22 receitas de suflê de queijo cremosas e fáceis de fazer

Escrito por    

O queijo é um dos alimentos mais queridos da culinária brasileira. Ele vai bem na lasanha, no sanduíche, no salgado, no hambúrguer e, claro, no suflê. Este último é conhecido pelo sua leveza, sabor e cremosidade.

Continua após o anúncio

Originário da cozinha francesa, o suflê ficou famoso no mundo inteiro – tanto pelas suas características e versatilidade, quanto pela complexidade. A combinação do queijo neste prato é simplesmente incrível, por isso você precisa conferir vinte e duas receitas deliciosas e que vão te explicar, passo a passo, como preparar um bom suflê.

Receitas de suflê de queijo simples

Foto: Reprodução / Monta Encanta

1. Suflê de queijo com pimenta branca: vinte minutos de forno. Esse é o tempo que você vai precisar para que o seu suflê fique pronto. Neste, por exemplo, utilize queijos gorgonzola e parmesão, ovos, farinha de rosca e ramequim. Para o molho, separe azeite, cebola, farinha de trigo, leite, sal, pimenta e noz-moscada.

2. Suflê de queijo com parmesão ralado: seguindo o mesmo processo de preparo da receita anterior, mas com alguns truques que vão deixá-lo ainda mais saboroso, este suflê de queijo com parmesão ralado leva bechamel, manteiga, queijo gruyère e ovos. Prepare primeiro o molho e, em seguida, o suflê.

3. Suflê de queijo leve: rendendo até quatro porções e usando apenas iogurte natural integral, queijo de cabra, quatro claras, sal, pimenta-do-reino, noz-moscada, azeite e farinha, você prepara este delicioso suflê de queijo. Ele é leve e fica pronto em poucos minutos. Você pode servi-lo com um pouquinho de mel, se preferir.

4. Suflê de queijo rápido: receitas práticas são sempre muito bem-vindas, ainda mais quando se trata de suflê. Este, por exemplo, serve duas pessoas e fica pronto em até trinta e cinco minutos. Você usará apenas quatro gemas, queijo gruyère e quatro claras. O molho leva manteiga, farinha de trigo, leite, sal e noz-moscada.

5. Suflê de queijo brie: queijo brie, manteiga, farinha, leite, ovos, sal, pimenta-do-reino e noz-moscada são os ingredientes que você utilizará para preparar este suflê. Ele rende quatro porções e a dificuldade é média. Lembrando que é possível substituir, por exemplo, o queijo brie por outro de sua preferência.

6. Suflê de queijo rápido e fácil: este suflê de queijo é perfeito para um almoço ou jantar. A receita é rápida, os ingredientes são fáceis e você só precisa tomar cuidado com o tempo de forno, a quantidade de cada condimento e, claro, a qualidade deles. Use queijo mussarela, brie ou gorgonzola.

7. Suflê dois queijos: sal, pimenta-do-reino, escarola refogada no alho e azeite, creme de ricota light ou requeijão, queijo cottage e duas claras. Estes são os ingredientes para este suflê delicioso de queijo. O modo de preparo é simples, primeiro, bata as claras, acrescente o sal, misture os demais ingredientes e leve ao forno.

Continua após o anúncio

8. Suflê de queijo com noz-moscada: o rendimento deste suflê varia de acordo com a quantidade de ingredientes que forem utilizados, mas para servir até quatro forminhas refratárias, separe cebola, manteiga, farinha de trigo, sal, dois ovos, queijo parmesão ralado, noz-moscada, leite, pimenta e manteiga.

9. Suflê de queijo e cenoura: um suflê diferente e muito gostoso. Você vai precisar de margarina, farinha de trigo, leite, sal, pimenta, noz-moscada, gemas, queijo parmesão e queijo minas cortados em pedaços, uma cenoura e meia picada e três claras. Este suflê é perfeito para um jantar em família.

10. Suflê de queijo com goiabada: o delicioso suflê Romeu e Julieta preparado com muito sabor e praticidade para quem é apaixonado pela combinação. Utilize cem gramas de goiabada, cinquenta gramas de parmesão ralado e três claras em neve. Misture tudo, coloque em forminhas untadas e leve ao forno por quinze minutos.

11. Suflê de queijo minas: uma receita mais tradicional e ótima para o dia a dia. Este suflê pode ser facilmente combinado com uma salada de legumes ou vegetais, peixe, carne vermelha e molhos. Fique atento ao tempo de preparo e cozimento, é importante que você sirva o suflê assim que sair do forno.

Receitas de suflê de queijo especiais

Foto: Reprodução / Ideias de Fim de Semana

12. Suflê de queijo coalho com brócolis: este suflê de queijo é uma receita bem especial e ótima para quem quer se manter na dieta. Primeiro, refogue o brócolis com cebola, alho e azeite. Em seguida, tempero-o com sal, pimenta e noz-moscada. Depois, repita o mesmo processo das receitas anteriores para a massa.

13. Suflê de queijo gruyère e alho-poró: manteiga, farinha de trigo, leite, duas gemas, duas claras em neve, queijo gruyère, cebola picada, alho-poró, sal, champignon e noz-moscada é tudo o que você vai utilizar nesta receita. Ela é fácil e rende porções bem generosas. Convide toda a família para saborear e bom apetite!

14. Suflê de queijo e bacon: se suflê com queijo já é uma delícia, imagine combiná-lo com bacon. Você vai precisar de manteiga, farinha, leite, bacon em fatias, queijo mussarela ralado, sal, pimenta-do-reino e, claro, seis gemas e seis claras. Use a manteiga e a farinha extras para untar as forminhas.

15. Suflê de queijo com molho bechamel: o molho bechamel é um acompanhante tradicional do suflê de queijo, por esse motivo o modo de preparo segue o mesmo das dicas anteriores. Mas, fique atento, é importante dividir esta receita em duas etapas! Primeiro, o molho, depois, a massa.

16. Suflê de queijo e presunto: uma receita francesa supersimples de ser preparada. Você pode servir este suflê com uma salada durante o almoço ou jantar e o rendimento pode variar de acordo com o tamanho da forma utilizada. Deixe no forno por mais ou menos quarenta e cinco minutos.

Continua após o anúncio

17. Suflê de queijos, batatas e azeitonas: em um primeiro momento, este suflê pode parecer complicado, mas ele é delicioso e rápido de ser preparado. Os ingredientes são simples e você, provavelmente, terá um pouco de cada na sua geladeira. Não é obrigatório usar as azeitonas.

18. Suflê de queijo e espinafre: esta receita é mais apetitosa do que parece. Utilize um maço de espinafre cozido e picado, três ovos, sal, leite, fermento químico, salsinha, queijo, cebola, pimentão (verde, amarelo ou vermelho) e farinha de trigo. O modo de preparo é o mesmo dos demais pratos.

19. Suflê de queijo e mostarda Dijon: se você gosta de receitas mais leves e bem cremosas, este suflê de queijo e mostarda é uma ótima opção. Você pode servi-lo em um almoço a dois ou em uma reunião com os amigos. Utilize os ingredientes de acordo com o tamanho da forma ou rendimento desejado.

20. Suflê de queijo saudável: manteiga ghee, farinha de arroz, leite desnatado, uma gema, salsinha, sal rosa do himalaia e queijo parmesão light ralado. Estes são os ingredientes que você utilizará para preparar este prato que serve até uma pessoa. Bom apetite!

21. Suflê de queijo quase low carb: uma receita low carb é sempre muito bem-vinda, mas fique atento pois esta é “quase”, afinal você utilizará um pouquinho de farinha durante o preparo. Separe também uma couve-flor cozida, queijo ralado, três ovos, creme de leite, cebolinha, sal e pimenta.

22. Suflê de queijo especial: esse é um suflê levemente inspirado no filme “Sabrina”, dos anos cinquenta. Você vai precisar de parmesão, manteiga, farinha de trigo, leite, quatro gemas e nove claras, sal e noz-moscada. Misture bem os ingredientes e leve ao forno por mais ou menos vinte minutos.

Dicas e ingredientes anotados? Agora escolha a sua receita favorita e prepare um suflê delicioso. Ah, e não se sinta intimidado por este prato! Ele é fácil de ser preparado e exigirá apenas um pouquinho de atenção. Suflê é sempre uma boa opção para um almoço no fim de semana ou um jantar a dois. Experimente!

PARA VOCÊ