42 receitas com coxão duro para aprender a saborear esta carne

Escrito por                          

O coxão duro não é uma carne muito famosa, mas nem por isso ela deixa de ser saborosa. Uma prova disso é a diversidade de receitas que podem ser preparadas com ela. Das mais simples às mais complexas, dos acompanhamentos aos pratos principais, o coxão duro é uma carne versátil e que pode ser a escolha perfeita se preparada da maneira correta.

Confira quarenta e cinco receitas com coxão duro para aprender a saborear esta carne e ainda conhecer ótimos pratos. São opções simples e especiais. Escolha a sua favorita e bom apetite!

Receitas simples de coxão duro

Foto: Reprodução / Cozinha legal

1. Carne de panela fácil: sabe aquela carne de panela gostosa e suculenta que todo mundo ama, mas em uma versão mais fácil e prática? Pois bem, para prepará-la, você vai precisar de azeite, cebola, alho, cenoura, batata, carne, extrato de tomate, colorau, molho inglês, água, cheiro-verde, sal e pimenta.

2. Strognoff de carne simples e econômico: perfeito para quem quer fazer uma refeição mais rápida e fresquinha. Este strogonoff leva um quilo de carne, três cebolas médias, creme de leite, manteiga, ketchup, mostarda e sal. Você pode servir com arroz ou, como é feito nos Estados Unidos, com uma boa massa caseira.

3. Bife de coxão duro acebolado: esse é um bife acebolado simples e que serve como refeição para o dia a dia. O segredo está no tempero e em como você vai passá-lo na frigideira. Utilize óleo, sal, pimenta-do-reino e cebola. O número de bifes fica por sua conta, afinal, você pode preparar de acordo com o número de convidados.

4. Picadinho de coxão duro: com um tempo de preparo de uma hora e rendendo quatro porções, este picadinho de coxão duro é uma receita tradicional que leva azeite, cebola, alho, tomate, coxão duro, sal, pimenta, folhas de louro, geleia de pimenta e uma cenoura pequena ralada.

5. Bife de coxão duro na panela: confira um bife de panela suculento que arranca suspiros. Servindo até quatro pessoas e utilizando a panela de pressão para cozinhar o coxão duro, você vai precisar também de óleo vegetal, tomates, cebola, cenoura, alho, vinho tinto, bacon e salsa fresca picada.

6. Carne de panela com coxão duro: essa é uma receita fácil, mas que muita gente encontra dificuldade ao prepará-la. É notável que a escolha da carne é muito importante e, neste caso, com coxão duro, ainda mais. Use azeite, cebola, alho, cenoura, carne em cubos, extrato de tomate, páprica defumada, shoyu, pimenta-do-reino, sal, água, batatas e salsinha.

7. Almôndegas com coxão duro: almôndegas são tudo de bom e esta, ao estilo nigella, é ainda melhor. Quinhentos gramas de carne moída, farinha de trigo integral, cebola, orégano, sal, canela, pimenta-do-reino, um ovo e limão siciliano é tudo que você vai utilizar para temperar e preparar este prato.

8. Bife rolê com queijo coalho e bacon: aprenda uma receita gostosa e que cai bem com qualquer acompanhamento. O rendimento é de seis porções e você vai precisar de seis bifes de coxão duro, pimenta-do-reino, sal, molho de tomate caseiro, queijo coalho cortado em palitos, algumas fatias de bacon, farinha de trigo, óleo e água quente.

Receitas especiais de coxão duro

Foto: Reprodução / Gourmet a dois

9. Kafta com molho de iogurte: essa é uma receita fácil e com um tempo de preparo de quarenta minutos. Esta kafta com molho de iogurte nada mais é do que um espetinho delicioso que você pode fazer com carne moída de coxão duro. Para preparar o molho de iogurte, use limão, sal, hortelã picado e iogurte.

10. Almôndegas fritas: uma receita simples e fácil de ser preparada. Estas almôndegas fritas e ao sugo são um prato bem versátil e perfeito para surpreender a criançada e a família. Você vai usar creme de leite, sal a gosto, alhos, pimenta, cebola picada, cheiro-verde, creme de cebola e, claro, carne moída.

11. Escalope com coxão duro ao molho de cerveja: esta receita segue uma linha de preparo bem simples. Primeiro, coloque o coxão duro cortado em bifes, uma garrafa de cerveja preta, molho pronto, água, sopa de cebola e molho em inglês em uma panela de pressão. Deixe cozinhar por trinta e cinco minutos e, em seguida, adicione meia xícara de champignon fatiado e sirva.

12. Coxão duro desfiado com cebola e passata de tomate: uma receita tradicional e saborosa para ninguém colocar defeito. Você pode servi-la acompanhada de um pãozinho crocante e quente. Para preparar este coxão duro, você vai usar a panela de pressão e deixar a carne cozinhando por mais ou menos quarenta minutos.

13. Coxão duro recheado com cenouras: uma receita simples de coxão duro acompanhado de arroz de cenouras e polenta – é a refeição perfeita para um almoço durante a semana! Fique atento ao tempo de preparo do coxão duro, ele vai exigir um pouco mais de paciência que o normal. Por ser uma carne mais dura. é preciso deixá-la cozinhar por mais de quarenta e cinco minutos.

14. Rocambole com coxão duro: confira um rocambole generoso para um almoço em família. Ele é simples de ser feito e muito saboroso. Além disso, o coxão duro casa muito bem com os temperos e vai te surpreender. Utilize coxão duro, sal e cominho a gotos, uma cebola grande picada, queijo parmesão ralado, manjericão, tomilho e salsão.

15. Barreado com coxão duro: este barreado com banana-da-terra é ideal para um almoço a dois. Ele rende até cinco porções e leva vários ingredientes – folhas de louro, água, sal, pimenta-do-reino, cominho, salsinha, cebolinha, tomate sem pele, alho, óleo de soja, vinagre de vinho tinto, cebola, bacon e, claro, coxão duro.

16. Boeuf Bourguignon: uma prato de origem francesa é ideal para as noites frias do inverno ou para momentos em que você só está procurando um prato delicioso e que traga uma sensação aconchegante. Ele serve até quatro pessoas e tem um modo de preparo simples.

17. Polpetone com coxão duro: o polpetone, em um primeiro momento, parece ser dificílimo de ser preparado, mas a verdade é que este prato é rápido e promete mexer com o seu paladar. Os ingredientes utilizados nesta receita servem até duas pessoas, então, se você quiser convidar a família para provar dobre a quantidade de cada condimento.

18. Strogonoff especial com coxão duro: todo mundo é apaixonado por strogonoff, isso não tem como negar. Esta receita deliciosa serve até dez pessoas e tem um tempo de cozimento de até trinta minutos. O custo é baixo e você pode incrementar com os temperos de sua escolha ou ainda utilizar cebola, alho, sal, shoyu, mostarda, ketchup e cogumelos.

19. Almôndegas picantes ao molho de mostarda escura: essa é mais uma receita de almôndegas, mas, desta vez, com molho de mostarda escura. Elas podem ser servidas como petisco, afinal,são rápidas e fáceis de serem preparadas. Levando uma boa dose de pimenta calabresa e especiarias, o rendimento destas almôndegas é de trinta e cinco bolinhos.

20. Ragu de coxão duro com páprica: coxão duro, azeite, bacon, pimentão, cebola, alho, tomate, cenoura, pimenta dedo-de-moça, páprica doce e sal. Isso é tudo o que você vai utilizar no preparo deste prato suculento e ideal para um almoço com a família. O tempo para a execução deste ragu é de trinta minutos e o rendimento é de um quilo.

Massas e lanches com coxão duro

Foto: Reprodução / Cozinha a dois

21. Espaguete à bolonhesa com coxão duro: uma receita simples e ideal para o dia a dia. Este espaguete à bolonhesa é bem saboroso e pode ser feito com os ingredientes que você tem em casa ou também de um jeito mais sofisticado, utilizando vinho branco – tudo depende da finalidade e da forma que você quer dar a ele.

22. Nhoque de batata: aprenda um nhoque de batata com goulash. É o tipo de cozido bem acolhedor, gostoso e perfeito para os dias mais fritos. O rendimento é de quatro porções e, para prepará-lo, você vai precisar de vários ingredientes.

23. Nhoque de mandioquinha: a combinação perfeita entre nhoque, ragu de carnes bovina e suína cozido lentamente em vinho tinto. Este prato é uma delícia e ótimo para ser servido em uma reunião com os amigos – o sabor é inigualável! Você vai precisar de meio quilo de coxão duro, lombo suíno, cebola, pimentão, salsão, cenoura e o tempero de sua preferência.

24. Esfiha: a esfiha é um petisco delicioso e comum na culinária brasileira. Esta receita é bem tradicional e, para preparar a massa, você deve utilizar fermento biológico fresco, açúcar cristal, farinha de trigo, óleo de milho, água fria e sal. O recheio é um aspecto bem importante da esfiha, por isso, capriche.

25. Hambúrguer recheado com camembert e cogumelos: os apaixonados por hambúrguer vão amar esta receita. Ela é saborosa, tradicional e tem um tempero maravilhoso. É o tipo de receita sofisticada que todo mundo ama experimentar de vez em quanto. Utilize carne moída de coxão duro para preparar os hambúrgueres e cogumelos para acompanhar.

26. Croquete de coxão duro: um petisco excelente para acompanhar uma cervejinha no fim de semana – é a típica receita de boteco que todo mundo ama com muita simplicidade e sabor. O preparo é um pouquinho demorado, mas o resultado é excelente. Você vai precisar de um quilo de coxão duro, duas cenouras, uma cebola, alho, folhas de louro, manjericão e salsinha.

27. Carne louca com coxão duro: a tradicional carne louca com pão francês, uma receita imperdível para aqueles que amam simplicidade. É importante refogar a carne no azeite junto de uma cebola, um pimentão, coentro, cebolinha, shoyu e azeitonas. Caldo de carne e molho de tomate também são bons acompanhamentos para o coxão duro.

28. Bruschetta com ragu: você vai adorar esta bruschetta com ragu. Ela é bem simples de ser preparada, afinal, a receita que originou este prato foi um ragu de carne com cogumelo Paris. Para deixar esta bruschetta ainda melhor, acrescente uma camada de massa de pimentão por cima.

29. Beef and Ale Pie com coxão duro: aqui, você vai precisar de óleo de canola, oitocentos gramas de coxão duro, quatro fatias de bacon, uma cenoura em cubos, alho-poró, uma cebola grande, tomilho fresco, cerveja preta, água, sal, pimenta-do-reino e mussarela ralada.

30. Shepherd’s pie: uma receita escocesa de dar água na boca. Em palavras mais simples, a Shepherd’s pie é um escondidinho com carnes de cordeiro e boi, temperadas com vegetais e cobertas por um purê de batata delicioso. Para fazê-la, você vai usar salsão, alho, cebola, cenoura, carne de cordeiro, coxão duro, molho inglês, tomate, alecrim, batatas cozidas e manteiga.

31. Sopa rústica: uma sopa de mandioca sempre cai bem nos dias mais frios. Você pode acrescentar os legumes que quiser e temperar com alho, cebola, louro, sal e pimenta. A carne deve ser cozida na panela de pressão por cerca de trinta ou quarenta minutos. Sirva quente!

32. Ave Maria com ragu de ossobuco: esta receita é a típica comfort food, ou seja, traz um quentinho ao coração. Para prepará-la, você vai utilizar cebola, alho, pimentão, rangu, tomate, caldo do cozimento do coxão duro, ervas e sal. Você pode usar as ervas de sua preferência.

Pratos únicos variados com coxão duro

Foto: Reprodução / Cumbuquinhas

33. Caldo de carne caseiro: um caldo não faz mal a ninguém e, para preparar este aqui, você vai precisar de um quilo de carne cortada em cubos grandes, salsão, cenoura, cebola, alho, folhas de louro, água fria e, caso queira, acrescente mais um pedaço de alho-poró e pimenta-do-reino em grãos. Este caldo é perfeito para temperar a carne do churrasco.

34. Ensopado de legumes, carne e mandioca: ensopado é sempre uma ótima refeição – a mistura dos legumes com carne é uma delícia e esta receita é a prova disso. Uma dica superlegal é utilizar coxão duro para preparar este ensopado, pois quanto mais dura a carne for, mais suculento o prato ficará.

35. Polenta mole com ragu de carne: polenta com ragu de carne é uma das melhores combinações já feitas, ainda mais quando a polenta é cremosa. Prepare, primeiro, o ragu, utilizando coxão duro e a panela de pressão. Enquanto a carne cozinha, comece a preparar a polenta da forma tradicional e acrescente queijo ao servi-la.

36. Escondidinho de polenta com coxão duro: este escondidinho é uma ótima opção para quem procura um prato rápido e gostoso para ser feito durante a semana. É importante separar todos os ingredientes e preparar esta receita em duas etapas. Na primeira, faça a carne desfiada, na segunda, a polenta cremosa.

37. Bracciola com coxão duro: a bracciola nada mais é do que um bife à role, um clássico da cozinha italiana. Este prato é acompanhado de temperos bem variados como, por exemplo, cebola, bacon em cubinhos, azeitonas e cheiro-verde. Além disso, o acompanhamento fica por conta de um molho de carne muito apetitoso.

38. Chilli mexicano com coxão duro: todo mundo ama um bom chilli mexicano, mas este, com coxão duro, é ainda mais especial. O tempo de preparo é de trinta minutos e os ingredientes são dois tomates, feijão, cebola roxa, aipo, alho, bacon, colorau, cominho, canela, folhas de louro, orégano, sal, caldo de frango, café, molho de pimenta defumada, queijo prato e, claro, coxão duro.

39. Risoto de açafrão com coxão duro: uma refeição mais elaborada que promete conquistar até mesmo aqueles que não gostam muito de risoto. Ao preparar este prato, você deve utilizar coxão duro, azeite, cebola, salsão, cenoura, extrato de tomate, molho de soja, água, tomate e pimenta-do-reino. É importante se ater aos ingredientes do ragu e aos do risoto.

40. Coxão duro de panela com batata ao creme de cebola: o bom e velho coxão duro preparado na panela com um creme de cebola suculento! É uma boa receita para ser preparada em um final de semana como almoço. Além disso, você pode servir este prato acompanhado de um pãozinho ou de uma salada de folhas verdes.

41. Escondidinho completo: mais uma receita tradicional e que serve até dez pessoas. Este escondidinho leva um quilo de coxão duro, duas cebolas grandes, um maço de cheiro-verde, alho e sal a gosto. Para preparar o purê, você vai precisar de um quilo de batata, um litro de leite, manteiga de leite, cebola, alho e sal.

42. Pimentões recheados: este prato é bem diferente e, em um primeiro momento, pode parecer estranho aos olhos. Porém, ele nada mais é do que pimentões recheados com carne. Para prepará-los, você deve utilizar pimentões vermelhos, coxão duro, cenoura, arroz, alho, cebola, cheiro-verde, pimentas, azeite e tomates.

A partir de hoje, você conseguirá apreciar mais esta carne e saborear bons pratos. O segredo do coxão duro está no seu cozimento e, claro, na escolha dos temperos. É o tipo de carne perfeita para quem quer gastar pouco e ainda assim experimentar boas refeições!

PARA VOCÊ