14 receitas de zaatar que trazem o melhor da culinária árabe

Escrito por                          

Feito à base de tomilho, sumagre e gergelim torrado, o zaatar é um tempero muito comum em países árabes. Com um sabor intenso e muito gostoso, ele é usado em diversas receitas: desde pizzas até as tradicionais esfihas. Quer acrescentar essa delícia à sua alimentação? Então dá só uma olhadinha na lista que separamos com as melhores receitas que levam essa iguaria tão diferente e especial!

Continua após o anúncio

1. Tempero zaatar simples e rápido

Essa receita vai servir de base para todas as outra opções dessa lista. Aqui, você aprende a preparar o tradicional zaatar de maneira simples e muito prática. Até quem não tem familiaridade alguma com a culinária árabe vai tirar de letra. Confira os ingredientes necessários e corra para a cozinha para preparar!

2. Pizza de zaatar com mussarela de búfala

Com fermentação natural, a massa dessa pizza é mega diferente e saborosa. Além de um gostinho especial, ela também possui uma textura macia e perfeita para receber o recheio de zaatar com mussarela de búfala. Teste aí na sua casa e sirva com um suco bem fresquinho e gostoso!

3. Focaccia de zaatar e carne de sol

Que tal unir um sabor brasileiro com o famoso temperinho árabe e um lanche italiano bem tradicional? Aqui, você aprende o passo a passo certinho de como preparar uma deliciosa focaccia, que é perfeita para saborear no café da manhã, no lanche da tarde ou em um piquenique com os amigos.

4. Frango frito na maionese com zaatar

Para inovar o almoço do seu dia a dia, a dica é apostar nessa receita que leva apenas quatro ingredientes: maionese, peito de frango, dentes de alho e zaatar. E o preparo é simples: basta temperar bem a carne e levar para fritar até ficar douradinha e macia. O resultado é um prato supercremoso e com um sabor incrível!

Continua após o anúncio

5. Ciabatta de zaatar com fermentação natural

Mais uma receita que une os sabores de diferentes continentes, essa ciabatta é feita com zaatar e fica uma delícia! Para uma textura perfeita, alguns passos específicos precisam ser seguidos – principalmente na hora de formatar a massa. Ficou com vontade de experimentar? Então confira o vídeo e aprenda o passo a passo certinho de como fazer esse pão.

6. Esfiha aberta de zaatar

Uma ótima opção de lanchinho da tarde ou entrada de um jantar especial, essa esfiha aberta traz os sabores do oriente! A massa é bem básica e leva apenas farinha de trigo, água, fermento biológico seco, azeite, sal e açúcar. Já para o recheio de zaaatar, basta acrescentar azeite ao mix de temperos. Uma dica gostosa é colocar queijo branco por cima da esfiha assim que ela estiver pronta.

7. Esfiha de carne com zaatar na massa

Aqui, o zaatar é usado na própria massa da esfiha, deixando-a com um sabor e uma textura muito interessantes. Importante: a massa precisa descansar por pelo menos duas horas e deve estar besuntada de azeite, ok? A dica de recheio é uma mistura de carne moída com tomate, cebola e os temperinhos da sua preferência.

8. Esfiha de zaatar com ricota

Bateu uma vontade de comer algo diferente, mas você está sem muito tempo para cozinhar algo mais elaborado? Então, invista nessa esfiha feita com massa folhada pronta. Recheada com muito zaatar e queijo ricota fresco, é aquele tipo de lanche que agrada todo mundo. Você vai amar!

9. Shitake recheado com queijo cottage e zaatar

Continua após o anúncio

Vai receber os amigos e a família para um jantar especial e quer surpreender todo mundo com um prato inovador e pra lá de delicioso? Pois, então, aposte nesse shitake gigante recheado com uma deliciosa mistura de queijo cottage e zaatar. Para quem come carne, você pode adicionar a opção com presunto parma por cima.

10. Grissini de zaatar e parmesão

Originais da Itália, os grissinis são pequenos bastões torrados e secos de pão muito apreciados como petiscos. E para dar uma repaginada, você pode temperar essa macinha com zaatar, azeite e um pouco de queijo parmesão ralado. Acredite, esse toque simples faz toda a diferença no resultado final.

11. Pão integral tostado com zaatar e queijo cottage

Para começar o dia bem animado e com uma comidinha gostosa, não deixe de experimentar essa opção de café da manhã. O preparo é simples: você só vai precisar tostar o pão e depois cobrir com uma quantidade generosa de queijo cottage, azeite e zaatar. Sirva com uma xícara de chá fresquinho e se delicie.

12. Pizza de alcachofra no pão sírio com zaatar e mascarpone

A noite de massas com os amigos está garantida com essa pizza mega diferente e gostosa. A base usada é o clássico pão sírio, o que deixa a refeição mais leve e saudável. Já o recheio fica por conta de uma mistura bem gostosa de alcachofra com zaatar e mascarpone. Simplesmente não tem como resistir, não é mesmo?

13. Pão de zaatar sem sovar

Quem não gosta de colocar a mão na massa vai se apaixonar por esse pão. Supersimples e prático de preparar, ele fica pronto rapidinho e pode ser servido tanto com opções doces, quanto salgadas. Uma sugestão bem legal para assar no formato certinho é colocar a massa em uma panela que possa ir ao forno. Fica lindo!

14. Batata doce frita com zaatar

Rica em potássio, magnésio, ômega 3 e vitaminas, a batata doce é uma queridinha das dietas mais saudáveis. E quem quer saborear algo diferente e que seja fácil de preparar, pode optar pela versão frita desse tubérculo tão gostoso e versátil. Assim que estiver pronta, tempere com sal e um pouquinho de zaatar.

Pasta de grão-de-bico, falafel e shawarma são outras opções gostosas para você conhecer melhor a culinária árabe!

PARA VOCÊ