73 receitas para aproveitar o feriado preparando refeições deliciosas

Por
Atualizado em 29.10.21

Feriados, além de serem dias sem trabalho, são uma oportunidade para fazer várias coisas que gostamos, como ir ao cinema, ao parque, sair com os amigos e até mesmo cozinhar pratos deliciosos! Como o tempo é maior, você pode se dedicar a receitas mais gostosas e elaboradas, que combinam super bem com esse período de folga e lazer.

Publicidade

Para quem gosta de ir para a cozinha, o café da manhã já pode ser um ótimo momento para se arriscar preparando uma refeição cheia de sabor e nutrientes para começar o dia com muita energia. Mas, se você está pensando em acordar tarde e pular o café da manhã, também é possível elaborar pratos para o almoço, para o lanche da tarde e para o jantar.

Se você ficou curioso e quer aproveitar o dia livre para testar novos pratos, confira a lista abaixo e se delicie com o resultado.

Comece o dia bem com um café da manhã especial

1. Crepe francês salgado: o crepe francês é uma ótima opção para aquele café da manhã mais tarde, comum nos feriados. Aqui, a massa é recheada com aspargos, queijo ralado, presunto cru e ovos. São ingredientes simples, mas que rendem uma primeira refeição bem completa para começar o dia com muita disposição.

2. Bolacha amanteigada: se você gosta de um café da manhã mais levinho, essa receita de bolachas amanteigadas pode cair muito bem. Mas, como é uma opção de alimento que deve ir ao forno, se você acorda com muita fome, a dica é preparar na noite anterior, para poder comer assim que acordar. Os biscoitos caem muito bem com uma bebida quentinha ou até mesmo com um suco.

Publicidade

3. Granola: já pensou em preparar a sua granola em casa? Assim, você pode escolher seus ingredientes favoritos para preparar esse petisco. Aqui, a sugestão é usar aveia, oleaginosas, mel, uva passa, chia, óleo de coco e semente de linhaça. Mas você também pode incrementar com outros itens de seu agrado. O legal é que essa é uma opção muito versátil, que pode ser consumida com frutas ou iogurte, por exemplo.

4. Iogurte de coco: também é possível preparar seu próprio iogurte em casa, porém, o passo a passo deve ser iniciado pelo menos 24 horas antes do consumo, pois esse é o tempo em que a bebida deve fermentar. Essa é uma ótima pedida para quem busca por uma alimentação mais natural e livre de conservantes. Mesmo assim, o iogurte dura por até 5 dias armazenado na geladeira.

5. Bolinho de amêndoas: adora comer um bolinho logo que acorda? Então, que tal conhecer essa receita em que a massa não precisa ir ao forno? Você vai precisar usar o micro-ondas, o que faz com que o tempo na cozinha seja bem curtinho, em aproximadamente 5 minutos você já terá sua refeição prontinha para ser saboreada.

Publicidade

6. Panqueca de aveia: panqueca é tudo de bom, não é mesmo? E acordar tendo uma massinha dessa como primeira refeição só pode render um dia mais feliz. Essa é uma receita bem saudável, ideal para quem gosta de ingerir uma boa quantidade de nutrientes por dia ou até mesmo para quem está querendo perder alguns quilinhos na balança.

7. Omelete de tapioca: também conhecido como crepioca, esse é um prato que combina proteína e carboidrato, por isso, é uma ótimo alimento para ser consumido logo pela manhã. O bom é que o preparo é bem rápido, então, mesmo que você acorde com aquela preguicinha, vale a pena conhecer e testar.

8. Geleia de carambola: preparar uma geleia em casa não é uma coisa muito trabalhosa, sabia disso? Só é preciso ter um pouco de paciência para mexer o doce na panela, mas nada que leve muito tempo também. A ideia aqui é usar a carambola, mas você também pode testar com outras frutas, como o morango, por exemplo.

Prepare entradas leves e superpráticas

9. Tartar de salmão: o tartar de salmão é uma ótima opção para quem busca uma entrada simples para o feriado, mas que seja super sofisticada e ainda tenha uma aparência incrível e um sabor dos deuses. O mais importante aqui é encontrar o salmão fresco e ter uma faca bem afiada. Tendo isso em mãos, basta seguir as dicas atentamente.

10. Canapé de tapioca: essa é uma opção para quem procura uma receita leve e simples. Aqui, a tapioca é usada como base e o recheio dos canapés fica por conta de um espinafre bem temperadinho e refogado. Com ingredientes simples e pouco tempo na cozinha é possível se surpreender com o sabor!

11. Homus: a pasta de grão de bico é muito comum na culinária árabe, mas também faz muito sucesso aqui no Brasil. O preparo é extremamente simples, só é preciso ter os ingredientes em mãos, que até mesmo quem não tem muitas habilidades culinárias pode obter um resultado de grande sucesso.

12. Moranga recheada: se você está procurando por uma receita com uma cara mais sofisticada, mas que não seja difícil de ser preparada, deve conhecer essa opção. Aqui, mini morangas são recheadas com shimeji, catupiry e mignon. Essa combinação é tão gostosa, que dá água na boca só de imaginar, não é mesmo?

13. Antepasto de rosbife: nessa receita você aprende a preparar um antepasto de rosbife que é usado para ser o recheio de uma bruschetta, mas o resultado é tão versátil, que você pode servir de outras maneiras, como puro, por exemplo.

14. Charuto de repolho: esse é outro prato típico da culinária árabe. Aqui, folhas de repolho são recheadas com arroz, lentilha e frango. O preparo dos ingredientes é simples, porém, o passo a passo para a montagem exige um pouco de paciência. Mas nada que não seja recompensado pelo delicioso sabor final.

Publicidade

15. Tortinha de frango: já pensou em usar massa de pastel como base para tortinhas? Essa é a proposta dessa receita que leva frango como recheio e fica com um sabor incrível. A combinação crocante com cremosa pode surpreender diversos paladares. Além disso, seu tempo na cozinha será bem curtinho, por isso, vale a pena experimentar.

16. Suflê de abobrinha: o suflê é um prato bem leve, por isso, cai muito bem como entrada. Aqui, são feitos rolinhos com fatias de abobrinha, o que faz com que o resultado fique bem charmoso. Além disso, o sabor do legume é bem suave e combina bem com vários temperos.

Faça opções de saladas saudáveis

17. Quiabo grelhado: nessa receita, além de aprender como preparar um delicioso quiabo grelhado, você ainda confere como fazer um molho à base de óleo gergelim, limão e amendoim, que é usado como complemento. O resultado é uma combinação de sabores bem inovadora, ideal para um almoço de feriado.

18. Salada verde com presunto: quer dar uma cara nova para sua salada de folhas verdes? Aqui, quem entra em cena é a alface americana, a crespa e a rúcula. Para dar um gostinho extra, você ainda vai precisar de queijo, presunto cru, tomate cereja, palmito e temperos. É uma opção simples e deliciosa para sair da rotina.

19. Salada de repolho picante: que tal incrementar folhas de repolho roxo com fatias de cenoura, pedaços de tomate, lascas de amêndoas, maçãs, parmesão e um molho picante? Essa é a sugestão dessa receita, que não é complicada de ser preparada, mas que pode fazer um grande sucesso na sua mesa.

20. Salada Caesar: essa é uma salada clássica, ideal para quem procura uma opção que dificilmente dará errado. Para preparar essa receita você precisará de alface, peito de frango, croutons e queijo parmesão ralado. Já o molho fica por conta de uma combinação de maionese, limão, azeite e sal. São ingredientes simples, mas que rendem um prato divino.

21. Cenoura cremosa: nessa receita você vai aprender a preparar uma deliciosa cenoura refogada com cream cheese. É ideal para quem procura uma opção bem cremosa e com um gostinho de dar água na boca. Para seu dia ficar ainda melhor, o passo a passo é super simples e pode ser executado tranquilamente.

22. Salada de legumes: se você quer um prato colorido, deve parar para conhecer essa receita que combina legumes cozidos. O modo de preparo não é nada complicado, mas rende uma refeição gostosa e que ainda é cheia de nutrientes.

23. Salada para churrasco: essa é uma receita que combina laranja, rúcula, broto de alfafa, agrião, cenoura e amêndoas. O resultado é uma salada bem leve, ideal para ser combinada com carnes.

Publicidade

24. Salada de brócolis: o brócolis é um legume que faz o maior sucesso na mesa de muita gente, não é mesmo? Então, que tal aprender a preparar uma salada que combina o legume com pedaços de palmito? Com dicas simples, é possível ter um prato muito saboroso para servir à mesa.

Aprenda receitas diferentes com carnes

25. Frango assado: o frango assado é super comum nos almoços de domingo em que a família se reúne em volta da mesa, não é mesmo? Por isso, ele cai muito bem em uma refeição de feriado. Fazer esse prato em casa não é nada trabalhoso, mas rende um almoço de dar água na boca.

26. Vaca atolada: a vaca atolada é uma daquelas comidas que faz carinho no estômago, sabe? A combinação de uma costela bem macia e pedaços de mandioca derretendo podem deixar qualquer um com água na boca. O legal dessa opção é que ela não é complicada de ser feita, só é preciso ter um pouco de paciência, pois o tempo de cozimento é um pouco demorado.

27. Frango com quiabo: o frango com quiabo é um prato típico da culinária mineira. É uma receita extremamente simples, mas que tem um sabor bem marcante. Aqui, você ainda confere como preparar uma polenta que pode ser servida como acompanhamento.

28. Rocambole de carne moída: o rocambole é um prato super simples, mas aqui, ganha uma repaginada para ter cara de almoço de feriado. A carne, por exemplo, é combinada com ingredientes saudáveis, como a linhaça e aveia em flocos. Além disso, um recheio de tomate seco e queijo também é usado para deixar sua refeição ainda mais gostosa.

29. Alcatra assada: a alcatra assada é um clássico de almoços de feriado ou até mesmo de domingo, não é mesmo? Mas nessa receita, você confere como preparar um delicioso molho de cebola para deixar sua carne ainda mais gostosa. Com passos simples, é possível inovar no sabor da sua refeição.

30. Peixe assado: nessa receita você aprende como assar uma tainha inteira. Para uma refeição mais gostosa, o peixe vai ao forno com alguns legumes, como a batata, por exemplo. O preparo não é muito rápido, mas o passo a passo é extremamente simples.

31. Costelinha ao barbecue: outra receita de carne que faz o maior sucesso é a costelinha de porco com molho barbecue. Sabia que esse prato não é difícil de ser preparado? Para quem gosta de um prato com um gostinho agridoce, essa pode ser uma ótima escolha para o almoço de feriado.

32. Carne louca: a carne louca é super versátil, pois pode ser preparada com variados cortes bovinos, como o acém, miolo, largarto, fraldinha e outros. Além disso, você pode servir ela sozinha ou como recheio de outros pratos. Além disso, o passo a passo é super simples, basta seguir todas as dicas com atenção, que com certeza seu resultado será de sucesso.

33. Lombo oriental: essa é uma receita em que um lombo suíno é incrementado com um molho à base de shoyu e gengibre, dando um toque oriental ao prato. É ideal para quem gosta de testar novos sabores e sair da rotina. Além disso, o tempo na cozinha é bem curtinho.

34. Salmão crocante: o salmão é um peixe muito apreciado, por isso, é interessante conhecer diversas maneiras de preparar esse alimento, assim, fica mais fácil não cair na rotina. Aqui, filés são incrementados com uma crosta de castanhas. O tempo em que o prato deve ficar no forno é de apenas 25 minutos, o que é ideal para quem tem pressa.

Escolha o acompanhamento ideal

35. Arroz com pequi: incrementar o arroz do dia a dia pode ser uma excelente escolha para uma refeição especial. Aqui, é o pequi, fruta comum do cerrado brasileiro, que entra em cena para dar um toque extra de sabor ao prato que faz parte diária da alimentação de muitas mesas espalhadas pelo país.

36. Arroz com frango: se você quer incrementar seu arroz, mas não gostou da ideia de usar uma fruta, que tal conhecer essa opção que leva frango? A carne faz com que seu prato fique mais nutritivo e com um gostinho completamente especial. Além disso, o trabalho extra não é muito grande.

37. Batata gratinada: é difícil encontrar alguém que não goste de batata, não é mesmo? Esse é um legume extremamente versátil e que pode ser usado no preparo dos mais variados pratos. Aqui, a dica é usar três queijos para deixar sua refeição ainda mais gostosa. Como essa é uma receita de forno, seu trabalho na cozinha não será muito longo.

38. Abóbora com mel: outra ótima opção de acompanhamento para o seu almoço é essa abóbora que vai ao forno com mel. Se você gosta de acrescentar ingredientes adocicados à sua mesa, não deixe de conhecer essa receita que quase não dá trabalho para ser feita, mas que fica com um gostinho incrível.

39. Arroz de couve-flor: agora, se você quer um prato bem levinho para servir de acompanhamento para o seu almoço, essa receita de arroz falso de couve-flor pode cair muito bem. O legume tem um sabor suave e pode ser temperado com suas especiarias favoritas. Além disso, o tempo na cozinha é bem curtinho.

40. Cebola caramelizada: já preparou cebolas caramelizadas na sua casa? Essa é uma receita que fica pronta em aproximadamente 40 minutos, mas que fará toda a diferença na sua refeição. Se você gosta de combinar sabores bem diferentes na mesma garfada, não deixe de experimentar.

Conheça outras opções de pratos variados

41. Yakissoba: o yakissoba combina macarrão, legumes e um molho à base de shoyu. É típico da culinária oriental, mas faz sucesso ao redor do mundo todo. Essa é uma receita vegetariana, mas se quiser, você pode acrescentar carne bovina, camarão, frango ou porco. É uma ótima opção para quem procura por um prato único para servir no feriado.

42. Goulash: o goulash é um prato húngaro que tem como principal ingrediente a carne bovina. Aqui, ela é combinada com tomate, vinho e alguns temperos que são usados para o preparo de um molho. O passo a passo é simples, mas os ingredientes devem ficar na pressão por aproximadamente 40 minutos. Depois disso, basta se deliciar.

43. Strogonoff light: o strogonoff de frango é um prato bem comum, não é mesmo? Mas com alguns toques você pode deixar esse alimento com uma cara diferente, o que é ideal para um feriado. Uma das dicas da receita, por exemplo, é deixar o creme de leite de lado e dar lugar ao iogurte natural desnatado. Os cogumelos também devem ser frescos para um resultado mais saudável.

44. Polenta com carne: saborear uma deliciosa polenta servida com uma carne ao molho pode ser uma ótima pedida, não é mesmo? Ainda mais se o feriado em questão cair em um dia mais friozinho. Essa é uma daquelas comidas reconfortantes, ideais para serem saboreadas ao lado das pessoas que você mais gosta.

45. Escondidinho de abóbora: já pensou em dar uma cara nova para o escondidinho? A dica, aqui, é deixar a mandioca de lado e usar a abóbora. Para o recheio, a carne seca entra em cena com tomates, cebola roxa e outros temperos. Além disso, você deve servir em potinhos individuais para um resultado mais charmoso e atrativo.

46. Risoto de quinoa: já nessa receita, a dica é substituir o arroz arbóreo pela quinoa, esse é um grão super nutritivo e que só gera benefícios ao organismo. Para incrementar o sabor do prato, você também vai precisar do funghi, um cogumelo com um sabor pra lá de marcante.

47. Torta rústica: essa é uma receita de torta aberta, que conta com uma massa podre. O recheio fica por conta de legumes, por isso, é uma ótima opção para os vegetarianos. A montagem faz com que a aparência do prato fique irresistível. Porém, é importante saber que essa é uma opção que dá um pouco de trabalho para ser preparada.

Massas também são ótimos pratos para o feriado

48. Macarronada de frango e alcachofra: mesmo que o macarrão seja um alimento super aliado ao preparo rápido, é possível cozinhar um prato com a massa que seja digno de uma refeição especial, e essa é uma receita assim. Aqui, o fettuccine é combinado com frango e alcachofras, o que faz com que o resultado seja um sabor surpreendente.

49. Nhoque recheado: o nhoque de batata não é um prato com um preparo superprático, mas, é tão gostoso, que vale a pena testar em casa, ainda mais nesse caso, em que a massa é recheada com mussarela de búfala e ainda leva um molho de tomate seco e manjericão. O resultado é tão gostoso, que não sobrará nenhum pedacinho para contar história.

50. Canelone de frango: como a massa de canelone pode ser comprada pronta em mercados, para preparar essa receita, você só vai precisar se preocupar com o recheio de frango e com o molho de tomate. É uma ótima opção para quem busca sabor e praticidade.

51. Massa com mignon e gorgonzola: se você está procurando por uma receita que tenha um sabor marcante, pode ter acabado de encontrar a opção ideal. A combinação de massa com filé mignon e gorgonzola fica incrível e inconfundível.

52. Lasanha à bolonhesa: essa é outra opção de prato clássico, mas você já tem a receita perfeita? Senão, reserve um tempinho para conhecer as dicas dessa receita. Aqui, você confere dicas para uma lasanha à bolonhesa que pode deixar qualquer um morrendo de vontade de repetir cada garfada.

53. Conchiglione de bacalhau: o conchiglione é um tipo de massa ideal para ser recheada. Aqui, a dica é usar bacalhau e molho de tomate para esse propósito. Se você curte o sabor desse peixe, vale a pena testar em casa essa receita.

54. Penne à carbonara: que tal modificar um pouco um prato tradicional? Aqui, por exemplo, o espaguete é deixado de lado e cogumelos também são usados para incrementar o sabor da sua refeição. Se você escolher essa receita, o resultado será um almoço cheio de sabor.

55. Ninho recheado: o ninho é um tipo de macarrão que fica muito bem recheado e assado, em vez de cozido. Aqui, ele é incrementado com presunto, queijo e molho de tomate. São ingredientes simples, mas que rendem um prato super gostoso.

56. Panqueca de frango: essa é uma receita de panqueca integral e nutritiva. Para a massa, você vai precisar apenas de leite desnatado, farinha de aveia, farinha de quinoa e ovo. Já o recheio fica por conta de um frango com molho vermelho. É uma opção super saudável para o seu dia, mas que não deixa de ser saborosa.

57. Lasanha vegetariana: essa é uma receita de lasanha vegetariana que pode deixar até quem é louco por carne com água na boca. O recheio fica por conta de uma combinação de abobrinha e tomate. Você também vai precisar de dois molhos: pesto e de tomate. Ah, e a mussarela também entra em cena para que o prato fique ainda mais gostoso.

Descubra alguns lanchinhos fáceis e diferentes para preparar

58. Pão de queijo: pão de queijo é tudo de bom, não é mesmo? Essa é uma receita que mescla o polvilho azedo e doce para que o resultado tenha uma textura incrível. A dica da autora é saborear esse quitute recém tirado do forno com doce de leite gelado. E aí, o que você acha dessa ideia?

59. Biscoito de canela: a canela é um ingrediente que deixa a casa cheirosa e dá um toque especial a qualquer alimento ou bebida em que ela seja usada, não é mesmo? Essa é uma receita de biscoito bem simples, mas que fica super aromática por causa do uso dessa especiaria. Para deixar seu dia ainda melhor, essa não é uma opção que demora para ficar pronta.

60. Biscoito de polvilho: o biscoito de polvilho é um petisco praticamente impossível de parar de comer antes de ver o fim, não é mesmo? Uma ótima solução é preparar esse lanche na sua casa. Ele é super simples de ser feito, além disso, você pode fazer uma grande quantidade, pois se armazenado corretamente, ele dura por vários dias.

61. Pamonha: a pamonha é outra opção de lanche super saboroso para uma tarde de feirado. Aqui, você aprende uma versão salgada do quitute que fica com uma consistência supercremosa. Isso acontece porque o requeijão e o queijo parmesão entram em cena. Além disso, esse não é um prato difícil de ser feito, então, você não precisará ficar muito tempo na cozinha.

62. Empanada de carne: as empanadas são bem comuns em países vizinhos ao nosso, como o Chile e a Argentina, por exemplo. Ela é composta por uma massa bem fininha e crocante e pode levar os mais variados recheios, mas, nesse caso, pedacinhos de alcatra são os protagonistas do salgado.

63. Coxinha Dukan: quer se deliciar com uma coxinha no feriado, mas está fazendo dieta? Então, que tal conhecer essa que não leva farinha, tem um recheio de frango e só precisa ficar 15 minutos no forno? É uma ótima pedida para quem quer uma opção saudável e saborosa para um lanche da tarde.

64. Torta low carb: essa é outra opção para quem quer um lanche com baixa quantidade de carboidratos. Aqui, a farinha de trigo é deixada de lado no preparo da massa e dá lugar para a de amêndoas. Já o recheio fica por conta de uma combinação de atum e mussarela. O resultado é um petisco leve, saboroso e saudável.

Não deixe de escolher uma sobremesa deliciosa

65. Torta vegana de amêndoas: essa é uma receita de torta vegana que tem uma massa crocante e que não leva glúten. O principal ingrediente para a casquinha é a amêndoa, mas você também pode usar outra oleaginosa de sua preferência. Já o recheio fica por conta de um creme de chocolate e a cobertura leva frutas vermelhas.

66. Cheesecake Ferrero Rocher: essa é uma receita de cheesecake que não precisa ir ao forno, por isso, seu preparo é bem rapidinho. Além disso, a sobremesa conta com uma base crocante, um recheio cremoso e uma cobertura de Ferrero Rocher que pode fazer qualquer um enlouquecer. Se você está procurando uma opção que chame a atenção tanto pela aparência, quanto pelo sabor, pode apostar sem medo de errar.

67. Crepe de doce de leite: o crepe francês tem uma massa super simples e rápida de ser feita e o doce de leite pode ser comprado pronto. Isso faz com que essa seja uma receita extremamente rápida e prática de ser preparada, mas que tem um gostinho delicioso.

68. Trufa vegana: que tal preparar uma trufa vegana cremosa? Essa é uma ótima opção para quem adora chocolate e quer uma sobremesa para servir em porções individuais. Além disso, a lista de ingredientes é bem curtinha, o que facilita bastante o trabalho.

69. Salada de frutas assadas: uma saladinha de frutas também cai muito bem como sobremesa, não é mesmo? Para um toque diferente, a dica dessa receita é levar sua combinação ao forno com algumas especiarias, como o anis estrelado e a canela, em pó, por exemplo. O resultado é um docinho pra lá de aromático e super saudável.

70. Pavê de amendoim: essa é outra receita que está liberada para quem não come ingredientes de origem animal. O pavê de amendoim intercala camadas crocantes e cremosas, o que resulta em um doce irresistível para sua próxima sobremesa.

71. Rocambole de chocolate: quer uma sobremesa bem rápida de ser preparada, mas que conte com um sabor bem docinho? Essa é uma receita de rocambole de chocolate com recheio de coco. Como é uma receita que não precisa ir ao forno, em apenas alguns minutos você pode se deliciar com o prato.

72. Strogonoff de chocolate: essa é uma receita em que uma ganache de chocolate é incrementada com pedaços de morango, uvas, marshmallows, amêndoas e pedacinhos de chocolate branco. É uma ótima pedida para quem gosta de sobremesas bem doces e que ficam prontas em apenas alguns minutos.

73. Creme brûlée de limão: essa é uma sobremesa típica da França que faz muito sucesso. Ela conta com uma lista de ingredientes bem curtinha, porém, o passo a passo exige paciência e delicadeza. Se você resolver apostar nessa opção, saiba que o resultado será divino.

Aproveitar o feriado para cozinhar é uma ótima maneira de passar o tempo, já que, assim, é possível conhecer novos sabores e preparar pratos que a correria do dia a dia não permite, não é mesmo? Com tantas opções na lista, fica até difícil fazer uma seleção de quais testar primeiro! Se você adora agradar as pessoas que gosta preparando refeições especiais, que tal conferir algumas opções para o dia dos pais e para o dia das mães?