70 receitas para o almoço que vão te salvar na hora da fome

Por
Atualizado em 08.09.21

Preparar aquele almoço caprichado nem sempre é uma tarefa muito fácil, pois o tempo pode ser curto ou pode até faltar criatividade para inovar no preparo de pratos gostosos e que combinam com a rotina do dia a dia.

Pensando nisso, confira um seleção com diversas receitas fáceis e perfeitas para um almoço simples ou também para momentos especiais. O legal é que você pode escolher entre opções vegetarianas, simples, veganas, românticas, práticas, lights e ainda mais!

Fique de olho em quais receitas combinam mais com o seu estilo de vida ou tipo de alimentação e acrescente-as ao seu cardápio.

Publicidade

Receitas rápidas para o almoço

Foto: Reprodução / moldando afeto

1. Tomates confitados: essa é uma ótima receita para você servir como entradinha ou até mesmo como acompanhamento para o prato principal. Ela é uma boa pedida porque pode ser preparada com um tempo de antecedência e conta com uma lista de ingredientes bem curtinha e um passo a passo simples. Para melhorar ainda mais, a aparência do prato é irresistível e todo mundo vai querer experimentar!

2. Pizza cone: é difícil encontrar quem não goste de pizza, não é mesmo? Mas fazer esse prato em casa pode não ser uma das tarefas mais simples, ainda mais para quem não tem muita experiência na cozinha. Para resolver esse problema, essa receita sugere deixar a massa tradicional de lado e usar o Rap10 em seu lugar. Além disso, você ainda confere uma opção de recheio que combina muito bem com diversos momentos.

3. Omelete de forno: está cansado daquele omelete comum feito em frigideira? Então, que tal conhecer essa opção em que os ovos são incrementados com queijo e tomate e levados ao forno? O resultado fica parecido com uma torta e você ainda pode variar sempre nos ingredientes, assim, fica difícil cair na rotina e você pode se deliciar sempre!

4. Salada de repolho: que tal preparar uma salada bem leve, refrescante e com um toque diferenciado? Essa é a proposta desta receita, que combina repolho, maçã verde, frutas secas e um molho de iogurte que você também pode conferir como fazer em casa.

5. Ceviche: o ceviche é um prato ideal para ser servido como entrada ou até mesmo como refeição principal para quem quer um almoço bem levinho e com um sabor marcante. Para fazer essa receita em casa, você vai precisar de filés de peixe branco, suco de limão, cebola roxa, pimenta, coentro, sal, milho verde cozido e batata doce assada para servir como acompanhamento. O legal dessa opção é que ela fica pronta em pouquíssimo tempo!

6. Espetinho de frango com mostarda: o frango é um alimento comum na mesa de muitos brasileiros, por isso, é interessante conhecer diversas maneiras de preparar esse ingrediente. Aqui, são feitos espetinhos assados com um molho de mostarda. Além de ser uma opção saudável, é muito gostosa e prática!

Publicidade

7. Atum com quinoa: que tal preparar um atum com crosta de quinoa? Como o peixe é apenas selado em uma frigideira, o tempo na cozinha é de apenas alguns minutos. Se você busca por uma refeição levinha, pode servir apenas com uma saladinha de acompanhamento.

8. Ovo “frito” sem óleo: já pensou em preparar um ovo que tem a aparência de ser frito, mas que não leva óleo? O ovo deve ser colocado com cuidado em uma frigideira, temperado com sal e coberto com uma colher de água. Para isso, porém, é preciso ter uma panela antiaderente em perfeito estado.

9. Risoto de mignon e shitake: o risoto é um prato coringa na cozinha, pois cai muito bem naquele momento em que a pressa é grande, mas você está com vontade de comer algo bem gostoso. Aqui, os ingredientes usados para dar sabor ao arroz são shitake e filé mignon cortado em cubinhos.

10. Arroz à piamontese: o arroz à piamontese é um prato brasileiro que faz sucesso em muitos restaurantes espalhados pelo país. Aqui, o grão comum é incrementado com champignon, vinho branco, creme de leite fresco, mussarela, parmesão, cebola, manteiga, sal e pimenta. É uma ótima receita para quem busca praticidade e, ao mesmo tempo, um gostinho diferente na mesa.

Receitas fáceis para o almoço

Foto: Reprodução / francinha

11. Carne de porco: preparar uma costelinha de porco suculenta em casa pode até parecer uma tarefa trabalhosa, mas, na verdade, é muito simples! Para fazer essa receita em casa, você vai precisar de um bom tempero e um pouco de paciência, pois o tempo no forno é longo. Porém, enquanto isso, você pode aproveitar para preparar o resto da refeição ou tomar uma cervejinha com os amigos.

12. Frango xadrez: o frango xadrez é um prato oriental que faz sucesso ao redor do mundo todo e isso acontece porque essa é uma refeição muito saborosa. Para testar essa receita, você vai precisar de peito de frango, cebola, pimentão, brócolis, abobrinha, broto de feijão, shoyu, água e amido de milho. A lista de ingredientes não é das mais curtas, mas o passo a passo é simples e o resultado, além de gostoso, é light!

13. Bruschetta: a bruschetta é um aperitivo clássico que sempre cai muito bem. Aqui, o petisco é feito com pão italiano, mussarela, tomates marinados, azeite e alguns temperinhos. O passo a passo é tão simples e o resultado é tão bom, que com certeza você vai querer fazer sempre.

14. Caponata: a caponata é um prato típico da Itália e superversátil, já que pode ser servida quente ou fria e ainda cai bem como entrada, servida com pães e torradas, ou também como acompanhamento para sua refeição. Ela é feita a partir da combinação de berinjela, abobrinha, nozes, uvas passas, azeite e alguns temperos variados.

15. Abobrinha grelhada: é possível preparar um petisco gostoso com poucos ingredientes e sem passar muito tempo na cozinha. Aqui, a abobrinha é cortada em rodelas, temperada e coberta com queijo e pedacinhos de tomate.

Publicidade

16. Folhas com legumes: uma salada verde bem feitinha combina com qualquer almoço, não é mesmo? Mas para não cair na rotina, é interessante acrescentar outros ingredientes às folhas. Aqui, a sugestão é usar damascos, chia e gergelim.

17. Arroz com carne seca: essa é uma receita de arroz tão cremosa, que até tem cara de risoto! Aqui, além da carne seca, ingredientes como caldo de legumes caseiro, que você também confere como fazer, e queijo parmesão também entram em cena para deixar o prato ainda mais gostoso. O preparo é bem fácil, mas é preciso ser programado com um pouco de antecedência, já que é preciso dessalgar a carne seca.

18. Batata rústica: quem não gosta de batatas, não é mesmo? Esse legume queridinho é feito de uma maneira bem simples nessa receita. Primeiro, é preciso cozinhar as batatas um pouquinho, temperá-las e levá-las ao forno para assar. O tempo de espera é um pouco longo, mas todo o processo é muito prático.

19. Mignon ao molho de gorgonzola: essa é uma receita em que cubinhos de mignon são fritos na manteiga e depois cobertos com um molho feito com queijo gorgonzola e creme de leite. O preparo é muito prático, mas essa é uma pedida de alimento com sabor intenso e que pode agradar aos mais variados paladares. Além disso, você pode servir como petisco ou refeição principal!

20. Crostini de ovos: o crostini é um prato que consiste em um ovo mexido que, aqui, ganha o acréscimo de chia, em cima de torradas. É uma opção bem básica, mas que pode cair muito bem em um almoço mais descontraído.

Receitas românticas

Foto: Reprodução / mel e pimenta

21. Penne à carbonara diferente: o macarrão à carbonara tradicional é feito com ovos, queijo parmesão e bacon, porém, aqui, cogumelos também entram em cena para incrementar o sabor do prato. Se você quer uma opção bem gostosa e rápida de ser feita, essa pode ser a escolha ideal para o seu almoço romântico.

22. Peixe grelhado crocante: nessa receita, você confere como fazer filés de panga com crosta de castanhas grelhados. É uma ótima pedida para quem quer um prato leve, mas com um toque especial. A sugestão é servir a carne acompanhada por um arroz caprichado!

23. Filé de frango ao molho: mesmo sendo um prato comum no dia a dia, o filé de frango pode ser incrementado com um toque especial para cair muito bem em um almoço romântico. Aqui, a sugestão é cobrir a carne com um molho de laranja, que é simples de ser feito, mas deixará seu prato com um gostinho agridoce que pode conquistar paladares.

24. Escalope de mignon: nessa receita, você aprende como fazer um delicioso escalope de mignon ao molho madeira. O que é muito legal nesta opção, além da praticidade no preparo, é que você pode congelar o prato para consumir em outros momentos. Assim, além de um almoço romântico, você também pode garantir sua refeição do outro dia.

Publicidade

25. Aspargos com presunto parma: combinar aspargos com presunto parma pode ser uma excelente pedida para um acompanhamento ou entrada sofisticada, mas que não dá quase nada de trabalho para ser preparada. Tanto a combinação de sabores quanto a de texturas pode deixar qualquer um com água na boca.

26. Creme de mandioquinha com cogumelo: se seu almoço romântico está marcado para um dia com temperatura mais amena, esse creme de mandioca salsa com shimeji pode ser uma excelente escolha, pois além de ser uma refeição quentinha e aconchegante, tanto o tempo na cozinha quanto a lista de ingredientes são bem curtinhos.

27. Salada de melancia com ricota: que tal preparar uma salada bem diferente para incrementar o seu almoço? Essa opção é feita combinando pedaços de melancia, ricota, hortelã e manjericão. Essa é uma excelente escolha para os dias quentes de verão, já que o resultado final é extremamente refrescante.

28. Ninho recheado: o macarrão tipo ninho é ideal para ser recheado por causa do seu formato. Aqui, ele é levado ao forno com molho de tomate, mussarela, parmesão, cream cheese e presunto. Como essa é uma receita de forno, você só precisa montar o prato e esperar que ele asse.

29. Raviolli de mandioca: se você está com disposição e tempo para cozinhar, testar essa receita em casa pode ser uma boa escolha. Aqui, você aprende a fazer a massa de ravioli de mandioca e o recheio fica por conta de um creme de tofu.

30. Risoto de camarão: essa é uma receita de risoto de camarão que ainda ganha um toque de pimentão. É ideal para quem busca por um prato com sabor marcante e um preparo extremamente prático e simples, mas sem perder o toque de sofisticação!

Receitas especiais

Foto: Reprodução / sal de flor

31. Ragu bolonhesa: o ragu é um molho italiano bem cremoso, feito com carne e tomate. A versão à bolonhesa do prato é a mais famosa, mas para os mais tradicionais, a carne deve ser picadinha na ponta da faca, e não moída, mas essa escolha fica por sua conta, ok? Depois que esse molho incrível ficar pronto, ele deve ser usado como cobertura para a polenta. Essa é uma pedida ideal para o dia que pede um almoço reconfortante!

32. Picanha com ervas: a picanha é um dos cortes de carne mais apreciados pelos brasileiros, por isso, se você quer um almoço especial, deve conhecer essa receita. Aqui, ela é temperada com manteiga e ervas e, depois, levada ao forno, o que faz com que o modo de preparo seja bem simples e o sabor incrível.

33. Folhas com mignon: uma salada de folhas verdes cai bem em qualquer almoço, não é mesmo? Mas se você quer sair da rotina, pode conhecer essa receita em que a alface é incrementada com tirinhas de filé mignon e castanha-de-caju. O preparo é bem rapidinho, mas, com certeza, sua refeição ficará muito mais gostosa com esse prato na mesa.

34. Salada de forno: que tal fazer uma salada quente para o seu próximo almoço? Essa opção é feita combinando berinjela, abobrinha, tomate, azeitonas e temperos. A lista de ingredientes é bem curtinha, mas o resultado final tem um sabor incrível.

35. Abobrinha recheada com linguiça: se você quer sair da mesmice, essa receita de abobrinha recheada com linguiça pode ser uma excelente escolha. Aqui, a lista de ingredientes é bem curtinha e o prato fica pronto em menos de uma hora, mesmo assim, o resultado pode deixar qualquer um com água na boca.

36. Costelinha com chutney: a costelinha suína combina muito bem com preparos agridoces, como nessa receita, em que o chutney usado como cobertura é feito com maçã. Mas não é só isso: a carne também é temperada com sálvia, alecrim, manjerona, alho, suco de limão, sal e pimenta. Ainda, ela é assada, o que faz com que o resultado final seja extremamente suculento.

37. Frango com champignon: essa é uma receita simples, mas que conta com um resultado um pouco mais sofisticado por causa do uso do champignon. Essa é uma ótima pedida para quem adora um filezinho de frango, mas quer sair da rotina. Aqui, os cogumelos são usados para preparar um molho bem cremoso que deve ser servido com a carne.

38. Quiche lorraine: quiche é uma tortinha com massa crocante e recheio cremoso e essa é uma versão clássica do prato! O recheio fica por conta de ovos, creme de leite, leite, bacon, sal e pimenta-do-reino. Além disso, você também confere como fazer a massa em casa.

39. Macarrão com brócolis e frango: macarrão, brócolis e frango são três ingredientes que combinam muito bem e sem dar muito trabalho na cozinha. Por isso, essa pode ser uma excelente escolha para o seu próximo almoço.

40. Nhoque recheado: essa é uma receita em que a massa do nhoque é feita com a batatata asterix, porque ela é mais sequinha do que a inglesa e exige uma menor quantidade de farinha de trigo no preparo, o que faz com que o resultado seja mais leve. Além disso, o recheio fica por conta de uma combinação de cream cheese e queijo parmesão e ainda é usado molho vermelho como cobertura.

Receitas com poucas calorias

Foto: Reprodução / blog da mimis

41. Berinjela recheada: nessa receita, a berinjela é cortada ao meio e recheada com uma combinação de pedacinhos de frango, tomate, pimentão amarelo, molho de tomate, cebola e outros temperos. É uma opção rápida de ser feita, charmosa, rica em nutrientes e que ainda conta com um gostinho incrível.

42. Suflê de cenoura: o suflê de cenoura é um prato leve e bem delicado, que deve sair do forno apenas no momento de ser servido, senão ele murcha e fica com uma aparência bem sem graça. Aqui, para um toque extra de sabor, o queijo gorgonzola entra em cena.

43. Salada de quinoa: essa é uma receita que não leva apenas quinoa, ela também conta com o acréscimo de legumes grelhados – tomate, berinjela e abobrinha. Para quem gosta de uma salada quentinha e que não leva muito tempo para ser feita, essa pode ser uma excelente escolha.

44. Canapé de legumes: nessa receita, você aprende a fazer bases para canapés com legumes variados, como batata, inhame, pepino e abobrinha. Já para a cobertura, é possível conferir dois patês diferentes, um de tomate seco e outro de cenoura. Ambos são muito gostosos e combinam com os legumes usados!

45. Tapioca com cogumelos: que tal fazer uma tapioca recheada com cogumelos, gorgonzola e cebolinha? Mas a receita não para por aí, já que um ovo é usado como cobertura. Essa é uma ótima pedida para quem busca um almoço leve, prático, sem muitas calorias e extremamente saboroso.

46. Carne moída com abóbora: carne moída combinada com abóbora é uma excelente escolha para quem quer um almoço com poucas calorias, mas com gostinho de comida de mãe. Além disso, essa é uma receita que conta com uma lista de ingredientes bem curtinha e um passo a passo pra lá de simples.

47. Sopa de couve-flor: que tal preparar uma sopa de couve-flor em casa? Essa é uma receita ideal para os dias com temperaturas mais amenas! E olha, se você acha esse um legume sem graça, saiba que o prato é bem temperadinho com alho-poró, cebola, alho, coentro, sal e pimenta-do-reino.

48. Fricassê de frango light: o fricassê é um prato que combina frango e milho em um preparo cremoso e extremamente suculento. Para uma versão light, basta substituir alguns ingredientes, como o leite integral pelo desnatado, por exemplo.

49. Cestinha de frango: essa é uma receita em que massa de pastel é usada para fazer algumas cestinhas recheadas com frango cremoso. Como essa é uma receita assada, ela não conta com muitas calorias e fica com um gostinho incrível.

50. Panqueca de espinafre: essa é uma receita de panqueca livre de glúten, mas cheia de sabor. Além disso, a massa leva espinafre, o que dá um gostinho completamente especial ao prato. Para o recheio, a sugestão é usar folhas verdes, beterraba, azeite, queijo de cabra e temperos.

Receitas vegetarianas para o almoço

Foto: Reprodução / cozinha dal bó

51. Salada de abóbora e quinoa: que tal preparar uma salada quentinha para incrementar o seu próximo almoço? Aqui, a abóbora usada é assada, o que faz com que o legume fique bem macio. Além dela e da quinoa, limão siciliano, manjericão e outros temperos são usados para dar mais sabor ao prato.

52. Moranga com cogumelos: nessa receita, você aprende a preparar deliciosas minimorangas recheadas com bobó de cogumelos. Para que sua refeição fique ainda mais completa, você também pode conferir como fazer um delicioso purê de cará com queijo para servir como acompanhamento.

53. Legumes na manteiga: preparar legumes na manteiga é uma ótima pedida para quem busca um acompanhamento perfeito para o almoço, porque essa é uma receita que combina com os mais variados pratos e pode agradar diversos paladares. E o melhor: sem muito trabalho!

54. Quinoa marroquina com frutas secas: essa é uma receita inspirada no famoso cuscuz marroquino, porém, a sêmola de cereais é deixada de lado e dá lugar a quinoa. Além disso, frutas secas e lâminas de amêndoas também são usadas para dar mais sabor e um toque crocante ao prato.

55. Canapé de polenta e shimeji: que tal preparar um canapé supersimples, mas com cara de sofisticado? Essa receita usa a polenta como base e o shimeji como cobertura. O passo a passo é bem rapidinho e não exige uma lista extensa de ingredientes, mas todo mundo pode se surpreender com o resultado final.

56. Torrada com tomate seco: nessa receita, você confere como fazer em casa uma versão simplificada do tomate seco, que é ideal para quem quer preparar o ingrediente em casa sem perder muito tempo. Além disso, essa é uma torradinha ideal para servir como entrada ou até mesmo em um almoço mais descontraído.

57. Salada com morango: uma salada de folhas verdes com morango pode ser uma maneira simples de sair da rotina e dar mais sabor ao seu almoço, mas a receita não para por aí – gorgonzola, mussarela de búfala, tomate cereja, lâminas de amêndoas e um molho caseiro também entram em cena para uma salada bem incrementada.

58. Suflê de queijo: esse é um suflê de queijo com um gostinho um pouco diferente, pois o queijo utilizado para o preparo da receita é o de cabra. Essa é uma opção que também conta com uma textura ainda mais leve do que a comum, pois não leva gemas, nem farinha.

59. Patê de alho-poró: um patê de alho-poró bem feitinho pode ser uma ótima pedida para você servir de entrada ou até mesmo para incrementar o sabor de outros pratos, basta usar a criatividade! Além disso, essa é uma receita feita com as folhas do alho-poró, o que faz dela uma ótima pedida para quem gosta de evitar o desperdício.

60. Canelone de ricota e espinafre: quer preparar uma massa com recheio vegetariano? Então, confira as dicas desta receita em que o canelone é incrementado com ricota, espinafre e molho vermelho. O preparo não é muito complicado e o sabor pode te surpreender!

Receitas veganas

Foto: Reprodução / tempero alternativo

61. Moqueca de caju: não é só de peixe que uma boa moqueca pode ser feita e essa receita é a prova disso. Aqui, com uma lista de ingredientes curtinha, você pode surpreender até mesmo quem não é vegano, de tão gostoso que o prato fica.

62. Lasanha de abobrinha: essa é uma receita em que a massa tradicional de lasanha é deixada de lado e dá lugar a fatias de abobrinha. O recheio fica por conta de um cream cheese falso de castanha, molho pesto e tomate. Além desses itens, você vai precisar apenas de sal e pimenta para fazer esse prato, que pode conquistar qualquer um tanto pela aparência quanto pelo sabor.

63. Falafel: o falafel é um bolinho que tem como principal ingrediente o grão de bico e seu preparo deve ser iniciado com um dia de antecedência, já que esse é o tempo em que o grão deve descansar antes de ser cozido. Além disso, esse é um petisco frito, mas que também pode ser assado para quem busca uma opção mais saudável.

64. Strogonoff de berinjela: para fazer esse strogonoff em casa, você vai precisar de berinjela, castanha-de-caju, tomate, água, azeite, mostarda dijon e temperos. O preparo é um pouco demorado, pois a castanha deve ficar de molho na água por aproximadamente 4 horas, mas tirando esse passo, todo o resto do processo é bem prático.

65. Abóbora recheada: essa é uma receita em que uma abóbora cabotiá é recheada com legumes ao curry, o que faz com que este prato tenha um toque levemente picante. Essa é uma boa pedida para quem busca uma refeição saudável e um prato único que pode servir como refeição completa.

66. Hambúrguer de palmito: fazer um hambúrguer vegano pode ser uma tarefa difícil, pois existe uma grande variedade de legumes que podem ser usados, o que torna a escolha uma aventura, mas essa opção feita com palmito pode ganhar um espaço reservado no seu estômago. Além de ser muito gostosa, essa é uma receita fácil de preparar!

67. Torta de palmito: uma torta de liquidificador pode ser uma excelente escolha para quem busca praticidade, pois para fazer a massa só é preciso misturar todos os itens. Já o recheio fica por conta de palmito, milho verde, azeitonas sem caroço, cogumelos, tomates e temperos.

68. Assado de lentilha: quer preparar uma comida bem bonita e bem suculenta para deixar sua mesa mais charmosa e o prato de todo mundo mais gostoso? Então, confira como fazer esse assado de lentilha em casa! Ele conta com uma lista de ingredientes bem curtinha, um preparo simples e pode te deixar com água na boca.

69. Carpaccio de abobrinha: quer uma entradinha bem básica e saborosa para o seu almoço? Então, confira as dicas desta receita. Aqui, a abobrinha é cortada em fatias bem finas e, depois, coberta com um molho pesto de hortelã e pedacinhos de castanha.

70. Sopa de cebola: uma sopa de cebola pode ser uma ótima pedida para quem quer uma refeição bem quentinha e que não dá quase nada de trabalho para ser feita. Para melhorar ainda mais, o sabor deste prato é inesquecível, por isso, você vai querer testar sempre essa receita em casa.

Um almoço bem gostoso não precisa ser demorado nem feito com listas extensas de ingredientes. É possível fazer uma refeição gostosa de diversas maneiras diferentes. Experimente!