39 receitas práticas e rápidas para saborear no seu dia a dia

Por
Atualizado em 27.01.21

Com a correria do dia a dia, muitas vezes buscamos economizar tempo de várias maneiras possíveis, e o preparo das refeições pode ser um desses momentos. Mas isso não quer dizer que não podemos comer pratos saborosos e que sejam bonitos para os olhos.

Publicidade

Com um pouco de organização e algumas receitas práticas em mãos, é possível variar o cardápio sem perder muito tempo na cozinha.

Com as dicas a seguir, você vai conseguir preparar entradas, pratos principais e até mesmo sobremesas com pouco esforço e tempo.

Entradas

1. Figos assados no mel com presunto parma e cream cheese: essa é uma receita muito rápida e prática. Depois que você rechear os figos com mel, presunto parma e cream cheese, é só levar ao forno por 10 minutos e servir.

2. Bruschetta de queijo de cabra com uvas e mel: a bruschetta é uma típica entrada italiana. A base é feita com um pedaço de pão tostado, azeite e alho, depois, você pode cobrir com os ingredientes que mais te agradam. Nesse caso, a autora nos ensina uma combinação agridoce.

Publicidade

3. Espetinhos crocantes de batata e linguiça: para quem gosta de frituras, essa é uma boa opção. A batata fica fininha e crocante, e é recheada com uma linguiça picante.

4. Tomate recheado com ricota: se você está procurando uma opção de entrada mais saudável, o tomate recheado com ricota pode ser a escolha certa. Fácil e prático de preparar, pode surpreender com os temperos escolhidos.

5. Tiras de bacon com mel: com apenas três ingredientes é possível preparar uma deliciosa entrada. Pincele tires de bacon com mel, espalhe um pouco de pimenta moída na hora e leve ao forno até que as tiras fiquem douradas.

Publicidade

6. Chips de abobrinha com parmesão: chips nem sempre é sinônimo de alimentos gordurosos e com baixo valor nutricional. O chips de abobrinha é uma opção leve e saudável para a sua entrada, não deixando de lado o sabor.

7. Gravlax: esta receita é um prato típico dos países nórdicos e é uma ótima pedida para quando você quiser servir uma entrada mais leve e saborosa. Esse prato surgiu da necessidade de conservar os alimentos. Sendo assim, é importante saber que o preparo, mesmo sendo simples, deve ser iniciado dois dias antes de servir a refeição.

8. Miniquiches de tofu, cebola caramelizada e sementes: quiche é uma tortinha que seu recheio tem como base ovos e creme de leite. Para incrementar o sabor, a autora dessa receita decidiu acrescentar tofu, cebola caramelizada e sementes, o que resultou em um prato agridoce.

9. Salada caprese com molho pesto: essa salada tem origem italiana e é feita com tomate, muçarela de búfala e manjericão. Era temperada com azeite, sal e pimenta, mas hoje é possível encontrá-la com diversos molhos, sendo o pesto o mais comum.

10. Sunomono: essa receita é bem comum como entrada em restaurantes de comida japonesa. Ela é feita com pepino fatiado e um molho agridoce.

11. Salada de folhas verdes, shimeji e molho oriental: começar sua refeição com uma salada além de ser uma opção saudável, também pode ser muito saborosa. O molho oriental é feito com shoyu e dá um tempero especial ao cogumelo e às folhas verdes.

12. Cestinhas de frango com requeijão: para fazer as cestinhas você só precisa forrar o fundo de forminhas com massa de pastel e levar ao forno só para aquecer. Depois você prepara o frango com requeijão, recheia as forminhas e o aperitivo está pronto para ser servido.

13. Tartare de atum: o preparo do tartare é muito simples, basta você picar o atum, temperá-lo e deixar descansar na geladeira por 30 minutos. Na hora de servir, decore com ervas frescas, molho tarê e alho frito.

Pratos principais

14. Risoto de filé mignon: o risoto é uma receita muito versátil e que pode agradar diversos paladares. O arroz fica cremoso e a carne dá um toque especial ao gosto. Para acompanhar, você pode servir uma salada.

Publicidade

15. Strogonoff de camarão: que tal preparar um prato tradicional, mas variando o sabor para torná-lo mais especial e requintado? Esse strogonoff de camarão é uma ótima opção, e o melhor é que é superfácil de fazer. A dica é usar os camarões frescos, que vão deixar o seu preparo ainda mais saboroso.

16. Salmão aromatizado com limão e erva-doce: além de ser preparada em poucos instantes, essa receita é bem simples. Basta temperar o salmão, embrulhar em papel alumínio e levar ao forno. Em 15 minutos seu prato fica pronto para servir.

17. Arroz de forno: quer preparar apenas um prato para sua refeição principal? Esse arroz de forno é uma boa opção, além de poder ser feito com arroz do dia anterior.

18. Macarrão na panela de pressão: a vantagem dessa receita é ela é feita usando apenas uma panela, a de pressão. Além do macarrão, molho e temperos, a receita ainda leva calabresa.

19. Macarrão caprese: esse preparo leva os mesmos ingredientes usados na tradicional salada caprese – tomate, manjericão e mussarela de búfala. O macarrão é todo feito em uma panela só e, para garantir mais sabor e suculência, são usados dois tipos de tomate no molho: o cereja e o pelado.

20. Strogonoff de frango: o strogonoff de frango é um prato bem popular, e sua fama não é à toa, é realmente um prato simples e muito gostoso de ser saboreado. Com um vídeo com um pouco mais de 1 minuto, a autora ensina como preparar essa receita.

21. Salada de arroz 7 grãos: em dias mais quentes, pratos mais refrescantes são uma boa pedida. O arroz é feito normalmente. Em uma frigideira, frite alho, cebola e acrescente os tomates até que eles estourem. Depois é só misturar todos os ingredientes ao arroz.

22. Escondidinho de legumes com carne moída: por ser preparada com batatas e carne moída, ao invés de mandioca e carne seca, como a receita nordestina, essa opção fica bem mais leve.

23. Risoto de cogumelos: nessa receita a autora ensina como acertar o ponto certo do risoto, e também ensina como fazer o risoto com antecedência e só finalazir na hora em que o prato for servido.

Publicidade

24. Abobrinha ao forno: o preparo dessa receita é bem simples. Você só precisa fazer camadas em um refratário com abobrinha, molho de tomate, temperos e queijo ralado. Depois é só levar ao forno e esperar assar por 30 minutos.

25. Massa com provolone e brócolis: o macarrão é sempre uma alternativa prática para quem busca preparar uma refeição em pouco tempo, mas nem por isso não é possível variar a forma em que você come esse prato. Além de provolone e brócolis, esse prato é feito com molho branco.

26. Salteado de legumes e carne: legumes sempre são uma ótima opção de refeição leve. Para completar o prato, tiras de carne foram acrescentadas aos legumes. Foram usados pimentão vermelho, brócolis, couve-flor e cenoura. O prato fica bem colorido e saboroso.

Sobremesas

27. Petit gâteau: o bolinho de chocolate com uma calda que escorre quando você corta, servido com uma bola de sorvete, é uma sobremesa muito apreciada. E, nessa receita, a autora ensina como preparar essa delícia de uma forma bem fácil e rápida.

28. Maçãs recheadas com frutas secas: comer frutas é muito importante para quem busca uma alimentação equilibrada, mas, em vez de consumi-la sempre in natura, podemos inovar e acrescentar ingredientes novos. Nesse caso, foram usadas ameixas e uvas-passas para rechear as maçãs, que foram levadas ao forno por 30 minutos.

29. Creme de papaia com licor de cassis: para preparar essa receita, você só vai precisar de três ingredientes: mamão papaia maduro, sorvete de creme e licor de cassis. Para preparar o creme, basta bater os dois primeiros itens e decorar com o licor na hora de servir. Caso a sobremesa seja para crianças, a dica é substituí-lo por um xarope de groselha.

30. Quinoa doce: essa receita é uma versão mais saudável do arroz doce, que não leva glúten, lactose e açúcar. Para substituir o arroz, a quinoa é usada; o leite de vaca é substituído por leite de castanha de caju; para adoçar, banana e stevia.

31. Crocante de banana com castanha-do-Pará: o fundo de um refratário é coberto de bananas picadas, depois disso, regue com suco de limão, coloque caramelo por cima, polvilhe com farofa de castanha-do-Pará. Depois disso é só levar ao forno por 20 minutos e servir.

32. Bolo de caneca de chocolate: o bolo de caneca é uma ótima opção para quando queremos comer algo doce e estamos sem tempo para preparar algo elaborado. Para preparar essa receita, basta misturar os ingredientes e levar ao micro-ondas por 3 minutos.

33. Bombom de morango no copinho: esse bombom de morango servido em um copinho deixa a sobremesa com um visual mais atraente do que se fosse servido em um grande refratário. As porções individuais são uma boa opção para quando você tiver convidados em casa.

34. Pudim: essa é uma receita fácil de pudim, que tem como resultado uma sobremesa resistente, com um bom sabor e com uma quantidade suficiente de caramelo.

35. Brownie: nessa receita o autor faz duas sugestões de açúcares mais saudáveis que o branco para serem usados: o mascavo e o cristal demerara. Usando o primeiro, seu brownie ficará mais denso; já com o demerara, o brownie terá uma textura mais puxa-puxa.

36. Tortinha de banana sem glúten e sem lactose: a massa dessa tortinha é feita com apenas dois ingredientes: banana e amendoim triturado. Para o recheio, é só preparar uma mistura de banana amassada com canela e, depois, polvilhar mais canela e coco por cima.

37. Picolé de leite condensado: para preparar esse picolé, você só vai precisar de quatro ingredientes: leite condensado, creme de leite e leite em pó. A receita é bem rápida de ser preparada, mas tem um tempo de espera de 4h a 5h para que o picolé congele.

38. Creme de papaia fit: esse creme de papaia é preparado com vários ingredientes, incluindo farinha de aveia, proteína de arroz e sementes de chia, o que o torna uma opção de sobremesa muito saudável.

39. Potinhos de ricota e mel: como leva ricota, esse creme tem uma consistência pesada, por isso, um potinho já pode ser suficiente para saciar a vontade de comer doce. Como leva canela e mel, a sobremesa fica com um aroma delicioso.

Agora que você conferiu dicas de entradas, pratos principais e sobremesas que podem ser preparados em poucos instantes, basta escolher as opções que mais te agradaram e se deliciar preparando e saboreando suas refeições.