60 receitas para fazer na quarentena práticas e deliciosas

Por
Atualizado em 06.09.21

Devido a pandemia causada pelo novo coronavírus, a COVID-19, uma das recomendações para evitar a disseminação do vírus é ficar em casa. Para te auxiliar a preparar suas próprias refeições neste momento delicado em que estamos, fizemos uma lista com receitas para fazer na quarentena que contam com um passo a passo prático de ser seguido.

Publicidade

Saladas

1. Salada de chuchu simples e fácil: prática de ser feita, esta é uma das receitas para fazer na quarentena que pode te surpreender pelo sabor. Isso porque o chuchu é bem temperadinho com cebola, sal, vinagre ou limão, pimenta e cheiro-verde. Para fechar com chave de ouro, bacon ainda entra em cena.

2. Salada de repolho simples e rápida: o repolho pode até ser o principal ingrediente desta receita, mas ela rende um prato bem colorido. Para obter este resultado, você também vai usar cenoura, chuchu, tomate, azeitona, pimentão e temperos.

3. Salada de pepino agridoce: que tal preparar uma salada com uma pegada asiática no conforto da sua casa? Aqui, o pepino é fatiado em fatias bem finas, desidratado com sal e temperado com uma combinação que vai ao fogo de água, açúcar e vinagre branco. Além disso, gergelim torrado ainda é usado para finalizar o prato que deve ser servido gelado.

Publicidade

4. Salada de cenoura simples: extremamente prática de ser feita, esta é uma receita para quem quer comer uma salada quentinha. Isso porque a cenoura é refogada com temperos. Assim, o resultado é um legume com uma textura bem macia e um sabor irresistível.

5. Salada vinagrete simples: o vinagrete faz um grande sucesso nos churrascos, mas também pode ser usado como acompanhamento para suas refeições do dia a dia. Tomate, cebola, limão, cheiro-verde, sal, azeite e vinagre são os únicos ingredientes necessários.

6. Salada primavera prática: o nome da salada é primavera, mas ela é tão gostosa que cai bem em qualquer estação do ano. Aqui, você faz uma combinação de alface americana, alface crespa, tomate-cereja, palmito pupunha, manga, sal, azeite e orégano.

Publicidade

7. Salada especial: uma salada bem especial não precisa contar com uma lista extensa de ingredientes. Nessa sugestão, a proposta é usar repolho, cenoura, rabanete, pepino, cebola, sal, limão e azeite. Essa é uma combinação perfeita para ser servida gelada.

8. Salada tropical prática e rápida: a salada tropical, além de ser leve e saudável, ainda é bem refrescante e conta com um toque agridoce. Nesta receita, o prato é feito com alface, manga, palmito, tomate, cebolinha, sal, azeite, suco de limão e pimenta-do-reino.

9. Salada de macarrão simples: um clássico na mesa de muita gente, vale a pena testar uma das receitas para fazer na quarentena de salada de macarrão para chamar de sua! Aqui, a massa escolhida é do tipo parafuso e, além de maionese, ainda conta com mussarela, presunto, seleta de legumes, cenoura, cheiro-verde e azeitona. Tudo isso gera uma combinação de sabores deliciosa.

10. Salada Caesar simples: um clássico, a salada Caesar ganhou várias adaptações. Nesta versão, você confere uma lista de ingredientes simples e um passo a passo descomplicado. Mesmo assim, a combinação de alface, pedaços de frango, queijo parmesão ralado, croutons crocantes e molho cremoso pode te conquistar.

Pratos práticos para o almoço

iStock

11. Creme de abóbora: um creme de abóbora quentinho é perfeito para mandar o frio embora de uma maneira deliciosa. Se ele for prático de ser preparado e contar com uma lista de ingredientes curta, melhor ainda! Anote aí o que você vai precisar: abóbora, cenoura, batata-doce, cebola, sal e azeite.

12. Arroz de forno: sobrou arroz da última refeição e você quer dar um novo uso a ele? Com o arroz de forno, isso é possível. Assim, você evita o desperdício e ainda se delicia com um prato diferente. Aqui, o grão é incrementado com bacon, mussarela, cenoura, vagem, milho, ervilha, pimentão, extrato de tomate e cebola.

13. Filé de frango à parmegiana: frango macio envolto por uma casquinha crocante é tudo de bom, mas não é só isso! Esta receita ainda conta com molho de tomate e mussarela. Se você não liga de fazer frituras na sua casa, vale a pena conferir o passo a passo desta receita.

14. Escondidinho de carne moída: fazer um escondidinho não precisa ser complicado. Para facilitar seu trabalho na cozinha, a proposta dessa receita é fazer um purê de batata e um recheio de carne moída. A combinação fica irresistível, pode apostar!

15. Linguiça assada com batatas e molho: nesta receita, linguiça e pedaços de batata vão ao forno cobertos por molho de tomate. Para que o tempo do prato assando não seja tão longo, a dica é cobrir a forma com papel-alumínio.

Publicidade

16. Fricassé de frango: se você está procurando por um prato bem cremoso, pode ter acabado de encontrar a receita ideal para ser testada na sua cozinha. Isso porque frango desfiado é combinado com um delicioso creme de milho. Para finalizar maravilhosamente, mussarela e batata-palha são usadas na finalização.

17. Omelete de forno: omelete é um prato curinga na cozinha e, com esta versão de forno, você pode se surpreender com o resultado. Isso porque farinha de trigo ajuda encorpar o prato, sem contar no acréscimo de milho, presunto, mussarela, parmesão e temperos.

18. Strogonoff de carne rápido: com as dicas certas, é possível fazer um strogonoff que seja gostoso e passando pouco tempo na cozinha. Uma delas, por exemplo, é utilizar o tomate pelado. Além disso, esta é uma das versão de uma das receitas para fazer na quarentena que leva carne bovina e conta com champignon.

19. Mandioca gratinada de forno: nesta receita, mandioca cozida vai ao forno com molho branco, mussarela ralada e cubinhos de bacon frito. Com um acompanhamento tão gostoso, pode ser que você nem queira fazer outro prato, apenas uma salada.

20. Macarrão de forno: esta é uma das receitas para fazer na quarentena de macarrão de forno montada em camadas, a sequência é a seguinte: massa, molho de batata amassada com creme de leite, calabresa triturada, molho de tomate e mussarela. O resultado é um prato cremoso e que mescla diferentes sabores.

Pratos práticos para o jantar

21. Cuscuz marroquino: que tal testar um prato árabe sem sair da sua casa? Nesta receita, você aprende a fazer uma versão simples do cuscuz marroquino que pode ser saboreada desta maneira ou até mesmo ser incrementada com carnes, legumes e outros temperos.

22. Abobrinha recheada simples: se você quer uma refeição saudável que não seja muito calórica, esta pode ser a opção ideal para ser testada na sua cozinha. Aqui, você aprende como rechear a abobrinha com uma carne moída bem suculenta.

23. Bife acebolado: o bife acebolado combina muito bem com o arroz do dia a dia. Porém, para obter um resultado de sucesso, é preciso conhecer algumas dicas que você pode conferir nesta receita.

24. Bife cremoso: quer dar uma cara nova para o tradicional bife frito? Nesta receita, ele é incrementado com um delicioso creme feito com cebola, margarina e creme de leite. São poucos ingredientes, mas que te ajudam a obter um prato delicioso.

Publicidade

25. Costelinha de porco na panela de pressão: por ser feita na panela de pressão, esta é uma receita prática e rápida. Mesmo com um tempo curtinho na cozinha, você obtém uma carne de porco bem macia e suculenta.

26. Ovos à parmegiana: você deve conhecer o bife à parmegiana, mas já pensou em preparar os ovos desta maneira? Para isso, é preciso colocar os ovos em uma frigideira, temperá-los, cobri-los com molho de tomate, mussarela e orégano. Então, é só esperar o prato cozinhar!

27. Carne de panela: sabe aquela carne de panela bem macia que derrete na boca e ainda conta com um caldinho bem suculento? É ela que você aprende a fazer com esta receita. Como se isso não fosse suficiente, cenoura e batata também entram em cena no preparo.

28. Carne moída com batata de forno: nesta receita, o prato é composto pelas seguintes camadas: carne moída refogada, um creme de ovos, maionese e leite, mussarela, por cima, batatas congeladas. O tempo no forno é de aproximadamente 30 minutos.

29. Jantar numa panela só: bateu aquela fome, você quer uma refeição que não faça muita bagunça na cozinha, aquela que não leve muito tempo para ficar pronta? Então, este arroz colorido pode te salvar. Além de sujar só uma panela, esta receita fica pronta em apenas 25 minutos.

30. Batata rosti vegana: também conhecida como batata suíça, esta é uma das receitas para fazer na quarentena em que o legume é cozido, ralado e frito. Além disso, ainda há um recheio que, neste caso, fica por conta de brócolis com champignon, mas dá para soltar a criatividade e testar outros recheios.

Lanches

iStock

31. Enroladinho de presunto e queijo: esta é uma receita muito prática, pois usa massa de pastel comprada pronta. Assim, só é preciso se preocupar com a montagem e em fritar o seu salgado. Para melhorar ainda mais, o recheio fica por conta da combinação de presunto e mussarela.

32. Torta de caneca: em porção individual, esta é uma das receitas para fazer na quarentena de torta de presunto e queijo que fica pronta em apenas 5 minutos. Além disso, ela cai bem em diversos momentos do seu dia. Vale a pena conferir o passo a passo.

33. Rocambole de massa de pastel: sem segredos, esta é uma receita em que a massa de pastel é recheada com presunto, queijo, tomate e orégano. Para que o salgado fique douradinho, a dica é pincelar uma gema batida sobre a massa. Este é um rocambole assado que deve ficar no forno por aproximadamente 45 minutos.

34. Minipizza: fazer sua própria pizza não precisa ser uma tarefa difícil. Aqui, ela é feita com farinha de trigo, iogurte natural, sal e fermento. A vantagem desta opção é você poder armazenar a massa pré-assada por até 3 meses no congelador.

35. Pizza de cone: não quer perder tempo fazendo uma massa caseira? Então, conheça uma das receitas para fazer na quarentena que usa Rap10. Para o recheio, a dica é usar azeite, mussarela, sardinha, molho de tomate, gergelim preto e cebolinha fresca.

36. Pizza de frigideira: outra alternativa é testar esta receita em que a massa não vai forno, mas sim na frigideira. São apenas 10 minutos na cozinha, mas você já obtém um resultado bem gostoso. Além disso, as medidas são para fazer uma pizza.

37. Torta de pão: tem pão de forma dando bobeira na sua cozinha? Então, use-o para fazer uma torta. Com esta receita, além de não precisar preparar a massa, você ainda dá um novo uso para este alimento. Para o recheio, você vai usar molho branco, molho vermelho, calabresa, presunto e queijo.

38. Torta de cachorro-quente: usando salsicha como recheio para a sua massa de torta, você obtém um salgado com gostinho de cachorro-quente. Esta é uma maneira diferente de usar este ingrediente que pode agradar adultos e crianças.

39. Lanche de frigideira: nessa receita, você aprende a fazer um lanche de frigideira bem recheado que cai bem em diferentes momentos do dia. Como se isso já não fosse suficiente, o tempo na cozinha é de apenas 15 minutos.

40. Lanchão de forno: para dar uma cara nova ao sanduíche de pão de forma, esta receita propõe fazer uma versão de forno. O bom é que você pode seguir os ingredientes da receita para o recheio ou também usar a criatividade e usar o que tem na sua geladeira.

Fitness

41. Chips de banana: um lanche saudável e gostoso pode ser prático de ser preparado. Esta receita está aqui para provar isso! Além da fruta, você também vai precisar de pimenta e sal para temperá-la e óleo de coco para untar a forma.

42. Pipoca fitness: livre de óleo, essa pipoca é preparada no micro-ondas. Para isso, é preciso levar o milho ao eletrodoméstico com água e seguir outras dicas que você confere na receita. O tempo de espera é de mais ou menos 6 minutos.

43. Panqueca de banana com aveia: ideal para começar o dia com o pé direito, esta é uma panqueca saudável e nutritiva que cai muito bem como café da manhã. Fácil de ser preparada, ela ainda fica pronta em poucos instantes.

44. Pão de queijo de frigideira fit: para fazer este pão de queijo, você vai precisar de ovos, polvilho azedo, água, iogurte desnatado ou queijo cottage e sal. Para finalizar, a dica é usar mussarela como recheio.

45. Pizza fit de frigideira: nessa versão fit, a massa da pizza é feita com ovo, farinha ou farelo de aveia, sal e fermento. Para o recheio, a sugestão é usar molho de tomate, mussarela, tomate, cebola e orégano.

46. Crepioca fitness: para fazer sua crepioca você pode misturar goma de tapioca ou polvilho não hidratado com ovo e temperos. Para o recheio, há várias dicas, como queijo, peito de peru, frango, espinafre ou o que mais você preferir.

47. Torta salgada fit: com massa de liquidificador e um recheio bem caprichado de carne moída, cenoura, milho e parmesão ralado, esta é uma das receitas para fazer na quarentena que pode facilmente te conquistar.

48. Pão de aveia fit: seja para o café da manhã ou para a hora do lanche, um pãozinho cai muito bem. Além disso, aqui, a massa não precisa ser sovada e fica no forno por aproximadamente 25 minutos.

49. Pão low carb: nesta receita, você confere como fazer um pão com apenas três ingredientes, são eles: ovo, leite em pó desnatado e fermento. Além disso, a massa fica bem macia.

50. Brigadeiro fit: agora, se você quer um docinho fit, aprenda como preparar esse brigadeiro. Ele é feito com banana, cacau em pó e leite em pó. Caso você queira, ainda dá para usar chocolate granulado como decoração.

Doces

iStock

51. Pipoca doce: vai fazer uma maratona das suas séries favoritas ou assistir um filme? Então, conheça esta receita de pipoca doce para te acompanhar neste momento. Você confere como fazer um caramelo certeiro que fica irresistível.

52. Suspiro: o suspiro é um doce feito apenas com dois ingredientes: claras de ovos e açúcar de confeiteiro. Ele nada mais é do que um merengue francês que vai ao forno. Mesmo sendo tão simples, ele pode adoçar seu dia de uma maneira bem gostosa.

53. Pavê de chocolate com bolacha: pavê é uma sobremesa clássica, mas você sabe como fazer este doce em uma versão descomplicada? Aqui, uma ganache de chocolate com creme de leite é intercalada em camadas com bolacha. Para umedecer o biscoito, a dica é usar um pouco de leite.

54. Pavê de limão: feita com apenas três ingredientes e sem ir ao forno, esta receita pode te salvar quando bater aquela vontade de comer um doce. Para testá-la em casa, você vai usar apenas leite condensado, limão e bolacha.

55. Pavê de Oreo: esta é uma das receitas para fazer na quarentena que fica tão gostosa que nem parece que leva só três ingredientes. Além disso, ela é servida geladinha. Ficou interessado? Anote o que você vai precisar: leite condensado, suco de limão e Oreo.

56. Pudim de caneca: é isso mesmo que você leu! Nesta receita, você aprende a fazer um pudim de caneca no micro-ondas. Sem complicações, o tempo de espera ainda é bem curtinho. Assim, você pode se deliciar com esta sobremesa sempre que bater a vontade.

57. Brownie de caneca: esta é uma receita que precisa ficar apenas 1 minuto no micro-ondas. Mesmo assim, o brownie fica denso, cremoso e com muito sabor de chocolate, assim como tem que ser!

58. Bolo de caneca de chocolate: se você gosta mesmo é de uma massa mais fofinha, este bolo de chocolate merece sua atenção. Ele também é feito no micro-ondas, mas o tempo de espera é de 3 minutos.

59. Mousse de leite Ninho: o leite Ninho é um ingrediente que faz sucesso no preparo das mais variadas sobremesas. Por isso, vale a pena aprender a fazer essa mousse. Ela conta com uma textura cremosa e gostinho de quero mais.

60. Arroz doce cremoso: para encerrar a lista, aqui vai uma das receitas para fazer na quarentena com cheirinho de casa de vó. O arroz doce é uma sobremesa simples, mas que agrada os mais variados paladares. Se você faz parte deste grupo, aprenda a fazer esta sobremesa.

As sugestões acima podem te dar uma mãozinha na cozinha quando você for fazer suas refeições. Agora, antes de iniciar o preparo, aprenda como fazer a higienização dos alimentos para eliminar as impurezas. Estas dicas são válidas não só para o momento de agora, mas para toda vida.