60 receitas para um jantar de dia dos namorados romântico e inesquecível

Escrito por                          

Um jantar de dia dos namorados pode ser uma ótima maneira para os casais apaixonados comemorarem esse dia tão especial. Para os casais que querem economizar ou até mesmo para aqueles que preferem um momento mais íntimo com a pessoa amada, preparar uma refeição em casa é a escolha perfeita para celebrar o amor e o companheirismo. Assim, também é possível deixar o ambiente com a cara de vocês.

Se você e seu amor adoram cozinhar juntos, ir para a cozinha ajuda a já entrar no clima, e vocês podem fazer isso ao som de uma boa música e acompanhados de uma boa garrafa de vinho! Mas se seu par não sabe ou não gosta muito de cozinhar, também é possível surpreendê-lo!

Independente da escolha, o que importa é desfrutar momentos de prazer ao lado de quem se gosta e com uma boa refeição à mesa. Para que você tenha algumas ideias de pratos que combinam muito bem com esse dia, confira uma lista com ótimas opções.

Leveza e simplicidade na entrada

Foto: Reprodução/Vamos Receber

1. Terrine de roquefort: a terrine é um prato de origem francesa, mas que também ganhou um cantinho na mesa dos brasileiros. O principal ingrediente dessa receita é o queijo roquefort, mas você também vai precisar de uma boa quantidade de figos, queijo mascarpone e mel. O resultado é um prato que mescla sabores bem diferentes e que pode surpreender seu amor.

2. Aspargos com presunto parma: essa é uma excelente escolha para quem busca praticidade, mas não quer deixar a entrada de lado. Aqui, os aspargos são enrolados com fatias de presunto parma e depois levados ao forno. O modo de preparo é super simples, mas o resultado é um sabor intenso que pode deixar qualquer um com água na boca.

3. Creme de mandioquinha com shimeji: em algumas regiões do Brasil, o frio se mostra bem presente no dia dos namorados, por isso, é ideal pensar em pratos que possam ser servidos bem quentinhos, e essa é a sugestão desse creme de mandioca salsa, que ainda leva uma boa quantidade de shimeji para deixar o gostinho mais especial.

4. Abobrinha com linguiça: essa é uma ótima opção para quem quer sair da mesmice. Nessa receita, a abobrinha é recheada com pedacinhos de linguiça e depois levada ao forno, onde deve permanecer por aproximadamente 35 minutos. Para deixar o prato ainda mais gostoso, a dica é acrescentar uma boa quantidade de mussarela.

5. Quinoa marroquina: a quinoa é um ingrediente rico em nutrientes, por isso, merece ser acrescentada ao seu cardápio. Aqui, ela é combinada com frutas secas para uma entrada extremamente saudável, mas que não deixa o sabor e a praticidade de lado.

6. Pasta de berinjela: também conhecida como babaganoush, essa é uma famosa pasta de berinjela árabe. A dica aqui é queimar o legume para que seu prato fique com um leve gostinho defumado, mas esse é um passo que requer bastante atenção, viu? Pois se deixar passar o ponto ideal, o gosto será de queimado mesmo.

7. Canapé de polenta com cogumelo: a polenta é um prato super comum na mesa dos brasileiros e, por isso, é tido como simples. Mas sabia que é possível inovar mesmo com um ingrediente tão comum? Aqui a polenta é usada para ser a base de um canapé que é coberto com shimeji na manteiga. Se você gosta de alimentos comuns repaginados, não deixe de testar essa opção na sua cozinha.

8. Torrada com tomate seco: nessa receita você vai aprender a preparar tomate seco na sua cozinha. O preparo é simples, mas leva em torno de 1 hora. Já as torradas podem ser compradas prontas ou feitas no seu forno.

9. Bruschetta: essa é uma receita de bruschetta bem tradicional, que é feita com pão italiano, mussarela, tomate e orégano. Porém, aqui a fruta deve ficar marinando por aproximadamente 2 horas. Esse passo faz com que o gostinho da sua entrada fique com um toque novo, mas sem muito trabalho extra.

10. Carpaccio de abobrinha: se você está procurando por uma receita bem simples e leve para servir de entrada no seu jantar romântico, deve parar para conhecer essa opção. Aqui, a abobrinha é cortada em fatias bem finas e coberta com um delicioso molho de hortelã e limão. Como resultado, você tem um petisco que deixará espaço para o prato principal e com um toque extremamente refrescante para a sua noite.

Saladas especiais, nutritivas e saudáveis

Foto: Reprodução/Cozinha Dal Bó

11. Salada com mignon: uma simples salada de folhas verdes pode ganhar um toque extra para um dia especial, não é mesmo? Aqui, os ingredientes usados para deixar seu prato ainda mais gostoso são o filé mignon e o champignon. O trabalho extra é pequeno, mas o resultado final fica muito saboroso, por isso, vale a pena testar em casa.

12. Vagem com gergelim: que tal preparar uma salada com um toque oriental? Nessa receita, a vagem é prepara com o uso de shoyu e gergelim. Além desses ingredientes, você só vai precisar de um pouquinho de óleo de coco.

13. Salada de forno: se você quer uma salada quentinha, essa receita pode cair muito bem. Aqui, abobrinha, berinjela, tomate e azeitona são levados ao forno. A combinação de ingredientes fica com um gostinho incrível, e se você e seu amor gostam de legumes, podem adorar o resultado final dessa receita que é super prática de ser preparada.

14. Salada de brócolis e couve-flor: combinar brócolis com couve-flor também pode ser uma ótima pedida para uma refeição mais verde e nutritiva. Os legumes são ótimas fontes de nutrientes e ainda contam com um gostinho extremamente saboroso. Para melhorar ainda mais, o tempo de preparo dessa receita é super rápido.

15. Salada de repolho e maçã: se você adora combinar doce e salgado na mesma garfada, pode se encantar por esse prato. A combinação de repolho com maçã é bem comum e faz muito sucesso, por isso, é uma receita que vale a pena testar em casa.

16. Salada de laranja e manga: o principal ingrediente usado no preparo dessa salada é o alface, mas a laranja, a manga e as uvas passas fazem toda a diferença no resultado final. Além das frutas, outros ingredientes também são usados para um toque extra de sabor, como a nata, por exemplo.

17. Salada com morango: a sugestão dessa receita é que você use folhas verdes de sua preferência, pedaços de morango, queijo gorgonzola e alguns outros temperos. A combinação de sabores fica extremamente marcante, por isso, é ideal para quem gosta de pratos com um sabor forte. Além disso, o modo de preparo é bem simples e rápido.

18. Salada de folhas: uma salada de folhas verdes cai bem com quase qualquer prato, não é mesmo? É uma opção leve e simples, mas que pode fazer toda a diferença na sua refeição. Para um toque extra de sabor, a dica da receita é acrescentar alguns tomatinhos e gengibre à salada. Com uma lista de ingredientes curtinha, é possível obter um sabor completamente novo.

19. Salada de tomate diferente: que tal preparar uma receita que combina tomate, folhas verdes e pedaços de bacon? Esse último ingrediente além de acrescentar sabor ao seu prato, também dará um toque crocante à sua refeição.

20. Salada de melancia e ricota: os principais ingredientes usados nessa receita são a melancia e a ricota, mas o manjericão e a hortelã também entram em cena para dar um toque extra de sabor ao prato. É a opção ideal para quem busca algo refrescante para servir à mesa.

Carnes para encontrar o sabor e o ponto certos

Foto: Reprodução/Mel e Pimenta

21. Costelinha de porco com chutney: a costelinha de porco combina muito bem com molhos adocicados, até por isso o prato com molho barbecue faz tanto sucesso. Nessa opção, você confere como preparar um chutney de maçã, que dá um excelente toque de sabor para a carne suína. A lista de ingredientes não é das mais curtas, mas o modo de preparo não é complicado, viu?

22. Bacalhau à lagareiro: você e seu amor adoram a culinária portuguesa? Então, que tal preparem juntinhos essa receita que combina o sabor do bacalhau com aspargos e batatas? É uma opção extremamente prática, mas que conta com um gosto marcante e que pode surpreender quem experimentar.

23. Frango agridoce: nessa receita você aprende como preparar deliciosas asas de frango que são incrementadas com um molho que combina um toque doce com apimentado. É ideal para quem gosta de uma mistura de sabores intensa no prato e não tem medo de inovar na cozinha. Tudo isso é mesclado com um passo a passo simples e prático.

24. Rocambole de carne: o rocambole de carne é um prato simples, mas que pode ser incrementado para uma cara e um gostinho especial. Aqui, a dica é acrescentar queijo e tomate seco. Além disso, os ingredientes que são usados para dar liga na carne são super saudáveis, como a linhaça, por exemplo. Isso faz dessa receita uma opção nutritiva e gostosa para o seu jantar especial.

25. Peixe assado: que tal assar um peixe recheado com tomates? A sugestão dessa receita é extremamente prática, mas cai muito bem como uma opção para um jantar leve, saudável e saboroso. Além disso, você pode escolher seu peixe favorito.

26. Picanha na manteiga: a picanha é um corte de carne bovina muito apreciado, por isso, é difícil errar quando a escolha for ela. Para um gostinho especial, a dica é temperar a peça com manteiga e ervas. Depois disso, basta levar ao forno e esperar enquanto assa. Nesse momento, você pode aproveitar para preparar o resto da refeição.

27. Sobrecoxas assadas: se você está procurando por uma opção de carne bem acessível para o seu jantar de dia dos namorados, pode ter acabado de encontrar a receita ideal. Aqui, você só vai precisar levar sobrecoxas ao forno com tomates e temperos. É um prato simples, mas que fica com um gostinho que vai surpreender quem experimentar.

28. Peixe grelhado crocante: se você quer testar uma receita saudável, mas que ao mesmo tempo seja inovadora, deve conhecer essa opção. Aqui, filés de panga são temperados e cobertos com uma crosta de castanhas. O resultado é um peixe crocante e extremamente nutritivo. Além disso, esse é um prato que pode ser feito até mesmo por quem não tem muita experiência na cozinha.

29. Filé de frango com laranja: o filé de frango é um prato que faz parte do dia a dia de muita gente, mas não é por isso que você não pode dar uma repaginada nesse ingrediente e servi-lo em um jantar especial. Aqui, a carne ganha um molho de laranja que é super simples de ser preparado, mas que faz toda a diferença no sabor final.

30. Escalope de mignon: nessa receita você aprende a preparar um delicioso escalope de mignon com molho madeira caseiro. Essa é uma ótima opção para quem busca uma refeição super saborosa e que deixa de lado ingredientes prontos e cheios de conservantes.

Receitas de massas simples, porém muito sofisticadas

Foto: Reprodução/Vai Comer o Quê?

31. Lasanha de frigideira: já pensou em preparar uma lasanha que suja apenas uma panela, mas que fica com um gostinho extremamente saboroso? Essa é a proposta dessa receita que é ideal para quem não tem ânimo para preparar a versão original do prato, mas que quer se deliciar com uma massa bem quentinha e suculenta.

32. Nhoque com queijo e cogumelos: a massa do nhoque pode ser feita com diferentes legumes, por isso, você pode sempre variar no seu sabor. Aqui, a mandioquinha entra em cena para deixar o prato super gostoso, mas o resultado não para por aí, já que você também vai preparar um molho de queijo e cogumelos.

33. Ravioli de mandioca: que tal conferir a receita de um ravioli que tem a massa feita com mandioca, o recheio de tofu e o molho de castanha? É ideal para quem quer fugir do comum e ainda preparar uma receita vegana saborosíssima.

34. Farfalle ao pesto: essa é uma receita bem simples, mas que fica com um resultado incrível. Aqui, a massa é coberta com um molho pesto. O passo a passo é super simples, por isso, pode ser feito até mesmo por quem nunca entrou na cozinha. Mas não pense que o sabor não é uma delícia, viu? Você pode incrementar a refeição com uma deliciosa carne preparada com bastante carinho, por exemplo.

35. Conchiglione recheado: o conchiglione é a massa perfeita para ser recheada e isso acontece por causa do seu formato, que é em formato de concha. Aqui, os ingredientes que entram na massa são: cream cheese e bacon; já para o molho é o simples de tomate que é usado. Essa é uma opção simples, mas que pode fazer um grande sucesso na sua mesa.

36. Tortéi: o tórtei é uma massa típica italiana que você vai aprender a preparar em casa com o auxílio dessa receita. Para incrementar o sabor, um recheio de abóbora cabotiá é usado e seu molho favorito também pode entrar em cena pra deixar o prato cremoso.

37. Penne à carbonara diferente: essa é uma receita simples de macarrão à carbonara, mas que leva um toque de cogumelos. É ideal para quem quer inovar, mas sem ter muito trabalho extra. Além disso, o fungo combina super bem com o gostinho de bacon, ovos e queijo. Além disso, com um prato tão prático, sobra mais tempo para se dedicar à sobremesa.

38. Lasanha vegetariana: uma lasanha definitivamente não precisa de carne para ficar com um gostinho sensacional e essa receita é a prova disso. Aqui, o prato é bem temperadinho, tem um molho super cremoso e legumes cozidos bem macios. O resultado é uma combinação de texturas surpreendente!

39. Rondelli: já pensou em preparar um rondelli diferente? Nessa receita, o prato é feito com massa de pastel, o que faz com que o seu tempo na cozinha seja muito mais curto. Para o recheio, a dica é combinar peito de frango com queijo. Para incrementar ainda mais, você também vai precisar fazer um molho branco para usar como cobertura.

Encontre o acompanhamento perfeito

Foto: Reprodução/Tempero Alternativo

40. Lasanha de abobrinha: a lasanha de abobrinha é uma ótima escolha para quem busca por um prato colorido, cheio de sabor e nutrientes. Essa é uma receita que tem uma lista de ingredientes bem curtinha e é vegana, por isso, mesmo quem não come carne está liberado para saborear o prato. O resultado é uma refeição bem levinha e que pode surpreender.

41. Canelone de abobrinha: essa é uma receita falsa de canelone, pois aqui, a massa é deixada de lado e fatias de abobrinhas são usadas em seu lugar. O recheio fica por conta de mussarela e presunto, e um molho branco ainda é usado para cobrir o prato. O resultado é uma refeição bem simples e leve, mas que não deixa o sabor de lado.

42. Batata hasselback: que tal preparar uma receita em que a batata é macia por dentro, crocante por fora e ainda leva um recheio de bacon e queijo? Essa é uma receita típica da Suécia, mas que pode fazer o maior sucesso na sua mesa. Além de um sabor incrível, o passo a passo não é nada complicado.

43. Arroz à piamontesse: você também pode preparar uma receita brasileiríssima de sucesso para servir à sua mesa. Aqui, o arroz é combinado com queijos, creme de leite, vinho branco, cogumelos e tempero. É uma receita bem simples, mas que fica super cremosa e com um gostinho irresistível.

44. Risoto de mignon e shiitake: o risoto é um prato super clássico, e isso acontece tanto pelo seu sabor incrível, como pela praticidade do seu preparo. É uma receita simples de ser feita, mas que precisa seguir alguns passos para um resultado de sucesso. Aqui, a combinação de tiras de mignon com shiitake pode deixar qualquer um com água na boca.

45. Risoto de camarão: para quem curte frutos do mar, essa receita que leva o camarão como ingrediente principal pode fazer o maior sucesso. Pimentões vermelhos e amarelos também são usados para dar um toque extra de sabor ao prato e ainda para dar mais cor para sua refeição. O passo a passo é bem simples, mas o gostinho é incrível.

46. Escondidinho de shimeji: o escondidinho é uma receita super comum aqui no Brasil, mas essa é uma receita inovadora. Isso acontece porque o purê é feito com cará e o recheio com shimeji. Esses não são ingredientes muito usados no preparo desse prato, mas rendem uma refeição muito saborosa. Além disso, é uma ótima dica para quem quer inovar na cozinha.

47. Arroz de couve-flor: se você está procurando por um acompanhamento extremamente leve e saudável, pode ter acabado de encontrar a opção ideal. Esse arroz falso de couve-flor é bem prático de ser preparado, mas fica com um gostinho de dar água na boca.

48. Torta de batata doce: a batata doce é um legume super nutritivo e queridinho de quem adora pratos mais saudáveis, mas nem por isso é um alimento que precisa ser deixado de lado em pratos mais incrementados. Aqui, o preparo é simples, mas o resultado é tão gostoso, que não vai sobrar nenhum pedaço da sua torta.

49. Almôndega de pinhão: você já saboreou o pinhão? Esse ingrediente é a semente da araucária, uma árvore comum no sul do Brasil. Seu consumo é delimitado a um pequeno período durante o inverno, e o dia dos namorados se encaixa nesse tempo. Por isso, essa receita de almôndega é uma ótima opção para quem quer inovar no cardápio.

50. Lentilha ao molho de páprica: essa é uma receita em que a lentilha é combinada com um delicioso molho vermelho com gostinho de páprica e ainda leva ovos para deixar o sabor do prato melhor ainda. É uma ótima pedida para quem quer um acompanhamento bem nutritivo e simples de ser preparado.

Sobremesas deliciosas para dividir com a pessoa amada

Foto: Reprodução/I Could Kill for Dessert

51. Grand gâteau: essa sobremesa é uma versão mais gordinha do famoso petit gâteau. Aqui, o bolinho com recheio cremoso é incrementado com uma cobertura de ganache de chocolate, picolé caseiro e morangos. É uma sobremesa ideal para quem quer surpreender tanto pela aparência, quanto pelo sabor.

52. Torta mousse low carb: essa é uma receita que combina uma casquinha crocante de torta com um recheio cremoso de mousse. Tudo isso em uma opção de sobremesa que deixa de lado o glúten, a lactose e ainda é low carb! Se você e/ou seu amor se encaixam em quem come esse tipo de doce, não deixe de experimentar, pois o resultado é muito gostoso.

53. Mousse de maracujá vegana: que tal combinar o mousse de maracujá com o de chocolate em uma sobremesa vegana? Essa é a proposta dessa receita que conta com um passo a passo simples, mas que rende um doce bem bonito e que pode surpreender quem experimentar.

54. Tortinha de maçã: para quem quer surpreender o parceiro com uma sobremesa super charmosa, essa receita de tortinha de maçã pode ser a opção ideal. Aqui, fatias da fruta são moldadas em uma forma para ficarem parecidas com uma rosa. Para melhorar ainda mais, a lista de ingredientes não é muito longa e o doce é bem levinho.

55. Banana com Nutella: se você já perdeu bastante tempo cozinhando a refeição e quer algo bem prático para a sobremesa, que tal conhecer essa opção? Você vai aprender a rechear uma banana com creme de cacau e avelã e depois fritar a fruta. Não é uma pedida muito saudável, mas fica com um gostinho irresistível.

56. Sorvete de iogurte: essa é uma sobremesa que tem que ser feita com um bom tempo de antecedência, pois é preciso esperar que o sorvete atinja a textura certa. A vantagem aqui, é que você pode usar essa receita como base para criar vários outros sabores, basta acrescentar ingredientes de sua preferência, como chocolate ou frutas, por exemplo.

57. Crepe de chocolate saudável: o crepe francês é um doce que combina muito bem como sobremesa de um jantar de dia dos namorados, não é mesmo? Se for de chocolate e em uma versão saudável, melhor ainda! Essa é uma receita que não requer muita experiência na cozinha, mas é preciso seguir todos os passos com atenção.

58. Sobremesa com pêssego: essa é uma sobremesa composta por três camadas: pêssegos em calda, creme e cobertura. Mesmo sendo dividida em etapas, o passo a passo não é nada complicado e você ainda pode servir o doce em uma taça para uma apresentação mais bonita.

59. Trufa: já parou para pensar que você pode preparar trufas deliciosas em casa? Aqui, elas são feitas com um creme de cacau e avelã caseiro. O preparo não é muito complicado, mas você vai obter um docinho tão gostoso que será difícil parar de comer. Então, aproveite cada mordida ao lado do seu amor.

60. Cheesecake de frutas vermelhas: o cheesecake é uma sobremesa bem comum para os estadunidenses, mas também tem um espacinho nas cozinhas aqui do Brasil. Essa é uma receita que combina uma casquinha crocante, um recheio cremoso e uma cobertura bem farta de frutas vermelhas. O resultado é extremamente saboroso e charmoso.

Celebrar uma data especial ao lado de quem se ama é tudo de bom, não é mesmo? Preparar uma refeição caseira é uma ótima maneira de demonstrar carinho e até mesmo de se divertir junto da pessoa amada. Se você não quer ir para um restaurante no jantar de dia dos namorados desse ano, aproveite as opções dessa lista! Mas se você ainda está em dúvida e quer conferir mais opções, veja nossas sugestões de pratos para um jantar romântico, que também se encaixam perfeitamente nessa data.

PARA VOCÊ