receitas de Lanches e Salgados

Gostoso demais chegar em casa e ter um lanche ou salgado para saborear. A gente gosta é de variedade, para escolher a vontade. Tem torta, coxinha, croquete, assado, tapioca, recheio de carne, frago, legumes, queijo e muito mais. Dá para fazer a festa e comer feliz.

Salgados para festas

ver mais

Festa boa tem que ter salgadinho. Por aqui, isso não é um problema! Monte seu combo.

Tortas Salgadas

ver mais

O nome é torta, mas a receita é certeira. Um sabor mais irresistível que o outro.

Pastelão de forno

"Ótima receita!! Aprovada e com direito a repeteco!! 😅🙏🥰" ver receita

últimas receitas

90min
Coxinha

seleções de receitas

dúvidas sobre receitas de Lanches e Salgados

A temperatura do óleo influencia na qualidade dos salgados fritos. O ideal é que o óleo esteja entre 170 °C e 180 °C. Use um termômetro de cozinha para monitorar ou ajustar a temperatura. Um truque rápido: coloque uma colher de pau na panela, quando o óleo estiver borbulhando envolta dela, a temperatura está boa para frituras.

A massa pode ter ficado solada devido à manipulação errada do fermento. Não bata o fermento no liquidificador e não use ingredientes muito quentes ou muito frios durante o preparo, pois isso pode interferir na reação química. Cuidado com o exagero de farinha, que pode deixar a massa pesada.

Nunca descongele um salgado para fritar, pois isso interfere na consistência da massa, que ficará muito mais úmida. Retire os salgados do congelador cerca de 10 minutos antes de começar a fritura (apenas para eles perderem os floquinhos de gelo). Frite em óleo a 180 ºC, sem colocar muitos salgadinhos amontoados na panela.

Entre os principais motivos para a massa rachar no freezer é a falta de líquido na hora do preparo. Massas secas tendem a rachar com mais facilidade. Na hora de moldar os salgados, é importante não deixar a massa exposta ao ar, pois isso também pode causar rachaduras. Não deixe os salgados destampados no freezer.

A temperatura incorreta do óleo, abaixo de 170 °C ou acima de 200 °C, pode causar explosões. Também é importante fritar por imersão, evitando o contato do salgado com ondas de ar. Recheios com excesso de líquido também tendem a explodirem. O queijo está entre os campões de recheios que explodem, poiso, além de liberar água, derrete e forma bolhas de ar.

A farinha de rosca, além de ser ótima, é uma das mais usadas para empanar salgados. Ela garante um empanamento fininho que não interfere na textura do salgado, criando uma crostinha crocante. A farinha panko também é uma boa opção. Ela deixará a crostinha mais granulada e irregular, porém absorve menos óleo.

Preaqueça o forno a 180 °C. Coloque o salgado em uma assadeira (se for esquentar mais de um, espalhe bem, deixando um espaço entre eles. Leve ao forno por 10 minutos ou até ficarem aquecidos uniformemente. Na fritadeira elétrica, aqueça a 180 ºC por 6 minutos, vire os salgados na metade do tempo. Evite o micro-ondas para preservar a textura crocante.

Se o óleo estiver muito frio, abaixo de 170 °C, os salgados ficarão encharcados, pois eles demoram mais para fritar e, consequentemente, absorvem mais óleo. Evite colocar muitos salgados na panela, garantindo, assim, uma fritura uniforme. É preciso colocar óleo suficiente na panela para cobrir os salgados. Retire da panela quando os salgados estiverem douradinhos e deixe o óleo escorrer em um recipiente forrado com papel-toalha.

Uma refeição rápida e ideal para o dia a dia. Quando preparado com ingredientes frescos, o lanche natural pode ser armazenado na geladeira por até 3 dias. Evite ingredientes que possam estragar rapidamente, como maionese de ovo caseira e folhas verdes delicadas. Embale o sanduíche em papel alumínio ou plástico-filme para evitar que ele fique em contato direto com o ar.

A escolha do queijo dependerá da consistência e sabor que você busca. Entre os queijos que ficam filiados (puxa-puxa), estão mussarela, provolone e prato. Alguns dos queijos que derretem e ficam cremosos são brie, gouda, gruyère e emmental. O gorgonzola e o cheddar também derretem e possuem sabores intensos, que ficam bem marcantes em lanches.