24 receitas de molho teriyaki que te levam ao Japão sem sair da cozinha

Escrito por                          

Típico principalmente na cozinha asiática, o molho teriyaki é uma versão do molho de soja agridoce e tem como características principais o sabor adocicado, a cor escura e a consistência encorpada. Por ser versátil e caber em uma diversidade de receitas, selecionamos 18 opções para te auxiliar a deixar sua refeição mais ousada e saborosa!

Receitas de molho teriyaki

1. Molho teriyaki simples: praticidade é o sobrenome dessa receita. Vamos lá para os ingredientes? Você só vai precisar de shoyu, saquê e açúcar. Quando estiver com todos na panela, basta mexer em fogo baixo até que haja a redução. Prontinho!

2. Molho teriyaki light: boa notícia para quem adora esse molho, mas não quer sair da dieta. Gengibre, limão, shoyu, óleo de gergelim, pimenta vermelha em flocos e mel são os ingredientes necessários. É uma ótima alternativa para quem busca uma receita leve, com pouco sódio e açúcar.

3. Molho teriyaki com gengibre: além dos ingredientes básicos utilizados para a produção desse molho, você precisará de gengibre. Essa raiz é reconhecida como um alimento termogênico, que facilita a aceleração do metabolismo e favorece a queima de gordura corporal.

4. Molho teriyaki com gengibre e alho: e essa combinação de ingredientes peculiares para o preparo desse molho? Quem resiste? Uma dica para auxiliar o encorpamento é misturar separadamente água e amido de milho e despejar entre os ingredientes.

5. Molho teriyaki do Subway: a rede de fast food Subway possui admiradores pelo mundo todo e um dos motivos é a variedade de molhos. Se formos falar da opção de frango com molho teriyaki deles então, chegamos a ficar com água na boca. Para você não ficar só na vontade, corra aprender essa receita agora mesmo.

6. Molho teriyaki com hondashi: hondashi é um tempero à base do peixe bonito, equivalente ao caldo de galinha que consumimos, mas feito a base de peixe. Acrescido no molho, o resultado não poderia ser outro: irresistível. Uma sugestão é despejar principalmente em cima de peixes e frutos do mar.

Receitas de frango com molho teriyaki

7. Frango teriyaki: essa é, sem dúvida, uma receita de marinada muito simples e é possivelmente a forma como as pessoas consomem esse tipo de prato no Japão. Para o preparo, você só vai precisar de saquê mirin, molho de soja, gengibre e coxas de frango desossadas.

8. Frango com molho teriyaki e vegetais: essa receita é uma ótima ideia para quando você busca comer algo rápido e saudável, mas quer variar o preparo do tradicional frango grelhado. Os ingredientes? Mais simples, impossível: peito de frango, pimentões, abobrinha, cenoura, acelga e gengibre. O molho pode ser feito ou comprado pronto na seção de comidas orientais no mercado.

9. Frango com molho teriyaki e gergelim: essas tiras de frango assadas e empanadas com farinha panko são de tirar o fôlego. Quando estiverem assadas, é só misturá-las no molho, acrescentar gergelim e decorar com cebolinha verde.

10. Frango teriyaki com cipotle: para variar no consumo do frango, uma carne prática e barata, que tal fazer esse delicioso molho teriyaki com cipotle para acompanhar? Vale lembrar que essa receita é indicada principalmente para quem é fã de pimenta.

11. Frango teriyaki com legumes e cogumelos: a mistura de cogumelos e legumes é, sem dúvida, uma combinação muito encontrada nos pratos asiáticos, né? Quando associada ao frango e molho teriyaki, o resultado não poderia ser melhor: uma explosão de sabores!

12. Sanduíche de frango teriyaki: sanduíches são ótimos para quando você está com pressa, mas não quer perder a qualidade da sua refeição. Esse aqui, feito com frango ao molho teriyaki, é bem parecido com aquele tradicional do Subway e permite que você inove na escolha dos pães e legumes.

13. Sandubinha de frango teriyaki com mostarda e mel: mais uma receita de sanduíches, essa aqui é indicada especialmente aos amantes de comidas agridoces. A mostarda e o mel combinam perfeitamente com o molho teriyaki. Aproveite!

14. Churrasco de frango teriyaki caipira: fuja da monotonia na alimentação! Que tal deixar de lado o churrasco tradicional de frango e outras carnes e incrementar o molho teriyaki e a mistura de sabores no seu prato?

15. Frango teriyaki com abóbora assada: a abóbora vem para potencializar o sabor dessa refeição, por ter um toque adocicado, semelhante ao do molho. O preparo é simples, rápido e delicioso!

Outras receitas com molho teriyaki

16. Costelinha de porco teriyaki: ótima opção para suavizar o sabor acentuado da carne de porco, o molho teriyaki vem para complementar esse prato, ideal para servir em um almoço de família. O segredo é cortar a costelinha e despejar o molho dentro, para realçar o gosto dessa produção.

17. Hambúrguer ao molho teriyaki: o legal dos hambúrgueres é que você pode fazer grandes quantidades e congelar, facilitando sua rotina alimentar. Esse aqui, feito à base de cogumelos e trigo sarraceno, possui molho teriyaki entre os ingredientes, trazendo muito sabor ao prato.

18. Espetinho de carne com molho teriyaki: nada mais gostoso do que um molho para acompanhar aquele churrasco, né? A ideia é passá-lo por todo o espetinho quando ele já estiver pronto. Essa é uma ótima ideia de petisco ou até almoço para quem adora explorar o melhor da carne.

19. Almôndegas teriyaki: uma almôndega bem feita dispensa qualquer comentário, né? Quando essa refeição possui acompanhamentos, o resultado é melhor ainda. Confira agora mesmo essa receita que promete te deixar salivando. Uma ideia é servir em um prato arroz, almôndegas e despejar o molho teriyaki por cima delas, acrescido de sementes de gergelim.

20. Sanduíche de pimentão teriyaki: ideal para quem adora aguçar os sentidos alimentares, esse sanduíche é uma explosão de sabores. Os pimentões são ingredientes fundamentais nessa receita e casam perfeitamente com o molho. Opção incrível para quem abre mão do consumo de carnes nas refeições, mas nunca do sabor.

21. Salmão na crosta com molho teriyaki: é comum encontrar salmão cru para consumo nos restaurantes asiáticos. Mas, essa receita é tão estupenda quanto: o salmão grelhado recebe uma crosta de gergelim por fora que traz crocância ao prato e um banho de molho teriyaki. O resultado? Uma receita simples e fácil na produção e muito complexa no sabor.

22. Salmão teriyaki grelhado: mais uma receita de salmão grelhado, a ideia aqui é complementar com legumes, especialmente ervilhas frescas, que trazem um gostinho especial ao prato. Para servir, cubra o peixe com o molho.

23. Salmão teriyaki assado: para fazer essa receita, posicione o salmão em uma assadeira, regue com o molho teriyaki e leve para assar. Muito fácil, né? Você pode montar o prato com um arroz colorido e despejar cebolinha em cima do peixe.

24. Tofu teriyaki: o tofu é conhecido como um queijo vegano feito com leite de soja, sendo uma excelente opção para substituir carnes. Você pode preparar esse alimento de diversas formas e essa receita é uma delas: basta passar o tofu no gergelim, grelhar e despejar o molho por cima do queijo. Receita incrível para os veganos de plantão!

Viu só? É possível fazer o molho teriyaki com uma infinidade de ingredientes e formas de preparo. Escolha a sua favorita e corra para a cozinha agora mesmo. Se você adora incrementar seus pratos com molhos diferenciados, não deixe de acessar essas receitas de molhos agridoces.

PARA VOCÊ