60 receitas para um jantar de Dia dos Namorados romântico e inesquecível

Por

Um jantar de Dia dos Namorados é perfeito para os casais apaixonados comemorarem essa data tão especial. Se você quer economizar ou prefere um momento mais íntimo, preparar uma refeição em casa é a melhor escolha para celebrar o amor e o companheirismo. Para ter ideias de pratos que combinam com esse dia – seja para surpreender a pessoa amada ou para vocês cozinharem juntos -, confira as receitas abaixo!

Publicidade

Vá direto ao tipo de receita que você procura:

Entradas

1. Terrine de roquefort e figos

Terrine de roquefort e figos
  • Preparo: 90min

A terrine é um prato de origem francesa, mas que também ganhou um cantinho na mesa dos brasileiros. O principal ingrediente dessa receita é o queijo roquefort, mas você também vai precisar de uma boa quantidade de figos, queijo mascarpone e mel. O resultado é um prato que mescla sabores bem diferentes e que pode surpreender seu amor.

Publicidade

2. Rolinhos de couve

Rolinhos de couve
  • Preparo: 30min

Essa é uma excelente escolha para quem busca praticidade, mas não quer deixar a entrada de lado. Aqui, folhas de couve são usadas para envolver um recheio cremoso de frango, além de tiras de manga e de pepino. O modo de preparo é supersimples, mas o resultado é um sabor que deixa qualquer um com água na boca.

3. Creme de mandioquinha com cogumelo

Creme de mandioquinha com cogumelo
  • Preparo: 35min

Em algumas regiões do Brasil, o frio se mostra bem presente no Dia dos Namorados. Que tal pensar em pratos que possam ser servidos bem quentinhos? Essa é a sugestão desse creme de mandioca, que ainda leva uma boa quantidade de shimeji para deixar o gostinho mais especial.

4. Cogumelos recheados com ricota e jamón

Cogumelos recheados com ricota e jamón
  • Preparo: 30min

Essa é uma ótima opção para quem quer sair da mesmice. Nessa receita, cogumelos frescos são recheados com ricota, tomate, jamón e temperos, depois levados ao forno por cerca de 20 minutos ou até ficarem dourados. O resultado é uma entrada charmosa e deliciosa para seu jantar a dois.

5. Abobrinha recheada com atum

Abobrinha recheada com atum
  • Preparo: 50min

Já para essa receita, a dica é preparar uma mistura de batatas amassadas, atum, cebola, tomate, alcaparra, maionese e temperos, que será utilizada para rechear rodelas de abobrinha cozidas. Para finalizar, salpique parmesão ralado e leve os aperitivos ao forno até que o queijo esteja derretido.

Publicidade

6. Pasta de berinjela na airfryer

Pasta de berinjela na airfryer
  • Preparo: 30min

Também conhecida como babaganoush, essa é uma famosa pasta árabe de berinjela. A dica aqui é assar o legume na airfryer para facilitar o preparo. Depois, basta misturá-lo com os demais ingredientes em um mixer ou processador até obter uma pasta uniforme.

7. Canapés de pão de queijo

Canapés de pão de queijo
  • Preparo: 50min

O pão de queijo é um quitute amado pelos brasileiros, por isso é uma boa ideia para preparar a sua entrada. Aqui, ele é usado como base de um canapé que é coberto com um patê de ricota, peito de peru, maionese, creme de leite e temperos. Para decorar, use ainda damascos desidratados e pontas de cebolinha.

8. Berinjela caprese de forno

Berinjela caprese de forno
  • Preparo: 20min

Nessa receita, você vai aprender a preparar berinjelas assadas com uma cobertura de tomate, mussarela, cebola, azeite e manjericão. O passo a passo é simples e rápido: depois de 20 minutos de forno, você terá uma excelente entrada para servir no jantar.

9. Brusqueta de cogumelo paris

Brusqueta de cogumelo paris
  • Preparo: 31min

Essa é uma receita de bruschetta bem tradicional, feita com pão italiano ou baguete. Para rechear, aposte em um refogado de cogumelos e tomate, além de mussarela e queijo parmesão. Apesar de ter um preparo simples, o resultado é surpreendente e delicioso.

10. Carpaccio de abobrinha com tomate seco

Carpaccio de abobrinha com tomate seco
  • Preparo: 10min

Se você está procurando uma receita bem leve para servir de entrada no seu jantar romântico, deve parar para conhecer essa opção. Aqui, a abobrinha é cortada em fatias bem finas e coberta com cebola, tomate seco, alcaparras, amêndoas e hortelã, além de um molho saborosíssimo que deixará o prato ainda melhor.

Publicidade

Saladas

11. Salada de abacate com milho

Salada de abacate com milho
  • Preparo: 15min

Uma simples salada de folhas verdes pode ganhar um toque extra para um dia especial, não é mesmo? Aqui, os ingredientes usados para deixar seu prato ainda mais gostoso são cebola roxa, tomate, milho, abacate e temperos. O trabalho extra é pequeno, mas o prato fica muito saboroso. Vale a pena testar em casa.

12. Salada de repolho com gergelim e shoyu

Salada de repolho com gergelim e shoyu
  • Preparo: 20min

Que tal preparar uma salada com um toque oriental? Nessa receita, o repolho é combinado com shoyu e gergelim. Além desses ingredientes, você só vai precisar de alho, gengibre, óleo e sal a gosto.

13. Salada de berinjela no forno

Salada de berinjela no forno
  • Preparo: 30min

Se você quer uma salada quentinha, essa receita pode cair muito bem. Aqui, berinjela, cebola, alho, pimentão, azeitona, cheiro-verde e temperos são levados ao forno. A combinação fica com um gostinho incrível. Se você e seu amor gostam de legumes, vão adorar o resultado dessa receita que é superprática de preparar.

14. Salada colorida de brócolis

Salada colorida de brócolis
  • Preparo: 25min

Combinar brócolis com cenoura, maçã, cebola roxa, tomate, parmesão, pistache e salsinha também pode ser uma ótima pedida para uma refeição bem nutritiva. Para melhorar ainda mais, a salada ainda leva um molho de iogurte, azeite, sal, pimenta e suco de limão.

15. Salada de legumes cozidos fácil

Salada de legumes cozidos fácil
  • Preparo: 30min

Mais uma ótima opção para os fãs de legumes, essa receita aposta na combinação de cenoura, batata, vagem, azeitona preta, salsinha e temperos para uma salada bem saborosa. Para preparar, primeiro é preciso cozinhar os vegetais. Depois, é só misturá-los aos demais ingredientes.

16. Salada de batata com gorgonzola

Salada de batata com gorgonzola
  • Preparo: 15min

Para os fãs de gorgonzola, aqui a sugestão é harmonizar esse queijo marcante com o sabor suave da batata cozida. O preparo leva também suco de limão, mostarda, azeite, sal, pimenta e cheiro-verde, e o resultado é uma salada deliciosa para o seu jantar.

17. Salada Caesar com crispy de queijo

Salada Caesar com crispy de queijo
  • Preparo: 10min

Se você adora combinar vários sabores na mesma garfada, pode se encantar com esse prato. Essa salada clássica é feita com alface, bacon, crispy de queijo, molho cremoso e queijo ralado. Pode apostar nessa opção para surpreender o seu par!

18. Salada com molho de mostarda e croutons

Salada com molho de mostarda e croutons
  • Preparo: 30min

Gosta de saladas com um toque crocante? Uma boa dica é apostar nessa receita que leva alface-americana e croutons de pão de forma. Além disso, o prato é complementado com um molho de mostarda e outros ingredientes cheios de sabor, como cebola, cenoura, milho, palmito, atum e uvas-passas.

19. Salada à portuguesa

Salada à portuguesa
  • Preparo: 16min

Uma salada de alface cai bem com quase qualquer prato, não é mesmo? É uma opção leve e simples, mas pode ser incrementada para ficar mais especial. Essa é a proposta dessa receita, que combina a folha com ovos cozidos, ervilhas, presunto, palmito, maionese, mostarda e temperos.

20. Salada de espinafre com bacon

Salada de espinafre com bacon
  • Preparo: 14min

Para preparar uma salada verde diferente, a dica dessa receita é usar folhas de espinafre. Além desse ingrediente, você também vai precisar de gorgonzola, mostarda, mel, azeite, creme de leite, bacon, damascos e nozes. O resultado é uma irresistível explosão de sabores!

Carnes

21. Costelinha com molho barbecue

Costelinha com molho barbecue
  • Preparo: 90min

A costelinha de porco combina muito bem com toque adocicados, por isso essa versão com molho barbecue faz tanto sucesso. E o melhor é que não é difícil de fazer em casa: basta aferventar a carne, depois levá-la para assar com uma mistura de cebola, vinagre, pimenta, ketchup, açúcar mascavo e caldo de carne.

22. Bacalhau à Gomes de sá

Bacalhau à Gomes de sá
  • Preparo: 95min

Você e seu amor adoram a culinária portuguesa? Então que tal prepararem juntinhos essa receita que combina o sabor do bacalhau com batatas, ovos, cebola e azeitona preta? É uma opção bem prática, mas com um gosto marcante que pode surpreender quem experimentar.

23. Frango ao molho de laranja à moda chinesa

Frango ao molho de laranja à moda chinesa
  • Preparo: 40min

Nessa receita, você aprende como preparar um delicioso peito de frango incrementado com um molho que combina um toque doce com apimentado. É ideal para quem gosta de uma mistura de sabores intensa e não tem medo de inovar na cozinha. Tudo isso é mesclado com um passo a passo simples e prático.

24. Rocambole de carne moída com provolone

Rocambole de carne moída com provolone
  • Preparo: 90min

O rocambole de carne é um prato simples, mas que pode ser incrementado para uma cara e um gostinho especial. Aqui, a dica é acrescentar queijos provolone e parmesão, o que vai garantir um prato delicioso para seu jantar de Dia dos Namorados.

25. Peixe assado com legumes

Peixe assado com legumes
  • Preparo: 60min

Que tal assar filés de peixe com tomate, pimentão, abobrinha, cebola e temperos? A sugestão dessa receita é extremamente prática, mas cai muito bem como uma opção para um jantar leve, saudável e saboroso. Além disso, você pode escolher seu peixe favorito.

26. Picanha na cerveja preta

Picanha na cerveja preta
  • Preparo: 55min

A picanha é um corte muito apreciado, por isso é difícil errar com essa escolha. Para um gostinho especial, a dica é cozinhar os bifes em um molho de cerveja preta, cebola, alho e manteiga. O resultado é uma carne extremamente suculenta que vai deixar seu amor com água na boca!

27. Sobrecoxa de frango assada com ervas

Sobrecoxa de frango assada com ervas
  • Preparo: 75min

Se você está procurando uma opção de carne bem acessível para o jantar de Dia dos Namorados, pode ter acabado de encontrar a receita ideal. Aqui, você só vai precisar levar sobrecoxas ao forno com temperos e ervas diversas, como salsa, hortelã, cebolinha, orégano, tomilho e alecrim. É um prato simples, mas com um gostinho que vai surpreender quem experimentar.

28. Salmão grelhado ao molho de ervas

Salmão grelhado ao molho de ervas
  • Preparo: 25min

Já para quem busca uma carne mais sofisticada, a dica é apostar nesse salmão grelhado e incrementado com um delicioso molho de ervas. Após temperar o peixe, você só precisa grelhá-lo e, depois, servir com uma mistura de creme de leite, suco e raspas de limão, cheiro-verde, tomilho, manjericão, sal e pimenta. Fácil e irresistível!

29. Filé de frango ao molho de limão com queijo

Filé de frango ao molho de limão com queijo
  • Preparo: 40min

O filé de frango faz parte do dia a dia de muita gente, mas não é por isso que você não pode inovar para servir em um jantar especial. Aqui, a carne ganha um molho branco de limão-siciliano e queijo parmesão que é supersimples de preparar, mas faz toda a diferença no sabor final.

30. Escalopes com molho de café com rapadura

Escalopes com molho de café com rapadura
  • Preparo: 40min

Aqui, você confere como fazer um delicioso escalope de filé mignon com molho de café, cachaça e rapadura. Essa é uma ótima opção para quem busca uma refeição supersaborosa, mas que leve poucos ingredientes e tenha um passo a passo descomplicado.

Massas

31. Lasanha de frigideira

Lasanha de frigideira
  • Preparo: 25min

Já pensou em preparar uma lasanha que suja apenas uma panela, mas que fica com um gostinho extremamente saboroso? Essa é a proposta dessa receita, que é ideal para quem não tem ânimo para preparar a versão original do prato, mas quer se deliciar com uma massa bem quentinha e suculenta.

32. Nhoque recheado de queijo

Nhoque recheado de queijo
  • Preparo: 60min

A massa do nhoque pode ser feita com diferentes legumes, por isso você pode sempre variar no seu sabor. Aqui, a batata entra em cena para deixar o prato supergostoso, mas não para por aí. Os nhoques ainda serão rechedos com mussarela e cobertos por molho de tomate, parmesão e cheiro-verde.

33. Ravioli ao molho de nozes

Ravioli ao molho de nozes
  • Preparo: 30min

Que tal conferir a receita de um ravioli recheado com queijo que ainda leva um molho de parmesão, gorgonzola e nozes? É ideal para quem quer fugir do comum e ainda preparar uma receita vegetariana prática e saborosíssima.

34. Pappardelle ao molho funghi

Pappardelle ao molho funghi
  • Preparo: 35min

Essa é uma receita bem simples, mas que fica com um sabor incrível. Aqui, a massa é coberta com um molho funghi que leva cogumelos hidratados no conhaque, nata e mostarda dijon. O passo a passo é prático e o resultado é uma deliciosa massa para o seu jantar.

35. Conchiglione recheado com lascas de salmão

Conchiglione recheado com lascas de salmão
  • Preparo: 30min

O conchiglione é a massa perfeita para ser recheada, devido ao seu formato de concha. Aqui, os ingredientes usados para isso são iscas de salmão refogadas na manteiga. Já para a finalização, a dica é preparar um molho branco tradicional.

36. Orecchiette com espinafre, brócolis e frango

Orecchiette com espinafre, brócolis e frango
  • Preparo: 45min

Nessa receita, você vai aprender a preparar em casa uma deliciosa massa ao molho de brócolis, espinafre, frango e creme de leite. Para incrementar o sabor, outros ingredientes são usados, como alho-poró, cebola, alho, queijo parmesão e presunto parma.

37. Fettuccine konjac à carbonara

Fettuccine konjac à carbonara
  • Preparo: 30min

Esse é um macarrão à carbonara bem tradicional, ideal para quem quer uma receita diferente sem ter muito trabalho na cozinha. Além de cozinhar a massa, só será necessário preparar o molho de bacon, gemas e parmesão. Com um prato tão prático, sobra mais tempo para se dedicar à sobremesa.

38. Lasanha de brócolis com molho branco

Lasanha de brócolis com molho branco
  • Preparo: 20min

Uma lasanha não precisa de carne para ficar com um gostinho sensacional, e essa receita é a prova disso. Aqui, o prato é bem temperadinho, intercalando camadas de massa, molho branco com brócolis, mussarela e parmesão. O resultado é uma combinação de texturas surpreendente!

39. Rondelli recheado com ricota e nozes

Rondelli recheado com ricota e nozes
  • Preparo: 40min

Que tal preparar um rondelli para o Dia dos Namorados? Nessa receita, o prato é feito com massa para lasanha ou canelone, o que faz o tempo na cozinha ser bem curto. Para o recheio, a dica é combinar ricota com leite, cebolinha, nozes e temperos. Para incrementar ainda mais, faça um molho branco para usar como cobertura.

40. Mac & cheese com farofa crocante

Mac & cheese com farofa crocante
  • Preparo: 45min

Se você quer uma massa bem suculenta, essa receita de mac & cheese pode ser uma boa ideia para surpreender o seu amor. Aqui, o macarrão é cozido no leite e incrementado com cheddar, mussarela e temperos. Além disso, você também aprende como fazer uma farofa crocante e saborosíssima para acompanhar o prato.

Acompanhamentos

41. Lasanha de abobrinha vegana

Lasanha de abobrinha vegana
  • Preparo: 50min

A lasanha de abobrinha é uma ótima escolha para quem busca um prato colorido, cheio de sabor e nutrientes. Essa é uma receita vegana com uma lista de ingredientes bem curtinha: apenas castanha-de-caju, tomate, alho-poró, cheiro-verde, sal, manjericão e abobrinha. O resultado é uma refeição bem levinha que vai te surpreender.

42. Batatas duchesse

Batatas duchesse
  • Preparo: 40min

Que tal preparar uma receita em que a batata é macia por dentro e crocante por fora? Essa é a proposta dessa receita típica da culinária francesa. Além de um sabor incrível, o passo a passo é simples e leva apenas cinco ingredientes: batatas, sal, pimenta-do-reino, manteiga e gemas.

43. Arroz à piamontese

Arroz à piamontese
  • Preparo: 20min

Você também pode preparar uma receita brasileiríssima de sucesso para servir no seu jantar. Aqui, o arroz é combinado com queijo, creme de leite, cogumelos e temperos. É um prato bem simples, mas que fica supercremoso e com um gostinho irresistível.

44. Risoto de filé mignon com pupunha e tomate-cereja

Risoto de filé mignon com pupunha e tomate-cereja
  • Preparo: 40min

O risoto é uma receita superclássica, e isso acontece tanto pelo seu sabor incrível quanto pela praticidade do preparo. Aqui, a combinação de cubos de filé mignon com palmito pupunha, tomate-cereja, nata e queijo parmesão resulta em um prato que vai deixar qualquer um com água na boca.

45. Risoto de camarão

Risoto de camarão
  • Preparo: 45min

Para quem curte frutos do mar, essa receita que leva o camarão como ingrediente principal pode fazer o maior sucesso. Tomates picados, pimenta dedo-de-moça, salsinha e parmesão também são usados para dar um toque extra de sabor ao prato. O passo a passo é bem simples, mas o gostinho é incrível.

46. Escondidinho vegetariano de legumes

Escondidinho vegetariano de legumes
  • Preparo: 35min

O escondidinho é uma receita supercomum no Brasil, mas essa é uma versão inovadora. Isso acontece porque o recheio é um refogado de legumes que leva tomate, cenoura, vagem e ervilhas. Esses não são ingredientes muito usados no preparo do prato, mas rendem uma refeição muito saborosa.

47. Arroz de couve-flor com burrata

Arroz de couve-flor com burrata
  • Preparo: 25min

Se você está procurando um acompanhamento extremamente leve e saudável, pode ter acabado de encontrar a opção ideal. Esse arroz falso de couve-flor é bem prático, mas fica com um gostinho incrível, pois é incrementado com bacon, tomatinhos, amêndoas e manjericão.

48. Torta de batata-doce cremosa

Torta de batata-doce cremosa
  • Preparo: 50min

A batata-doce é um alimento supernutritivo e queridinho de quem adora pratos mais saudáveis. Mas nem por isso precisa ser deixada de lado em pratos mais incrementados. Aqui, o preparo é simples, mas o resultado é tão gostoso e cremoso que não vai sobrar nenhum pedaço da sua torta.

49. Farofa de pinhão crocante

Farofa de pinhão crocante
  • Preparo: 15min

Você já saboreou o pinhão? Esse ingrediente é a semente da araucária, uma árvore comum no sul do Brasil. Seu consumo é delimitado a um pequeno período durante o inverno, e o Dia dos Namorados se encaixa nesse tempo. Por isso, essa receita de farofa crocante é uma ótima opção para quem quer inovar no cardápio.

50. Homus de lentilha com couve-flor tostada

Homus de lentilha com couve-flor tostada
  • Preparo: 30min

Essa é uma receita em que a lentilha é combinada com grão-de-bico no preparo de um homus, que será servido com uma deliciosa couve-flor assada. É uma ótima pedida para quem quer um acompanhamento bem nutritivo, com uma irresistível combinação de sabores e texturas.

Sobremesas

51. Grand Gateau

Grand Gateau
  • Preparo: 30min

Essa sobremesa é uma versão maior do famoso petit gâteau. Aqui, o bolinho com recheio cremoso é incrementado com um sorvete de palito, o que garante uma apresentação especial ao doce. É a receita ideal para quem quer surpreender tanto pela aparência quanto pelo sabor.

52. Torta banoffe low carb

Torta banoffe low carb
  • Preparo: 50min

Essa é uma receita clássica, que combina uma massa leve com doce de leite caseiro e cobertura de banana. Tudo isso em uma sobremesa que ainda é low carb! Se você e/ou seu amor estão buscando doces mais saudáveis, não deixe de experimentar, pois o resultado é muito gostoso.

53. Mousse de leite Ninho com chocolate fácil

Mousse de leite Ninho com chocolate fácil
  • Preparo: 25min

Que tal combinar leite Ninho com chocolate em uma deliciosa mousse? Essa é a proposta dessa receita, que conta com um passo a passo simples, mas rende um doce bem bonito que vai surpreender quem experimentar.

54. Tortinha de chocolate simples

Tortinha de chocolate simples
  • Preparo: 40min

Para quem quer surpreender o par com uma sobremesa charmosa e fácil de fazer, essa tortinha pode ser a opção ideal. Aqui, a base é uma massa feita com farinha de trigo, açúcar e manteiga. Já para o recheio, basta fazer um ganache misturando creme de leite e chocolate derretido.

55. Sobremesa gelada de biscoito fácil

Sobremesa gelada de biscoito fácil
  • Preparo: 30min

Se você já investiu bastante tempo na refeição e quer algo bem prático para a sobremesa, que tal conhecer essa opção? A dica é montar o doce em camadas: uma de biscoito, uma de leite condensado batido e, por último, outra de ganache. Leve para gelar, finalize com paçoquinhas e está pronto!

56. Sorvete caseiro de coco cremoso

Sorvete caseiro de coco cremoso
  • Preparo: 20min

Essa é uma sobremesa que deve ser feita com um bom tempo de antecedência, pois é preciso esperar que o sorvete atinja a textura certa. A vantagem é que o passo a passo é supersimples e a lista de ingredientes, bem curta: você só vai precisar de leite de coco, leite em pó, coco ralado, creme de leite e leite condensado para preparar em casa.

57. Crepe de banana com creme de avelã

Crepe de banana com creme de avelã
  • Preparo: 30min

O crepe é um doce que combina muito bem como sobremesa de um jantar de Dia dos Namorados, não é mesmo? Se tiver um toque de chocolate, melhor ainda! A massa aqui é feita no liquificador e, depois de frita, recheada com banana em rodelas, creme de avelã e coco ralado.

58. Gelado de pêssego fácil

Gelado de pêssego fácil
  • Preparo: 30min

Essa é uma sobremesa composta por pedaços de pêssegos combinados com uma espécie de mousse de baunilha. Basta misturar tudo e levar à geladeira até firmar. Além do passo a passo supersimples, você ainda pode servir o doce em uma taça para uma apresentação mais bonita.

59. Trufa de chocolate

Trufa de chocolate
  • Preparo: 40min

Já parou para pensar que você pode preparar trufas deliciosas em casa? Aqui, elas são feitas com um creme de leite fresco, chocolates ao leite e meio amargo, conhaque, manteiga e chocolate em pó. O preparo não é muito complicado, mas você vai obter um docinho tão gostoso que será difícil parar de comer. Aproveite cada mordida ao lado do seu amor!

60. Cheesecake de morango fácil

Cheesecake de morango fácil
  • Preparo: 60min

O cheesecake é uma sobremesa bem comum para os estadunidenses, mas também tem um espacinho nas cozinhas aqui do Brasil. Essa receita combina uma casquinha crocante, um recheio cremoso e uma deliciosa calda feita com morangos. O resultado é extremamente saboroso e charmoso.

Celebrar uma data especial ao lado de quem se ama é tudo de bom, não é mesmo? Se você não quer ir a um restaurante no jantar de Dia dos Namorados deste ano, aproveite as opções da lista! Mas, se você ainda está em dúvida e quer conferir mais receitas, veja sugestões de pratos para um jantar romântico que também combinam perfeitamente com a ocasião.