70 receitas para ter um Dia dos Pais especial e muito gostoso

Escrito por Vanessa Herrmann

Preparar deliciosas receitas para o dia dos pais é uma ótima maneira de agradar alguém que é tão importante na sua vida, não é mesmo? Para muitas famílias, nesse domingo todo mundo se reúne no almoço para dividir a refeição e passar o tempo junto. Então, nada melhor do que colocar em prática alguns pratos que você acha que podem agradar.

Independente do tipo de culinária que seu pai gosta, provavelmente você irá encontrar uma ótima opção para testar em casa, já que a lista que preparamos conta com receitas para os mais variados paladares. Você conta com opções de entrada, carnes, massas, saladas, pratos únicos, sobremesas e até mesmo drinks.

Então, que tal conferir abaixo essa lista que montamos especialmente para esse dia especial?

Entrada

Foto: Reprodução / Sabor Sonoro

1. Tartar de atum: para preparar essa receita é importante que você consiga comprar uma peça de atum fresca e bonita. Os outros ingredientes usados são temperos, mas que fazem toda a diferença no sabor final, como shoyu, alho, entre outros.

2. Tortinha de frango: e que tal preparar algumas tortinhas que tem como base massa de pastel assada? Já o recheio fica por conta de um frango cremoso que é incrementado com bacon e milho. O preparo é bem simples, mas o resultado final é surpreendente, pois além de ser uma entrada bonita, também é muito gostosa.

3. Batata rústica: como quase todo mundo gosta de batata, é bem provável que seu pai também adore essa opção de entrada. Aqui, as batatas levam um toque especial de pimenta calabresa. O resultado é um petisco super saboroso e levemente apimentado. Por isso, cai muito bem com uma cervejinha ou um drink bem gelado de acompanhamento.

4. Antepasto de berinjela: o antepasto de berinjela também é um petisco bem gostoso, mas que normalmente, demora muito para ser feito. Aqui, o legume não é assado, mas sim, cozido em uma panela. Isso faz com que o tempo na cozinha seja bem menor e assim todo mundo pode saborear em pouco tempo essa delícia que é super levinha.

5. Bolinho de pizza: para quem busca uma opção mais gordinha, esse bolinho de pizza pode vir muito bem a calhar. Aqui, o tradicional pão francês amanhecido é usado como massa e o recheio fica por conta de queijo, presunto e orégano. Tudo é muito simples, porém, o resultado pode agradar os mais variados paladares. Então, vale a pena testar.

6. Bolinho de frango: já essa é uma receita para quem busca uma opção de entrada mais leve, já que os principais ingredientes são: frango e aveia. Outro item que também é usado é o arroz, então, se você estiver preparando o grão para o prato principal, pode usar uma pequena quantidade para preparar a entrada. Assim, a praticidade será sua amiga.

7. Suflê de abobrinha: essa é uma dica de rolinhos de abobrinha que contam com um preparo para lá de simples. Além disso, se você estiver preparando uma refeição principal pesada, pode apostar nessa receita para um tira gosto bem levinho, mas que é cheio de sabor. O passo a passo é bem rápido e simples.

8. Quiche de alho-poró: e que tal preparar uma torta que tem a massa feita com grão de bico e o recheio com alho-poró? O resultado é uma combinação de sabores que pode deixar qualquer um com água na boca. Mas não se esqueça que o grão deve ficar de molho por 12 horas antes de ser cozido, viu? Por isso, o preparo deve ser iniciado com um bom tempo de antecedência. Mas saiba que o resultado final é compensador.

9. Abóbora assada: e que tal servir alguns pedacinhos de abóbora assada com um toque de mel? Se você está procurando por uma entrada com um toque adocicado e que não dê muito trabalho para ser preparada, essa pode ser uma excelente escolha. Além disso, essa é uma receita que não tem segredo para um resultado de sucesso.

10. Bolinho de feijoada: e você já pensou em preparar deliciosos bolinhos de feijoada fritos? Essa pode ser uma ótima opção para quem quer inovar no petisco. O problema é que é preciso ter o prato já pronto, pois o trabalho só para o quitute é muito grande.

11. Guacamole: já a guacamole é uma ótima pedida para um aperitivo prático e com um sabor super marcante. A combinação de abacate, limão, tomate e temperos fica incrível. Além disso, o tempo na cozinha é bem curtinho. A dica aqui é servir com nachos ou até mesmo Doritos. Então, que tal testar em casa?

Massas para servir no almoço de dia dos pais

Foto: Reprodução / Torrada torrada

12. Nhoque de mandioquinha: o nhoque de mandioca salsa fica com uma textura bem leve e um sabor suavemente adocicado. Além disso, o molho que é servido de acompanhamento é de tomates caseiros. Essa é a prova de que um prato caseiro que tem baixo custo pode ser para lá de saboroso.

13. Macarrão com mignon e gorgonzola: e que tal preparar uma massa com molho de filé mignon e gorgonzola? Se seu pai gosta de um prato com sabor marcante, carnes e queijos, pode apostar sem medo nessa opção. E nem precisa se preocupar muito com o tempo na cozinha, pois o preparo será vapt vupt.

14. Macarrão ao sugo: já para os mais tradicionais, essa pode ser uma excelente pedida. Aqui, a massa escolhida é o fettuccine, que é combinado com um delicioso molho de tomate caseiro. O resultado é um prato cheio de carinho e super simples.

15. Macarrão com funghi: a ideia dessa receita é combinar a massa tagliatelle com um molho de funghi e vinho branco. É uma ótima pedida para quem busca por um sabor mais sofisticado, mas com baixo custo e pouco trabalho. Além disso, essa é uma opção que já combina carboidrato com proteína, então, vale super a pena apostar.

16. Lasanha à bolonhesa: e que tal preparar a clássica lasanha à bolonhesa? A combinação de massa com molho de tomate e carne moída agrada ao mais variados paladares e é até por isso que esse é um prato tão comum é querido. O preparo não é dos mais simples, mas com um pouco de organização tudo fica bem.

17. Conchiglione recheado: o conchiglione é uma massa que tem formato de concha e, aqui, ainda ganha o recheio de molho vermelho, bacon e cream cheese. O resultado é um prato com uma aparência tão suculenta que pode deixar qualquer um com água na boca.

18. Torta de macarrão: já essa é uma receita que pede o macarrão do tipo ninho fino, ou também conhecido como cabelo de anjo. Aqui, a massa é usada para forrar o fundo de um refratário, coberta com molho de tomate, presunto, queijo e depois levada ao forno. Por isso, é uma ótima pedida para quem não quer ter muito trabalho na cozinha.

19. Canelone de frango: como o canelone é uma massa que já pode ser comprada pronta, você só precisa se preocupar em preparar o recheio de frango e montar o prato. Depois disso, leve ao forno por aproximadamente 30 minutos. Daí é só reunir todo mundo em volta da mesa e se deliciar com cada garfada da sua refeição.

20. Ravióli de mandioca: já essa é uma receita que até tem cara de gordinha, mas, na verdade, é funcional. Aqui, a massa do ravióli é feita com mandioca e o recheio fica por conta de um creme de tofu. Por isso, pode agradar os papais veganos também.

21. Nhoque recheado: e que tal preparar uma massa de nhoque de batata que leva um recheio de cream cheese e parmesão? Além disso, a massa também ganha um molho de tomate caseiro. Olha, vou te falar que nem precisa ser o maior fã de massas para enlouquecer com o sabor desse prato, viu? Pois o resultado é divino.

Carnes para um almoço especial

Foto: Reprodução / Sabor Sonoro

22. Costela de porco deliciosa: essa é uma receita de costela de porco assada bem simples. Porém, uma grande quantidade de temperos entra em cena para que o resultado fique para lá de saboroso. Então, se você gosta de uma carne que combine diferentes sabores, pode experimentar sem medo, que com certeza o resultado será de sucesso.

23. Picadinho de frango: e se além de uma carne bem temperada, você também está procurando por uma receita que tenha um toque picante, essa dica de picadinho de frango com curry pode ser uma excelente escolha.

24. Atum selado: o primeiro passo para o preparo dessa receita é encontrar um bom lombo de atum fresco para comprar. Depois disso, basta seguir as dicas que são bem simples e você terá uma refeição saudável e muito apetitosa para dividir com as pessoas que mais gosta. Então, se é praticidade que você busca, pode apostar.

25. Carne desfiada: carne de panela desfiada é aquele tipo de comida confortável que tem super cara de aconchego de lar, não é mesmo? Se você quer preparar uma refeição que proporcione esse clima, pode testar essa receita. O resultado é um prato tão macia, que até desmancha na boca. Além disso, os temperos usados são incríveis.

26. Costela de porco caramelizada: e você já pensou em dar um toque extra docinho para sua costela suína? Nessa receita a carne é caramelizada e ainda vai ao forno com batatas. Para acompanhar, você pode preparar apenas um arroz e uma salada. O bom é que mesmo sem muito trabalho você consegue saborear uma refeição bem gostosa e caseira.

27. Picadinho de carne na cerveja: e que tal preparar um picadinho de carne que leva um molho de cerveja preta? O resultado é um prato para lá de suculento e que pode super agradar quem gosta de um sabor um pouco mais marcante.

28. Buffalo wings: essa é uma opção de carne bem comum para os estadunideneses. Aqui, asas e coxas de frango são temperadas com uma boa quantidade de pimenta e depois fritas. O resultado é uma carne picante e que pode fazer um grande sucesso na sua mesa.

29. Carne assada com molho: carne assada com batatas é uma opção para lá de clássica, por isso, se você não quer errar na escolha, pode apostar tranquilamente nessa receita. Porém, se você também gosta de inovar, saiba que aqui também é possível acrescentar cogumelos que o sabor fica divino.

30. Camarão Thai: e que tal preparar essa receita em que o fruto do mar é acompanhado de um molho bechamel que é incrementado com curry e leite de coco? O trabalho é bem curto, por isso, você poderá curtir bastante tempo com a sua família longe da cozinha.

31. Almôndega recheada: já nessa receita, o bolinho de carne é recheado com queijo e coberto com molho de tomate. É uma opção bem simples, mas que pode agradar variados paladares. Por isso, vale a pena testar em casa e se deliciar com o resultado.

32. Coxa de frango: coxas de frango assadas são o maior sucesso, não é mesmo? Mas imagina se a carne for enrolada com bacon e ainda for ao forno junto com pedaços de batata? Dá vontade vontade de comer só de olhar a foto dessa delícia. E o melhor de tudo é que o trabalho é mínimo. Então, que tal experimentar?

Saladas para servir no dia dos pais

Foto: Reprodução / Sabor Sonoro

33. Salada de concha: a dica dessa receita é rechear mini repolhos roxos com cenoura, abobrinha, tomate e broto de alfafa. O passo a passo não é muito complicado, mas saiba que sua mesa ficará muito mais bonita e seu prato muito mais gostoso se você resolver incluir essa salada no cardápio de dia dos pais.

34. Salada caprese: e que tal preparar uma salada caprese diferente? Aqui, você precisa cortar o tomate, mas sem chegar ao fim e depois acrescentar queijo e manjericão nas frestas. O resultado é uma apresentação inovadora para um sabor super conhecido.

35. Vagem: agora se você está procurando uma saladinha verde bem básica para acrescentar ao seu prato, que tal testar essa receita de vagem que é increntada com shoyu e gergelim? O toque oriental faz toda a diferença no sabor final do prato. Por isso, vale a pena testar em casa e compartilhar com as pessoas que você mais gosta.

36. Salada para churrasco: já essa é uma sugestão de salada que tem um toque ácido e doce, e ao mesmo tempo é refrescante. Isso acontece porque a combinação conta com laranja, rúcula, agrião, cenoura, broto de alfafa e amêndoas. O resultado é uma opção que cai muito bem com uma carninha de churrasco.

37. Salada de legumes: e que tal preparar uma mistura de legumes cozidos bem colorida para a sua refeição? Assim, seu prato ficará muito mais rico em nutrientes e cheio de sabor. Além disso, o preparo é para lá de prático e rápido.

38. Salada de camarão: já aqui, além de uma combinação de folhas verdes com camarão, você também vai precisar preparar um molho de iogurte com um toque de mostarda, mel e gengibre. É uma ótima pedida para quem gosta de misturar sabores bem diferentes e inovar na cozinha. Então, se você se encaixa nesse grupo, pode apostar sem medo.

39. Salada de grão de bico com atum: o grão de bico é um alimento rico em proteínas, por isso, é muito para fazer parte do seu prato, viu? Só não se esqueça que o preparo deve começar com 12 horas de antecedência, que é o tempo que o grão deve ficar de molho antes de ser cozido. Porém, tirando isso, tudo é muito simples.

40. Salada de brócolis: um pé de brócolis refogado de bem temperadinho já pode ser o suficiente para um toque verde na sua mesa, não é mesmo? Mas aqui, o legume ainda ganha o acréscimo de pedaços de palmito para incrementar o sabor. O resultado é um prato que pode agradar os mais variados paladares, então, pode testar em casa.

41. Salada de quinoa: já essa é uma receita para quem adora grãos, pois aqui, a quinoa e a lentilha são combinadas para formar um prato sensacional. Essa é uma ótima pedida para um prato rico em nutrientes e super refrescante.

42. Salada de bifum: o bifum é um macarrão de arroz que conta com uma textura bem leve e é livre de glúten. É bem comum na culinária oriental e também pode fazer um grande sucesso na sua mesa. Aqui, ele é combinado com pepino, cenoura e presunto. Além disso, o preparo leva apenas alguns minutinhos.

Pratos que garantem um almoço incrível

Foto: Reprodução / Panelaterapia

43. Batata gratinada: para quem curte queijo, essa receita que combina gorgonzola, mussarela e parmesão pode ser a escolha ideal. Além disso, a mistura com batata fica de dar água na boca e o modo de preparo é para lá de prático.

44. Arroz com frango: essa não é uma simples receita de arroz de forno. Aqui, o prato ganha um toque extra de leite de coco e curry, o que faz com que o prato fique com um gostinho único. Se você gosta da combinação desses sabores, não deixe de experimentar e se deliciar com cada garfada.

45. Torta rústica: essa é uma torta que tem uma massa podre, mas que tem uma apresentação que foge do comum. O recheio, que é feito com diversos legumes, fica por cima da massa. O resultado é um prato abertura que combina diversas cores e sabores. Por isso, vale muito a pena experimentar essa receita.

46. Polenta com carne: e você já pensou em preparar uma polenta bem cremosa coberta com uma carne de panela que desfia, de tão macia? Essa é a proposta dessa receita que tem um passo a passo simples, mas que pode agradar os mais variados paladares.

47. Batata assada diferente: já pensou em dar um toque extra de sabor para as suas batatas assadas? Aqui, o legume ganha fatias de limão siciliano. O resultado é um toque ácido e super aromático para o prato. Além disso, você praticamente não terá trabalho para preparar essa receita. Então, super vale a pena experimentar.

48. Escondidinho de abóbora com carne seca: o escondidinho mais tradicional é feito com mandioca, mas você pode deixar essa raiz de lado e dar lugar para abóbora. Essa é uma ótima sugestão para quem quer inovar, mas sem ter muito estresse. Além disso, o gosto adocicado do legume combina muito bem com o da carne seca.

49. Torta cremosa: já essa é uma receita de torta falsa, já que a aparência parece com a desse prato, mas, na verdade, você vai preparar um purê de batata que é recheado com carne moída e legumes. O bom dessa receita é que ela sozinha já é uma refeição completa. Por isso, se a preguiça é grande ou o tempo é curto, essa pode ser a escolha ideal.

50. Batata rosti: essa é uma receita em que a batata é levemente cozida, depois ralada, frita e recheada. O processo pode até parecer trabalhoso, mas com um pouco de paciência e organização o resultado final será incrível. A sugestão aqui é usar bacon como recheio, mas você ainda pode usar outras carnes, legumes ou apenas queijo.

51. Strogonoff com batata palha caseira: o strogonoff é um prato super queridinho na mesa dos brasileiros e por isso não podia ficar de fora da nossa lista. Além disso, aqui você pode aprender a como preparar uma deliciosa batata palha caseira. E aí, vai resistir?

52. Kibe de abóbora: essa é uma receita que demora aproximadamente 2 horas para ficar pronta, pois é necessário esperar que a farinha para kibe fique de molho e depois também é preciso esperar pelo tempo que o prato deve ficar no forno. Porém, o resultado é tão gostoso que toda a espera vale a pena. Então, que tal testar em casa?

Sobremesas especiais

Foto: Reprodução / ICKFD

53. Bolo crocante mil folhas: essa é uma opção de sobremesa para quem está bem disposto e tem bastante paciência, pois a sugestão é que a massa folhada seja preparada em casa. Depois que ela estiver pronta, você vai usar um creme de maracujá e frutas vermelhas para a cobertura. O trabalho pode até ser grande, mas o resultado final é tão encantador e gostoso, que vale a pena arriscar.

54. Mousse de whisky: para quem está procurando uma sobremesa com um sabor marcante, essa receita de mousse de chocolate com whisky pode cair muito bem. O preparo é muito simples mesmo, mas o resultado é para lá de saboroso. Pode apostar sem medo!

55. Mousse de limão com chocolate: outra opção de mousse é esse azedinho de limão. Mas nessa receita, você pode conferir um toque diferente. Aqui, você aprende a como fazer um copinho de chocolate para servir a sobremesa. É ideal para quem busca uma apresentação diferente, mas que não dê muito trabalho.

56. Profiterole : essa é outra opção que conta com um preparo um pouco trabalhoso, e isso acontece porque a receita está dividida em quatro etapas: massa, craquant, creme de avelãs e calda de chocolate. Porém, com um pouco de organização tudo fica mais fácil. E o doce é tão gostoso, com certeza vale a pena ficar um tempinho na cozinha.

57. Bolo de chocolate: e quem não gosta de um delicioso bolo de chocolate, não é mesmo? Se você já se esforçou muito com a refeição principal e quer uma sobremesa que não te dê muito trabalho, pode apostar nessa daqui que é sucesso na certa. Além disso, você confere dicas para uma massa bem fofinha e uma cobertura de dar água na boca.

58. Pudim de panela de pressão: todo mundo na sua casa adora pudim? Então, que tal apostar nessa receita que costuma agradar os mais variados paladares? Essa é uma opção bem básica, mas que já é suficiente para adoçar o dia.

59. Pavê de sonho de valsa: o pavê de sonha de valsa conta com três camadas: creme de chocolate, creme de castanha e chantilly. Mas o sabor da sobremesa não para por aí, já que na cobertura e no recheio também são acrescentados alguns bombons. Se você quer uma sobremesa que não conquiste só pelo sabor, mas também pela aparência, essa pode ser a opção ideal para testar na sua casa e servir depois de uma deliciosa refeição.

60. Sorvete especial: já a dica dessa receita é incrementar um pote de sorvete de creme com doce de leite caseiro e paçoca moída. Com simples toques especiais você pode deixar um doce comprado pronto com uma cara bem mais pessoal e um sabor bem melhor.

61. Quadradinho de chocolate e caramelo: essa é uma receita que combina um caramelo caseiro simples com biscoito salgado e uma cobertura de chocolate. Olhando a foto do doce pode até parecer que conta com um preparo difícil, mas, na verdade, é bem simples.

62. Cheesecake: e que tal preparar um delicioso cheesecake que ainda leva uma cobertura de merengue e morangos? O resultado é uma sobremesa que dá água na boca só de olhar e pode surpreender qualquer um com seu sabor incrível.

Drinks

Foto: iStock

63. Mojito: o mojito é um drink super refrescante, por isso, é ideal para os dias de calor intenso. Para preparar a bebida você vai precisar de rum, hortelã, água com gás, açúcar e suco de limão.

64. Gin tônica diferente: para quem gosta de bebidas mais amargas a combinação de gin com água tônica pode ser uma ótima escolha. Mas essa ainda é uma receita que ganha pedaços de pepino para um toque extra de sabor.

65. Aperol Spritz: essa é outra opção para quem não gosta de drinks com um sabor muito adocicado. Para preparar essa bebida você vai precisar de Aperol, prosecco, água com gás e fatias de laranja. Com apenas esses ingredientes é possível obter um resultado de muito sucesso.

66. White russian: já pensou em combinar vodca, licor de café, gelo e leite? Essa é a proposta dessa receita que mistura ingredientes inusitados, mas que pode agradar.

67. Whisky sour: já nessa receita, o whisky é combinado com suco de limão, calda de açúcar, Angostura, clara de ovo e cereja para decorar. O preparo é bem prático e essa é uma bebida digestiva, que pode ser consumida em qualquer momento do dia.

68. Drink de cerveja: o principal ingrediente dessa receita é a cerveja, mas o whisky, gengibre e laranjas também entram em cena para dar um toque extra de sabor e deixar a bebida muito mais gostosa.

69. Caipirinha de limão siciliano: a caipirinha de limão é um clássico do Brasil, mas você já pensou em substituir o limão tradicional pelo siciliano? Aqui, a cachaça também é deixada de lado e quem entra em cena para compor a bebida é a vodca.

70. Drink verde: esse é um drink feito com absinto, também conhecido como fada verde. O curaçau blue também entra em cena para incrementar o sabor. Mas cuidado, viu? Porque o teor alcoólico dessa bebida é bem alto.

Mesmo que você não seja uma pessoa super fã de cozinhar, esse é um dia que merece atenção especial, afinal, não é a todo momento que comemoramos o dia dos pais, não é mesmo? Mas se você ainda está em dúvida, que tal conferir algumas receitas para o almoço de domingo ou dia das mães?

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS