucesso pelo gostinho singular.

Alguns dos preparos com marisco que podem ser citados são as sopas, as saladas e os risotos. Esses pratos servem tanto para servir os mariscos como petisco quanto como refeição completa. São maneiras versáteis e deliciosas, que vão fazer você se sentir al mare.

Confira uma seleção de receitas com marisco que aliam frescor e sabor inconfundível:

Vinagretes e saladas de marisco

Foto: Reprodução / FIGOS e FUNGHIS

1. Salada de feijão fradinho com mexilhões: essa receita traz os mexilhões cozidos no vapor por alguns minutos e combinados com feijão fradinho, pimentão e cebola. O tempero da salada é feito com azeite, suco de limão siciliano, sal e salsa fresca. A finalização do prato leva ervas frescas e gomos de limão. É uma opção levinha e gostosa!

2. Vinagrete de marisco: esse é um preparo clássico e delicioso de marisco. Aqui, os frutos do mar são cozidos no vapor do vinho branco e são acompanhados por cebola, alho-poró e tomate. Para temperar, deve-se utilizar azeite, sal, pimenta-do-reino e vinagre. A finalização fica por conta da salsinha.

3. Vinagrete de polvo: o polvo desse vinagrete é cozido com sal e folha de louro. O marisco é cortado em pequenos pedaços e combinado com a cebola, o tomate, o pimentão verde, o coentro, a cebolinha e o vinagre. É um prato que vai fazer sucesso no final de semana em família, surpreendendo seus convidados!

4. Vinagrete de polvo com gengibre: essa versão de vinagrete de polvo conta com o sabor inconfundível do gengibre. Aqui, o marisco é cozido na água com sal e cortado em fatias finas. O polvo é, então, combinado com tomate, cebola, suco de limão, gengibre ralado, azeite, sal e coentro. A sugestão é acompanhar com massa de pastel assada ou torradinhas!

5. Vinagrete de lula: aqui, o vinagrete é preparado com lulas cortadas em anéis. O fruto do mar é cozido na água por três minutos e misturado com pimentão vermelho em cubinhos, salsinha, cebolinha e manjericão. O tempero é feito com sal, pimenta, limão e azeite. Outros ingredientes podem ser adicionados ao prato como tomate, cebola e coentro.

6. Salada de frutos do mar: essa salada deliciosa é feita com uma combinação de camarões, lula, mexilhões e polvo. O preparo consiste em cozinhar os frutos do mar e misturá-los com tomate e cebola picados. Para temperar, deve-se utilizar vinagre, sal, pimenta-do-reino, salsinha e azeite. O prato deve ser servido gelado e é uma opção fresquinha, perfeita para os dias mais quentes!

7. Salada de polvo com rabanetes: essa versão de salada de marisco é composta por polvo, batata calabresa, cebola roxa, tomate-cereja, rabanete e coentro. Os ingredientes são preparados, combinados e o tempero fica por conta de azeite, suco de limão siciliano, sal e pimenta. É um prato gostoso e que vai te deixar com água na boca!

8. Salada de polvo com tomate concentrado: o polvo dessa receita é preparado com óleo, cebola roxa, alho, aipo, tomilho, louro, salsa, vinho branco e tomate concentrado. O marisco, depois de pronto, é picado e combinado com batatas cozidas cortadas em cubo, cebola, maionese, azeite e suco de limão siciliano. É uma opção bem completa e que conta com um sabor marcante!

9. Salada de polvo com tomate grape: essa é uma opção de salada de polvo que tem um preparo fácil. Aqui, o marisco é cozido na panela de pressão com cebola, água, louro e pimenta-do-reino em grãos. O polvo é, então, picado e misturado com cebola roxa picada, tomate grape e coentro. Para temperar, deve-se usar suco de limão, azeite, pimenta e sal. O prato deve ser servido gelado.

10. Salada de lula e folhas verdes: essa receita traz a lula temperada com sal, pimenta e azeite. O fruto do mar é grelhado em uma frigideira e combinado com azeite, alho laminado, cebola roxa, azeite, salsinha e suco de limão siciliano. Depois, é reunido com as folhas, tomates-cereja cortados e flor de sal. É uma versão deliciosa e rápida!

11. Salada de lula com minitomates: essa receita traz uma salada que leva lulas preparadas na grelha com sal e pimenta. O fruto do mar é cortado e combinado com cebola, azeitona, pimenta biquinho, minitomates, alho e azeite. São acrescentados também folhas rasgadas de manjericão e suco de limão. O prato deve ser servido em temperatura ambiente.

12. Salada com mexilhão e vôngoles: o refogado dessa salada é feito com cebola, azeite, mexilhões, vinho branco e vôngoles. Para preparar o molho, deve-se hidratar algas marinhas, reservar a água, misturá-las com o caldo dos frutos do mar, flor de sal e pimenta. O molho, então, deve ser dividido em duas partes. Uma deve ser combinada com goma xantana e forma um molho espesso e a outra é batida com lecitina de soja para virar uma espuma. A montagem é feita temperando as folhas, ajeitando os mariscos e regando tudo com os molhos.

13. Salada de grão de bico com vinagrete de frutos do mar: essa versão de salada traz uma combinação de frutos do mar. Os mexilhões devem ser cozidos com água e vinho branco, já os camarões são fritos no azeite com alho. Os mariscos são, então, misturados com grão de bico cozido, pimentão, cebola e tomate. O tempero fica por conta do azeite, do vinagre, do sal, da pimenta e da salsinha.

Moquecas e caldos com marisco

Foto: Reprodução / NA MINHA PANELA

14. Moqueca de camarão com banana da terra: o caldo utilizado nessa moqueca é feito com as cascas do camarão. São usados também ingredientes como leite de coco, azeite de dendê, camarão, alho, pimentão, banana da terra cortada em rodelas, cebola, tomate e suco de limão para compor o prato. O tempero fica por conta do sal e do coentro. A sugestão é acompanhar com farofa e pimenta.

15. Moqueca de sururu: essa moqueca de marisco é preparada refogando cebola, pimentão, tomate, sururu e coentro no azeite de dendê. Depois, são acrescentados leite de coco e mais coentro. Para servir, deve-se acompanhar o prato com arroz branco. É um preparo prático e gostoso!

16. Moqueca de lagostim, mexilhão e robalo: o peixe utilizado na receita é temperado com sal, pimenta-do-reino, alho e suco de limão. Os lagostins e os mexilhões são colocados em camadas junto com o robalo, o tomate, os pimentões e a cebola. São adicionados leite de coco e suco de limão para compor o caldo e o preparo deve cozinhar por alguns minutos. A finalização é feita com coentro fresco e o prato pode ser acompanhado por farofa, arroz e camarão seco.

17. Moqueca de camarão: essa moqueca é feita com camarões temperados com alho, coentro e sal e marinados no leite de coco. O preparo consiste em misturar em uma panela o azeite de dendê, a cebola, os pimentões e o tomate, acrescentando por último o marinado de camarões. A sugestão é servir com arroz branco.

18. Moqueca de camarão simples: essa é uma receita fácil e gostosa de moqueca. Aqui, o camarão é regado com suco de limão e temperado com sal e pimenta. O marisco é misturado em uma panela com azeite de dendê, tomate, pimentão, leite de coco, cebola, coentro e salsinha. O resultado vai fazer você se sentir no Nordeste e para acompanhar deve-se servir o prato com arroz branco ou farofa!

19. Moqueca de camarão com azeite de dendê: essa moqueca é composta por pimentões, tomate sem pele e sementes, camarão, cebola, leite de coco e azeite de dendê. O camarão é temperado e marinado no leite de coco. Os ingredientes são todos combinados em uma panela e o tempero é feito com alho, coentro, sal e pimenta dedo-de-moça.

20. Moqueca de camarão com colorau: o preparo dessa receita de moqueca consiste em reunir em uma panela azeite, cebola picada, alho, pimentão verde, tomate, leite de coco e camarão. O marisco deve ser adicionado por último para ficar com a consistência certa e o tempero fica por conta do sal, da pimenta e do colorau. A finalização é feita com coentro e o prato deve ser servido com arroz.

21. Moqueca baiana de camarão e peixe: essa receita de moqueca vai trazer o sabor da Bahia para a sua cozinha. O preparo é feito com peixe fresco em postas, camarão, leite de coco, alho, tomate, cebola, pimentão e azeite de dendê. Para temperar, deve-se usar coentro, sal e suco de limão. A sugestão para servir é acompanhar com arroz branco e farofa.

22. Cataplana de marisco: essa receita traz um prato delicioso que combina mariscos com cebola, alho, pimentões e tomate. Esses ingredientes são reunidos na panela e deve-se acrescentar vinho branco e louro. O tempero fica por conta de flocos de malagueta, sal e coentro. Para servir, pode-se acompanhar o prato com salada.

23. Caldinho de marisco: esse caldo delicioso é feito misturando em uma panela azeite, cebola, alho, coentro, salsinha, pimenta-de-cheiro, tomate e sururu. A combinação deve cozinhar por alguns minutos e, então, a carne deve ser retirada. A água é acrescentada e o caldo passa pelo mixer. A carne é adicionada novamente e o preparo deve ser servido em copinhos com cebolinha e folhas de coentro.

24. Sopa de camarão, lula, polvo, lagosta e robalo: o caldo dessa sopa de mariscos é feito com tomates pelados, alho-poró, azeite, alho, casca de laranja, tomilho e açafrão. A mistura é peneirada e, então, acrescenta-se o peixe, a lula, o polvo, a lagosta e o camarão. A sugestão é servir com fatias de pão fresco aquecidas.

25. Mariscada: essa mariscada traz uma combinação de carne de siri catado, camarão, sururu e carne de ostra. É feito um refogado de azeite, coentro, cebola e tomate. Depois, são acrescentados os mariscos, azeite de dendê, água e leite de coco. O preparo deve cozinhar até os camarões ficarem rosa e o tempero é feito com sal e pimenta-do-reino.

Risotos de marisco

Foto: Reprodução / FIGOS & FUNGHIS

26. Risoto de frutos do mar: esse é um risoto de mariscos variados. O caldo utilizado para cozinhar o arroz arbóreo é o de legumes e o tempero fica por conta do azeite, do açafrão, do alho, da cebola, do sal, da pimenta-do-reino e da salsa fresca. Os frutos do mar são salteados com azeite e combinados com o arroz e a finalização é feita com uma concha de caldo e manteiga.

27. Risoto de camarão e lagostim: aqui, o risoto de marisco é feito com a combinação irresistível de camarão e lagostins. O arroz é preparado com caldo de frutos do mar, champignon e vinho branco. O alho-poró utilizado dá um gosto marcante ao prato e a finalização é feita com manteiga. É uma opção deliciosa e que vai te surpreender!

28. Risoto de caranguejo: esse risoto é feito com carne de caranguejo. O caldo utilizado para compor o prato é o de legumes. O tempero fica por conta do suco de limão, da pimenta Tabasco, do manjericão, do azeite e da echalote. Os grãos de arroz devem ficar com uma textura bem cremosa e o resultado é um prato com gostinho de quero mais!

29. Risoto de camarão e lula: esse risoto de marisco é composto por lula, camarão, alho-poró, arroz arbóreo, azeite, sal, cebola e vinho branco. O caldo é feito com a água usada para cozinhar o camarão e a lula. O uso do curry para temperar é um diferencial do prato e a finalização é feita com manteiga, parmesão e cebolinha. É uma opção deliciosa e que vai te conquistar pelo sabor inconfundível!

30. Risoto de polvo: essa é uma receita de risoto de marisco que conta com um preparo fácil. O arroz arbóreo é misturado e cozido com vinho branco, cebola, alho, polvo, manteiga, sal, queijo parmesão, creme de leite e azeite. O caldo usado no prato é o de peixe e essa versão conta com um gostinho agradável, uma boa pedida para uma ocasião especial!

31. Risoto cítrico de lula: o preparo da lula utilizada para compor esse risoto é feito com cebola, pimentões, molho de tomate, páprica picante, sal, azeite, caldo de peixe, louro e pimenta-do-reino. Esses ingredientes são reunidos, refogados e misturados com o arroz arbóreo, o vinho branco, a manteiga, o caldo de legumes, o parmesão e a cebola. A finalização do prato fica por conta do suco e das raspas de limão, do manjericão e da salsinha!

32. Risoto de mexilhão: essa versão de risoto de marisco é feita com uma mistura de mexilhão, alho, cebola roxa, arroz e vinho branco. Para temperar, deve-se utilizar açafrão, azeite, coentro e pimenta. O parmesão e a manteiga são envolvidos na finalização do prato. Esse é um prato com sabor delicioso, que vai te deixar querendo mais!

33. Risoto de camarão com palmito: o caldo utilizado para compor esse risoto é o de legumes. O arroz é frito com azeite, cebola e alho. O vinho é adicionado e, depois que evaporar, deve-se acrescentar o caldo, o tomate e o palmito. O tempero é feito com pimenta caiena e sal. Os camarões são adicionados quando o arroz já estiver al dente e a finalização é feita com manteiga e salsa fresca.

34. Risoto de lula, camarão e maracujá: os ingredientes principais desse risoto são a lula e o camarão, que são refogados na manteiga. O arroz arbóreo é cozido com caldo de legumes, suco de maracujá e o vinho branco. Quando o arroz estiver al dente, deve ser combinado com os mariscos, cebolinha e pimenta dedo-de-moça. É uma opção gostosa e perfeita para um jantar a dois!

35. Risoto de camarão e abobrinha: esse risoto é composto por camarão rosa grelhado e abobrinha. O arroz é tostado com cebola e o vinho branco é adicionado. Quando o álcool evaporar, deve-se ir acrescentando o caldo. O marisco e a abobrinha são misturados com o arroz e a finalização é feita com manteiga.

Arroz com marisco

Foto: Reprodução / SWEET MY KITCHEN

36. Arroz de polvo com tomate: esse arroz de polvo é feito com pimentão vermelho, tomate em pedaços, arroz agulha e o marisco. O tempero leva cebola, azeite, alho, louro, sal e pimenta. O polvo é cozido e combinado com o arroz já preparado com os demais ingredientes. Deve-se servir o prato com coentro picado.

37. Arroz de camarão: o preparo dessa receita consiste em refogar alho, pimentão, tomate pelado, ervilha e camarão em uma panela com azeite. Depois de feita essa combinação, deve-se acrescentar o arroz e deixar cozinhar. O tempero é feito com sal, açafrão e páprica e a finalização fica por conta da salsinha.

38. Arroz de camarão com tomate: essa receita traz o camarão refogado no azeite com alho. O arroz é cozido com cebola, tomate, cebola ralada e água. Depois, deve-se adicionar o camarão. A sugestão é servir com uma salada fresquinha.

39. Arroz de camarão com leite de coco: o camarão dessa receita é preparado com cebola, azeite, tomate, salsa, cebolinha, sal, pimenta, molho de tomate e leite de coco. O arroz é cozido com o caldo que resta do camarão e, quando pronto, deve-se acrescentar o marisco. É uma versão prática e a sugestão é servir com farinha.

40. Arroz de camarão com azeite de dendê: o caldo dessa receita de arroz é feito com partes descartadas de camarão. O marisco é refogado com cebola, azeite de dendê, pimenta, colorau e azeite de oliva. O arroz é cozido e, então, deve-se acrescentar o camarão, leite de coco, salsinha e coentro. É uma opção gostosa e que não demanda muito trabalho!

41. Arroz thai com camarão e ervilha: o diferencial desse arroz fica por conta da pasta thai utilizada em seu preparo, que é feita de coentro, gengibre picado, alho, pimenta vermelha, raspas e suco de limão, óleo de gergelim, shoyu e leite de coco. O preparo consiste em cozinhar o arroz e misturá-lo com a pasta, o camarão e as ervilhas. É uma versão que causa uma verdadeira explosão de sabores!

42. Arroz com camarão, brócolis e tomate-cereja: essa receita traz o arroz branco cozido e combinado com ingredientes deliciosos. O camarão é marinado no chimichurri e dourado no azeite. O brócolis é refogado até ficar al dente. Depois, eles são misturados com o arroz e com o tomate picado. O resultado vai te deixar com água na boca!

43. Arroz de polvo com cenoura: o polvo utilizado nessa receita é preparado com cenoura, cebola, azeite, vinho branco, tomilho fresco e louro. O arroz é composto pelo marisco cortado em pedaços e azeitonas pretas. O tempero do prato leva páprica doce, sal, salsa, alho e azeite. É uma opção deliciosa, que vai fazer sucesso na sua mesa!

44. Arroz de polvo com louro: o preparo do polvo dessa receita é feito na panela de pressão com água, cebola, louro, pimenta-do-reino e alho. O arroz parboilizado é preparado com o caldo do cozimento do marisco e, quando pronto, é misturado com o polvo. É uma versão prática e que vai te conquistar pelo sabor marcante!

45. Arroz de lula: essa é uma receita fácil de arroz de lula. Aqui, o marisco é temperado com alho picado, sal e limão. Os anéis são refogados no azeite e combinados com pimenta, shoyu, vinho branco, cebola, salsão, tomate picado e arroz cozido. A finalização é feita com parmesão e folhas de rúcula. Uma sugestão é regar azeite na hora de servir.

46. Arroz vermelho com lula: o diferencial dessa receita fica por conta uso do arroz vermelho para compor o prato. O arroz é cozido com água e sal. A lula é preparada com azeite, alho, cogumelos e vinho. A montagem é feita com o arroz por baixo e o marisco por cima. A finalização é feita com cebolinha e o prato ainda recebe um molho delicioso ao ser servido.

47. Arroz com lula ao molho basílico: essa é uma receita prática e saborosa de arroz com lula. O marisco é refogado no azeite com cebola e alho. São adicionados depois o molho basílico, o arroz cozido, a cenoura, a ervilha e o pimentão. A salsinha é picada para finalizar e o resultado é um prato muito gostoso!

48. Arroz de lula com pimenta dedo-de-moça: essa receita traz um arroz preparado com cebola roxa, alho, azeite, pimenta dedo-de-moça, sakê, lula, caldo e tomates pelados fatiados. Os ingredientes são todos combinados e o cozimento deve acontecer com a panela semi aberta. Para temperar, são utilizados sal, pimenta-do-reino e salsa picada. O prato deve ser servido quente.

49. Arroz malandrinho de mexilhão: o arroz malandrinho é uma opção deliciosa. O mexilhão é combinado com tomate, cebola, alho, azeite e pimentão. O molho inglês e o coentro utilizados no tempero e na finalização deixam o prato com um sabor marcante. É um preparo que vai deixar seus convidados com água na boca!

50. Arroz sete grãos com mexilhão: para compor essa receita, deve-se utilizar óleo de girassol, arroz sete grãos, açafrão, água, sal, pimenta e mexilhões. Os ingredientes são todos combinados em uma panela e devem cozinhar até o arroz ficar na consistência correta. A finalização do prato é feita salpicando salsinha!

51. Arroz de sururu: esse é um preparo que merece entrar para seu cardápio culinário. Aqui, o arroz cozido é combinado com o sururu temperado com limão, cebola, alho, pimentão, tomate, leite de coco e coentro. O preparo deve ser servido quente e conta com um sabor singular!

Receitas variadas de marisco

Foto: Reprodução / COZINHA DAL BÓ

52. Strogonoff de camarão: essa receita traz um preparo tradicional e delicioso. O camarão é temperado com sal, pimenta-do-reino e páprica picante. O refogado é feito com o marisco, manteiga, cebola, alho, molho inglês, vinho branco, champignons, ketchup e mostarda. Para servir, deve-se salpicar salsinha e acompanhar com arroz e batata palha.

53. Camarão na moranga: essa receita clássica de camarão faz sucesso nos almoços em família. A abóbora é assada, recheada com requeijão cremoso e um creme feito com o marisco, azeite, alho, cebola, tomate e creme de leite. O preparo ainda leva mussarela e é levado para gratinar no forno. É uma opção bem completa e que conta com um sabor singular!

54. Camarão empanado: os camarões dessa receita são temperados com pimenta dedo-de-moça, alho, sal, pimenta-do-reino e páprica. O marisco é empanado na farinha de trigo, na massa mole para tempurá e na farinha de rosca japonesa. Para preparar, é necessário fritar os camarões em óleo e o resultado é crocante e delicioso!

55. Lula frita com páprica e limão: essa opção de lula é temperada com suco de limão, páprica, alho, azeite, sal e pimenta. O limão é selado na frigideira e o marisco é frito no azeite até dourar. O preparo deve ser servido com cebolinha picada e conta com um sabor irresistível!

56. Lula à dorê: essa é uma receita clássica de lula. O preparo à dorê consiste em passar a lula em uma mistura de ovos, açafrão, tomilho, manjericão, páprica, sal e pimenta e, depois, empanar com a farinha de trigo e fritar. Essa é uma boa pedida para servir como aperitivo!

57. Cozido de lula: esse preparo simples e delicioso de cozido de marisco precisa fazer parte do seu menu. São combinados e refogados na panela com azeite: anéis de lula, cebola, alho, vinho branco, molho de tomate caseiro, fumet e páprica doce. O tempero especial fica por conta do sal marinho e da pimenta calabresa. A finalização é feita com azeite e coentro fresco. Para servir, pode-se acompanhar com pão de centeio.

58. Mexilhões ao vinho branco: essa receita traz uma combinação aromática e gostosa de mexilhão, vinho branco e molho de tomate. Os mariscos são cozidos com o molho e devem ser servidos em meia casca. Para finalizar, deve-se utilizar salsinha picada. Essa é uma boa opção para surpreender seus convidados com um gostinho inconfundível!

59. Fettuccine com mexilhões: essa receita traz a massa tradicional de fettuccine combinada com o sabor marcante do mexilhão. O tomate picado e seu suco misturados com o vinho branco dão ao prato um gostinho que vai te deixar com água na boca. A sugestão é finalizar com manjericão e salsa, que deixam um toque fresco no preparo!

60. Mexilhões com alho-poró e molho cremoso de curry: o curry combinado com o alho-poró e o mexilhão resulta na explosão de sabores desse prato. O cozimento do marisco com o vinho branco funciona bem e dá uma textura deliciosa ao mexilhão. É um preparo delicioso e que vai ter que entrar para seu cardápio culinário!

61. Polvo com batatas ao murro: o polvo dessa receita conta com um cozimento bem aromático. O marisco é combinado em uma panela com água, cebola, louro, grãos de pimenta e sal. Para compor o prato, deve-se acompanhar a carne com um aioli e batatas ao murro. A finalização fica por conta da salsinha fresca.

62. Polvo com tomates: esse é um preparo fácil e gostoso de polvo. O cozimento é feito na panela de pressão com cebola e louro. Depois, o marisco é picado e misturado com azeite, alho, tomilho, tomate, cebola roxa, pimenta e páprica. O cheiro-verde dá um gostinho delicioso ao prato e vai deixar todos salivando!

Os preparos com marisco são variados e vão desde aperitivos até refeições completas. Os frutos do mar podem ser utilizados de maneiras diversas na cozinha e você deve provar o sabor desses pratos delicioso. Experimente essas receitas com marisco e se renda ao sabor do mar!

PARA VOCÊ