27 receitas para jantar saudável e esquecer o fast-food

Escrito por                          

Preparar um jantar saudável é um desafio para a maioria das pessoas. Às vezes, ao chegar em casa, parece mais prático aproveitar um delivery ou comer o primeiro item que a geladeira oferecer. No entanto, você pode se manter saudável e fazer uma refeição muito gostosa. Confira estas sugestões deliciosas para fazer um jantar completo com salada, acompanhamento e prato principal!

Índice do conteúdo:

Saladas

iStock

1. Salada tropical: esta receita é superleve, prática e fica muito saborosa. Você vai precisar de alface, manga, palmito, tomates, cebolinha, sal, azeite, suco de limão e pimenta-do-reino.

2. Salada de legumes: quem prefere incluir legumes na refeição vai gostar desta receita. Leva cenoura, chuchu, vagem, abóbora, tomate e cebola. Para temperar, sal, orégano, suco de limão, azeite, cheiro verde e pimenta-do-reino.

3. Salada de grão-de-bico: esta salada é bem simples de preparar. Em uma panela, basta colocar duas colheres de azeite e adicionar abobrinha e alho-poró. Depois de cozinhar um pouco, misture com o grão-de-bico já cozido e o tomate picado em cubos. Para temperar, sal, salsinha e cebolinha a gosto.

4. Salada vinagrete de manga: uma sugestão perfeita para quem deseja incluir a manga na salada. Utiliza também pepino e tomates sem sementes. Para temperar, sal, suco de limão, vinagre de maçã e azeite de oliva.

5. Salada de repolho: gosta de repolho? Não deixe de preparar esta sugestão. Basta misturar o repolho picado fininho com cenoura, cebola, uva passa, cebolinha, salsinha, azeitona e tomates-cereja. Para dar um gostinho especial, adicione azeite de oliva, suco de limão, sal, iogurte natural e pimenta-do-reino.

6. Salada de couve-flor: esta salada é diferente, mas muito gostosa. Basta misturar a couve-flor já cozida com quinoa (também cozida), cebola roxa, cebolinha e tomates-cereja. Tempere com suco de limão, azeite, sal e pimenta a gosto.

7. Salada de berinjela: esta salada é feita no forno e pode ser mantida em conserva. Você precisa de berinjelas picadas, azeitonas, suco de limão, tomates, cebola e pimentão. Depois de misturar todos os ingredientes e temperar a gosto, coloque em uma forma e leve para assar.

8. Salada de quinoa com legumes: rica em proteínas, esta salada é perfeita para quem quer emagrecer e ganhar massa muscular ou segue uma dieta vegana. Depois de preparar a quinoa, tempere com sal e misture com cebola roxa, tomate, brócolis, pepino e cenoura. Você pode temperar os tomates com sal, cebolinha e outras ervas, para deixar a salada ainda mais saborosa.

9. Salada de legumes grelhados: quem gosta de legumes grelhados talvez se identifique com esta sugestão. Basta cortar tomates, pepinos e berinjelas em rodelas e grelhar na frigideira. Enquanto isso, prepare um molho com manjericão picado, suco de limão, mostarda, queijo parmesão e sal.

10. Salada elaborada low carb: que tal uma salada low carb? Esta receita é mais elaborada, mas vale a pena preparar. Você vai precisar de folhas verdes da sua escolha, tomate, cenoura, queijo branco, um ovo cozido fatiado, atum, croutons e frutas variadas. Para temperar, azeite, sal, pimenta e vinagre.

Acompanhamentos

iStock

11. Fornada de legumes: esta receita utiliza tomates, brócolis, repolho, cebola, jiló e cenouras. Depois de cortados, todos os legumes são colocados em uma forma, temperados com orégano, azeite, sal e temperos desidratados, e levados ao forno.

12. Omelete: esta omelete é preparada de forma diferente, para ficar com um toque mais light. Utiliza três ovos, cebola, tomate, semente de mostarda, gergelim branco e cheiro-verde, que devem ser misturados. Depois é só colocar na frigideira untada previamente com azeite. Para rechear a omelete, queijo e peito de peru.

13. Brócolis gratinado: se você gosta de brócolis e quer variar um pouco a receita, fugindo das saladas tradicionais, basta preparar esta sugestão. Você vai precisar de cebola, leite, maizena, requeijão e queijo mussarela para o molho. Depois de picar o brócolis, é só adicionar o molho, fatias de queijo por cima e levar ao forno por cerca de quinze minutos.

14. Purê de cenoura: este creme de cenoura fica de dar água na boca. Para prepará-lo você vai precisar de cenouras, salsinha, cebola, cream cheese e sal a gosto. Depois de cozinhar as cenouras com salsinha e cebola, é só bater no liquidificador para fazer o purê.

15. Empada de grão-de-bico: a empada de grão-de-bico é muito nutritiva e uma ótima opção para quem busca alimentos sem glúten. Para preparar a massa, basta usar o processador e colocar o grão-de-bico cozido, água, sal rosa, açafrão a gosto e manteiga. Misture a massa com farinha de aveia e farinha de arroz. Coloque em forminhas e recheie as empadas com frango desfiado. Depois é só levar ao forno.

16. Ovos mexidos com legumes: mais uma sugestão de ovos mexidos saudáveis. Você vai precisar de cenoura, cebola, repolho, frango desfiado, suco de meio limão, alho e tomates, que vão ser misturados com dois ovos. Depois é só levar para uma frigideira ou panela untada com um fio de óleo e finalizar o preparo dos ovos mexidos.

17. Muffin de ovos: esta receita é superfácil de fazer e pode ser considerada fit. Você vai precisar de ovos, presunto magro, tomate sem semente, pimentão, cebola e tempero a gosto.

18. Batata doce assada: a batata doce assada fica ótima para um acompanhamento. Além das batatas, a receita utiliza azeite de oliva, açafrão, sal, páprica picante, orégano, alecrim e pimenta-do-reino. Corte, tempere as batatas doces e leve para assar.

Pratos principais

iStock

19. Berinjela recheada low carb: quando você experimentar esta receita, vai começar a ver a berinjela de outra forma. Você vai precisar de azeite, alho, cebola, carne moída, tomate, alho-poró, orégano, páprica, açafrão, sal e queijo parmesão, além das berinjelas, é claro.

20. Pizza que não engorda: esta sugestão é para quem não dispensa pizza no jantar. Usa como ingredientes linguiça defumada, ovos, queijo parmesão, farelo de aveia, molho de tomate, queijo mussarela, tomate, orégano e azeitonas.

21. Torta de frango sem farinha: esta torta é fácil de fazer e não leva farinha. Para a massa, você precisa apenas de ovos, manteiga, sal, queijo parmesão, farelo de aveia e fermento em pó. Para o recheio, azeite de oliva, alho, cebola picada, frango desfiado, sal, tomate sem polpa, páprica, pimenta-do-reino e salsinha.

22. Frango empanado com coco: se você gosta de frango empanado pode tornar esta receita mais saudável ao trocar a farinha de trigo e de rosca por farinha de coco e coco ralado. Bem simples e fácil de fazer!

23. Filé de peixe grelhado: o filé grelhado de peixe é muito saboroso e saudável. Basta temperar os filés com limão, sal, pimenta a gosto, coentro e azeite de oliva. Em seguida, use manteiga para untar a frigideira e coloque o peixe para grelhar. Depois de cinco minutos vire para grelhar o outro lado do filé.

24. Sopa de legumes e frango: que tal uma sopa para o jantar? Você vai precisar de cenoura, mandioquinha, água quente, frango desfiado, sal, cebolinha e pimenta-do-reino. Uma receita perfeita para os dias mais gelados.

25. Batata doce recheada vegana: segue uma dieta vegana? Esta dica foi feita para você! A batata doce será recheado com grão-de-bico, que é preparado junto a outros ingredientes muito gostosos. Depois é só cortar as batatas ao meio e adicionar o recheio pronto.

26. Moqueca de ovo vegetariana e saudável: esta sugestão é para quem deseja experimentar uma refeição saudável e vegetariana. Para preparar a moqueca é preciso de cebola roxa, alho, batatas inglesas, óleo de coco, pimentão, repolho, tomates pelados, sal, orégano, cominho, pimenta-calabresa, páprica doce, feijão preto cozido e ovos.

Com estas sugestões você não tem mais desculpa para não preparar um jantar saudável e completo para toda a família. E se quiser seguir nessa linha, vem dar uma espiada nessas receitas para um jantar fitness.

PARA VOCÊ